quinta-feira, 15 de setembro de 2022

DataFolha: Lula tem 45%; Bolsonaro, 33%

 

Foram ouvidas 5.926 pessoas em 300 municípios de todas as unidades federativas do país


                                 Por Carlos André Carvalho

Lula e Bolsonaro - Foto: Lula/Foto: Ricardo Stuckert // Bolsonaro/Foto: Alan Santos/PR

A nova pesquisa do Instituto DataFolha sobre a disputa à presidência da República, contratada pela TV Globo e o jornal Folha de S. Paulo, divulgada hoje (15), mostra que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto em um cenário estável. Jair Bolsonaro (PL) ficou com 33%.

O candidato do PDT, Ciro Gomes, tem 8%; e Simone Tebet (MDB), 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) ficou com 2%. Felipe d'Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Kelmon Souza (PTB) não chegaram a 1%.

O percentual dos que disseram que votariam em branco, anulariam ou não votariam em nenhum candidato foi 4% e dos que não sabiam, 2%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em um segundo turno entre os dois candidatos com maiores percentuais de intenção de votos, Lula ficaria com 54% e Bolsonaro ficaria com 38%. O percentual de brancos e nulos ou nenhum no segundo turno seria de 7%; o dos que não sabem, 2%.

Na modalidade votos válidos, que não leva em conta os votos nulos, brancos e indecisos, a pesquisa aponta, neste momento, para a realização de segundo turno, no qual Lula ficaria com 48% das intenções de voto e Bolsonaro ficaria com 36%.

Quanto à avaliação do governo Bolsonaro, 30% consideram a gestão do presidente ótima ou boa; 25% consideram regular e 44% acreditam que é ruim ou péssima. Um por cento não soube responder sobre a administração do atual governo.

No que diz respeito à confiança dos eleitores nas declarações do presidente Jair Bolsonaro, 21% disseram que confiam. O percentual dos que às vezes confiam foi de 27%. Já 51% afirmaram que nunca confiam nas afirmações do presidente. Um por cento não soube responder.

A pesquisa eleitoral foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-04099/2022 para ouvir 5.926 pessoas. As entrevistas foram presenciais e realizadas entre a última terça-feira e hoje em 300 municípios distribuídos em todas as unidades federativas do país. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

  Há risco de rompimento e é preciso adotar medidas urgentes Arquivo Pessoal/Divulgação O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quart...