segunda-feira, 2 de setembro de 2013

EXPOSERRA NO IF SERTÃO


EVENTO GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL



Olá pessoal, Venho por meio deste, convidar a todos para comparecerem ao IF Sertão e prestigiarem um grande evento denominado de EXPOSERRA. Este evento e resultado de uma visita que os alunos do 2º ano em Edificações fizeram a Serra da Capivara no Estado do Piauí, e que será mostrado para o público amanha dia 03/09/2013,  a partir das 15:30  no auditório do IF Sertão no Bairro João de Deus. Os referidos alunos passaram quase um mês fazendo os preparativos para apresentar aos professores do IF e toda comunidade de Petrolina,
Para as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de visitar a Serra da Capivara, amanha poderão ver de perto a história e a arqueologia do lugar, através de painéis, artefatos, esqueleto, vídeos e a dança dos primitivos, além dos alunos que vão estar presentes dando informações detalhada sobre toda a exposição presente no evento.
Lembramos ainda que O EXPOSERRA, e gratuito e aberto ao público em geral. 

Blog do Bill Art´s

Turno intermediário é extinto em escola do João de Deus


imagem 
O secretário de Educação de Petrolina, Heitor Bezerra Leite, e sua equipe pedagógica, estiveram reunidos na última semana com representantes da comunidade escolar na Escola Maria da Soledade, no Bairro João de Deus, para tratar da extinção do turno intermediário na referida escola. De acordo com a superintendente de Gestão Escolar, Lindamária de Souza, a unidade escolar atende a uma clientela de 34 turmas de 889 alunos de 1º ao 5º ano e se comprovou que o turno intermediário não é apropriado para crianças: “O intermediário apresenta alguns fatores que dificultam a aprendizagem dos nossos alunos, tais como, horário inadequado, atividades pedagógicas reduzidas e baixo rendimento”, explicou.
A medida tomada pela Secretaria de Educação foi conduzir os alunos da Escola Maria da Soledade para o anexo do Cosme e Damião e o secretário decidiu comunicar a decisão pessoalmente aos pais. Ainda segundo Lindamária, no anexo funcionava uma escola particular e o prédio, apresenta excelente estrutura física, o que motivou a decisão pela transferência.
De acordo com o secretário de Educação, a Secretaria está oferecendo as condições necessárias para a realização do trabalho, como: transporte escolar com segurança, acompanhamento dos alunos junto aos professores e merenda. “Recentemente vivenciamos uma experiência semelhante na Escola Luiza de Castro, por causa de uma reforma, quando parte dos alunos teve que ser transferida temporariamente para esse anexo e não houve qualquer prejuízo no tocante ao comportamento deles ou dificuldades no aprendizado, tudo foi conduzido de forma responsável, racional e prudente”, disse.
Com a medida, a Escola Maria da Soledade funcionará com 24 turmas nos turnos da manhã e tarde e o anexo do Cosme e Damião funcionará com 10 turmas, também nos turnos da manhã e tarde. Para Lindamaria, os pais presentes à reunião compreenderam a diferença entre o desconforto do turno intermediário e o da manhã, especialmente no que diz respeito ao aspecto da aprendizagem, cujo ganho é incomparável.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Produtores rurais de Petrolina promovem a Festa da Mandioca


imagem 

Produtores de Mudubim, Volta do Pascácio, Umburana, Angical, Baixa da Umburana, Santo Antônio, Volta do Riacho, Cruz de Salinas, Castanheiro l e ll, Pereiro, Cacimba do Bonfim e Buenos Aires e adjacências da Zona Rural de Petrolina já estão na expectativa para a realização da 11ª edição da Festa da Mandioca. O evento, que tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, em especial a cultura da mandioca, acontece no próximo domingo (8), das 8h às 18h, na comunidade de Mudubim.
Além da festa, animada pela banda ‘As Mina Pira’, haverá estandes com exposição e estações técnicas, levando aos produtores informações técnicas que podem ajudar no cultivo e na melhor comercialização da mandioca e seus derivados.
Um dos idealizadores do evento é o produtor rural, Faustino Nunes dos Santos, que garante que a expectativa de público para essa edição é de cerca de mil pessoas. Faustino explica ainda que o evento conta com o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (SRT), da Prefeitura de Petrolina, da Cooperativa de Eletrificação Rural de Petrolina (Cerpel), deputados estaduais e federais, além da iniciativa privada.
Foto ilustrativa
Ascom
Blog do Bill Art´s

Vereadores encostam Fernandinho na parede

imagem 

Conforme nosso blog já havia adiantado em outras postagens, Fernandinho vem mesmo recebendo pressão da sua base aliada na Câmara de Vereadores de Petrolina. A pauta: cargos na prefeitura. Os vereadores querem que Fernandinho defina logo os nomes da sua equipe e levaram ao filho de FBC suas exigências.
Zé Batista foi o que mais exigiu cargos. Além da Secretaria de Finanças, onde pretende controlar o dinheiro da prefeitura, Zé Batista exige a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Coordenadoria de Licitações e ainda a pasta de Infraestrutura.
Houve bate-boca e Fernandinho precisou acalmar os ansiosos. Pelo visto a gestão de Fernandinho vai precisar de muito jogo-de-cintura para acomodar tanta vontade de poder do seu grupo.
Blog do Bill Art´s

Espaço do leitor: Torturado, desmoralizado e humilhado por PMs da 76ª CIPM de Juazeiro


imagem 

Eu, como cidadã e principalmente como mãe desse jovem que acaba de completar seus 18 anos, encantado com a maioridade e a conquista de seus direitos como cidadão que é, venho a esse meio de comunicação tão abrangente e importante para nossa comunidade, denunciar esse caso de agressão, tortura e constrangimento que aconteceu com o meu filho a menos de 100 metros da minha residência, quando uma viatura da Polícia Militar de Juazeiro, mais precisamente da 76ª Companhia, ao transitar pelo nosso bairro Malhada da Areia, por volta das 21:30h do dia 16 de agosto, avistou um pequeno grupo de jovens (dentre esses, 2 eram meus filhos, sendo uma menor de idade) sentados, conversando e fazendo lanche ao lado da padaria, como faziam todas as noites.
A viatura voltou para fazer a abordagem. Até aí tudo bem, faz parte do trabalho da polícia. Pediram que todos colocassem suas mãos na cabeça e encostassem na parede, exceto minha filha que era a única menina dentre eles. E assim eles fizeram…
A revista foi feita e um dos 03 policiais encontrou no bolso do short do meu filho um laser e então começou a espancá-lo e colocar o laser nos seus olhos…  Chamá-lo de drogado, vagabundo. Ele, na sua maior inocência falou que seus documentos estavam na carteira e que era cidadão… Aí foi que apanhou mesmo. A minha filha menor, desesperada ao ver seu irmão sendo jogado ao chão, espancado no rosto e chutado pela cabeça, chorava e gritava por socorro e um dos policiais disse que se ela não parasse de gritar iria apanhar também, chamando-a de vadia.
Os vizinhos ficaram horrorizados com tanta crueldade com um menino tão frágil, jovem e desarmado… Um menino/rapaz que de nós, seus pais, só recebe carinho E AMOR… Que é admirado por toda minha comunidade pelo seu comportamento e educação… Que tem um carinho imenso dos seus professores, dos nossos amigos e familiares. Então, no momento da agressão um dos colegas falou que o pai do agredido estava chegando e pessoas da comunidade falaram que ele era filho de engenheiro… Foi aí que eles entraram na viatura e foram embora, e ao saírem ainda ameaçaram de voltar e espancá-lo novamente se estivesse no mesmo local.
Nesse momento os vizinhos foram nos chamar e quando encontrei o meu filho, foi nessa situação que todos podem ver nas fotos, onde já tínhamos limpado grande parte do sangue derramado em seu rosto e roupas.
Todas as providências cabíveis já foram tomadas. Queixa na polícia civil, exame de corpo e delito, denúncia ao Ministério Público, denúncia no Comando Regional de Policia Militar, na própria 76ª companhia onde os 3 PMs são lotados, na Corregedoria da Policia Militar da Bahia, Conselho de Segurança Municipal.
Não é possível que a tortura ainda hoje nos amedronte e faça parte dos modos operantes da tão respeitada e gloriosa POLÍCIA MILITAR.
Eu, filha de POLICIAL que sou, me choquei ainda mais com a falta de trato desses 03 policiais com as pessoas, tão jovens, tendo em vista os benefícios gerados com as parcerias entre POLÍCIA X COMUNIDADES no Rio de Janeiro, onde favelas hoje estão sendo pacificada graças ao apoio das comunidades, e o resultado tem sido bastante visível para todo país e para o mundo.
Não temeremos em buscar justiça! queremos punição para esses 03 policiais que mancham o nome da corporação por seus atos isolados e cruéis!
Os nomes dos policiais: Sd PM EUDINILSON PINTO DE SOUZA
                                        Sd PM SMAILLY SILVA PEREIRA LIMA
                                        Sd PM JOSÉ KAYON DIRLEY SILVA FREIRE
Confiamos no Comando da PM para que apure com todo rigor.
Confiamos na Promotoria Pública na pessoa do Dr. Alexandre Lamas da Costa.
Estarei aqui, no rádio, nas redes sociais e todos os meios de comunicação, cobrando e pedindo JUSTIÇA!
Eu e meu esposo educamos muito bem nossos 03 filhos para que respeitem primeiramente à Deus, aos seus pais, todas as pessoas, sem distinção, e, acima de tudo que sejam cumpridores da leis que regem o nosso país. Sendo assim, podemos exigir que eles sejam respeitados também por qualquer que seja a autoridade, inclusive a POLÍCIA!
Não é possível que precisamos andar com um crachá amarrado à testa para dizer de quem somos filhos, a que família pertencemos, quem são nossos amigos e, acima de tudo, quero dizer que na periferia existem muitos cidadãos e cidadãs, trabalhadores e que merecem respeito. Muitos deles, por falta de conhecimento ou coragem, passam por violências como essa que meu filho passou ou pior ainda e não denunciam por medo, falta de acesso, descaso nos atendimentos em alguns órgão públicos.
Moramos na Malhada da Areia por opção. Nossa propriedade pertence à nossa família a mais de 35 anos e não é por esse ato ISOLADO da PM que vamos nos mudar da nossa comunidade, onde firmamos laços de amizade profunda com nossos vizinhos. A Malhada da Areia é nossa casa e exigimos que nos respeitem no mais amplo grau literário da palavra RESPEITAR. Somos CIDADÃO! Somos GENTE!!!
Com a palavra, O COMANDO DA PM, a JUSTIÇA em todos os níveis que buscamos.
Atenciosamente,
Ana Maria F. Silva Virgolino
Mãe, brasileira, cidadã juazeirense e Engenheira Agrônoma.
Fonte: Blog do Geraldo José
Blog do Bill Art´s

“Fernando Bezerra não fez nada pela irrigação”, dispara Geraldo Coelho


imagem 

Em entrevista a rádio Grande Rio AM, ao apresentador Francisco José, nesta segunda feira (02), o ex deputado estadual Geraldo Coelho fez duras criticas ao seu sobrinho Ministro da integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, segundo ele, Fernando, como ministro poderia ter feito muito pela irrigação no vale do São Francisco, a exemplo do que fez Nilo Coelho e Osvaldo Coelho e no entanto não fez.
“Fernando antes de pensar em ser governador precisa fazer algo pela irrigação da nossa região”.Disse Geraldo.
Na mesma entrevista, o ex-deputado se disse disposto a apoiar o projeto presidencial de Eduardo Campos e Armando Monteiro para governo do Estado. (Plantão do Vale)
Blog do Bill Art´s

PRF apreende dois ônibus da Prefeitura de Afrânio (PE) por irregularidades


imagem 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu dois ônibus da Prefeitura de Afrânio (PE), no Sertão do São Francisco, pelo transporte irregular de passageiros. O flagrante aconteceu na última sexta-feira (30/08), na BR-407, próximo ao distrito de Rajada, zona rural de Petrolina.
Segundo a PRF, os dois veículos estavam com a lotação excedida em mais de 30 passageiros. Os ônibus também não possuíam equipamentos obrigatórios como o tacógrafo (responsável por registrar a velocidade e o tempo de condução do veículo). O extintor estava com o prazo de validade vencido e sem condições de uso.
Os policiais deram um prazo para que as irregularidades sejam sanadas, conforme o artigo 270 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Foto/divulgação: 6ª Delegacia PRF
Blog do Bill Art´s

Próxima edição do Programa Resgate: Com Justiça e Segurança será nesta quarta-feira (4), na Tapera


imagem 

Palestras, encaminhamentos a programas sociais, atenção jurídica e psicossocial além de atendimentos coletivos e individuais serão os serviços oferecidos à comunidade de Tapera durante mais uma edição do Programa Resgate: Com Justiça e Segurança, que será realizado nesta quarta-feira (4), a partir das 8:30h, na escola Félix Manoel dos Santos. A ação é promovida através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Petrolina e o Poder Judiciário, por meio da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Petrolina e a Defensoria Pública.
O programa conta ainda com o apoio das secretarias municipais de Educação e Segurança Cidadã, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Polícia Militar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município (Creas Municipal), Gerencia Regional de Educação (GRE), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Programa Bolsa Família, Conselho Tutelar, Associação de Moradores e entidades locais que trabalham com crianças e adolescentes.
Sedest/PMP
Blog do Bill Art´s

Ex-presidente da Associação de Moradores do KM2 quer adotar a praça da comunidade


DSCN9495 
Alípio da Silva, ex-presidente da Associação de moradores do Km 2, está se articulando junto a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Petrolina no sentido de adotar a praça da comunidade. O pleito já tem o sinal verde do secretário Ricardo Rocha, dependo apenas do parecer da Procuradoria do Município.
O comunitário usou como justificativa revitalizar e reorganizar o espaço, uma vez que não está sendo bem utilizada como forma de lazer, principalmente por jovens e idosos.
Blog do Bill Art´s

TRE cassa mandato e Lossio recorre


charge-de-sabado2

Manifestação em apoio a Lossio reúne aliados, contratados e comissionados


capanha-a-favor-de-julio-lo
Uma manifestação nesta manhã (31) em apoio a Julio Lossio (PMDB) reuniu simpatizantes do prefeito, além de aliados políticos e servidores contratados e comissionados. O grupo, que nem de longe lembrava as multidões que seguiam o peemedebista durante sua campanha, se concentrou na Praça do Galo, e seguiu pelas principais ruas da cidade.
A ideia da mobilização é sair em defesa do mandato do prefeito, que na última terça-feira (27) recebeu a notícia de que o Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) havia determinado a cassação dele e do vice-prefeito, Guilherme Coelho (PSDB).
Camisetas com a frase “Amigos do Peito. Com Julio pra o que der e vier”, foram distribuídas aos participantes, que também carregavam faixas em solidariedade a Lossio. Alguns mototaxistas também aderiram a manifestação.
capanhaprojulio-lossio 

A maior parte do grupo era formado por mulheres, muitas delas funcionárias das Novas Sementes, principal projeto do governo. Curiosamente, era possível ouvir durante a concentração algumas delas se queixando de que foram convocadas para o evento. Abordadas pela reportagem, duas assistentes educacionais, as chamadas Sementeiras, disseram que foram obrigadas a participar para não perder o emprego. “Eu não queria estar aqui hoje. Não posso lhe dar um depoimento sobre o apoio ao prefeito, porque estaria mentindo. Não vim por espontânea vontade, só por receio de ser demitida”, disse uma delas, que pediu para não ser identificada com medo de sofrer retaliação.
Mas, essa não era a opinião de todas. Outra assistente educacional saiu em defesa de Lossio. “Eu defendo porque no momento em que mais precisei, ele me deu a mão, e hoje eu estou empregada. Houve um tempo em que eu e meu esposo estávamos desempregados. Eu tinha acabado de ganhar neném. Através do Nova Semente, eu pude arranjar uma vaga para meu filho e hoje eu também trabalho no Nova Semente”, afirmou Maria Aparecida Alexandre dos Santos.
[T] Fabiano Barros [F] Williano Silva

Blog do Bill Art´s

Lossio Gaiato mistura humor e política nas redes sociais



31 de Agosto de 2013 as 11:30

lossiogaiato35_2
“Armaria, nam”. O bordão, já muito conhecido nas redes sociais, ajudou a projetar o personagem Bode Gaiato, que ganhou milhares de fãs pelo Brasil afora, com os diálogos entre, principalmente, o Bode Junin e sua mãe Zefinha, recheados de um vocabulário peculiar e situações que apelam para a comicidade.
O Bode Gaiato virou tendência. Vários personagens que fazem certa alusão ao personagem foram criados. Em Petrolina, o perfil ganhou um seguidor que vem chamando atenção dos internautas locais. Inspirado no Bode mais famoso do país, eis que, em julho deste ano, surge no Facebook o Lossio Gaiato. Com sacadas de humor crítico e trazendo pitadas dos embates da política petrolinense, a figura, em pouco mais de um mês, já reúne mais de quatro mil seguidores, que se divertem e acompanham diariamente as “gaiatices de um prefeito do interior de Pernambuco”.

heyder--(1) 

Por trás do personagem está Heyder Numeriano, 31 anos, funcionário público, que encontrou nos protestos realizados nos últimos meses a inspiração para criar o Lossio Gaiato. “O nome de Julio Lossio [prefeito de Petrolina] sempre estava atrelado a alguma coisa. Principalmente aos protestos. Como ele estava em evidência, pouco tempo que tinha sido reeleito, e tem essa coisa de ser ou não ser candidato a governador, decidi fazer a brincadeira”, disse Heyder em entrevista ao Gazzeta.
As montagens relacionam a figura do prefeito a situações cômicas e que tenham tido destaque no dia-a-dia do município. E o resultado da mistura de humor e política tem rendido uma média de 80 curtidas diárias e cerca de 30 mil acessos semanais.
[T] Inês Guimarães
Confira a matéria completa na edição impressa do Gazzeta

Blog do Bill Art´s

Correligionários fazem caminhada em defesa de Lossio

Gazzeta 

CAMINHADA-JULIO-LOSSIO-(8)
Aliados e simpatizantes do prefeito Julio Lossio (PMDB) já começam a se concentrar na Praça do Galo para realizar uma caminhada na manhã este sábado (31), no centro de Petrolina. 
A ideia é mobilizar o maior número de simpatizantes do prefeito em defesa do mandato do prefeito, que na última terça-feira (27) recebeu a notícia de que o Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) havia determinado a cassação dele e do vice-prefeito, Guilherme Coelho (PSDB).
A Praça do Galo era local utilizado como concentração das caminhadas do prefeito durante a campanha eleitoral do ano passado

blog do Bill Art´s.

PRF apreende dois ônibus da Prefeitura de Afrânio (PE) por irregularidades



ônibus AfrânioExtintorônibus 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu dois ônibus da Prefeitura de Afrânio (PE), no Sertão do São Francisco, pelo transporte irregular de passageiros. O flagrante aconteceu na última sexta-feira (30/08), na BR-407, próximo ao distrito de Rajada, zona rural de Petrolina.
Segundo a PRF, os dois veículos estavam com a lotação excedida em mais de 30 passageiros. Os ônibus também não possuíam equipamentos obrigatórios como o tacógrafo (responsável por registrar a velocidade e o tempo de condução do veículo). O extintor estava com o prazo de validade vencido e sem condições de uso.
Os policiais deram um prazo para que as irregularidades sejam sanadas, conforme o artigo 270 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). (Foto/divulgação: 6ª Delegacia PRF)

Ex-vereador Toninho está pronto para assumir a Secretaria de Habitação em Petrolina



imagem 

Fernandinho já pode contar com um nome de peso para substituir Edinaldo Lima na Secretaria de Habitação, caso o deputado venha a assumir a prefeitura de Petrolina. O ex-vereador de Petrolina Toninho teve seu nome ventilado para comandar e dar continuidade ao maior programa habitacional do Norte-Nordeste. Ainda não se sabe se a sua indicação é uma exigência do partido ou faz parte da cota pessoal de Fernando Bezerra Coelho.
Blog do Bill Art´s

Mais um acidente de trânsito em Petrolina e o DNIT fecha os olhos

imagemimagem3 

Hoje (02), o contorno que liga a perimetral ao Posto Asa Branca, em Petrolina, foi palco de mais um acidente. O local já é conhecido como um dos pontos de maior insegurança no trânsito de Petrolina e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) fecha os olhos para o problema e não assume nenhuma posição para resolver o problema, já que a via é de sua jurisdição.
Um motociclista foi o responsável pela colisão, que não respeitou a preferência de um veículo Corsa que vinha na rotatória.
Blog do Bill Art´s

Grupo se desentende e carreata é suspensa


imagem 
A carreata articulada pelos amigos de Fernando Bezerra que deveria acontecer na tarde do último sábado (31) foi cancelada. Os correligionários não chegaram a um consenso, houve bate-boca e muita ciumeira. Um vereador da cidade chegou a fazer um empréstimo consignado para comprar os fogos de artifício da carreata e lamentou a desunião do grupo, desabafando entre amigos: “É uma pena que o grupo esteja mais preocupado com os cargos que vão ocupar do que em festejar essa bonita conquista do PSB, depois de 2 derrotas consecutivas nas eleições municipais. Mas estamos confiantes de que Fernando Bezerra é o nosso líder maior e vai conduzir com firmeza esse processo transitório. Ele sim sabe quem merece ocupar os melhores cargos”.
Sobre o investimento nos fogos de artifício, o vereador disse que não vão faltar oportunidades: “Fernandinho está sempre na cidade e já coloquei meu pessoal para soltar os rojões toda vez que ele desembarcar no Aeroporto. O investimento não foi em vão” – finalizou o vereador em uma mesa de bar na tarde deste domingo.
Blog do Bill Art´s

Edenevaldo comemora cassação do Prefeito Julio Lóssio


imagem 
O radialista Edenevaldo Alves, um dos maiores pé-frios de Petrolina (todo candidato que ele apoia, perde em Petrolina), está feliz da vida com a cassação de Julio Lóssio. Uma fonte que trabalha na Petrolina FM trouxe ao blog a notícia de que ele já fez vários contatos com Fernandinho mas não foi atendido pelo deputado ainda. “Edenevaldo está radiante com a cassação de Julio, mas ainda não teve o gosto de parabenizar Fernandinho, que não atende as ligações dele”, comentou a fonte.
Blog do Bill Art´s

Fernandinho não quer conversa com aliados de Gonzaga


imagem 
Nosso blog acertou mais uma vez. O blog de Carlos Britto, cuja pauta é rigorosamente controlada por Fernando Bezerra, publicou matéria sobre o encontro de Fernandinho com vereadores da base aliada para receber os pedidos de cargo em seu possível mandato. O vice de Fernando Filho, Gennedy, sequer ficou sabendo do encontro. Parece que não vai ter mesmo vez no governo e seus pleitos serão recusados. O rasga-rasga tá na rua…
crança de conseguir contratos milionários em uma possível gestão de Fernando Filho, aliados do grupo de FBC estão correndo para regularizar suas empresas (muitas há anos sem emitir uma nota fiscal sequer). Um desses amigos foi visto na manhã de hoje negociando dívidas com a Receita Federal e brandando aos quatro cantos que vai pegar muitas obras na gestão de Fernandinho. Curiosamente, a placa do carro branco dele termina com 4001 (o número que Fernandinho usa na campanha para deputado federal).
Blog do Bill Art´s

Cisternas sob suspeita: TCU suspende pregão de R$ 600 milhões

imgem

O Tribunal de Contas da União (TCU) investiga suspeita de irregularidades em licitação para a compra de 187,5 mil cisternas de plástico a um custo de quase R$ 600 milhões — uma das maiores em curso no governo federal. De acordo com a suspeita do TCU, a concorrência pode ter favorecido uma multinacional que acaba de abrir fábrica em Petrolina (PE), cidade do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
O pregão para a escolha das empresas que vão fornecer as cisternas em seis estados é conduzido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa vinculada ao Ministério da Integração Nacional. No mês passado, uma medida cautelar do TCU mandou suspender o pregão e apontou o risco de “grave lesão ao Erário” se as empresas vencedoras fossem contratadas pela Codevasf.
Entre os participantes está o grupo mexicano Rotoplas, cuja razão social em território nacional é Dalka do Brasil (o nome fantasia é Acqualimp). A empresa já é a maior fornecedora do Água para Todos, programa-chave da gestão do ministro Bezerra e que pretende universalizar o acesso à água no semiárido.
Assim que começou a ganhar os principais contratos para fabricar cisternas, a Acqualimp abriu unidade em Petrolina. A medida cautelar do TCU não impediu que a empresa começasse a fornecer as primeiras cisternas ao Ministério da Integração, como parte da licitação posta sob suspeita.
A Codevasf já foi presidida por Clementino de Souza Coelho, que é irmão do ministro e chegou ao posto poucos dias após a posse de Bezerra, em janeiro de 2011. A presidente Dilma Rousseff demitiu Clementino um ano depois, por suspeita de direcionamento de políticas do órgão para a base eleitoral da família.
Um edital para o fornecimento de cisternas de plástico pela mesma Acqualimp, assinado por Clementino, direcionou a maior parte dos equipamentos para a região de Petrolina, apesar de Pernambuco ser apenas o terceiro estado em demanda por cisternas, conforme diagnóstico do próprio governo. O deputado federal Fernando Coelho Filho (PSB-PE), filho do ministro, disputou e perdeu a eleição para prefeito de Petrolina em 2012.
Para se ter uma ideia do tamanho dessa nova licitação, o número de cisternas a serem fornecidas é o triplo da quantidade já instalada pelo ministério desde 2011, ano em que Bezerra chegou ao cargo. Até agora, a Codevasf instalou 62,1 mil equipamentos, a maioria em Pernambuco. Nos três novos lotes, as outras 187,5 mil cisternas devem ser distribuídas por Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Ceará e Goiás.
O custo individual do equipamento é de R$ 5,9 mil, o que inclui cisterna de polietileno de 16 mil litros para captar água da chuva; bomba d’água manual; e obras de instalação. O custo dos reservatórios de plástico chega a ser duas vezes o de cisternas de cimento, construídas pelas comunidades locais.
Empresa restringiu concorrência de pregão
A suspensão do pregão de quase R$ 600 milhões foi uma sugestão da Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas (Selog), do TCU. Depois de analisar documentos fornecidos por Codevasf e Acqualimp, a Selog concluiu que a empresa vinculada ao Ministério da Integração restringiu a concorrência ao fazer pregão presencial em Brasília, e não um pregão eletrônico.
O ministro responsável pelo processo, Benjamin Zymler, concordou com o entendimento e concedeu a medida cautelar suspendendo o pregão até a análise do mérito pelo TCU.
“Além de não terem sido apresentadas justificativas suficientes para comprovar a inviabilidade da realização do pregão em sua forma eletrônica, a adoção da forma presencial pode ter reduzido a disputa entre os interessados”, diz o ministro no despacho. Em um dos lotes, apenas três empresas se interessaram. Nos outros dois, a empresa que deu o melhor lance acabou desclassificada.
O máximo de economia registrado no pregão, em relação ao preço inicial de R$ 597,8 milhões estabelecido pela Codevasf, foi de 4%, valor considerado baixo pelo ministro do TCU.
“A contratação pode acarretar grave lesão ao Erário”, concluiu Zymler. Ele alertou a Codevasf de que o TCU poderá anular o pregão e deu prazo de 15 dias para o órgão explicar por que adotou o pregão presencial. Já as empresas vencedoras de dois lotes, Acqualimp e Consórcio Fortlev, também terão 15 dias para se manifestarem sobre a acusação de sobrepreço na execução dos serviços.
O consórcio inicialmente vitorioso em dois lotes do pregão foi desclassificado a partir de um recurso apresentado por Acqualimp e Fortlev. Decidiu, então, recorrer ao ministro contra a decisão. A Advocacia Geral da União entendeu que não cabe ao ministro analisar recurso do tipo e decidiu que a contestação nem deveria ser aceita. Bezerra seguiu a AGU e não reconheceu o recurso.
O Ministério da Integração diz ter desclassificado o primeiro consórcio vencedor porque as empresas participantes dele não tinham capacidade financeira ou atuam em áreas incompatíveis. “Em nenhum momento o ministro interferiu na concorrência conduzida pela Codevasf, que ocorreu à luz da legislação”, afirma o ministério.
A instalação da fábrica da Acqualimp em Petrolina também não influenciou qualquer resultado, segundo a assessoria da pasta. “As unidades fabris foram instaladas nos principais centros comerciais, visando principalmente à facilitação da logística de transporte e distribuição das cisternas nos principais estados do semiárido.”
O governo diz que trabalha tanto com cisternas de plástico quanto com de placa. “Somente com uma tecnologia não seria possível alcançar as 750 mil famílias previstas.” A Codevasf sustenta ter adotado o pregão presencial em razão da transparência e das “vantagens econômicas” da modalidade. E aponta economia de R$ 22 milhões na licitação.
A Acqualimp nega irregularidades e diz que as cisternas da licitação sob suspeita serão produzidas pelas fábricas de Penedo (AL) e Montes Claros (MG). “A unidade fabril de Petrolina não está prevista para atender a esses trabalhos em questão”, diz a multinacional. “A empresa já apresentou os esclarecimentos e não há que se falar em sobrepreço. O TCU já expediu documento atestando que as ordens liberadas estão livres para execução e não serão suspensas.” (O Globo)
Blog do Bill Art´s

Anete Ferraz poderá assumir a Secretaria de Educação em Petrolina


imgem 

Mais um nome vazou na composição dos nomes que poderão assumir cargos no alto escalão caso Fernandinho assuma a Prefeitura de Petrolina. A professora Anete Ferraz, que atualmente ocupa a diretoria da GRE em Petrolina. Anete tem relevantes serviços prestados à população e vai comandar uma das pastas mais cobiçadas da gestão municipal.
Blog do Bill Art´s

Prefeitura de Casa Nova- BA entrega oficialmente pá carregadeira para o município


imgem 
A Prefeitura de Casa Nova no norte da Bahia entregou oficialmente ao município, na manha desta sexta-feira (30), uma pá mecânica além de outras máquinas: Motoniveladora e retroescavadeira. 03 máquinas liberadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que ajudarão a melhorar as condições de convivência da população com a estiagem prolongada. As obras realizadas com o maquinário irão ajudar ainda, no escoamento da produção e na mobilidade de comunidades rurais, entretanto, possibilitarem a construção de pequenas barragens para armazenamento d’água.
O prefeito Wilson Cota comemorou mais uma conquista que irá contribuir para desenvolver em tempo muito mais rápido, ações de infraestrutura do município. “A máquina pá-carregadeira, conhecida como enchedeira, vai se somar à motoniveladora (patrol) e a retroescavadeira, que irá melhorar significativamente a frota do município e as atividades na zona rural, como a melhoria das estradas vicinais”, explicou o prefeito.
Com mais uma contemplação no município, por estratégia o prefeito afirma que visa fortalecer as obras de infraestrutura na sede e interior, como o desassoreamento de barreiros e a recuperação e abertura de novas estradas vicinais – as vias que os agricultores familiares usam para comercializar na cidade os produtos cultivados na zona rural. “Estamos reformando estradas que se encontram abandonadas a mais de oito anos”, disse.
“Estas máquinas são do PAC 2 e atendem uma reivindicação dos Prefeitos do semiárido que muito sofreram com os efeitos da seca e pressionaram o governo federal por soluções que amenizassem o sofrimento do homem do campo, sendo atendidos cada município e comigo não tem sido diferente. Nestes oito meses de governo tenho cobrado e feito maior empenho para que estas comunidades sejam atendidas”, pontuou.
O prefeito destacou que tem trabalhado incansavelmente para atender as reivindicações dos moradores e tirar a prefeitura do retrocesso e avançar buscando melhorias em diversas áreas. “ A saúde precisa melhorar muito e a educação também, a partir de agora iremos colocar em suas condições que devem ser. Quando estou na cidade entro na prefeitura as 07:30 da manha saio as 11:00hs da noite, trabalhando com seriedade pra que possamos melhorar o nosso município”, destacou.
Cota afirmou estar indignado com a oposição que segundo ele usa de “fakes” nas redes sócias para criticar a gestão. “Podem criticar que eu não ligo. Não tenho tempo de responder a quem não tem o que fazer. Ficaram oito anos no poder e não fizeram nada a não ser destruir Casa Nova, eles não tem moral pra falar de mim. Tenho que dar satisfações à população e é o que estou fazendo. Estou obedecendo a leis e respeitando a todos”.Disse o prefeito.fizeram nada a não ser destruir Casa Nova, eles não tem moral pra falar de mim. Tenho que dar satisfações à população de Casa Nova e é o que estou fazendo. “Estou obedecendo a leis e respeitando a todos”. Disse o prefeito.
Ascom PMCN
Blog do Bill Art´s

Helder Negão cotado para a Ordem Pública


 
O trabalho de Helder Negão enfim parece que vai ser reconhecido num provável mandato de Fernandinho. Rumores na cidade dão conta de que o deputado vai contemplar Helder com a Secretaria de Ordem Pública, devido ao seu perfil e personalidade forte, o que indica capacidade técnica para desempenhar tarefas na pasta.
Blog do Bill Art´s

Morre, aos 76 anos, o ex-vice-prefeito e ex-vereador de Barro Duro-PI


chico deo 
Morreu, na manhã de hoje (30), na capital piauiense , Francisco Ferreira de Melo, conhecido como Chico Deo. O mesmo foi vereador e vice- prefeito da cidade de Barro Duro (PI).  Chico Deo, que tem suas origens em Santa Filomena, especificamente no Distrito de Campo Santo, ainda jovem começou a militar na política piauiense, sempre exercendo seus mandatos com muita simplicidade e atenção com os menos favorecidos.
 O seu velório está acontecendo na cidade de Barro Duro(PI) e o sepultamento acontecerá, amanhã, ás 10 da manhã, no cemitério da cidade.
 Chico Deo era sogro do funcionário público da Prefeitura de Petrolina, Adalto Melo.

Blog do Bill Art´s

Tribunal de Justiça consolida punição a Compesa por danos na pavimentação do Petrolina

imgemO processo foi movido pela Agência Reguladora Municipal de Petrolina, Armup contra a Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento, Compesa, em 2009 por conta do mal procedimento nos serviços de reposição na pavimentações de ruas, onde foram executadas obras de implantação e substituição de redes de esgotos realizados pela Companhia .
O Tribunal de Justiça de Pernambuco julgou por unanimidade, o recurso da ação improcedente impetrado pela Compesa e agora terá que agora terá que pagar a multa de R$ 29 mil reais à Agência Reguladora. Todos os processos dessa natureza, o TJ já estabeleceu convicção.
A Armup foi criada pela Lei Municipal 1241/03, com poderes de fiscalização técnico-operacional dos serviços públicos realizados pela Compesa.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Aliados de Lossio articulam caminhada de apoio para este sábado (31)


imgem 
A informação que acabou de chegar a nossa redação é que aliados do prefeito Julio Lossio (PMDB) estão articulando uma grande caminhada para a manhã deste sábado (31), no centro de Petrolina. A concentração está marcada para às 9h na Praça do Galo, de onde, durante a campanha, partiram algumas caminhadas do prefeito.
Além de comissionados e amigos mais próximos, a ideia é mobilizar o maior número de simpatizantes do prefeito. A nossa fonte não confirmou se Lossio participará do ato em seu apoio. A considerar o número de votos que o prefeito recebeu em 2012, muita gente é esperada para a caminhada. O ato é uma forma encontrada por aliados para mostrar que o prefeito não está só.
Lossio teve o seu mandato cassa do pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), tornando-se inelegível por 8 anos. A condenação ainda não está transitada em julgado e cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. Juridicamente, o futuro administrativo da cidade tornou-se uma incógnita. (A última notícias)
Blog do Bill Art´s

Adutora do Pajeú beneficiará municípios de Pernambuco


imgem 
Nesta segunda-feira (02/09), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, inauguram, às 9h00, o trecho Serra Talhada e Calumbi da Adutora do Pajeú.
Com investimento total de R$ 547 milhões, as obras da Adutora Pajeú são executadas pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), entidade vinculada ao Ministério da Integração Nacional.
Os primeiros trechos entregues evitaram o colapso de água na zona urbana e já beneficiam cerca de 90 mil famílias na região. Depois da conclusão da segunda etapa, os 598 quilômetros de extensão vão captar água do Rio São Francisco e do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco atendendo, com água de qualidade, 400 mil pessoas em 21 municípios de Pernambuco e oito da Paraíba.
Serviço
Inauguração da primeira etapa da Adutora do Pajeú
Data: 02/09 (segunda-feira)
Hora: 9h00
Local: Serra Talhada
Ministério da Integração Nacional
Assessoria de Comunicação Social
Blog do Bill Art´s

Espaço do leitor: Revolta de um petrolinense


imagem3 
Caro blogueiro Ricardo Banana,
muito me envergonha a nossa Petrolina passando por um vexame deste, enquanto que o Donadon preso há mais de seis meses foi absolvido pela Câmara dos Deputados. Digo isto, caro amigo, sem medo de errar, por que esta Câmara de Vereadores que ai está seria capaz de fazer qualquer coisa para obedecer aos seus padrinhos políticos. Muito me envergonha ver vereadores comemorando a saída de um prefeito que tanto fez pela pobreza de Petrolina, pois os vi comemorando, como é caso do vereador que se diz do Alto do Cocar. Este poderia dizer que é contra o Alto do Cocar, pois ali está sendo projetado uma série de obras e este edil, conhecido como Zenilton do Alto do Cocar não tem postura do que é um trabalho sério para estar rindo da saída do prefeito. Zenilton, o próximo será você que não tem cacife nenhum para ser vereador, pois digo isto com propriedade, pois me mostre uma lei criada ou mesmo um projeto de sua autoria que pudesse favorecer a população, na câmara. É por isto que digo em matéria de edil o senhor é leigo, digo senhor, pois acho mais vergonhoso seus companheiros estarem lhe chamado de excelência.
Dr. Julio é um homem digno, e digo mais, mesmo antes da homologação ele estará de volta!
Abraço,
Braz Ribeiro

Blog do Bill Art´s

Com um rombo de R$ 5 milhões nos cofres, Prefeitura de Lagoa Grande estaria impedida de receber convênios Estaduais e Federais


imgem 

A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande no sertão de Pernambuco, com apenas oito (8) meses de gestão do prefeito Dhonni Amorim, está em ruínas e com grandes dificuldades nas finanças pelo menos é o que o governo alega.
Após a realização de auditória interna, o prefeito Dhonni Amorim teria constatado que a prefeitura está com um rombo de R$ 5 Milhões de Reais nos cofres municipais.
Com o rombo, a prefeitura Municipal de Lagoa Grande, estaria com o nome no CADIN, CALC e SIAFE, com isso, o município está impedida de receber convênios dos governos estaduais e federais.
A noticia foi dada na sessão da câmara desta terça (27) pelo presidente da casa, vereador Francisco Evanilson (Dotor de Iolanda) durante seu discurso, onde discursava justificando as dificuldades que a gestão Dhonni Amorim está enfrentando.
“A prefeitura tem um rombo de 5 Milhões de Reais. A prefeitura está impedida de receber convênios do governo do estado, impedida de receber convenio do governo federal”, disse o presidente Dotor de Iolanda.
Ainda segundo Dotor de Iolanda, o prefeito e sua equipe estão correndo desesperado tentando limpar o nome da prefeitura para que possa voltar a realizar convênios estaduais e federais.
Ele questiona: “Como é que consegue fazer um trabalho com a velocidade que a gente esperamos?”.
O presidente ainda em seu discurso, falou na importância onde a população teve ter conhecimento que a atual gestão pegou uma prefeitura falida e das dificuldades que o município se encontra, assim como, outros municípios também estão passando pela mesma situação. (Com informações, Maurício Alves)
Blog do Bill Art´s

Manoel da Acosap poderá ser secretário de Saúde ou assumir a SEDEST em Petrolina


imgem 

Mais um nome que ventila na composição da equipe de Fernandinho, caso ele renuncie seu mandato de deputado e assuma a prefeitura de Petrolina. O Vereador Manoel da Acosap, ligado ao deputado Adalberto Cavalcanti, é um dos nomes fortes para assumir a Secretaria de Saúde no município. O blog apurou a informação e recebeu também a notícia de que Manoel poderá também optar pelo comando da SEDEST (Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho).
Blog do Bill Art´s

Acidente com vitima fatal na Br que liga Afrânio a Petrolina


imgem 

Por volta das nove e trinta desta manha(30), um veiculo de marca Fiat Siena, placa de Afrânio, colidiu de frente com um caminhão marca Mercedes, nas proximidades do povoado do Arizona-Afrânio.
O motorista do Siene morreu no local. Trate-se do morador da cidade Afrânio Zé de Nunes, comerciante, pai de Marcones Coelho, que foi candidato a Vereador. As autoridades de segurança foram chamadas e prestaram socorro aos acidentados. (Blog do Vinicius de Santana)
Blog do Bill Art´s

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...