sexta-feira, 2 de março de 2018

Concurso cultural estimula a preservação da água para estudantes da rede pública estadual



Com o objetivo de expor reflexões e estimular boas práticas quanto ao uso sustentável e racional da água em Pernambuco, estado com a menor taxa de disponibilidade hídrica do país, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, com o apoio do Shopping RioMar Recife e da ASA Indústria, promovem o concurso “Água: Juntos Vamos Preservar – Ano 4”. Podem participar todos os estudantes, a partir dos seis anos de idade, da rede pública estadual do Ensino Fundamental e Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2 de maio, nas categorias Desenho, Vídeo (curta-metragem) e Projeto. As informações e o regulamento completo podem ser acessados no site www.educacao.pe.gov.br,
O concurso, que já está na sua quarta edição, é lançado sempre no mês de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água – dia 22 de março. A data foi instituída pela organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1992, com o objetivo de ampliar as discussões sobre o consumo e preservação dos recursos hídricos. Por isto, neste mês, a Compesa realiza o trabalho de mobilização nas principais escolas das regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão, com ações educativas que estimulem os alunos de todo o estado a participarem do concurso cultural.
Neste ano, serão abordadas as temáticas: Soluções e Atitudes Naturais para Conservação e Uso da Água; Alternativas para Produção, Tratamento e/ou Reuso da Água; e Acesso e Disponibilidade da Água em Cenários de Crise Hídrica. O resultado do concurso será divulgado no dia 15 de maio. Os trabalhos vencedores serão reunidos numa exposição no Shopping RioMar Recife, no período de 5 a 10 de junho, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente.
Desde o início do concurso, no ano de 2015, vem crescendo o número de participação dos estudantes. Na primeira edição, foram 105 trabalhos inscritos, e, em 2016, o número aumentou para 125 inscrições. No ano passado, 63 escolas estaduais participaram do concurso com 233 trabalhos inscritos. (Ascom),(C.Geral).


Blog do BILL NOTICIAS

O filho da dona Lindu e o bisavô da Analua

Ricardo Stuckert

Da numerosa família Silva, aí está ele na entrevista de hoje, não direi de corpo inteiro, porque ele não cabe em entrevista alguma, nem em biografia, tal a sua vida. De peito aberto, isto sim. Com o caráter que não há jornalista da velha mídia que encare, com a presença moral que faz com que todos os outros pareçam minúsculos diante dele.
Filho da dona Lindu, a presença determinante na formação do seu caráter. Ele, que considera que as mulheres são muito superiores aos homens: é às mães que os filhos apelam quando precisam de alguma coisa, todos nós, homens, também apelamos sempre para eles para resolver nossos problemas. São elas que seguram as petecas das casas. A imagem da dona Lindu ficou permanentemente para ele como referencia de ser humano de valor, de temperamento, de tenacidade, de amor.
Analua é a primeira bisneta, que nasceu 15 dias depois da morte de dona Marisa. Ele disse, naquele momento, que havia perdido a companheira da sua vida, mas que havia ganho uma menina para amar por toda a vida. Com ela no colo, olhando os dois um nos olhos do outro, são a própria imagem do presente e do futuro. Ele passou a toma-la como interlocutora, quando diz que não teria coragem de olhar nos olhos dela, se estivesse mentindo hoje para o povo e não teria o que dizer à ela, com 10 anos, se ela o interpelasse, dizendo que ele não teria agido com a coragem necessária na situação atual.
Ai está ele, com a calma e a coragem dos grandes, dos que tem certeza de que encarna o que o Brasil precisa para sair da crise. Com paciência de Jó, respondendo as perguntas clichês que os editores impõem aos jornalistas, como condição de entrevistar o Lula e dar-lhe a palavra. Como sempre, como aconteceu com os juízes a quem ele declarou, os jornalistas também se sentem pequenos, complexados.
Pois é esse homem que acumulou, graças a seu caráter, a experiências acumulada ao longo das lutas e à sua inteligência, a melhor capacidade de reflexão estratégica sobre o Brasil. A versão integral da entrevista – o jornal censurou, pela edição, partes importantes, que podem ser lidas integralmente na internet – traz reflexões que comprovam porque Lula é o único grande líder politico nacional e de massas no Brasil deste século.
Um dos exemplos é a clareza com que ele reitera – a contracorrente de alguns pré-candidatos que pretendem estar no campo da esquerda, mas que questionam a divisão entre direita e esquerda e se abrem para uma "terceira via"- como um candidato de direita, para vencer hoje no pais, precisa contar indispensavelmente com os tucanos. Assim como um candidato de esquerda necessita contar inevitavelmente com o PT.
Da mesma forma que ele recorda a proposta que ele fez, na Colômbia, a Eduardo Campos, para ser o vice da Dilma em 2014, com o que, como diz ele, hoje seria o candidato do próprio PT e da esquerda. Proposta rejeitada.
Lula acumulou uma visão da história recente do Brasil, que lhe permite compreender não apenas o que aconteceu, com as potencialidades do presente e suas projeções para o futuro. Admiram sua calma, que se dá justamente por essa compreensão, que falta aos outros pré-candidatos. Enquanto ele é candidato pelo Brasil, outros o são por seus partidos ou por eles mesmos.
Por isso a imagem do Lula se projeta de maneira tão superior a todos os outros. Porque ele revela sua generosidade em relação aos que o criticam, demonstra como está por acima dos conflitos menores que permeiam a esquerda, se dirige de maneira elegante aos outros, sabe que ele representa a esquerda como um todo e não é apenas mais um na disputa.
Dona Lindu e Analua o acompanham por onde quer que ele vá. Junto com todos nós.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Preso médico suspeito de estuprar pelo menos oito pacientes

menos oito pacientesTraumatologista está sendo interrogado no Departamento de Prevenção e Repressão aos Crimes contra a Mulher, no Bairro do RecifePreso médico suspeito de estuprar pelo menos oito pacientes . Foto: Reprodução/ InternetFoto reprodução/Internet
Preso na manhã desta sexta-feira o médico traumatologista Kid Nélio Souza de Melo, de 35 anos, suspeito de ter estuprado pelo menos oito pacientes. Neste momento, ele está sendo interrogado no Departamento de Prevenção e Repressão aos Crimes contra a Mulher, no Bairro do Recife. A Polícia Civil de Pernambuco vai se pronunciar sobre o caso esta tarde, em entrevista coletiva marcada para as 15 h, no auditório da sede operacional, na Rua da Aurora.

Paralelamente ao inquérito policial por estupro, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) abriu sindicância interna que pode culminar com a cassação do registro. O médico, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, teve a primeira licença profissional registrada no Conselho Regional de Medicina daquele estado (Cremern). O registro foi transferido ao Cremepe, quando ele se mudou de Natal para o Recife. Após a primeira denúncia, ele foi imediatamente afastado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira.

Denúncias -  Uma vítima de 18 anos, que fez a primeira denúncia, procurou atendimento no setor de traumatologia da UPA da Imbiribeira por volta das 9h do dia 21 de fevereiro após sofrer um acidente em casa. O traumatologista solicitou exames e, quando ela retornou para entregá-los, ele a molestou no consultório. Em depoimento, a jovem contou à polícia que o médico pediu para ela abaixar o short, a apalpou, esfregou o corpo contra o dela e ejaculou. A coordenação da UPA afastou o profissional e informou que a direção tomará medidas cabíveis, além de se colocar à disposição da polícia para apoiar a apuração do caso.
 
Com a divulgação do caso, outras mulheres procuraram a polícia para denunciá-lo. Nesta quinta-feira, uma das mulheres foi fazer a denúncia acompanhada do marido. A vítima, que pediu para não ter a identidade revelada, contou que reconheceu o médico e chorou ao ver a foto dele no Diario de Pernambuco. A paciente de 29 anos disse que o abuso foi cometido em 2016, quando ela sofreu um acidente de trabalho na mão esquerda e foi atendida em um hospital privado no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife. Os demais casos denunciados até agora ocorreram na UPA da Imbiribeira, na Zona Sul.
 
Durante o depoimento, os momentos de constrangimento e revolta voltaram à tona com força. Ela ressaltou que só decidiu procurar a delegacia por causa do marido, que a viu chorando depois de olhar para a foto. “Se eu tivesse visto a imagem sozinha, eu teria guardado esse sentimento para ele não saber”, contou a vítima. 

Já na primeira consulta, a paciente achou estranho o comportamento do médico. “Ele ficava alisando a minha mão e passei a pedir para meu marido entrar junto comigo”, disse. O esposo dela não entendia, na ocasião, a razão do medo. “Eu brincava e perguntava ‘tá com medo de Kid Bengala’?, mas não tinha ideia da gravidade”, revelou o homem, que, em sua piada, referia-se a um ator de filmes pornôs.

Na época com 27 anos, a paciente passou por um procedimento cirúrgico e, ainda anestesiada, acordou com o médico tocando nas suas partes íntimas. “Ele fez coisas comigo dormindo. Por duas vezes acordei com ele passando a mão por baixo da minha roupa”, disse.

A vítima passou quase cinco horas em depoimento, ontem, na Delegacia da Mulher. “Eu confirmei que tinha sido abusada pelo mesmo médico da foto. Nunca quis denunciar por vergonha e medo de meu marido fazer alguma besteira, mas como esse médico fez a mesma coisa com outras mulheres, é bom que todas denunciem. Não sei o que a polícia está esperando para divulgar a foto. Se não fosse o Diario, eu não saberia que era a mesma pessoa”, afirmou. 

Enquanto a esposa dava depoimento, o marido aguardava no corredor, ao lado da porta. Inquieto e irritado, ele conversou com nossa equipe. “Eu me sinto impotente. A vontade era de matar esse médico, mas não vou estragar a minha vida e da minha família e sei que a polícia, mais cedo ou mais tarde, vai pegar ele. Eu soube que ele veio para Pernambuco há quatro anos. Quando a foto sair na televisão, vão aparecer mais vítimas com certeza”, contou.

Hospital - Por meio de nota oficial, o Hospital de Ortopedia, que chegou a ter o nome confundido com o da unidade de saúde particular onde o médico teria praticado o abuso, negou que o traumatologista tenha feito parte do quadro de funcionários. Confira o texto na íntegra: "Em função das últimas notícias veiculadas em toda mídia a respeito do médico Kid Nélio Souza de Melo, vimos esclarecer que o referido médico não faz e nunca fez parte do quadro de funcionários ou prestadores de serviço do Hospital de Ortopedia e Fraturas".
 
Retorno
Uma outra mulher procurou a delegacia, na bairro de Santo Amaro, na manhã desta quinta-feira. Ela já havia feito uma denúncia contra o mesmo médico, mas a ocorrência acabou registrada como atentado ao pudor. Com as recentes denúncias, ela voltou à delegacia para tentar modificar o teor. Não há confirmação de quando o médico será chamado para depor e esclarecer o envolvimento ou não nas denúncias apresentadas.

Erro médico - Além de estar sendo investigado pela Delegacia da Mulher, Kid Nelio, que atuava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira e em alguns hospitais privados do Recife, também responde a dois processos na Justiça por erro médico. O primeiro, datado de maio de 2016, diz respeito a uma denúncia de um policial que passou por uma cirurgia no punho direito e precisou ter o procedimento refeito por outro profissional. O segundo processo, que chegou ao Poder Judiciário em outubro de 2016, tem como vítima uma mulher e tramita na 31ª Vara Cível da Capital. 


A Justiça ainda não se posicionou sobre as denúncias. Sobre os possíveis casos de erro médico, o Cremepe informou que, por sigilo ético profissional, não divulga detalhes do que foi apurado nem dos antecedentes do profissional investigado.(DP).



Blog do BILL NOTICIAS



Operação de combate a assassinatos e tráfico prende dois em Petrolina

(foto/divulgação)
   (C.Britto).

Uma operação da Polícia Civil (PC) em Petrolina, deflagrada na manhã de hoje (2), culminou com a prisão de dois homens e apreensão de arma, munições e dinheiro. A ofensiva visa combater crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas.
Na operação foi cumprido o mandado de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar em desfavor de George Anderson da Silva Rodrigues, de 31 anos, autor do homicídio que teve como vítima Carlos Luiz Bezerra dos Santos em 17 de janeiro de 2018 na Orla da cidade. De acordo com a PC, ele é suspeito de envolvimento em outros dois assassinatos ocorridos em Petrolina. Com George foi apreendido um carro, segundo a política, utilizado na pratica do homicídio cuja vítima foi Carlos Luiz.
Em ação contínua, os policias prenderam Alexandre Barbosa Alves, por suspeita de envolvimento em homicídios. Com ele foram apreendidas 38 munições calibre 380, um munição calibre 12, coronha de uma pistola .40, um carregador para a pistola, a quantia de R$ 8.179,00 e um veículo de luxo.
Ainda de acordo com a PC, George Anderson foi encaminhado para a Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, enquanto Alexandre Barbosa foi encaminhado para a audiência de custódia. Dois alvos da operação continuam foragidos. A ofensiva teve a participação de 40 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Oito viaturas foram empregadas na operação. 

Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina receberá 700 toneladas de milho para pequenos criadores


O posto de armazenamento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em Petrolina, receberá no mês de março cerca de 700 toneladas de milho para ser comercializado com agricultores.
A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário e CONAB, já comercializou mais de 2.300 toneladas de milho para cerca de 700 criadores de Petrolina e micro região.
O programa permite que os criadores e as agroindústrias de pequeno porte tenham acesso aos estoques de milho, em igualdade de condições com os médios e grandes criadores, por meio de vendas diretas a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.
Com o subsídio da Companhia Nacional de Abastecimento, Governo Federal e a parceria da Prefeitura de Petrolina, os pequenos produtores atualmente pagam R$ 33 (saca de 60 quilos).
Os interessados em participar do programa precisam se dirigir ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), localizado na Av. das Nações, 280- Gercino Coelho,  de posse dos documentos de Identidade, CPF, Escritura ou ITR e Declaração da Adagro informando sobre o rebanho que possui. (Asco).(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

VOX: PARA 56%, CONDENAÇÃO DE LULA FOI POLÍTICA

Foto: Ricardo Stuckert


Pesquisa do instituto Vox Populi para a Central Única dos Trabalhadores (CUT), divulgada nesta sexta-feira, 2, mostra que 
56% dos brasileiros acham que o processo e a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram políticos, porque muita gente não gosta dele. Já para 32%, o processo foi normal, sem misturar questões jurídicas com políticas. Outros 13% não souberam ou não responderam.

Segundo a pesquisa CUT/Vox, para 40% dos brasileiros, os juízes do TRF-4 não provaram nada contra Lula. Outros 34% acham que os juízes provaram e 27% não souberam ou não quiseram responder.
Entre dezembro e fevereiro aumentou de 40% para 46% o percentual dos entrevistados que acham que os juízes tratam Lula de maneira mais dura, se comparada ao tratamento que dão a outros políticos, como Michel Temer (MDB-SP) e Aécio Neves, senador do PSDB-MG. Já o percentual dos que acreditam que Lula é tratado com o mesmo rigor que os outros, caiu de 43% para 40% no mesmo período.
48% dos brasileiros acham que quem tem de julgar Lula é o povo, nas urnas, e não Moro ou outros juízes - 41% discordam e 11% não sabem ou não quiseram responder.
A CUT/Vox quis saber dos brasileiros se eles acham que Lula tem o direito de se candidatar a presidente nas eleições deste ano, independentemente de votarem ou não no ex-presidente.
Para 54% Lula deveria e tem o direito de ser candidato, apesar da condenação que pode impedi-lo de concorrer nas próximas eleições. Outros 37% acham que Lula deveria ser impedido e 9% não souberam ou não quiseram responder.
Segundo a pesquisa, 52% dos entrevistados acham que Lula vai ser candidato. Outros 33% não acreditam nessa possibilidade e 15% não sabem ou não responderam.
Perguntados se a condenação de Lula foi justa e baseada em provas e que, portanto ele deveria ser preso, 49% responderam que o ex-presidente não deveria ser preso; 36% que deveria e 16% não sabem ou não responderam.
Para 48% dos entrevistados, Lula e qualquer pessoa tem direito a só ser presa se a condenação for confirmada pelos tribunais superiores. Outros 28% acham que a prisão deve ser feita após condenação por um tribunal de recursos, como aconteceu no TRF-4, e 24% não souberam ou não quiseram responder.
Para 26% Lula só deve ser preso se for condenado pelos tribunais superiores. Outros 28% acham que Lula deveria ser preso imediatamente e 12% não souberam ou não quiseram responder.
Lula vai ser preso?
A maioria dos entrevistados, 52% acha que Lula não vai ser preso; 29% que vai e 19% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa CUT/Vox Populi fez 2000 entrevistas, em 118 municípios. Estratificação foi por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.
Foram entrevistados brasileiros com mais de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.(247).
(*Com informações da CUT)


Blog do BILL NOTICIAS

Comunicação de luto: Morre o radialista Fenando de Oliveira



Nas primeiras horas desta sexta-feira (02) chega à nossa redação a informação da morte do radialista Fernando de Oliveira. Atualmente, radicado em Morro do Chapéu, Fernando de Oliveira era radialista e Pastor com programa na Rádio Comunitária Diamantina FM que emitiu a seguinte nota:
“Deus chama os seus filhos quando é chegada à hora de cumprir outra missão ao seu lado no céu… Com pesar comunicamos que o pastor Fernando de Oliveira que estava em Salvador para se submeter a uma cirurgia de cateterismo hoje (quinta-feira, dia 01) pela manhã… Passou por complicações cardíacas, necessitando de uma angioplastia. Durante esse procedimento o quadro se complicou, e com o coração partido informamos que o Pastor não está mais em nosso meio. Em virtude desse triste fato comunicamos que nesta sexta feira a programação será apenas com musicas evangélicas. Abraços em todos e oremos”
Fernando de Oliveira durante anos foi âncora com comprovada audiência na Emissora Rural, em Petrolina, bem como na Rádio Juazeiro onde apresentou o Bom Dia São Francisco que em 2000 foi substituído pelo Sem Fronteiras.
Inteligente, formador de opinião e um defensor das camadas mais carentes, Fernando de Oliveira deixou uma legião de fãs e admiradores em Juazeiro mesmo residindo em Morro do Chapéu.
Aos familiares, amigos e seguidores da sua forma de comunicar os pêsames de toda equipe do Blog.(Blog Geraldo José)

Blog do BILL NOTICIAS

Homem promove quebra-quebra em casa, ameaça mãe de morte e é preso em Santa Maria da Boa Vista


Um homem, de 22 anos, anos foi preso em Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco, ontem (1º/02), depois que vizinhos acionaram uma equipe da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Segundo a 7ª CIPM, Carlos Alexandre Ramos da Silva promoveu um quebra-quebra dentro da residência da mãe e ainda a ameaçou de morte.
Com a chegada da guarnição, ele fugiu e tentou se esconder na casa de um conhecido. Os policiais foram até o local e prenderam o acusado, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó, também no Sertão do São Francisco, para as providências cabíveis.(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

MORO É ALVO DE PROTESTOS DURANTE PALESTRA EM NY

Pedro de Oliveira/ ALEP

O juiz Sergio Moro, da Lava Jato, foi alvo de um protesto no local onde fez uma palestra nesta sexta-feira 2 em Nova York.
Os manifestantes, que enfrentaram chuva e neve para protestar, gritavam em inglês que Moro "vende sentenças" e listavam benefícios de seu cargo no Brasil, como o auxílio-moradia, segundo relatos do repórter Silas Martí, da Folha de S.Paulo.
Um cartaz com um retrato de Lula dizia que o ex-presidente é inocente e outro afirmava que a decisão do magistrado no caso do tríplex - de condenação contra Lula - "envergonhou o Brasil".
Moro chegou antes do início do protesto, que ocorreu na porta da Americas Society, o think-tank que organizou o evento sobre corrupção na América Latina. Em sua fala, Moro disse, sem citar Lula diretamente, que "as pessoas têm ilusões sobre alguns ídolos, mas é hora de verem a verdade".(247).


Blog do BILL NOTICIAS


Três Policiais Militares de Alagoas morrem em acidente com caminhão-cegonha, os três eram pernambucanos


Um grave acidente ocorrido nessa quinta-feira (1º), envolvendo uma viatura do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), da Polícia Militar, deixou três militares mortos no km 45 da BR-101, entre os municípios de Flexeiras e Joaquim Gomes no interior de Alagoas.
A viatura onde estavam os policiais colidiu contra o caminhão-cegonha, após ter derrapado na pista, que estava molhada devido às chuvas na região. Um dos mortos foi arremessado para fora do veículo com o forte impacto. Os outros dois morreram dentro do carro, eles estavam em uma operação na Região Norte do estado.
Segundo informações da Polícia Militar de Alagoas, as vítimas foram identificadas como Cabo José Luciano da Silva, de 35 anos, e soldados Júlio César Pereira da Silva, 33, e Esdras Santos da Silva, de 25 anos. Eles estavam em operação no momento do acidente e moravam na região de Palmares em Pernambuco.(GAZETA WEB).

Blog do BILL NOTICIAS

CDL Petrolina avança e é a primeira do país a gerar a própria energia


Preocupada com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina se torna a primeira entidade representativa da classe lojista no Brasil a implantar seu próprio sistema gerador de energia solar. Desta forma, a CDL está apostando em alternativas limpas e renováveis também como forma de diminuir os custos com a energia elétrica em seu prédio.
Esse novo formato de geração de energia permite que o consumidor possua sua própria geração de energia conectada à rede da concessionária. Com isso, ele pode acumular créditos que podem ser utilizados de acordo com a sua necessidade de consumo. Como explica o Engenheiro Eletricista, Walter Rodrigues.
“O sistema se resume basicamente em dois processos: os módulos fotovoltaicos (placas solares) captam a luz do sol, e a envia para o inversor de frequência, que converte a luz solar em energia elétrica. Essa energia produzida pelo sistema é injetada na rede da concessionária, no caso de Pernambuco, a Celpe. Com isso, a CDL vai acumular créditos através de um medidor bidirecional, que irá medir o que o sistema gera e o que o local consome de energia”.
O Presidente da CDL Petrolina, Manoel Vilmar, defende o uso da energia solar como alternativa à energia hidroelétrica. “A energia solar é mais barata, com menor impacto ambiental e de produção muito mais simples que a energia das hidrelétricas. Por isso que estamos investindo nesse projeto, porque acreditamos que o desenvolvimento deve ser sustentável”, argumentou o presidente.
De acordo com a empresa responsável pela instalação, o novo sistema começa a funcionar dentro de um prazo de 45 dias, e tem tempo de retorno do investimento estimado em três anos e meio. Ou seja, passado esse curto período, a entidade não terá mais custos com energia elétrica.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Mais de 60 animais já foram recolhidos das ruas de Juazeiro este ano, mas Prefeitura admite que presença de bichos ainda é constante

. (foto/arquivo divulgação)
   
  (C.Britto).

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e a Guarda Civil Municipal de Juazeiro (BA) já recolheram 64 anos animais das ruas da cidade este ano. Mesmo com o trabalho diário realizado, a Semaurb admite que é constante a presença de animais circulando e colocando em risco a vida de condutores e pedestres. Em 2017, 709 animais de médio e grande porte foram retirados das ruas.
A Semaurb dispõe de um curral municipal para que os animais que são encontrados soltos pelas vias públicas possam ser alojados e permanecer por até 72h, até que o responsável realize a retirada do animal, mediante pagamento de multa que varia de R$ 124,03 a R$ 620,15. A não procura dentro do prazo ocasiona na doação do animal.
Alertamos aos juazeirenses que tenham responsabilidade, pois os animais de médio e grande porte necessitam de espaço e de um local propício para eles, e este local, que não é a via pública, deve oferecer além de tudo segurança tanto aos animais, quanto a população”, explicou Josilene Lins, Inspetora da Guarda e gestora operacional da Secretaria.
Denúncias
A Semaurb orienta à população que, se presenciar a circulação de bois, vacas, bodes, porcos, cavalos, mulas e jegues pelas vias da cidade, informe ao órgão de fiscalização através do telefone 153, a ligação é gratuita e funciona 24h.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...