segunda-feira, 30 de julho de 2018

PROFESSORA DEDICA PRÊMIO INTERNACIONAL A LULA


Em 20 de julho, a professora da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Sílvia Ester Orrú, recebeu o III Prêmio Internacional de Ensaio em Educação e Aprendizagem, entregue em Paris, na França, por conta da obra “O Re-inventar da Inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender”, resultado de sua pesquisa de pós-doutorado.
Impossibilitada de receber o prêmio na França, Sílvia Ester gravou um vídeo para ser exibido no evento em que ela dedica a obra a "todas as crianças, a todos os imigrantes, a todas as pessoas que se incluem nesse conjunto da minoria", e também ao ex-presidente Lula, "pessoa que mais investiu na inclusão social dos menos favorecidos aqui do Brasil".
Segundo o relato da amiga de Sílvia que pegou o certificado em mãos, todos aplaudiram muito quando ela citou Lula.
A professora pretende enviar uma cópia de seu livro ao ex-presidente Lula, em Curitiba.247

Blog do BILL NOTICIAS

Debates e entrevistas com presidenciáveis de 2018 começam nesta segunda-feira(30)

  (Blog: O povo com a notícia)

Maratona de entrevistas e debates dos candidatos à presidência da República começa nesta segunda-feira (30). De acordo com levantamento feito pelo Antagonista, a GloboNews já inicia hoje a entrevista com o candidato Ciro Gomes (PDT).
Além das TVs, há também as datas nas rádios, jornais e portais. Confira:
30/7 a 3/8 – Globonews – Entrevistas – 22h30
9/8 – Band – Debate – 22h15
15/8 – Registro das candidaturas no TSE – até 19h
17/8 – RedeTV! – Debate – 22h
27/8 – Jovem Pan – Debate – 19h
27 a 31/8 – Jornal Nacional – Entrevistas
31/8 – Começa o horário eleitoral gratuito em rádio e TV
9/9 – TV Gazeta/Estadão – Debate – 19h30
17 a 21/9 – Jornal da Globo – Entrevistas
19/9 – Veja – Debate – 9h
20/9 – TV Aparecida – Debate – 10h
26/9 – SBT – Debate – 18h20
30/9 – Record – Debate – 22h
4/10 – Globo – Debate – 21h30; Fim do horário eleitoral gratuito em rádio e TV
7/10 – Primeiro turno das eleições
11 ou 12/10 – Band – Debate – 22h15
12/10 – Volta do horário eleitoral gratuito
14/10 – TV Gazeta/Estadão – Debate – 19h30
15/10 – RedeTV! – Debate – 22h
17/10 – SBT – Debate – 18h20
21/10 – Record – Debate – 22h
25 ou 26/10 – Globo – Debate – 21h30
28/10 – Segundo turno das eleições

Blog do BILL NOTICIAS

Floresta: IF Sertão-PE seleciona professores de química para atuarem como supervisores bolsistas do Programa de Iniciação à Docência

  (Por: C.Geral)
Campus Floresta do IF Sertã-PE. (Foto: Reprodução)
O Instituto Federal de Educação do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE) está com inscrições abertas para professores das redes municipal, estadual e federal que desejem atuar como supervisores bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid).
Em Floresta serão selecionados 2 profissionais da área de química, que receberão bolsa mensal no valor de R$765,00. Podem participar da seleção professores das escolas participantes: Escola Deputado Afonso Ferraz, Escola Três Marias, EREM Nestor Valgueiro e IF Sertão-PE. As bolsas terão duração de 18 meses.
O período de inscrição é de 27 às 12h do dia 31 de julho de 2018. Para participar os candidatos devem atender aos requisitos dispostos no edital e realizar a inscrição por meio do preenchimento do formulário disponível acessando aqui.
Requisitos
De acordo com o edital nº 43/2018 também são requisitos mínimos para receber a bolsa de supervisão que o professor seja licenciado na mesma área que irá acompanhar, possua experiência mínima de 2 anos no magistério na educação básica, seja professor na escola participante e possua disponibilidade de tempo para participação nas atividades previstas no projeto.
Além das informações solicitadas no formulário, os candidatos deverão anexar, em formato PDF, os documentos listados no edital: documento comprobatório do vínculo e tempo de atuação na escola participante, Currículo atualizado, modelo Currículo Freire (acessar o site http://freire2.capes.gov.br/) e comprovações dos últimos cinco anos; cópia do documento de identificação; número de CPF; cópia do cabeçalho do extrato de conta corrente individual, não podendo ser conta poupança, conta salário ou conta conjunta; e declaração que possui disponibilidade para participar do programa (Anexo I ao edital).
O início das atividades dos professores supervisores será em agosto de 2018. Outras informações como cronograma da seleção, critérios de classificação e obrigações do bolsista estão disponíveis no edital n° 43/2018.

Blog do BILL NOTICIAS


AVIÕES MILITARES AMERICANOS POUSAM NO AEROPORTO DE MANAUS


 Dois aviões militares dos Estados Unidos pousaram nesta semana no aeroporto de Manaus, intrigando amazonenses, um ano após o presidente norte-americano Donaldo Trump afirmar que teria consultado seus assessores sobre a possibilidade de invadir a Venezuela.
Entre as suposições levantadas por todos que avistaram as aeronaves, estava a de que os aviões teriam trazido armamentos e militares para treinar na Amazônia, de onde seguiriam para realizar a suposta invasão à Venezuela.
Ao jornal Em Tempo, a Infraero informou que nos últimos dias 13 e 14, o aeroporto de Manaus recebeu a aeronave C130 e a aeronave C17, ambas da USAF, sendo que a aeronave C130 permaneceu 2 horas no pátio, e a C17 pernoitou no terminal, permanecendo por proximamente 20 horas na capital.
A Infraero, ainda deixou claro que a C130, procedente do aeroporto internacional Silvio Pettirossi, Paraguai, teve como destino ao aeroporto internacional Luis Muñoz Marin, em Porto Rico. Já a C17, procedente da Base Aérea de McGuire, New Jersey, retornou para seu destino inicial.
Com quatro turbinas, sendo duas em cada asa, as aeronaves medem 56 metros de comprimento por 16 de altura e possuem capacidade para levar quase 80 mil quilos, entre pessoas, veículos e armamentos.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Em Petrolina, bandidos estão atacando nos semáforos. Duas vítimas registradas




Um senhor foi atacado a pedradas por dois elementos, um com camisa de cor preta e o outro com camisa do flamengo
Provavelmente os meliantes tinham a intenção de roubar a vítima que reagiu, e ao levar vantagem sobre um elemento, foi atingido por o comparsa dele com uma pedrada.
Logo após eles deixaram o local e a vítima foi dirigindo direto para o Hospital Universitário onde foi prontamente atendido na emergência. O fato ocorreu por volta das 22 horas  deste domingo(29), no semáforo do Posto de Combustíveis do Distrito Industrial de Petrolina PE.
Outro Caso
Um fato da mesma natureza ocorreu na noite do sábado(28) no bairro Jardim Guanabara, quando um veículo estava estacionado e dois meliantes procederam da mesma forma, chegando a quebrar os vidros do referido veículo fazendo uso de pedras. A Polícia já está ciente destes atos.

Blog do BILL NOTICIAS

Famílias de baixa renda de Juazeiro vão receber kits gratuitos para TV digital

   (Por: C.Geral)
Kit conversor destinado a beneficiários de programas sociais do Governo Federal. (Foto: Reprodução)


Famílias de Juazeiro (BA) inscritas em programas sociais do governo federal vão receber kits gratuitos para TV digital. Os equipamentos que compõem o kit serão distribuídos gratuitamente pela entidade não governamental e sem fins lucrativos ‘Seja Digital’, e possibilitam que televisores analógicos tenham acesso ao sinal em alta definição. O sinal analógico será desligado na cidade no dia 5 de dezembro deste ano.
Para falar sobre o assunto, na manhã desta segunda-feira (30) os secretários Clériston Andrade (Governo) e Paulo César Carvalho (Comunicação) receberam o coordenador da Seja Digital. Tarcísio Silva solicitou apoio do município quanto a pontos de atendimento para treinamento e entrega do kit conversor.
Inicialmente está programada a entrega de 46.237 mil kits em Juazeiro. O apoio do município à instituição se dará por meio de divulgação e dos trabalhos desenvolvidos pelas Secretarias de Saúde (SMS) e a de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), pastas que já atuam diretamente com atendimentos ao público-alvo. Participarão da ação as equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs), da Casa do Bolsa Família e também os agentes de saúde.
De acordo com Tarcísio Silva, até a próxima semana serão divulgados os prazos para início de treinamento das equipes e, posteriormente, dos agendamentos das entregas dos kits conversores. Também participaram da reunião a gerente de Transferência de Renda, Virgínia Brito, e a diretora de Atenção Social Básica, Rosângela Mesquita (ambas da SEDES).

Blog do BILL NOTICIAS

Anvisa aprova genérico para tratamento do câncer de mama


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento genérico com a substância everolimo. O remédio é indicado para o tratamento de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de mama em estágio avançado, tumores neuroendócrinos e câncer de rim.
Por meio de nota, a Anvisa reforçou que, por se tratar de um medicamento genérico, o produto deve chegar ao mercado com um preço pelo menos 35% menor que o preço máximo do medicamento de referência. (Agência Brasil)

Blog do BILL NOTICIAS

MILITANTES INICIAM NESTA TERÇA-FEIRA GREVE DE FOME PELA LIBERDADE DE LULA

Lula Marques

Revista Fórum - Em coletiva de imprensa concedida na tarde desta segunda-feira (30) em Brasília (DF), seis militantes de movimentos populares de diferentes partes do país anunciaram que entrarão, a partir das 16h desta terça-feira (31), em greve de fome. O protesto extremo tem como objetivo pressionar os ministros Supremo Tribunal Federal (STF) para que decidam em favor da soltura do ex-presidente Lula e para que o petista possa se candidatar à presidência nas eleições deste ano.
"É uma greve que não tem data para terminar. Não é apenas um jejum de um ou dois dias. Isso implica em uma decisão mais séria, mais grave, e são poucas pessoas que têm coragem de tomar essa decisão", disse João Pedro Stédile, membro da coordenação da Frente Brasil Popular (FPB), antes de começar a anunciar os grevistas.
A greve de fome, de acordo com Stédile, faz parte de uma agenda de mobilizações dos movimentos populares prevista para agosto. Entre as atividades, está a chegada de uma caravana de movimentos do semiárido que saíram na semana passada de Pernambuco a Curitiba, onde tentarão visitar o ex-presidente Lula, entre os dias 4 e 5 de agosto. A grande marcha de camponeses tem como objetivo denunciar a volta da fome e da miséria no país. O coordenador da Frente Brasil Popular anunciou ainda um grande ato político em Brasília no dia 15 de agosto, quando o PT registrará a candidatura de Lula à presidência.
Entre os militantes que farão greve de fome, o primeiro a se pronunciar foi Frei Sérgio, que atua junto ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
"A fome está voltando. Por isso a gente hoje toma esse gesto de paz, iniciando uma greve de fome amanhã às 16h. O fim dessa greve de fome caberá aos ministros do STF. E ninguém de nós é suicida, nós amamos a vida e queremos viver. Agora, após alguns dias de jejum, se algo de grave acontecer com um de nós, há culpados e responsáveis", afirmou, citando o juiz Sérgio Moro e os desembargadores do TRF4 responsáveis por condenar Lula em segunda instância e aumentar sua pena.
"Mas os principais responsáveis, que são quem tem a caneta na mão, o poder na mão, para evitar o sofrimento do povo, chamam-se Luiz Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. Nós responsabilizamos esses seis", completou, se referindo aos ministros que votaram contra o recurso solicitado pela defesa de Lula no Supremo.
Além de Frei Sérgio, do Movimento de Pequenos Agricultores, encamparão a greve de fome militantes do MST e da Central de Movimentos Populares (CMP).
Jejuns públicos
Além da greve de fome dos seis militantes, João Pedro Stédile anunciou ainda que os movimentos populares incentivarão a população e outros militantes a fazerem, em seus estados, jejuns públicos no próximo dia 4, quando o PT deve oficializar em convenção nacional a candidatura de Lula à presidência. A ideia é que aqueles que aderirem ao jejum entregue os alimentos que não consumirão naquele dia às famílias mais pobres de suas comunidades em nome de Lula.


Blog do BILL NOTICIAS

Homem matou e cortou ao meio corpo da amante para evitar que caso viesse a público no litoral Sul

Com medo que a família tivesse conhecimento do relacionamento extraconjugal, Albertino Fortunato assassinou e esquartejou a amante

  Por: Portal FolhaPE, com informações de Maiara Melo
Delegado Felipe Monteiro, gestor da Divisão Sul de Homicídios, e delegado Nelson Souto, gestor do Diresp
Delegado Felipe Monteiro, gestor da Divisão Sul de Homicídios, e delegado Nelson Souto, gestor do DirespFoto: Julya Caminha/ Folha de Pernambuco

Para evitar que o caso extraconjugal viesse a público, um homem de 52 anos confessou, segundo a Polícia Civil de Pernambuco, ter matado e cortado ao meio corpo da amantecom quem mantinha o relacionamento de cerca de seis meses. O corpo de Ana Maria da Silva, de 56 anos, foi descoberto nesse domingo (29), mesmo dia em que, horas depois, Albertino Fortunato de Oliveira Filho, de 52 anos, foi preso. O crime ocorreu em Sirinhaém, no litoral Sul, no Grande Recife.

A elucidação do feminicídio foi apresentada pelo delegado Felipe Monteiro, da Divisão de Homicídios Sul da Região Metropolitana Sul Polícia Civil de Pernambuco, na 
manhã desta segunda-feira (30), em coletiva de imprensa. Segundo ele, Albertino, que é casado há 30 anos e tem quatro filhos, queria acabar o caso com Ana Maria, que era casada havia mais de 40 anos e insistia na relação com o amante.
De acordo com o delegado, durante uma discussão no último sábado (28), o homem bateu na cabeça de Ana Maria, que caiu, desfalecida - Albertino, então, cortou o corpo ao meio com uma faca de pão e o colocou em bolsas, que foram deixadas num canavial próximo à casa, que ele havia alugado em Sirinhaém. O suspeito foi preso na residência onde morava com a família, no município vizinho de Ipojuca.

Local do crime em Ipojuca onde um homem matou e cortou uma mulher
Local do crime em Ipojuca onde um homem matou e cortou uma mulherFoto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco


Mais informações em instantes



Blog do BILL NOTICIAS

Dois jovens mortos em acidente de moto em Petrolina-PE

   (Por:C.Geral)

Na madrugada desse domingo(29) dois jovens em uma moto se envolveram em um acidente fatal, no Projeto Bebedouro, em Petrolina.
Segundo informações, as vítimas estavam retornando da festa do Colono, por falta de visibilidade, ou algum outro motivo ainda desconhecido, perderam o controle da motocicleta e chocaram-se contra uma mureta de proteção de um poste indo a óbito no local. Ainda segundo informações os jovens moravam no Projeto Senador Nilo Coelho, Núcleo 8.
Populares encontraram os corpos e a motocicleta totalmente danificada, a polícia foi acionada e os corpos foram colhidos ao IML.

Blog do BILL NOTICIAS

AGÊNCIA RUSSA APONTA 80 MIL PESSOAS NO FESTIVAL LULA LIVRE

Ricardo Stuckert

Da Agência Sputinik – Milhares de pessoas reuniram-se nos Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, na noite de sábado (28) para o Festival Lula Livre. Cantores como Chico Buarque e Gilberto Gil participaram do evento pela liberdade do ex-presidente Lula.

Segundo a Mídia Ninja, 80 mil pessoas participaram do Festival.
Detido desde abril na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, Lula segue como líder das pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de outubro. A condenação de 12 anos que recebeu da Operação Lava Jato divide a sociedade brasileira.
"Lula é a voz do povo", disse Tayna Sena, uma estudante de direito de 22 anos que assistiu ao festival. "As elites estão com medo porque, mesmo quando ele está na prisão, ele pode obter mais apoio do que qualquer outro político".
O porteiro de Adelson Pereira, de 56 anos, também acredita que o ex-presidente deveria ser solto. "Eleição sem Lula é fraude", afirmou Pereira à agência de notícias Associated Press.
A noite também foi marcada pela atuação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Fiscais do órgão recolheram adesivos e materiais com o nome de Lula afirmando que os objetos eram ferramentas de campanha antecipada.
Também foram recolhidos materiais da deputada federal Jandira Feghalli (PCdoB) e do deputado estadual Gilberto Palmares (PT). Feghalli classificou o episódio como uma "arbitrariedade".
A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

Blog do BILL NOTICIAS

SEM LULA LIVRE NÃO HÁ DEMOCRACIA, DIZ NOBEL

La Garganta Poderosa | Ricardo Stuckert


Por Sul 21 - Após três dias de intensas atividades na Casa do Gaúcho e nos arredores, o 2º Fórum Latino-Americano do movimento social argentino La Poderosa foi encerrado neste domingo (29). Um evento que começou com uma marcha de abertura pela região central de Porto Alegre na sexta-feira (27), passou por debates sobre comunicação alternativa, feminismo e organizações de base no sábado (28), e conclui hoje com um torneio de futebol pela manhã, o “Resistidores da América”, e um painel que contou com a presença de um vencedor do Prêmio Nobel da Paz e dois pré-candidatos à presidência do Brasil.
O La Poderosa é um movimento que nasceu nas favelas de Buenos Aires, em 2014. O Fórum reuniu representantes das 79 localidades da Argentina e dos 11 países da América Latina em que em que está organizado, incluindo ao Brasil, onde o movimento pretende expandir sua presença a partir do encontro, e de diversos outros movimentos sociais. O debate de encerramento contou com as presenças e falas do argentino Adolfo Pérez Esquivel, premiado com o Nobel da Paz em 1980, da jurista carioca Carol Proner, dos pré-candidatos à presidência do Brasil Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D’Ávila (PCdoB) e de Nacho Levy, representante do La Poderosa.
Em sua fala, Esquivel destacou o contexto semelhante que vivem Brasil e Argentina, sob governos que implementam políticas pró-mercado. “Temos que dizer não ao FMI e à mídia que são cúmplices do mercado, querem impor uma dívida imoral e ilegítima: quanto mais pagamos, mais devemos e menos”, disse. Ele também destacou que, no campo político, os movimentos de esquerda da América Latina precisam assumir a defesa do direito do ex-presidente Lula concorrer às eleições. “Sem Lula livre não há democracia, porque foi esse homem quem tirou 36 milhões de brasileiros da pobreza extrema. É por isso que eu o indiquei para o Prêmio Nobel da Paz, mas não para Lula ou para seu país, mas por toda a região. E quero falar sobre outro camarada, Fidel Castro Ruz, que teve uma visão profunda e uma grande confiança nos povos latino-americanos que lutam por sua liberdade. Essa luta, como tantas outras, está aqui, porque através deste Fórum abrimos as portas e as janelas para que a luz e a esperança de um novo continente possam entrar”, disse.
A jurista Carol Proner destacou classificou a prisão de Lula como o principal exemplo de injustiça e falta de respeito pelo processo legal e pela presunção de inocência. “Não podemos suportar as mentiras e a manipulação da Justiça com a mídia, nem deixar o legado de conquistas conquistadas até hoje descartadas, ou fora de uma agenda de construção e integração regional”, disse.
Manuela comparou a situação brasileira com a de outros países da região. “Quando dizemos ‘Lula livre’ e ‘Marielle presente’, estamos falando muito sobre o que ocorre em todo país atualmente. Quando falamos em Lula, é para também evitar o que pode ocorrer com Cristina, com Rafael na América Latina”, disse Manuela. “Precisamos de um novo caminho, um novo ciclo para nosso continente. Somente poderemos mudar a realidade com o povo no poder. Somente olhando o que fizeram as mulheres argentinas pela luta pela descriminalização do aborto. Só teremos mudança com mobilização social”.
E Boulos também analisou o momento sobre a ótica da imposição de uma agenda neoliberal na região. “Os novos golpes foram além de derrubar uma presidenta ou um presidente: eles também impuseram uma agenda de retrocessos em direitos sociais, reformas trabalhistas, aposentadorias e cortes nos orçamentos públicos. É a mais selvagem agenda neoliberal imposta para o povo, uma Justiça que intervém nos processos eleitorais, porque os golpes não ocorrem mais apenas com os militares na rua, mas nos tribunais, nos parlamentos e nos grandes grupos de mídia. Mas não vamos desistir, hoje no Brasil as bandeiras de Lula Livre e de justiça par Marielle são as bandeiras que sintetizam a luta democrática do povo. Portanto, devemos estar juntos sem qualquer concessão, pois isso nos tornará poderosos para inaugurar um novo ciclo de lutas, vitórias e deixados na América Latina “, disse Guilherme Boulos.
Ao final, o argentino Nacho Levy, liderança do La Poderosa, destacou que apesar de o contexto ser de avanço de uma “onda conservadora, fascista e golpista”, surge um arco íris que são as lutas por Marielle Presente e Lula Livre. “Graças a todo o movimento pluri nacional e popular para estes dias felizes, graças a Marielle pela dignidade, e graças a Lula pela liberdade, pela liberdade de nós e de nós”, afirmou ao final.

Blog do BILL NOTICIAS

Mais um ônibus é incendiado em Fortaleza

Segundo o secretário de Segurança Pública do Ceará, André Costa, os ataques seriam uma represália contra a morte de três criminosos em uma troca de tiros com a Polícia Militar na quinta-feira (26) num município próximo a Fortaleza.

  Por: Agência Brasil 
Ônibus incendiado em Fortaleza
Ônibus incendiado em FortalezaFoto: Marcos Dublê


Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará informou que mais um ônibus foi incendiado no bairro de Bonsucesso, em Fortaleza. Também foi registrada uma tentativa frustrada de incêndio em outro coletivo, no município de Caucaia, na região metropolitana da capital. As ações criminosas ocorreram na noite de domingo (29).

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar foram acionados e a situação foi rapidamente controlada em Caucaia. De acordo com a SSPDS, não há registro de feridos. No local, foi apreendida uma moto roubada que teria sido usada pelos criminosos e abandonada, após a tentativa frustrada de incêndio.

Até o momento, três homens foram presos, suspeitos de participação nos crimes contra ônibus e prédios públicos que ocorrem desde a noite de sexta-feira (27). Dois deles foram presos no dia 28.
Com passagens pela polícia por tráfico de drogas, Pedro Henrique Mesquita de Sousa, 27, foi localizado em sua residência, no bairro Cristo Redentor, onde a polícia apreendeu uma arma de fogo calibre 12 de fabricação artesanal. Ele estava no regime semi-aberto.

Tornozeleira eletrônica
O segundo suspeito preso é Oderison dos Anjos Oliveira, de 19 anos. Ele foi preso quando infringia o perímetro permitido para o de tornozeleira eletrônica, no bairro Sapiranga. Oderison já responde criminalmente por roubo.

Uma pessoa suspeita de articular os ataques a ônibus e a prédios públicos já havia sido presa quando portava um galão de gasolina no bairro Vila Ellery. Gean Patrick Aguiar Lima, 19, tem passagens pela polícia por porte ilegal de arma de fogo e por organização criminosa.

Desde o início das ações criminosas, pelo menos 11 ônibus e uma agência bancária foram incendiados. Houve também disparos de armas de fogo contra uma agência dos Correios e ataques a unidades do Detran no estado. Coquetéis molotov foram arremessados contra prédios da prefeitura de Fortaleza.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Ceará, André Costa, os ataques seriam uma represália contra a morte de três criminosos em uma troca de tiros com a Polícia Militar na quinta-feira (26) num município próximo a Fortaleza.


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...