quarta-feira, 17 de julho de 2013

CHEGOU A OPORTUNIDADE QUE FALTAVA, REALIZE - SE PROFISSIONALMENTE

PARA ESCOLHER O CURSO DESEJADO E MATRICULAR-SE, BASTA CLICAR NO ANUNCIO ACIMA.







Curso ‘Doméstica Legal’ inscreve para nova turma


POR BLOG DO BANANA EM 17 DE JULHO DE 2013  - 5:00 PM

imageCom o propósito de capacitar empregadas domésticas em Petrolina, bem como abordar os direitos e deveres dos empregados e patrões a partir da aprovação do PEC das Empregadas, a secretaria da Mulher de Petrolina está com as inscrições abertas para nova turma do curso Doméstica Legal.
Estão disponíveis 50 vagas para o curso e os interessados deverão se dirigir até a sede da secretaria da Mulher, situada na Rua Projetada, S/N, bairro Vila Mocó, munidos dos seguintes documentos: RG, CPF e Comprovante de Residência. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
“A primeira turma do curso Doméstica Legal foi um sucesso e os diálogos foram bastante proveitosos para os participantes. A capacitação oferece aulas práticas e teóricas, aos sábados, voltadas para o debate sobre a qualificação e realização das atividades domésticas dentro das 08 horas previstas na PEC das domésticas”, ressalta a secretária da Mulher de Petrolina, Roseanne Farias.
As aulas para a segunda turma do Curso Doméstica Legal iniciarão no mês de agosto.
Blog do Bill Art´s

Curso de Docência tem inscrições abertas


POR BLOG DO BANANA EM 17 DE JULHO DE 2013  - 3:20 PM

imageEncontram-se abertas as inscrições para o Curso de Docência na Escola de Tempo Integral. De acordo com a coordenação, o objetivo é oferecer formação continuada em educação integral para educadores das redes públicas municipais e estaduais de ensino na região do Vale do São Francisco, que desenvolvem atividades de educação integral no contexto do Programa Mais Educação.
Podem participar , gestores, professores (rede e comunitários), além de monitores. O curso está inserido na modalidade semipresencial e conta com uma carga horária de 180 horas ( sendo 70 presencial e 110 à distância). Para o município de Petrolina estão sendo disponibilizadas as seguintes vagas: gestor(25); professor (rede comunitária, 45 monitor 65). A declaração necessária para a inscrição será expedida através da Secretaria Municipal de Educação.
As inscrições estarão abertas até o dia 21 de julho e serão homologadas no dia 22. É obrigatório no ato da inscrição, anexar a comprovação de vínculo com a Prefeitura Municipal. Para efetuar a inscrição, o educador poderá acessar o site: www.velhochicoeducador.org e localizar o link para o curso Docência na Escola de Tempo Integral. O candidato deve ler as instruções, preencher o formulário online.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

A Embrapa Semiárido realiza Workshop sobre inovações na adoção da agricultura de precisão em fruticultura



imageImagens de satélite, sistemas de informação geográfica, GPS, equipamentos automatizados e de informática são alguns dos recursos tecnológicos à disposição dos agricultores para a realização da agricultura de precisão. Porém, hoje já existem conhecimento e informações bem estabelecidos que permitem o seu emprego, de maneira mais simples, no dia-a-dia das propriedades para a maior organização e controle das atividades, dos custos e da produtividade.
Nos dias 23 e 24 de julho, no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro-BA, a aplicação da agricultura de precisão em cinco espécies frutíferas – uva de mesa, uva de vinho, citros, pêssego e maçã – será apresentada no Workshop sobre Agricultura de Precisão em Fruticultura. Pesquisadores de quatro Unidades da Embrapa – Semiárido, Uva e Vinho, Clima Temperado e Instrumentação – serão os palestrantes no evento.
Essas Unidades, entre outras, integram a Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa. 
Acerto – A agricultura de precisão leva em consideração a variação das condições de solo e das plantas dentro de uma área de cultivo. Com as técnicas e os equipamentos adequados, os agricultores podem melhorar a gestão com a adoção de manejos diferenciados para as diversas zonas identificadas nessa área.
Segundo o pesquisador Luis Henrique Bassoi, da Embrapa Semiárido, é preciso apresentar essa agricultura “aos produtores e técnicos do setor agrícola que ainda não a conhecem, e, ao mesmo tempo, explicar melhor seus conceitos, quebrar alguns paradigmas para os que já a conhecem”.
Atualmente, em algumas espécies frutíferas, já é comum a coleta de dados durante o ciclo de produção. “Basta um ajuste nessa prática e na análise dos dados para que o produtor ou o técnico observe a variabilidade espacial e decida com maior acerto o manejo de cada uma dessas zonas”, afirma.
Culturas Anuais e Perenes – A agricultura de precisão tem sido associada ao uso de máquinas e equipamentos sofisticados, com sistemas complexos, em culturas anuais, como milho e soja. No entanto, estudos realizados em instituições de pesquisa de vários países mostram a sua evolução para ser aplicada em qualquer cultura submetida a plantio em diferentes espaços agrícolas.
Além disso, na atual fase das pesquisas, os fundamentos da agricultura de precisão não estão relacionados somente ao uso de alta tecnologia.
“Mesmo em área de poucos hectares, típica de alguns sistemas de produção de frutas, existe variabilidade espacial e, portanto, uma oportunidade para o uso das técnicas de agricultura de precisão”, explica Bassoi.
O workshop terá como público alvo os produtores, técnicos e prestadores de serviço do setor agrícola, mas é também uma boa oportunidade para pesquisadores, professores e estudantes envolvidos com a agricultura conhecerem os resultados das pesquisas realizadas na área.
O evento será realizado pela Embrapa Semiárido e Univasf – Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e do Sebrae Pernambuco. Tem ainda o patrocínio da Syngenta, Quimifol e Agrocana.
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas apenas com o envio dos nomes e a identificação do evento do qual deseja participar, para os seguintes e-mails: killiane.avila@embrapa.brmarilea.rodrigues@embrapa.br e gilberto.pires@embrapa.br. Os interessados podem buscar informações e também se inscreverem por meio do telefone (87) 3861-4442.
Serviço:
Workshop sobre Agricultura de Precisão em Fruticultura
Data: 23 e 24/07/2013
Onde: Complexo Multieventos da Univasf, Campus de Juazeiro-BA.
Página da Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa: www.macroprograma1.cnptia.embrapa.br/redeap2.
PROGRAMAÇÃO
23 de julho de 2013 (terça-feira)
8:00 – 8:30 – Abertura
8:30 – 9:15 – Agricultura de precisão: conceitos e aplicações – Ricardo Yassushi Inamasu
(Embrapa Instrumentação)
9:15 – 9:30 – Discussão
9:30 – 10:15 – Agricultura de precisão em sistema de produção de maçã – Luciano
Gebler (Embrapa Uva e Vinho)
10:15 – 10:30 – Discussão
10:30 – 10:50 – Coffee break
10:50 – 11:40 – Agricultura de precisão em sistema de produção de uva de vinho – Alberto
Miele (Embrapa Uva e Vinho)
11:40 -12:00 – Discussão
14:00 – 14:45 – Agricultura de precisão em sistema de produção de pêssego – Carlos
Reisser Júnior (Embrapa Clima Temperado)
14:45 – 15:00 – Discussão
15:00 – 15:45 – Agricultura de precisão em sistema de produção de uva de mesa – Luís
Henrique Bassoi (Embrapa Semiárido)
15:45 -16:00 – Discussão
16:00 – 16:15 – Coffee break
16:15 – 17:00 – Agricultura de precisão em sistema de produção de citros – André Torre
Neto (Embrapa Instrumentação)
17:00 – 17:15 – Discussão
17:15 – 17:30 – Encerramento
24 de julho de 2013 (quarta-feira)
8:00 – 8:45 – Uso de ferramentas e imagens espectrais para monitoramento de pragas e
doenças – Lúcio André de Castro Jorge (Embrapa Instrumentação)
8:45 – 9:00 – Discussão
9:00 – 9:45 – Sistema de informação geográfica e sensoriamento remoto aplicados à
agricultura de precisão em fruticultura – Rosemary Hoff (Embrapa Uva e Vinho)
9:45 – 10:00 – Coffee break
10:00 – 10:45 – Agricultura de precisão em viticultura no Chile – Stanley Best Sepúlveda
(INIA)
10:45 – 11:00 – Discussão
11:00 – 11:30 – Comentários do setor agrícola
11:30 – 11:45 – Encerramento.
Mais informações:
Luis Henrique Bassoi – pesquisador;
87 3866 3653
Gilberto de Souza Pires – Núcleo de Comunicação organizacional
3861-4442
Fernanda Birolo – Jornalista Embrapa Semiárido (MTb/AC 81)
Marcelino Ribeiro – Jornalista Embrapa Semiárido (MTb/BA 1127)
87 3866 3734
Ascom
Blog do Bill Art´s

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...