sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Com primeira etapa concluída, praça pública do bairro Maria Auxiliadora recebe iluminação


imgem 
Essa semana a Prefeitura Municipal de Petrolina por meio da Secretaria de Infraestrutura/Diretoria de Iluminação concluiu a etapa de iluminação pública da praça construída em sua primeira etapa no bairro Maria Auxiliadora. O benefício chega incluindo a programação da obra iniciada para oferecer a comunidade mais uma opção de lazer.
A praça, localizada na Rua André Vidal de Negreiros já teve concluída ainda a primeira etapa e agora aguarda a licitação da segunda fase da obra. No local, construído pelos reeducandos em parceria com a equipe de pedreiros da ressocialização, parceria firmada com o Presídio Doutor Edvaldo Gomes (PDEG) e a Prefeitura, já funciona também a academia ao ar livre, instalada para massificar o acesso aos equipamentos de exercícios físicos e ainda oferecer atrativos para os cuidados com a saúde.
A obra, também contemplou aspectos como arborização, quadra de voleibol, rampas de acessibilidade e projeto paisagístico. “Passada a primeira etapa e finalizando a iluminação pública, a comunidade do bairro Maria Auxiliadora já dispõe desse aparelho que vem não só ocupar espaço lhe dando uma funcionalidade, mas, principalmente, abrir oportunidades de lazer e cuidados com a saúde”, explicou o Secretário de Infraestrutura Ricardo Rocha ressaltando que a iluminação foi pensada para abrir mais possibilidades.
Ascom
Blog do Bill Art´s

Unidade Móvel de Atendimento Médico estará na comunidade de Serra Santa nesta segunda-feira



 imgem

Na próxima segunda-feira (07) a Unidade Móvel de Atendimento Médico, da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), realizará atendimento na comunidade Serra Santa, durante o período da tarde.
Durante a visita os profissionais (médico e técnica de enfermagem) acolhem o paciente, mede a pressão arterial, dispensa medicamentos e solicita exames, caso seja necessário. Para se consultar, o paciente deve ir ao encontro da equipe, não é necessário realizar agendamento.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Nota de esclarecimento


imagem 
Sobre o post “Murcharam” publicado ontem (03/10/2013), a Acqualimp, fabricante das cisternas de polietileno, esclarece que o carregamento citado não era de reservatórios entregues ao governo federal e refuta a informação de que estavam sendo recolhidos “por estarem totalmente impróprios para o armazenamento de água”.
A imagem mostra um carregamento de sucata gerada no processo de fabricação das cisternas, o que é comum em qualquer processo industrial. O material estava seguindo para uma pesagem – pratica comum – para então retornar à unidade fabril. O mesmo é mantido armazenado pela empresa porque o plástico polietileno, matéria-prima das cisternas, pode ser reciclado e reutilizado em outros equipamentos como fossas sépticas e biodigestores.
Ao contrário do que aponta a nota, as cisternas de polietileno são adequadas para a região do semiárido e não deformam em função de altas temperaturas. A resina de polietileno somente pode fundir a uma temperatura de 147o C, sendo que na região do semiárido a temperatura máxima pode oscilar em torno de 50o C em períodos de clima mais severo. Além disso, os reservatórios são utilizados há mais de 25 anos em países com temperaturas semelhantes ou até mais críticas que as encontradas no Nordeste brasileiro.
Por fim, diferente do que a ponta a nota sobre rejeição do produto pelos sertanejos, a Acqualimp ressalta que as cisternas de polietileno estão mudando para melhor a vida de milhares de famílias do semiárido que antes não possuíam estrutura adequada para armazenar água nos períodos de estiagem. Os reservatórios estão chegando a pessoas que em muitos casos dependiam de pequenos tanques para armazenar água da chuva ou de caminhões pipa. Essa realidade aumentava a probabilidade de doenças como viroses e diarreia e tornava mais constante os longos deslocamentos para açudes distantes. Os reservatórios são úteis mesmo em períodos de seca, pois facilitam o recebimento de água de caminhões pipa e evitam que as famílias tenham que se deslocar por quilômetros até um açude. Prova disso são as histórias já registradas por veículos regionais e que comprovam que a cisterna de polietileno é muito bem recebida pelos sertanejos:
Bom Dia Pernambuco
http://g1.globo.com/videos/pernambuco/bom-dia-pe/t/edicoes/v/cidade-do-agreste-de-pe-ganha-nova cisternas/2786616/
ABTV 2ª edição
http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/abtv-2edicao/videos/t/edicoes/v/governo-federal-esta-implantando-cisternas-para-captar-agua-no-periodo-de-estiagem/2785961/
GRTV 1ª edição
http://www.sendspace.com/file/hoq00y
GRTV 2ª edição
http://www.sendspace.com/file/xyon3p
Texto: Ligia Faria

Blog do Bill Art´s

Banco de Leite Humano (BLH) do HDM/IMIP recebe placa de certificação do Ministério da Saúde (MS)


imgem 
No último dia 27 de setembro, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), recebeu mais um reconhecimento por serviços prestados à Região do Vale do Médio São Francisco, uma placa do Ministério da Saúde (MS) certificando a Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta. A solenidade de entrega aconteceu no VIII Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno, organizado pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco em Recife (PE).
O recebimento da placa reconhece o HDM como uma instituição que incentiva a amamentação, sendo essencial para a qualidade de vida da mãe, do seu filho e melhor produtividade da mulher no trabalho. Além de promover ganhos para a saúde de ambos, esta prática estimula um vínculo emocional importantíssimo para o desenvolvimento da criança.
Na ocasião, a equipe do HDM recebeu elogios da coordenadora do BLH do IMIP em Recife (PE), Vilneide Braga, e da gestora de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (PE) Alessandra Fam G. Machado e Silva. “Parabéns por tudo o que vocês estão fazendo pelas mulheres e crianças de Petrolina e região em relação ao aleitamento materno, vocês são exemplo”, disse Vilneide. “Parabéns pelo trabalho que a equipe do BIAMA vem realizando para o fortalecimento do Aleitamento Materno em Petrolina”, pontuou Alessandra Silva.
O superintendente do HDM, Marcelo Marques, destaca essa certificação como resultado de uma atuação fundamental em conjunto da coordenadora do BLH, Dra. Flávia Guimarães e da enfermeira Yany Cruz. “Parabenizo a toda equipe do BIAMA e a todas as funcionárias do HDM pela grande conquista, principalmente pelo esforço incondicional da coordenação e gerência deste setor que agora ganha destaque em todo o estado de Pernambuco”, finaliza.
ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP
Blog do Bill Art´s

Paratletas de Petrolina ganham ouro e prata em competição de tênis de mesa estadual


imgem 
No primeiro dia da final da 18ª edição do Paraesporte de Pernambuco, os petrolinenses já ganharam ouro e prata na competição de tênis de mesa. O evento acontece em Recife e vai até o próximo domingo (6).
Atletismo, natação, futebol DI e futsal DA são as modalidades que os paratletas estão concorrendo. Segundo o chefe de delegados, Natanael Barros, são 40 pessoas ao todo entre técnicos e atletas, representado a cidade de Petrolina.
A abertura oficial do evento ocorreu nessa quinta-feira (3), com a participação de equipes de todo o estado. A secretária de Acessibilidade de Petrolina, Rosemary Andrade, também estava presente apoiando os atletas petrolinenses. “É uma honra estar integrada com os nossos paratletas, apoiá-los nas conquistas dos campeonatos e elevar o nome de nossa cidade a nível estadual e nacional. Todas as vitórias deles se tornam nossas”,ressalta.
Ascom
Blog do Bill Art´s

Profissionais de Saúde de Petrolina serão capacitados para o manuseio da vacina contra catapora


imgem1 


Na próxima segunda-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) realizará a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem das zonas rural e urbana para introdução da vacina tetra viral nas unidades de saúde do município.
A imunização contra catapora acontece por meio da vacina tetra viral, que também protege contra sarampo, caxumba e rubéola, sendo que estas já compõem o calendário básico do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra catapora, que era apenas ofertada nos casos de surto ou em campanhas específicas, passa a integrar o calendário básico de vacinação. O imunizante é destinado às crianças com 15 meses de idade (1 ano e 3 meses).
A capacitação acontecerá às 8h para os profissionais das unidades de saúde da zona rural; enquanto os profissionais da zona urbana serão capacitados às 14h, no auditório da SMS. “Após a capacitação iremos abastecer na terça-feira (08) as unidades com as vacinas”, afirma a coordenadora de imunização, Jeane Moraes.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Sala das Crianças é a novidade do programa Petrolina Participativa


imgem 
Na quarta plenária do programa Petrolina Participativa, o Executivo municipal trouxe uma novidade. A reunião desta quinta-feira (3) foi até o bairro Henrique Leite e lançou a Sala da Criança. Nesse novo canal, a Prefeitura visa ouvir, também, as necessidades e anseios dos pequenos cidadãos. O prefeito Julio Lossio, que faz questão de comparecer e participar dos encontros, foi abordado no Henrique Leite por um grupo de estudantes que, dentre outras solicitações, pediu ampliação de salas de aula, computadores e uma biblioteca.
“É muito importante ouvir as crianças. A cidadania tem que ser exercida desde cedo. Nesse espaço elas podem trazer suas expectativas, falar do que pode melhorar à sua volta.Ficamos felizes em poder abrir esse espaço e contar com a ajuda significativa destas crianças”, comenta o prefeito Julio Lossio.
A próxima plenária já está agendada e acontece neste domingo (06), em Nova Descoberta, na Escola José Nunes de Santana, às 10h. O Petrolina Participativa já realizou audiências públicas no bairro João de Deus, projeto de irrigação N5 e Gercino Coelho. O objetivo do programa é ouvir a população petrolinense e elaborar o plano de atuação para os próximos quatro anos.
“A participação popular na consolidação da cidadania é algo extremamente importante. As plenárias do programa Petrolina Participativa têm mostrado isso. A prefeitura tem como objetivo ouvir as pessoas, saber o que elas sugerem que seja feito e investido na cidade. Esses encontros têm apresentado um saldo muito positivo e a gente espera que as próximas plenárias continuem contando com uma significativa participação das comunidades”, destaca o coordenador geral do programa Prefeitura Participativa, Geraldo Junior.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Escola Municipal Luiz Rodrigues de Araújo inaugura quadra poliesportiva nesta sexta-feira


Estudantes da Escola Municipal Luiz Rodrigues de Araújo, situada no bairro Santa Luzia, em Petrolina, irão receber nesta sexta-feira (04), às 19h, as instalações da quadra poliesportiva coberta. A solenidade contará coma presença do prefeito Julio Lossio, do secretário de Educação de Petrolina, Heitor Leite, e demais representantes da gestão municipal.
“Nós estamos muito contentes em entregar essa obra à comunidade estudantil de Petrolina. Através delas as crianças e jovens poderão praticar atividades esportivas e culturais, e isso só tem a engrandecer os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, ressalta o secretário de Educação de Petrolina, Heitor Leite.
A construção teve investimento de R$ 550 mil e está entre as quinze quadras poliesportivas que estão sendo construídas pelo governo municipal para beneficiar os alunos da rede de ensino.
Ao todo 1140 alunos, distribuídos em 37 turmas do Ensino Fundamental I, II e Educação para Jovens e Adultos (EJA), serão beneficiados com a obra.A quadra poliesportiva além de oferecer espaço para a prática de esportes contará também com um palco onde os estudantes poderão realizar apresentações artísticas.
“Petrolina já se tornou referência para outras cidades brasileiras quanto às ações voltadas para a Educação. A nossa meta é continuarmos oportunizando melhorias, através de iniciativas como o Programa Nova Semente, reforma e construção de escolas, construção de quadras poliesportivas, entrega de materiais didáticos e a formação pedagógica dos professores”, frisa o prefeito Julio Lossio.
Foto ilustrativa
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Convite do prefeito Julio Lossio


imagem 
O Prefeito Municipal, Julio Lossio, tem o prazer de convidar os Secretários Municipais, Cargos Comissionados, Funcionários e Amigos para os seguintes eventos:
= 4ª PLENÁRIA DO PROGRAMA PREFEITURA PARTICIPATIVA:
Local: Escola Miguel Arraes – Bairro Henrique Leite
Data: 03/10/13 (quinta-feira)
Hora: 19h.
= INAUGURAÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA DA ESCOLA LUIS RODRIGUES DE ARAÚJO:
Local: Rua 10, nº 161 – Bairro Santa Luzia
Data: 04/10/13 (sexta-feira)
Hora: 19h.

Julio Lossio
Prefeito Municipal

Blog do Bill Art´s

Secretaria de saúde realiza mês de Mobilização Nacional de incentivo ao Teste Rápido de Sífilis em Petrolina

Sem título 
Durante todo o mês de Outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), através do seu Programa Municipal de DST/ AIDS e Hepatites Virais, incentivará gestantes e a comunidade em geral para a realização de Teste Rápido (TR) de triagem da Sífilis, a ação faz parte da na I Mobilização Nacional de Incentivo ao Teste Rápido da doença.
O dia 19 de Outubro é celebrado nacionalmente como o dia de combate e prevenção a Sífilis, com isso a secretaria de saúde de Petrolina se prepara para um mês de atividades educativas e de procedimentos com testes rápidos nos pontos estratégicos da cidade.
Nessa sexta-feira (04), abrindo a campanha nacional de mobilização, a população pode realizar os testes na própria Secretaria de Saúde, na sede do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Já no sábado (05) as ações estarão sendo realizados na AME do José e Maria, em parceria com as ações do Outubro Rosa.
A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento da secretaria de Saúde, Catarina Sulpino, fala sobre a importância da comunidade estar buscando os pontos de testagem. “Nas unidades, que estarão realizando os testes, todos podem buscar o serviço, e contar com profissionais habilitados para realização dos procedimentos, além da seguridade e precisão dos diagnósticos” explicou.
Blog do Bill Art´s

Mais plenárias do Programa Prefeitura Participativa chegam aos bairros


O diálogo entre o município de Petrolina e a comunidade avança cada vez mais. Na próxima sexta, dia 03, às 19h, na Escola Miguel Arraes, no bairro do Henrique Leite, às 19h, acontece mais uma plenária do programa Prefeitura Participativa. No domingo(06), será a vez da comunidade de Nova Descoberta, que se reúne na escola José Nunes de Santana, às 10 horas da manhã.
Todos os bairros de Petrolina estão sendo visitados, tanto na sede como no interior. A população participa de plenárias e apontam as necessidades e prioridades de sua comunidade para daí ser feito uma análise de como pode ser empregado o orçamento do município nos próximos anos, a partir da visão e sugestão da própria população.
“Temos vários motivos para fazer um governo baseado na ajuda da população. Só assim conseguimos ampliar o conhecimento e a participação de toda a comunidade na condução de seus problemas e necessidades, além de promovermos também a responsabilidade individual e coletiva na construção da sociedade. Temos ainda o estímulo para os mais jovens buscarem uma cidadania participativa inspirada nos valores da democracia e avançar sempre na construção de um modelo de governo próximo das pessoas e cada vez mais dinâmico,” explica o prefeito Julio Lossio.
O acompanhamento das decisões da Prefeitura Participativa será feito pelos delegados eleitos pela população do seu bairro e técnicos da prefeitura. Após a deliberação sobre as prioridades de cada região, as peças orçamentárias serão encaminhadas à Câmara de Vereadores no período de setembro a dezembro de cada ano.
Blog do Bill Art´s

Vereador Ronaldo Silva é filiado ao PSDB pelo presidente do partido em Recife

Na foto o Vice Prefeito de Petrolina Guilherme Coelho, o Presidente do PSDB estadual Sergio Guerra e o Vereador Ronaldo Silva
Sexta-feira, 04 de outubro de 2013. Esta data vai marcar a história política do vereador de Petrolina, Ronaldo Silva. Em cerimônia realizada esta manhã, o parlamentar deixa os Democratas (DEM), partido que integrou mais de 10 anos, e filia-se ao Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB.
A filiação foi realizada na capital Recife, pelo presidente estadual da legenda, deputado federal Sérgio Guerra. Muito animado com a nova proposta partidária, Ronaldo Silva confirma que é pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2014.
De acordo com o vereador, a mudança atende a um conjunto de interesses futuros almejados dentro da legenda. Ronaldo também não nega que um grande motivador desta migração foi o presidente do PSDB de Petrolina e vice-prefeito da cidade, Guilherme Coelho.
“Nós temos uma relação muito próxima e tivemos longas conversas para alinhar as nossas propostas e interesses. Estou certo de que foi uma escolha que me trará excelentes resultados e oportunidades”, afirma Ronaldo.
O novo peessedebista se diz muito orgulhoso de ter participado de uma legenda que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Petrolina, quando o DEM ainda era PFL, e esclarece que a mudança é apenas de legenda, mas continua coma as mesmas alianças políticas.(Blog do Banana)

Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan recebe certificação do Ministério da Saúde

O Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), recebeu, na última semana, mais um reconhecimento por serviços prestados à Região do Vale do Médio São Francisco. O Ministério da Saúde (MS) entregou uma placa certificando a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta.
A solenidade de entrega aconteceu no VIII Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno, organizado pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco em Recife (PE). O recebimento da placa reconhece o HDM como uma instituição que incentiva a amamentação, sendo essencial para a qualidade de vida da mãe, do seu filho e melhor produtividade da mulher no trabalho. Além de promover ganhos para a saúde de ambos, esta prática estimula um vínculo emocional importantíssimo para o desenvolvimento da criança.
O superintendente do HDM, Marcelo Marques, destacou que essa certificação é resultado de uma atuação fundamental em conjunto da coordenadora do BLH, Dra. Flávia Guimarães e da enfermeira Yany Cruz. “Parabenizo a toda equipe do BIAMA e a todas as funcionárias do HDM pela grande conquista, principalmente pelo esforço incondicional da coordenação e gerência deste setor que agora ganha destaque em todo o estado de Pernambuco”, finalizou. As informações são da Ascom HDM/IMIP.


Blog do Bill Art´s

Operação conjunta das policias Civil e Militar efetua dezenas de prisões por tráfico de drogas no Sertão e Agreste do estado


policia (1)
Em mais um trabalho conjunto realizado pelas Polícias Civil e Militar, dentro do planejamento operacional da Secretaria de Defesa Social, foi deflagrado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (4), a “Operação Arcoverde I”. O objetivo da ação é identificar e prender uma associação criminosa, com pessoas envolvidas na prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com atuação na cidade de Arcoverde, e Serra Talhada, além dos municípios de Tacaimbó e Canhotinho, ambos no agreste do Estado.
De acordo com as investigações que duraram cerca de quatro meses, o entorpecente chegava ao sertão pernambucano através de um canal de distribuição de drogas com ramificação na cidade de Foz do Iguaçu/PR. No total estão participando da operação 180 policiais, dentre civis e militares, com emprego de cães farejadores e equipes táticas especializadas para o cumprimento de 22 Mandados de Prisão Preventiva e 24 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, expedidos pelo Juízo de Direito da Vara Criminal da Comarca de Arcoverde


Blog do Bill Art´s

Sala das Crianças é a novidade do programa Petrolina Participativa


Prefeito Julio Lossio na
Prefeito Julio Lossio na
Na quarta plenária do programa Petrolina Participativa, o Executivo municipal trouxe uma novidade. A reunião desta quinta-feira (3) foi até o bairro Henrique Leite e lançou a Sala da Criança. Nesse novo canal, a Prefeitura visa ouvir, também, as necessidades e anseios dos pequenos cidadãos. O prefeito Julio Lossio, que faz questão de comparecer e participar dos encontros, foi abordado no Henrique Leite por um grupo de estudantes que, dentre outras solicitações, pediu ampliação de salas de aula, computadores e uma biblioteca.
“É muito importante ouvir as crianças. A cidadania tem que ser exercida desde cedo. Nesse espaço elas podem  trazer suas expectativas, falar do que pode melhorar à sua volta.Ficamos felizes em poder abrir esse espaço e contar com a ajuda significativa destas crianças”, comenta o prefeito Julio Lossio.
prefeitura participava - henrique leite - 2
A próxima plenária já está agendada e acontece neste domingo (06), em Nova Descoberta, na Escola José Nunes de Santana, às 10h. O Petrolina Participativa já realizou audiências públicas no bairro João de Deus, projeto de irrigação N5 e Gercino Coelho. O objetivo do programa é ouvir a população petrolinense e elaborar o plano de atuação para os próximos quatro anos.
“A participação popular na consolidação da cidadania é algo extremamente importante. As plenárias do programa Petrolina Participativa têm mostrado isso. A prefeitura tem como objetivo ouvir as pessoas, saber o que elas sugerem que seja feito e investido na cidade. Esses encontros têm apresentado um saldo muito positivo e a gente espera que as próximas plenárias continuem contando com uma significativa participação das comunidades”, destaca o coordenador geral do programa Prefeitura Participativa, Geraldo Junior.

Blog do Bill Art´s

Moradores de Iguaraci protestam contra ações da Compesa


montagem gde
Moradores do município de Iguaraci realizaram um protesto em frente ao escritório da Compesa. A principal queixa da população é referente à retirada de água da Barragem do Rosário, que, segundo os moradores, acontece de forma desenfreada e ausente de fiscalização.
Recentemente, a Compesa anunciou que o município, detentor da maior reserva hídrica da região – com exceção de Serra Talhada – passará por um racionamento.
A Barragem do Rosário recebeu ligação de uma rede adutora e socorre a cidade São José do Egito, além dar suporte aos municípios de Tuparetama e Ingazeira.
A população, que chegou a atear fogo em pneus em um trecho da PE-292, cobram da Compesa uma solução rápida e eficiente, pois alegam que apesar de o município de Iguaraci ter água, seus moradores não possuem o direito de recebe-la.

Blog do Bill Art´s

FACAPE lança edital e abre inscrições para Vestibular 2014.1


facape - 4
A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) lançou o edital e está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Vestibular com entrada para o primeiro semestre do ano letivo de 2014.
No total serão disponibilizadas 722 vagas, sendo 620 vagas oferecidas para o Vestibular Convencional (não bolsistas) com entrada em janeiro de 2014 e 102 distribuídas entre as três categorias: 1  –  Alunos  Oriundos  da Escola Pública (70% das vagas); 2 – Servidores Púbicos Efetivos da Prefeitura Municipal de Petrolina e seus dependentes, na forma da lei (20% das vagas); 3 – Servidores da FACAPE e seus dependentes, na forma da lei (10% das vagas); para os cursos de Administração (manhã e noite), Ciências Contábeis (tarde e noite), Ciência da Computação (manhã e noite), Comércio Exterior (Noite), Direito (Manhã, Tarde e Noite), Economia (Noite), Gestão e Tecnologia da Informação (Tarde) e Serviço Social (Tarde).
As inscrições podem ser realizadas via internet no endereço www.facape.br ou de forma presencial nos terminais fixos disponibilizados na Sala de Concursos da AEVSF/FACAPE, localizada no Campus Universitário S/N, Vila Eduardo – Petrolina – PE, nos dias úteis do período de inscrição, nos horários s de 09h às 12h e de 15h às 18h. Período de Inscrição: de 01 de outubro de 2013 a 18 de novembro de 2013. Valor da Inscrição: R$ 110,00 (cento e dez reais) para o Vestibular Convencional e R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais) para o Vestibular Bolsista.
As provas do Vestibular 2014.1 serão realizadas em única etapa, aplicadas no dia 02 de dezembro de 2013 (segunda-feira), de 09h às 13h15min para todos os cursos, de acordo com o cronograma disponibilizado no edital. O local, a data e o número da sala em que realizará a prova estarão informados no Cartão de Inscrição.
A comissão organizadora do Vestibular FACAPE 2014.1 pede que todos os interessados, antes de se inscreverem, leiam o edital disponível em:

Prefeito Julio Lossio entrega nova quadra poliesportiva coberta hoje no Santa Luzia


O Prefeito de Petrolina Julio Lossio entrega nova quadra poliesportiva para os moradores do bairro Santa Luzia. A quadra fica localizada na Escola Municipal  Rodrigues de Araujo. A solenidade de entrega será as 19 horas desta sexta feira, 04 de outubro.


Blog do Bill Art´s

Sem projetos, vereadores usam a tribuna da Casa Plínio Amorim para debater assuntos polêmicos


camara aprova projeto dos servidores - 1
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (3), vereadores da Câmara de Petrolina aproveitaram a ausência de projetos para usar a tribuna. Alguns deles como Manoel da Acosap (PHS) e Ronaldo Silva aproveitaram para esclarecer assunto que foram abordados pela imprensa durante esta semana que envolveram seus nomes.
Manoel da Acosap comentou o caso do recebimento indevido do benefício do Bolsa Família pela sua esposa, que confirmou os saques do benefício em depoimento à Polícia Federal. Na ocasião, o vereador salientou que quando a denúncia surgiu na mídia, ele salientou que não teve qualquer envolvimento e que, se ficasse provado que sua esposa agiu de má fé, ele defende que ela e quaisquer outros envolvidos, sejam punidos.
Durante o pronunciamento de Manoel ele recebeu o apoio de alguns vereadores da bancada da oposição, mas também recebeu conselhos de vereadores da situação como Ronaldo Silva, Alvorlande Cruz (PRTB) e Pérsio Antunes (PMDB) que sugeriram que o parlamentar se retratasse já que na época o governo municipal, através do prefeito Julio Lossio (PMDB), foi acusado pelo parlamentar de ter “armado” a situação para prejudicá-lo.
Já o vereador Ronaldo Silva, aproveitou a tribuna para anunciar, oficialmente, o seu desligamento do partido Democratas (DEM) e sua filiação no PSDB, que acontecerá nesta sexta-feira (4) em Recife. Na tribuna, ele deu a seguinte declaração: “Estou mudando só de sigla, mas irei continuar no grupo de Oswaldo Coelho, Guilherme Coelho e Julio Lossio”, salientou Ronaldo.
Outro assunto que foi abordado na Câmara foi o suposto abuso de uma criança de 18 meses que, segundo declarações de familiares, teria acontecido numa das unidades de acolhimento do programa Nova Semente. A serenidade tomou conta de todos os vereadores que pediram celeridade nas investigações e o máximo de cuidado no caso e, principalmente, solicitaram que a criança fosse preservada. Vereadores da situação e da oposição foram unânimes ao pedir cautela no caso e salientarem que qualquer acusação ao programa Nova Semente é precipitada.

Blog do Bill Art´s

Tentativas em vão: vereador Elismar Gonçalves se livra de mais um processo movido por Dedé da Simpatia


elismar - 2
O vereador e líder da bancada governista na Casa Plínio Amorim, Elismar Gonçalves (PMDB) está tranquilo quando a permanência na Câmara de Vereadores de Petrolina. Nesta quarta-feira (2), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julgou improcedente o processo contra expedição de diploma de Elismar.
Esse é o segundo de três processos movidos contra ele pelo suplente Dedé da Simpatia (PSDB), que tanto retornar à Casa Legislativa através da justiça. O primeiro, referente à prestação de contas do governista, também foi indeferido pelo TRE-PE. Segundo informações do Nossa Voz/GRFM, confiante, Elismar comentou que o terceiro processo também caminha para o desfecho positivo.


Blog do Bill Art´s

Arte insólita: artista argentino usa olho como pincel


artista argentino (2)
O processo criativo de Leandro Granato é bastante inusitado. O argentino de 27 anos põe tinta pelo nariz, faz pressão com as mãos para levá-la até a pálpebra inferior direita e a “espirra” para compor suas telas.
“Quando era criança percebi que eu tinha uma conexão especial entre o meu olho e o meu nariz”, contou o argentino, de acordo com o “Daily Mail”.
Cada trabalho dura cerca de 10 minutos para ficar pronto e custa cerca de R$ 5.400. As informações são de O Globo.


Blog do Bill Art´s

Cartão de acesso ao Enem 2013 já está disponível na internet


Enem-2013
Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano já podem acessar o cartão de confirmação na internet. No documento estão registrados o local da prova e informações como data e horário do exame, a língua estrangeira escolhida e a opção por atendimento diferenciado. Os candidatos devem receber o cartão em casa, pelo correio, até o dia 18 de outubro. As informações são da Agência Brasil.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um apelo aos estudantes para que percorram o trajeto de casa ao local da prova antes do dia do exame para conhecer o caminho a fim de facilitar a localização. Ele recomenda também que os candidatos que moram em estados com horário de verão fiquem atentos, pois a hora de Brasília é a referência. Os portões serão fechados às 13h.
“É muito importante ele percorrer esse caminho com antecedência para saber o tempo que leva até o local da prova. A prova começa às 13h, no horário de Brasília. E quem chega atrasado perde a prova. Uma das coisas mais dolorosas é ver o aluno chegar e não conseguir entrar”, disse o ministro.
Apesar da greve dos Correios, o ministro acredita que a entrega do documento não será prejudicada. Desde o dia 1° deste mês os cartões estão sendo enviados. Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista.
Para acessar o cartão de confirmação na internet o estudante precisa ter o número da senha de inscrição no Enem. O candidato deve conferir se os dados registrados estão corretos e, em caso de erro, entrar em contato com a central de atendimento do Enem no 0800-616161.  Acesse: http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/ e confira o local da prova.


Blog do Bill Art´s

Setembro tem menor índice de homicídios desde 2004 em Pernambuco


pernambuco_bandeira
O mês de setembro do ano de 2013 apresentou um dos menores índices de crimes violentos letais e intencionais (homicídios e latrocínios) dentre os meses de setembro desde 2004. Foram 245 homicídios registrados, deixando o mês como o 5º melhor deste ano e em 8º colocado no ranking de toda a história. Os números foram apresentados na manhã desta quinta-feira (3), pelo Secretário de Defesa Social do Estado, Wilson Damázio, em coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), no bairro de Santo Amaro, no Recife. A apresentação contou também com a presença do Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.
Só na capital pernambucana, o quantitativo de homicídios aponta uma diminuição de 43,3% em relação a setembro de 2012. Já quando comparado com o período de maio de 2007 – quando foi implantado o programa Pacto Pela Vida, do Governo do Estado – a setembro de 2013, o índice chega a 60,48%.
Em todo o Estado, os números apontam uma diminuição de 20,3% em relação a setembro do ano passado, e em comparação ao período de maio de 2007 a setembro de 2013, de 38,56%. Ainda, 20 cidades não apresentaram nenhum homicídio em setembro deste ano, um delas foi Fernando de Noronha.
Na coletiva foi apresentado também o número referente a apreensão de crack e maconha em Pernambuco. Em relação ao crack, de janeiro a agosto de 2008, a polícia recolheu 189 quilos. Já de janeiro a setembro de 2013, foram 206 quilos, registrando um acréscimo de 9%. Na apreensão de maconha, num comparativo de janeiro a setembro de 2012, foi recolhido 2687 quilos da droga.  Já no mesmo período deste ano, houve um acréscimo de 174%, chegando a marca de 7357 quilos. As informações são do JC Online.

Blog do Bill Art´s

Polícia Federal registrou cerca de 30 assaltos nas agências dos Correios em Pernambuco


policia-federal
Um levantamento da Polícia Federal em Pernambuco estima que pelo menos 30 agências dos Correios no Estado foram assaltadas apenas neste ano. Porém, apenas 11 casos foram resolvidos pelas autoridades. O número de roubos aumentou desde que as agências se transformaram em correspondentes bancários, recebendo o pagamento de contas e fazendo o pagamento de benefícios como o Bolsa Família.
Em meio à insegurança, funcionários e usuários dos Correios esperam a implantação de dispositivos de segurança semelhantes aos existentes nas agências bancárias, como portas com detector de metais e câmeras de monitoramento, além da contratação de vigilantes armados. O reforço na segurança deve acontecer até dezembro deste ano, segundo determinação da Justiça.
Nesta quinta-feira (3) mais uma unidade dos Correios foi assaltada, desta vez em Xexéu, na Mata Sul do Estado. Quatro homens armados chegaram numa caminhonete preta, renderam o vigilante e levaram o dinheiro dos caixas.
A Polícia Militar chegou a perseguir os bandidos e conseguiu prender a quadrilha próximo ao município de Catende, também na Zona da Mata. A quadrilha foi levada para a Delegacia de Palmares, de onde foi encaminhada à Polícia Federal. As informações são da TV Jornal.


Blog do Bill Art´s

Por 6 a 1, TSE barra partido de Marina Silva nas eleições de 2014

por
A ex-senadora Marina Silva antes da sessão do TSE que analisou o registro da Rede (Foto: Andre Dusek/Estadão Conteúdo)
Por seis votos a um, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (3)  não conceder registro ao partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, por falta de assinaturas de apoio necessárias para a criação da legenda. Com isso, o partido não poderá participar das eleições de 2014.
Ainda somos um partido. Não temos registro, mas temos o mais importante: temos ética. Vamos ficar mais fortes.”
Ex-senadora Marina Silva
O único ministro a votar a favor da criação do partido foi  Gilmar Mendes. Os outros seis votaram contra (Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio e Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia).
Segundo o TSE, Marina comprovou apoio de 442 mil eleitores em assinaturas validadas pelos cartórios eleitorais, mas a lei exige 492 mil, o equivalente a 0,5% dos votos dados para os deputados federais nas últimas eleições.
Após o julgamento, ainda no plenário do TSE, Marina Silva se dirigiu aos apoiadores da Rede: “Ainda somos um partido. Não temos registro, mas temos o mais importante: temos ética. Vamos ficar mais fortes.”
O tribunal converteu o pedido de criação da legenda em “diligência”, o que permite que Marina apresente mais assinaturas. No entanto, como o prazo para concessão de registro termina no sábado (5) e até lá não haverá nova sessão da Corte eleitoral, o partido não poderá participar da disputa de 2014.
Partido não é criado para concorrer a um pleito apenas. Partidos se destinam à formação da vontade política. O Ministério Público faz votos para que isso seja conquistado, fortalecendo a democracia.”
Eugênio Aragão, vice-procurador-geral eleitoral
Marina ainda pode se filiar a um outro partido até sábado caso queira participar da disputa presidencial – segundo a última pesquisa Ibope, Marina estava em segundo lugar nas intenções de voto. Ela acompanha o julgamento da primeira fileira ao lado do advogado Torquato Jardim e apoiadores da Rede.
A senadora queria que o TSE validasse 95 mil assinaturas de apoio que foram rejeitadas pelos cartórios eleitorais. Ela argumentou que os cartórios rejeitaram sem motivo assinaturas de jovens e idosos, cuja participação em eleições anteriores foi facultativa. A maioria dos ministros do tribunal, no entanto, entendeu que os cartórios têm autonomia para verificar se a ficha de apoio apresentou os requisitos ou não para ser validada.
Argumentos dos ministros
Ao rejeitar o pedido de criação do partido de Marina Silva, a relatora Laurita Vaz afirmou que é “inconciliável” o pedido de validação das assinaturas rejeitadas. Ela explicou que Marina Silva deveria ter questionado as anulações diretamente nos cartórios. “É inconciliável o requerimento da requerente de que se procedesse o reconhecimento das assinaturas por presunção.”
Ainda segundo Laurita Vaz, cabe ao partido comprovar a validade das assinaturas e não aos cartórios. “Não há como admitir que a falta de uma oportuna verificação pelo próprio partido das 95 mil assinaturas perante cada cartório esteja suprido nos presentes autos. Isso porque incumbe ao responsável pelos partidos a verificação dos motivos do acolhimento parcial das assinaturas.”
Primeiro ministro a votar após a relatora, o ministro João Otávio de Noronha afirmou que Marina Silva é reconhecida como “ícone da ética na política”. Ele destacou, porém, que cabe ao tribunal verificar se os requisitos objetivos previstos na lei foram cumpridos. Para ele, não cabe à Corte verificar se a rejeição de assinaturas foi justificável.
“A questão não se resolve no plano ético, se resolve no plano da legalidade. O número mínimo não é apenas exigência de resolução do TSE. É antes uma exigência da lei”, afirmou.
O ministro João Otávio Noronha disse ainda que “não faltam partidos para quem quiser concorrer” às eleições.
A ministra Luciana Lóssio iniciou o voto elogiando a forma “ética” com que a Rede Sustentabilidade conduziu o processo de criação do partido, mas disse que a falta de apoio mínimo não pode ser superada.
“Não há como ir de encontro ou sequer questionar o voto da relatora. Contra fatos não há argumentos. E o fato é que o partido obteve ao menos o total de 442 mil eleitores, como, quando sabemos, o número seria de 491 mil.”(G1)


Blog do Bill Art´s

Vestibular:Redação no Enem 2013 – Parte 2- Acompanhe


Professora Cibele Lima, voluntária do Cursinho Popular, no Sesi, em Petrolina

Professora Cibele Lima, voluntária do Cursinho Popular, no Sesi, em Petrolina
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativoargumentativo em prosa.
O segundo aspecto a ser avaliado no seu texto é a compreensão da proposta de redação – esta exige que o participante escreva um texto dissertativoargumentativo, que é o tipo de texto que demonstra a verdade de uma ideia ou
Tese, isto é que se faça um texto sem uso de opinião, ou qualquer pessoalidade – que seja de gíria, neologismo, clichês ou exemplos próximos – é mais do que uma simples exposição de ideias. Nessa redação, o participante
deve evitar elaborar um texto de caráter apenas expositivo. É preciso apresentar um texto que exponha um aspecto relacionado ao tema, defendendo uma posição, uma tese. É dessa forma que se atende às exigências expressas pela Competência 2 da Matriz de Avaliação do Enem.
O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a tese se organiza. Em âmbito mais abrangente, o assunto recebe uma delimitação por meio do tema, ou seja, um assunto pode ser abordado por diferentes temas.
Seguem algumas recomendações para essa elaboração:
a) Leia com atenção a proposta da redação e os textos motivadores, para compreender bem o que está sendo solicitado.
b) Evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores, porque foram apresentados apenas para despertar uma reflexão sobre o tema e não para limitar sua criatividade.
c) Não copie trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles foram apresentados apenas para despertar seus conhecimentos sobre o tema.
d) Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu
ponto de vista e como defendê-lo.
e) Reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto.
f) Desenvolva o tema de forma consistente para que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio facilmente, o que significa que a progressão textual é fluente e articulada com o projeto do texto.
g) Lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal.
h) Examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim.
i) Utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo.
j) Evite recorrer a reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto.
l) Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ao tema ou fuga parcial ao tema.
Vamos aproveitar o tema da redação do Enem 2012 para explicar essa diferença.
O tema proposto no Exame de 2012 foi “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. Esse tema se vincula ao assunto mais amplo “imigração” e envolve a discussão sobre as vantagens e desvantagens da presença de imigrantes na vida cotidiana brasileira; o impacto dessa presença na economia do país; as formas de tratamento dessa nova população; e a influência de novas culturas na cultura local, entre outras abordagens possíveis dentro do assunto.
O que é tangenciar o tema?
Considera-se tangenciamento ao tema a abordagem parcial, realizada somente nos limites do assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto.
No Enem 2012, por exemplo, algumas redações se restringiram a discutir apenas a questão dos movimentos migratórios de um modo geral, sem associação ao fenômeno da imigração para o Brasil no século XXI. As possibilidades que levaram
o texto a ser avaliado como tangenciamento ao tema foram as seguintes:
ƒƒPossibilidade I: redação completamente estruturada no debate sobre imigração para o Brasil em geral (mas não no século XXI).
ƒƒPossibilidade II: redação completamente estruturada no debate sobre a situação e a presença do estrangeiro, sem associação ao processo de sua vinda para o Brasil, ou seja, sobre questões genéricas do estrangeiro sem vinculação com o fenômeno imigratório para o Brasil.
O que é fuga total ao tema?
Considera-se que uma redação tenha fugido ao tema quando nem o assunto mais amplo nem o tema proposto são desenvolvidos.
No Enem 2012, recebeu a rubrica fuga ao tema a redação cujo texto se estruturou integralmente em assuntos que não o solicitado, como segurança pública, violência, meio ambiente, corrupção, entre outros, sem vinculá-los ao eixo temático proposto (movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI), portanto, completamente fora até do assunto mais amplo (processos e fluxos migratórios) ao qual estava vinculado o tema solicitado (movimentos imigratórios para o Brasil no
século XXI). Também foi excluída por ter fugido ao tema a redação que se limitou à discussão sobre o êxodo rural e o urbano; ou sobre os deslocamentos de brasileiros de uma região para outra; ou, ainda, sobre a saída de brasileiros para o exterior (emigração).
O que é não atendimento ao tipo textual?
Não atende ao tipo textual a redação que esteja predominantemente fora do padrão dissertativo-argumentativo – sem apresentar nenhum indício de caráter dissertativo (explicações, exemplificações, análises ou interpretações de aspectos dentro da temática solicitada) ou nenhum indício de caráter argumentativo (defesa ou refutação de ideias dentro da temática solicitada).
O que é um texto dissertativo-argumentativo?
O texto dissertativo-argumentativo é organizado na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, que são as explicações ou os exemplos,  para influenciar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la. Seu objetivo é, em última análise, convencer ou tentar convencer o leitor, pela apresentação de razões e pela evidência de provas, à luz de um raciocínio coerente e consistente.
A sua redação atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativoargumentativo se combinar dois princípios de estruturação:
I – Apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fecho à discussão
elaborada no texto, compondo o processo argumentativo.
TESE – É a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e apoiada em argumentos ao longo da redação.
ARGUMENTOS – É a justificativa para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “Por quê?” em relação à tese defendida.
II – Utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor, como: exemplos; dados estatísticos; pesquisas; fatos comprováveis; citações ou depoimentos de pessoas especializada, no assunto;  alusões históricas; e comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.
Guia do Participante 17
ATENÇÃO!
Será atribuída nota 0 (zero) à redação ATENÇÃO!
Será atribuída nota 0 (zero) à redação que não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa, mesmo que atenda às exigências dos outros critérios de avaliação. Você não deve, portanto, elaborar um poema ou reduzir o seu texto à narração de uma história. No processo argumentativo, você poderá dar exemplos de acontecimentos que justifiquem a tese, mas o texto não pode se reduzir a uma narração, por esta não apresentar a estrutura de organização textual solicitada.
O quadro, a seguir, apresenta os seis níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a Competência 2 das redações do Enem 2013:
200 pontos
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
 160 pontos
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
 120 pontos
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativoargumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
80 pontos
Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto
dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
40 pontos
Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
 0 ponto
Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativoargumentativa.


Blog do Bill Art´s

Prefeito vistoria obras na cidade


julio nas obras da orla (2)
O prefeito Julio Lossio vistoriou hoje as obras da Orla II.Quem passa pelo local, já percebeu a mudança que está sendo feita. As pedras antigas estão sendo retiradas e darão lugar a um novo calçamento.
A iniciativa é da Prefeitura Municipal e inclui a recuperação de toda a extensão do passeio público que margeia o Rio São Francisco, compreendendo as Orlas I e II.
O prefeito Julio Lossio vistoriou hoje as obras da Orla II.Quem passa pelo local, já percebeu a mudança que está sendo feita. As pedras antigas estão sendo retiradas e darão lugar a um novo calçamento.
A iniciativa é da Prefeitura Municipal e inclui a recuperação de toda a extensão do passeio público que margeia o Rio São Francisco, compreendendo as Orlas I e II.


Blog do Bill Art´s

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...