sexta-feira, 12 de abril de 2013

Estudante de baixa renda terá isenção de taxa nas federais


EDUCAÇÃO SUPERIOR
 
Quinta-feira, 11 de abril de 2013 - 16:54

Estudantes que comprovem renda familiar per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado o ensino médio na rede pública terão assegurada a isenção total da taxa de inscrição nos processos seletivos das instituições federais (foto: Geyson Magno/MEC – 22/9/10)A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou na quarta-feira, 10, a lei que isenta estudantes de baixa renda do pagamento da taxa de inscrição em processos seletivos de ingresso em cursos oferecidos por instituições federais de educação superior. A isenção foi instituída pela Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013.

A lei determina às instituições de ensino a adoção de critérios de isenção total e parcial da taxa, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos. Fica assegurada a isenção total àqueles que comprovem renda familiar per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou, como bolsistas integrais, em escola da rede particular.

A Lei nº 12.799/2013 foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 11, seção 1, página 1.

Assessoria de Comunicação Social

 BLOG: BILL ART´S

Brasil precisa formar técnicos para ser país desenvolvido, diz Dilma

Educação profissional
Sexta-feira, 12 de abril de 2013 - 12:26
Dilma entrega diploma a formanda do Pronatec e ressalta a importância de todos continuarem os estudos: “Sempre estudando, trabalhando e progredindo na vida” (foto: Roberto Stuckert Filho/PR) A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta sexta-feira, 12, em Porto Alegre, que o Brasil, para ser de fato um país desenvolvido, precisa de técnicos. “Esse é o caminho e precisamos que ele seja extremamente valorizado pela sociedade. Sem técnicos qualificados, o país não avança”, salientou a presidenta.

Na capital gaúcha, Dilma e o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, participaram da cerimônia de formatura de mais de 2,2 mil alunos de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa integra as ações de inclusão produtiva do plano Brasil sem Miséria.

“O que estamos fazendo em nosso país nos últimos dez anos é escancarar a porta para todos os brasileiros entrarem”, disse a presidenta, que aconselhou os formandos a nunca pararem de estudar. “É importante, sempre estudando, trabalhando e progredindo na vida.”

A cerimônia também foi acompanhada pela ministra do desenvolvimento social e combate à fome, Tereza Campello; pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.

Após a solenidade, os formandos participaram de uma feira de emprego. No estado, somente nas áreas de construção civil e supermercados, as empresas têm 1.795 vagas abertas para contratação. Na feira, representantes do Sistema Nacional de Emprego (Sine) vão orientar os concluintes dos cursos sobre a inscrição para vagas em diferentes áreas.

Desafios — O Rio Grande do Sul tem o maior número de matrículas do Pronatec e do Brasil sem Miséria do país. Das 384 mil matrículas efetuadas desde o início de 2012, quase 60 mil foram registradas em 205 municípios gaúchos. “O trabalho na educação é cheio de desafios. Vamos avançar cada vez mais. A meta é chegar a oito milhões de matrículas no Pronatec”, disse Paim Fernandes. “Sabemos que a educação exerce um papel importante para a verdadeira promoção social no país.”

Em todo o Brasil, o Pronatec e o Brasil sem Miséria oferecem 448 cursos em diferentes áreas. Com duração mínima de 160 horas, destinam-se a pessoas com idade a partir de 16 anos. Além de material escolar e didático, os alunos têm alimentação e transporte.

Os programas são executados pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com governos estaduais, prefeituras e iniciativa privada, por meio do Sistema S.

Assessoria de Comunicação Social

BLOG: BILL ART´S

Contas da presidenta da República estão disponíveis na internet


imagem2 
Está disponível na internet a prestação de contas de 2012 da presidenta da República, Dilma Rousseff. O documento, já enviado ao Congresso Nacional pelo Palácio do Planalto, foi liberado pela Controladoria-Geral da União (CGU) para que todos tenham acesso, em cumprimento às disposições legais.
A CGU informou que a prestação de contas é enviada todos os anos ao Congresso Nacional, no prazo de 60 dias após a abertura da sessão legislativa, para ser apreciada com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU).
Dividido em sete partes e com mais de 880 páginas, o documento foi elaborado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) e pela CGU. No documento de prestação de contas da presidenta da República consta desde a política econômico-financeira e social do governo até os sistemas de custos do governo federal.
A elaboração da prestação de contas teve início em novembro de 2012 e inclui todos os ministérios, bancos federais e secretarias responsáveis pela implementação das políticas de arrecadação e aplicação de recursos públicos federais.
A CGU destaca que, na prestação de contas, é importante observar a condução das políticas de assistência social, “notadamente as que envolvem o Programa Brasil sem Miséria, bem como as ações que garantem o crescimento inclusivo da população”.

Pesquisadores da Embrapa realizam estudo sobre feijão com pesquisadores africanos

imagem2 

Pesquisadores da Embrapa Semiárido participaram em março, em Uganda, na África, de treinamento sobre a quantificação de proteínas do “feijão caupi” e da reunião de planejamento do projeto National Crops Resources Research (NaCRRI). Essas foram as primeiras atividades do projeto desenvolvido em parceria entre os dois países.
Todo o programa teve a apresentação do chefe do programa de horticultura da NaCRRI, Sophy Musaama e o pesquisador ugadês, Gabriel Ddamulira e o brasileiro, Carlos Antonio Fernandes e Claudia Correa, da Embrapa Semiárido.
Os objetivos foram oferecer treinamento na análise de proteínas por técnicos; discutir o plano de ação de implementação do projeto para garantir boa execução das atividades do projeto; fomentar a partilha de conhecimento sobre a reprodução do feijão caupi na Uganda e no Brasil entre projetos co-líderes, técnicos e a equipe de execução.
Segundo o pesquisador Carlos Antonio Fernandes, da Embrapa Semiárido, há a necessidade de realizar a quantificação de proteínas em Uganda e no Brasil para comparar os resultados. No entanto, caso as amostras sejam analisadas em Uganda, é preciso a manutenção das máquinas de destilação e digestor, bem como compra de pequenos equipamentos e reagentes que não estão facilmente disponíveis em Uganda.
Carlos Antônio apontou a pesquisa na Embrapa tropical Semiárido e a reprodução do feijão caupi no Brasil, centrada na reprodução do feijão nas regiões do semiárido brasileiro e nas diferentes abordagens utilizadas na reprodução e variedades até agora divulgados através de meios convencionais.
Claudio Correa, também pesquisador da Embrapa, apresentou procedimentos de segurança laboratoriais na quantificação das proteínas do feijão caupi. Ele destacou a necessidade de entender os princípios, os materiais, os reagentes e os equipamentos necessários antes de iniciar no experimento real.
“As apresentações foram altamente interativas com perguntas dos participantes, o que criou uma aquisição de informação e de conhecimento e uma oportunidade de compartilhar sobre a reprodução do feijão caupi na Uganda e no Brasil”, disse Carlos Antônio.
O programa teve alguns encaminhamentos que orientarão a pesquisa a partir dessa união entre Uganda e Brasil, como a importação de germoplasma brasileiro, delineamento experimental e disposição, coleta e análise de dados, a quantificação de proteínas e plano de trabalho. O desenvolvimento da pesquisa deve começar em outubro.
Blog do Banana

Ponto digital para comunidades carentes será inaugurado hoje na Facape

laboratório computador_640x426Serão inaugurados hoje (12) à noite, na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), mais dois laboratórios de informática. Além dos alunos da instituição, a iniciativa beneficiará os moradores de comunidades carentes da cidade.
A inauguração está marcada para as 19h e contará com a presença do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), do presidente da Facape, professor Rinaldo Remígio Mendes, e de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Os laboratórios fazem parte do programa de Inclusão Digital do Governo Federal e são resultantes de convênio entre a prefeitura de Petrolina e o Ministério de Ciência e Tecnologia, que prevê a implantação de 10 laboratórios no município. O investimento é da ordem de cerca de R$ 560 mil, do MCT – por meio de contrato de repasse através da Caixa Econômica Federal – e contrapartida de R$ 55.998,59 da prefeitura.
O programa é direcionado especialmente às comunidades carentes. Além de disponibilizar o espaço com computadores e internet, a iniciativa pretende capacitar jovens para o mercado de trabalho. O projeto também irá colaborar com a ampliação do programa Computador para Todos. (Fonte/foto: Ascom PMP e Facape)

Acordo entre Adagro e Adab permitirá que bovinos de Petrolina sejam abatidos em Juazeiro

Josival/foto divulgação 
Um entendimento entre as Agências de Defesa Agropecuária dos estados de Pernambuco e Bahia – Adagro e Adab, respectivamente – deve resolver a celeuma criada por conta de uma decisão do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB). O gestor proibiu, a partir da próxima segunda-feira (15), que o abate de animais bovinos seja feito no matadouro público da cidade.
O anúncio de um acordo entre os governos baiano e pernambucano nesse sentido foi feito hoje (12) pelo secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, durante sua participação no lançamento oficial da 24ª Fenagri e 7ª Expovale, que acontecerão em maio em Juazeiro.
Ainda ontem (11), Lóssio havia adiantado à imprensa que teve uma recente conversa com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, solicitando-lhe que tentasse um acordo com o governo baiano no intuito de abrir a barreira sanitária ao rebanho bovino da região. A proposta é de que o abate desses animais seja feito no matadouro de Juazeiro.
A reportagem do Blog conseguiu um contato com o secretário de Agricultura do município, Josival Barbosa, por meio de sua assessoria. Ele ratificou que o entendimento entre Adagro e Adab está praticamente selado. Pelo acordo, será criado um corredor sanitário entre Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, no qual serão transportados os bovinos.
Todo o procedimento, segundo Josival, deverá ser fiscalizado pelos dois órgãos estaduais. “O transporte dos animais de Petrolina para Juazeiro será lacrado e apenas para o abate, sendo submetido a uma fiscalização rigorosa”, ressaltou. Mas o secretário acredita que esse trâmite burocrático poder ser facilitado brevemente. “Pela informação que temos, Petrolina deve ser considera zona livre da febre aftosa em dois ou três meses”, completou.

Imagens inéditas do novo filme de Super-Homem são divulgadas

Cinema »  
Imagens inéditas do novo filme de Super-Homem são divulgadas Homem de aço traz Henry Cavill como o herói que veio de Krypton
Publicação: 12/04/2013 09:08 Atualização:

Foto: Warner Bros/ Divulgação
Foto: Warner Bros/ Divulgação

Com estreia marcada para julho, o longa Homem de aço teve 7 imagens inéditas divulgadas pela revista norte-americano. Dirigido por Zack Snyder, de 'Watchmen' e '300', o filme pretende se concentrar no aspecto alienígena do Super-Homem, e no modo como o herói se adapta à Terra.

Homem de aço traz Henry Cavill no papel do super-herói. Foto: Warner Bros/ Divulgação
Homem de aço traz Henry Cavill no papel do super-herói. Foto: Warner Bros/ Divulgação

Homem de aço traz Henry Cavill no papel do super-herói, Amy Adams como Lois Lane e Russell Crowe como Jor-El, o pai biológico do Super-Homem. Diane Lane e Kevin Costner dão vida aos pais adotivos de Clark Kent, Jonathan e Martha.

PT é o partido mais admirado

PESQUISA

Partido do ex-presidente Lula é admirado por 34,3%, bem a frente do PSDB, o segundo, com 7,3%

Publicado em 12/04/2013, às 00h03

Da Editoria de Política

 / Foto: Clemilson Campos / JC Imagem

Foto: Clemilson Campos / JC Imagem

A despeito da condenação de alguns de seus quadros políticos envolvidos no chamado caso do mensalão, o PT é o partido mais admirado pelos recifenses. Na pesquisa espontânea, diante da pergunta “qual o partido político que você mais admira”, a legenda da presidente Dilma foi citada por 34,3% dos entrevistados, uma liderança com folga frente ao segundo colocado, o PSDB (7,3%). Por sinal, o segundo percentual mais alto nesta pesquisa espontânea não coube a um partido, mas ao índice de pessoas que disseram não admirar nenhum partido: 23,7%.

Infográfico

Eleitor Recifense

Em 2012, o eleitorado do Recife ajudou a tirar a sigla da prefeitura, substituindo-a pelo PSB. O partido do governador Eduardo Campos, no entanto, apareceu apenas em quarto lugar, lembrado apenas por 6% dos entrevistados na sondagem.
O cientista político Roberto Santos atribui a preferência pelo selo petista ao que chama de “fenômeno Lula”. O ex-presidente, segundo ele, conseguiu transferir parte de sua popularidade para o partido. “A história do PT é a história de Lula. Ele foi um dos poucos políticos que conseguiu se destacar pessoalmente, mas sempre atrelado ao partido. Lula fortaleceu a legenda”, pontua.
Apesar da larga repercussão do caso mensalão, o PT não capitalizou o ônus do escândalo na mesma proporção, na opinião de Santos. O desgaste foi de caráter personalizado e se restringiu aos atingidos pelas denúncias. A questão da personalização da política também serve para explicar o fato de o partido do governador, que desfruta de altos índices de popularidade no Estado, aparecer em quarto lugar na pesquisa. Isso porque, ao contrário de Lula, o socialista ainda não conseguiu fazer com que sua aprovação pessoal reverbere na imagem da sigla.
O PMDB, partido que tem ligação histórica com a cidade, foi apontado como o terceiro partido mais admirado pelos recifenses, com 6,4%. O PV, antigo partido de Marina Silva, recebeu 3,7% das menções ficando em quinto, enquanto o PTB, do senador Armando Monteiro Neto, ficou em sexto lugar, com 1,8%.

Eduardo Campos diz que povo não está ''sorrindo'' com governo Dilma

rumo a 2014

Governador de Pernambuco critica a incapacidade do governo federal de alavancar a economia sem disparar a inflação

Publicado em 12/04/2013, às 15h56

Do JC Online, com informações da repórter Bruna Serra

Eduardo participou da inauguração da fábrica de cimento Pajeú, em Carnaíba / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Eduardo participou da inauguração da fábrica de cimento Pajeú, em Carnaíba

Foto: Guga Matos/JC Imagem

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, voltou a criticar a incapacidade do governo federal de alavancar o crescimento econômico do País sem disparar a inflação, nesta sexta-feira (12), em visita a Carnaíba, Sertão do Pajeú. Segundo o presidente nacional do PSB, o povo brasileiro não estaria sorrindo com as medidas econômicas de Dilma Rousseff. Eduardo inaugurou a fábrica de cimento Pajeú, em Carnaíba, e seguiu para outras visitas no município e em Afogados da Ingazeira.
"Crescimento não é só estatística, número. É o sorriso do povo e a harmonia da família", disse. Eduardo aproveitou a oportunidade para rebater a crítica do senador mineiro do PSDB, Aécio Neves, de que o PSB estaria em um divã, sem saber se faz ou não oposição ao governo Dilma. "O PSB não está no divã, está onde sempre esteve: ao lado das grandes causas do Brasil, e cada vez mais na cabeça e no coração do povo", respondeu o governador pernambucano.
A nova fábrica de cimento, que irá gerar 140 empregos diretos e recebeu 95% de insenção de ICMS, foi construída com o incentivo do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe). Eduardo, que vem batendo na tecla do excesso de burocratização do Governo Federal, foi elogiado por um dos proprietários da Pajeú, Francisco Petribu, pela desburocratização nos trâmites de construção da fábrica.

O governador visitou ainda em Carnaíba as obras da construção da barragem Pedra D'Água, junto ao secretário da Agricultura, Ranilson Ramos, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Em Afogados da Ingazeira, foi à fábrica têxtil Invesa, fechada há mais de 10 anos, cuja dívida de R$ 4 milhões com o Banco do Nordeste foi renegociada em 100% pelo Governo do Estado. A barragem Pedra D'Água faz parte do programa federal Água Para Todos, que prevê a construção de 400 barragens em Pernambuco, no Sertão do Pajeú.

Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, adquiriu mais 341 notebooks.


Image converted using ifftoany
Dentro das propostas de inovação no ensino municipal, os investimentos em tecnologia vêm tendo destaque. Agora, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, adquiriu mais 341 notebooks. O investimento totaliza R$ 500 mil para o projeto de informatização das escolas dentro da política educacional da rede municipal.
Segundo a superintendente de Administração e Finanças, Kelly Medrado, desde 2011 a Secretaria vem investindo nas novas tecnologias, desde a construção de laboratórios de informática à doação de dez mil notebooks para os alunos. “A próxima iniciativa será o desenvolvimento de um sistema integrado de rede, no qual constem os dados e as notas dos alunos, ressalta a superintendente. A partir dessas informações em tempo real, haverá maior agilidade e eficiência, tanto referente ao acompanhamento da turma quanto ao desenvolvimento de novas políticas baseadas na instantaneidade”, relatou.
Para o secretário da pasta, Coronel Leite, é imprescindível trazer a escola cada vez mais para o mundo tecnológico e contemporâneo. Segundo ele, o governo municipal está buscando investir cada vez mais nas ações para a melhoraria da estratégia de ensino com a inserção de tecnologias digitais. “Para isso, estamos construindo e ampliando o número de laboratórios digitais nas escolas, adquirindo equipamentos como notebooks, projetores, instalação de programas, preparando e capacitação os alunos dentro da inclusão digital e permitem a inovação dos métodos de ensino nas escolas da rede municipal,” reforçou o secretário. (Da Ascom PMP)

IMIP deve assumir temporariamente Hospital de Urgência e Traumas de Petrolina


traumas
Depois do Hospital Dom Malan em Petrolina e o Hospital Regional de Juazeiro, agora será a vez do Hospital de Urgência e Traumas (HUT) ser gerido pelo IMIP. A informação foi divulgada pelo Programa Nossa Voz (GRFM).
Segundo o reitor da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Julianelli Tolentino, revelou que o IMIP pode gerir temporariamente a gestão do Hospital de Urgência e Traumas (HUT). A unidade será transformada em Hospital Universitário e a gestão definitiva ficará com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
No entanto para que a transação seja efetuada, a Prefeitura de Petrolina e o Ministério da Saúde precisam entrar num consenso sobre as questões financeiras e a transferência de comando a Univasf.
Ainda segundo o reitor, 200 servidores ligados à Secretaria Municipal de Saúde e ao Governo do Estado poderão ser mantidos, mas a entrada da Ebserh será realizado concurso público. Julianelli garante ainda que a unidade continuará de urgência, emergência e terá ampliação dos serviços médicos.

FENAGRI/EXPOVALE 2013 será lançada nesta sexta-feira (12) em Juazeiro


Convite-Virtual-Fenagri-Expovale-2013
A Prefeitura Municipal de Juazeiro e instituições parceiras convidam a população para participar da cerimônia de lançamento da Fenagri/Expovale 2013, que acontece nesta sexta-feira (12), às 8h30, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro. A abertura do evento contará com a presença do prefeito Isaac Carvalho, do secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles, de autoridades locais e instituições ligadas ao setor.
A Fenagri/Expovale 2013 que acontece de 14 a 19 de maio, no campus da Univasf em Juazeiro, é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, Governo da Bahia, ACIAJ, ACCOSSF e Instituto Agrotecnologia e conta com o apoio da Univasf; Uneb; Embrapa Semi-árido; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Facape; STRJ e IRPAA.(Ascom)

Medalha Dom Malan: Uma honraria ao homem da cultura e do esporte de Petrolina, Demazinho (Valdemar Cavalcante)


DEMAZINHO CAMARA
Na sessão desta quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores concedeu a Medalha Dom Malan a Valdemar Cavalcante, pelos relevantes serviços prestados a Petrolina e região na área cultural e esportiva. Natural de Campo Formoso-BA, Valdemar Cavalcante, mais conhecido como Demazinho, que chegou a Petrolina no ano de 1957, onde encontrou alegria identificou para o esporte e a cultura popular.
Em 1966 ingressa no esporte de Petrolina se tornando árbitro de futebol na Liga Desportiva Petrolina até 1986, se torna assim, um dos melhores da história do futebol petrolinense. Em 1975, torna-se um componente amoroso da banda marcial da EMAAF, mais tarde instrutor da banda.
Já nos anos oitenta, presidiu a Liga Desportiva do Centro Social Urbano. Em 1982, atua no Departamento de Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal de Petrolina. Visionário, Valdemar cria a Copa do Interior e vivencia ativamente dos jogos escolares do município. Em 1986 assume também o cargo de professor de educação física da Educação da Escola Caiano.
Em 1979, participa ativamente da famosa e folclórica dança do coco da EMAAF e em 1986 do animado xaxado da Escola Paul Harris e do movimento peixe vivo da Escola Caiano. Tem participação ativa, como produtor e animador das quadrilhas juninas de Dona Izaura, de Dona Moça e da EMAAF.
Em 1989, as Escolas José Martins de Deus (Pau Ferro) e José Cícero de Amorim (Rajada), o convidam para ser instrutor das bandas marciais de Rajada e Dormentes em desfiles alegóricos que deixaram marcas na história de Petrolina.
Em 1990, surge o primeiro concurso de quadrilhas do interior, também por iniciativa de Demarzinho, com penas duas concorrentes, no ano seguinte o concurso recebe 14 quadrilhas.
Certamente, a medalha Dom Malan fez justiça e reconhece a dedicação ao esporte, folclore, teatro, humor e repentes. Pensador, poeta, contador de causos e piadas, um artista e defensor das raízes culturais sertanejas. No futebol, nas gincanas culturais, escolas de samba, danças folclóricas, em Petrolina tem a marca de Demazinho.
demazinho -0 2

Jornal: produção do ‘Faustão’ receberia propina de artistas


domingao-do-faustao
Segundo o colunista Leo Dias, do jornal O Dia, em fevereiro de 2011 o apresentador Fausto Silva descobriu que pessoas de sua produção estavam recebendo propina para emplacar atrações musicais no programa. O grupo Exaltasamba, por exemplo, teria pago R$ 220 mil para ter duas datas na atração. Vale lembrar que o cachê cobrado pelo grupo era de R$ 300 mil. Na época, eles lançavam o DVD Ao Vivo na Ilha da Magia.
Uma fonte da coluna foi quem contou tudo ao apresentador Fausto Silva, que resolveu redefinir a equipe de seu programa. Os funcionários envolvidos foram demitidos. Nessa época, o músico Luiz Schiavon, que faz parte da banda RPM, também deixou o Domingão do Faustão.A TV Globo disse que desconhecia o assunto.

Adalberto Cavalcanti pede ao governo estadual para inclusão de Santa Cruz no Programa Pernambuco Igual Para Todos


adalberto cavalcante e o povo
O deputado estadual, Adalberto Cavalcanti (PHS), solicitou a inclusão do município de Santa Cruz nas metas do Programa Pernambuco Igual Para Todos. O objetivo é garantir uma vida mais digna para a população que se encontra em situação de pobreza absoluta.
“Tomamos a iniciativa de solicitar ao Governo de Pernambuco especificamente a Secretária de Cidades-Sede da Copa Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, que incluam o município de Santa Cruz no Programa Pernambuco Igual Para Todos. O atendimento a esta proposição incluirá centenas de seres humanos que hoje apenas sobrevivem, sem que possam vir a ter qualquer perspectiva de uma vida mais digna”, explicou Adalberto. (Da Ascom do deputado)

Hoje é dia da grande festa em Afrânio


festa de afranio vinicinhos

Mais dois homicídios em Petrolina

imagem
Violência. Mais dois homicídios foram divulgados pela polícia sexta-feira, dia 12, em Petrolina. Uma das vitimas foi morta nas imediações do bairro Km 2, perto na garagem da empresa de ônibus, Viva Petrolina. Segundo informações da Policia Militar, a vitima é conhecido como Zezinho e pelo que se apurou no local, o motivo pode ter sido acerto de contas por questão de drogas.
Com mais esses dois assassinatos já são 8 homicídios só este mês de abril em Petrolina. O Pacto pela Vida aponta como número aceitável 6 homicídio por mês em cidades do porte como Petrolina.
O que se constata é que em menos de 15 dias esse número já é superior. A população local cobra e quer saber das autoridades de segurança e do governador Eduardo Campos o que está acontecendo para que as metas do programa Pacto pela Vida estejam sendo descumpridas na maior cidade do Sertão de Pernambuco. São números que assustam a comunidade petrolinense.
 Blog do Banana

Ossada encontrada em Nova Serrana, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, não é de Eliza Samudio.

imagem 
Laudos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil confirmaram nesta quinta-feira que a ossada encontrada em Nova Serrana, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, não é de Eliza Samudio. A hipótese foi cogitada depois que foram encontrados alguns indícios que os restos mortais eram da ex-amante do goleiro Bruno Fernandes.
O delegado responsável pelo caso, Rodrigo Noronha, levantou a suspeita porque a arcada dentária da vítima estava bem cuidada, a altura da mulher era de aproximadamente 1,70 metro, a mesma de Eliza. Próximo à ossada havia uma sandália que, além de ter o mesmo número da usada por Eliza, foi fabricada por uma empresa do Paraná, próximo à cidade da modelo.
Porém, no mesmo dia em que o caso veio à tona, o exame antropológico realizado pela Polícia Civil na ossada já havia praticamente descartado a possibilidade. O laudo confirmou que os restos mortais são de uma mulher com idade aproximada de 35 anos. Vale lembrar que a ex-amante do goleiro Bruno Fernandes desapareceu em junho de 2010 quando tinha 25 anos. Ainda, segundo Lopes, a vítima teria 1,70 metro de altura e era mestiça.
Bruno afastado
O goleiro Bruno Fernandes segue sem o direito de trabalhar na lavanderia da penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O atleta foi punido no dia 1º de maio depois que ele brigou com outro detento. Os dois, que estavam internados no pavilhão 4, destinado ao detentos que trabalham, iniciaram uma discussão e passaram a se agredir, mas não ficaram feridos.
Como punição pelo ato de indisciplina, Bruno Fernandes foi transferido para o pavilhão 1, onde cerca de 90 presos se rebelaram no final de fevereiro, fazendo uma professora e um agente penitenciário reféns.
Com a punição, o goleiro deve ficar mais tempo na cadeia. Isso porque, a cada três dias de serviço ele reduz um da pena. (Estado de Minas)
Blog do Banana

Doméstica demitida sem justa causa deve receber indenização

imagem 

A nova lei dos trabalhadores domésticos trouxe uma série de benefícios para a categoria, como pagamento de hora extra, adicional noturno e intervalos de descanso, que aumentaram os custos do patrão em até R$ 7.000.
A despesa mensal e anual foi calculada levando em conta os gastos com salário; horas extras; FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço); contribuição ao INSS; adicional noturno e vale-transporte, entre outros benefícios que são assegurados pela nova legislação.
Com isso, uma parte dos empregadores já está reconsiderando a contratação e permanência desses funcionários. Porém, caso o patrão resolva demitir o funcionário sem justa causa ele terá de pagar 40% sobre o saldo do FGTS.
A nova legislação foi promulgada pelo Congresso na última terça-feira (2). Com a lei, o patrão passa a ter gastos extras imediatamente que ultrapassam os R$ 7.000 por ano. (R7)
Blog do Banana

Secretaria de Cultura realiza convocatória de artistas e grupos culturais para o São João do Vale 2013

imagem 
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura realiza convocatória para o São João do Vale 2013. A partir desta segunda-feira (15) começam as inscrições para a seleção de propostas de atividades artísticas e culturais que vão integrar a programação cultural do São João da cidade.
A convocatória é voltada para artistas, bandas, trios pé de serra, quadrilhas juninas e grupos de dança que estão interessados em se apresentar durante o festejo. O objetivo é selecionar as propostas locais e regionais.
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 30 de abril, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h, na Secretaria de Cultura, localizada no Centro de Convenções de Petrolina.
O formulário de inscrição e a presente convocatória estará disponível no site da Prefeitura de Petrolina. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones da Secretaria de Cultura: 3861-5157 ou 3862-1534.
Ascom PMP
Blog do Banana

A primeira mulher a receber transplante de útero está grávida

imagem 
Uma jovem turca de 22 anos, a primeira mulher do mundo a receber um transplante de útero com êxito, está grávida, outro feito mundial, anunciaram nesta sexta-feira seus médicos.
“Os testes preliminares de duas semanas são compatíveis com uma gravidez”, indicou, em um comunicado, o professor Mustafa Unal, médico-chefe do hospital universitário Akdeniz en Antalya.
Os médicos conseguiram implantar com sucesso no útero de Derya Sert varios embriões fecundados in vitro a partir de seus óvulos e de espermatozóides de seu marido.
“A saúde da paciente é boa”, enfatiza o comunicado de seu médico.
Nascida sem útero, a jovem se converteu, em agosto de 2011, na primeira mulher a sofrer um transplante de útero com êxito.
Este trasplante, realizado por uma equipe de médicos turcos em Antalya, deu esperanças a milhares de mulheres no mundo, onde cada uma em cada 5.000 nasce sem útero, segundo as estatísticas.
A gravidez de Derya Sert apresenta muitos riscos, mas se desenvolve de uma maneira normal, e a jovem deverá dar à luz por cesariana.
Seu útero deverá ser extraído nos meses seguintes ao nascimento para evitar complicações e risco de rejeição. (Diario de Pernambuco)
Blog do Banana

Espaço do leitor: Denúncia contra a Viva Petrolina

imagem 
Sou funcionário da Viva Petrolina e muito me incomoda saber que a mesma vai assumir uma linha sem ter a mínima condição de permanecer no sistema de transporte da cidade. Estamos com salários atrasados, FGTS sem recolher, sem crédito com os fornecedores (as imagens em anexo provam a precariedade da frota sem pneus na garagem) e como petrolinense me vejo na necessidade de colocar na mídia essa ideia absurda da EPTTC em tirar uma empresa que todos nós sonhamos em trabalhar na mesma pela idoneidade com seus fornecedores e empregados. Prefiro ficar no anonimato para não perder o meu emprego. Do jeito que a coisa tá na empresa que trabalho, pode anoitecer e não amanhecer a Viva Petrolina e sim a Morta Petrolina como batizou o vereador José Batista. Esse é o meu protesto diante das últimas notícias postas na mídia.
Blog do Banana

Solenidade homenageia militares do 5° BPM em Petrolina

imagem 
A manhã desta sexta (12) foi marcada por muitas homenagens no auditório do SENAI, em Petrolina. O prefeito Julio Lossio entregou ao Coronel PM José Ailton Teles, comandante do 5º Batalhão da PM; bem como ao Tenente Coronel Manuel Álvaro de Miranda, a medalha Senador Nilo Coelho. A medalha é uma das honrarias municipais concedidas às pessoas que prestam serviços relevantes à comunidade.
Durante discurso, o homenageado Cel. Teles ressaltou a alegria de estar recebendo a medalha e salientou os trabalhos da Polícia Militar no município. “Foi Petrolina que nos concedeu essa honraria. Isso é uma forma de reconhecimento dos serviços que nós militares desenvolvemos na cidade”, afirmou.
Já o Tenente Coronel Manuel Álvaro de Miranda, muito emocionado, compartilhou o título com os familiares e amigos de profissão. “O mérito só tem valor quando é compartilhado e eu sozinho nada seria sem a ajuda de vocês”, frisou.
No final da cerimônia, Lossio retratou a importância da homenagem, bem como reafirmou os trabalhos da Polícia Militar no município. “Não haveria melhor momento para a entrega dessas medalhas para esses profissionais que atuam diariamente em prol da comunidade. É uma prova que nós reconhecemos a importância dos profissionais da Polícia Militar que a todo instante colocam suas vidas em risco para garantirem mais segurança aos cidadãos”, salientou Lossio.
Ascom PMP
Blog do Banana

Odacy vai discutir com Julio Lóssio as mudanças no matadouro de Petrolina


imagem2 

O deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE) revelou preocupação com a proibição do abate de bovinos, medida anunciada pela Prefeitura de Petrolina. O parlamentar foi procurado em seu escritório político na cidade para intermediar um entendimento com o prefeito Júlio Lóssio.
“Estou muito preocupado com essa medida e já mantive contato com o governo municipal e aguardo encontro com o prefeito Júlio Lóssio para discutir essa questão. Fui procurado por um grupo de empresários que abate no matadouro e me pediu esse entendimento com o prefeito”, frisou Odacy.
Segundo a determinação, o matadouro de Petrolina não poderá mais abater bovinos a partir da próxima segunda-feira (15), so autorizado o abate de caprinos e suínos. Os bovinos serão abatidos em Juazeiro, mas os marchantes alegam que existe uma barreira sanitária entre os dois estados e isso irá prejudicar os empresários do setor.
Segundo informações na imprensa, a partir da próxima segunda-feira (dia 15), o matadouro público de Petrolina não deve abater mais bovinos. A determinação do prefeito Júlio Lóssio pegou de surpresa os marchantes da cidade, que prometem uma mobilização forte a fim de evitar que isso aconteça.
Ascom
Blog do Banana

Seis homens são presos em Dormentes (PE) por suspeita de caçarem animais silvestres

prisão Dormentes 
Seis homens foram presos nessa quarta-feira (10) em Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco, suspeitos de caçarem e matarem animais silvestres ilegalmente. Com eles, a Polícia Militar encontrou várias armas e munições.
A operação contou com o apoio da Ciosac e dos policiais da 3ª Companhia de Polícia Militar, em Afrânio, também no Sertão. A PM chegou ao grupo depois de investigações do Núcleo de Inteligência do Sertão 4 (NIS-4).
Edvaldo Ribeiro de Souza, de 35 anos; Ivonaldo de Souza Rodrigues, de 24; Edson Luís de Macedo, de 33; Marciano de Souza Coelho, de 30; João de Batista de Macedo, de 44, e Lazaro Luís Macedo, de 35, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil da cidade.
Com o grupo foram apreendidas uma espingarda calibre 12, outra calibre 28, mais duas calibre 32 e uma calibre 36, além de dois revólveres 38, materiais de recarga e munições e dois animais silvestres. A operação foi desencadeada nas áreas urbana e rural de Dormentes.

Hospital do Câncer em Petrolina ganha novo aparelho de radioterapia

isabel cristinaNuma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília, onde acompanhou os prefeitos petistas de Pernambuco, a deputada estadual Isabel Cristina (PT) trouxe boas novas para Petrolina.
Além do aumento no repasse dos recursos federais destinados ao Hospital de Urgência e Traumas (HUT), o ministro garantiu à deputada a disponibilização de um aparelho de radioterapia para o Hospital do Câncer, sendo Petrolina um dos três municípios do Estado contemplados com esse equipamento.
De acordo com Isabel, a conquista representa um avanço para a saúde. “Essa conquista representa um enorme avanço no tratamento de câncer em nosso município e região. Quem sofre desse mal, hoje, para fazer radioterapia, precisa se deslocar para outros centros, a exemplo de Recife ou Salvador”, disse. Segundo a assessoria da parlamentar, durante o encontro também foi discutida a possibilidade de atrair recursos para a construção de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) 24 horas em pequenos municípios pernambucanos com população de até 50 mil habitantes.

Homem é preso em Juazeiro depois de colocar cadela em saco de lixo e tentar jogá-la no rio

cadela_640x360Um homem foi preso em flagrante na quinta-feira (11) depois de colocar sua própria cadela dentro de um saco de lixo e tentar jogá-la no rio São Francisco. Voluntários da ONG Proteger e policiais civis chegaram à Orla de Juazeiro a tempo de evitar que a cachorra da raça Fila fosse morta asfixiada e afogada.
Segundo informações da ONG, o aposentado Jonas Alves Pereira já estava tentando se livrar do animal há algum tempo. A entidade soube do fato através de denúncias dos próprios vizinhos e conseguiu acionar a polícia antes que o fato se concretizasse. Mesmo assim, a fila respira com dificuldades, apresentava mais de 40 graus de febre e está com um Tumor Venéreo Transmissível (TVT).
O aposentado foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil, prestou depoimento e foi liberado. Matar cachorro – ou qualquer outro animal – é crime. Não importa se o animal é doméstico, domesticado, silvestre, nativo ou exótico. O que trata disso é o artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998. A lei prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar” qualquer tipo de animal. Se houver a morte do bichinho, a pena aumenta até um terço.
A cadela está internada em uma clínica veterinária de Juazeiro. Quem quiser ajudar no tratamento pode depositar qualquer valor na conta bancária da ONG Proteger (Bradesco, agência 3101-1, conta corrente 116.019-2, CNPJ 17.402.119/0001-93).

Barragens no interior de Pernambuco são reformadas

barreiro1_640x480Neste grave período de seca, quando diversas barragens e barreiros estão praticamente sem água, as obras de recuperação são fundamentais. Por conta disso, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) tem trabalhado na construção e recuperação de armazenagem de água.
No interior de Petrolina estão sendo recuperadas as barragens de Volta do Riacho, Água Branca, Deserto e Soledade. Além de Petrolina, a Codevasf também está reformando barragens em Floresta, Salgueiro e Santa Filomena. Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 2 milhões.
A previsão é de que em meados do segundo semestre deste ano as obras sejam finalizadas. As informações foram repassadass pela assessoria de comunicação da 3ª Superintendência Regional da Codevasf.

Administrador paroquial de Cabrobó (PE) retifica informação divulgada pelo Blog sobre religioso acusado de exploração sexual

Em contato com o Blog, o administrador paroquial do município de Cabrobó (PE), padre Izidorio Batista de Alencar, pede uma retificação referente à notícia divulgada ontem (11) sobre o ex-pároco acusado de exploração sexual, cujo destino será definido pelo Vaticano.
O padre a quem você se refere não é o padre de Cabrobó (PE) em nenhuma das hipóteses, nem por ser o padre que está na cidade, nem por ser filho desta cidade. O mesmo trabalhou aqui no passado, quando as acusações foram feitas, porém, desde o mês de outubro de 2010 ele já não está mais na cidade. A paróquia tem hoje dois outros padres”, informa.

Polícia Federal abre inquérito para apurar envolvimento de Lula em esquema do Mensalão


Foto/Agência 
A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito criminal para apurar um dos fatos descritos em depoimento em que o operador do Mensalão, Marcos Valério, acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter conhecimento e ter se beneficiado do esquema.
A Procuradoria da República no Distrito Federal fez a solicitação de abertura de inquérito na última quinta-feira (4). A PF tem 30 dias prorrogáveis por mais 30 para finalizar a investigação.
O inquérito deriva de um dos seis procedimentos preliminares abertos a partir do depoimento de Valério à Procuradoria Geral da República em setembro do ano passado, feito em meio ao julgamento do caso.
Segundo a Procuradoria da República no DF, a nova investigação vai se debruçar sobre um suposto repasse de US$ 7 milhões de uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau (China) para o Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de contas no exterior.
A Portugal Telecom não chegou a ser investigada no processo do Mensalão, mas viagens e encontros entre alguns dos condenados na ação e executivos da empresa à época do esquema foram usados como prova para a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Procuradoria da República do DF, no entanto, não especificou quem será investigado neste novo inquérito, que não está vinculado formalmente ao processo do Mensalão que corre no STF, no qual 25 foram condenados pelo esquema de compra de votos no Congresso nos primeiros anos do governo Lula.
Após o depoimento de Valério, no dia 24 setembro, o jornal “O Estado de S. Paulo” publicou trechos das declarações. O jornal informou que, segundo Valério, o repasse foi negociado numa reunião que fez com Lula, os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda), e com o então presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta, no próprio Palácio do Planalto.
“Declarações mentirosas”
Após a divulgação do teor do depoimento, Lula classificou as declarações como mentirosas; Palocci disse, por meio de sua assessoria, que os fatos relatados por Valério “jamais existiram”. Miguel Horta declarou, por meio de nota, que ele não teve “qualquer ligação” com o processo do Mensalão.
No dia do depoimento, o STF já havia condenado Valério a mais de 40 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas na ação do Mensalão. Dirceu só seria condenado posteriormente, a 10 anos de prisão, por corrupção ativa e quadrilha. Lula sequer foi denunciado e sempre negou qualquer envolvimento.
No mesmo depoimento, Valério também disse que Lula deu aval a empréstimos dos bancos Rural e BMG para o PT, dinheiro que teria sido usado para comprar votos. Afirmou ainda que dinheiro do esquema pagou despesas pessoais do ex-presidente.
Na época do depoimento, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que Valério era um “jogador“. Naquele mês, em troca do novo depoimento e de mais informações sobre o esquema de desvio de dinheiro público para o PT, Valério pretendia obter proteção e redução de sua pena. As declarações de Valério estão em 13 páginas. (Fonte: G1)

Armando Monteiro Neto vai novamente ao interior de PE discutir demandas de atingidos pela seca

Senador Armando Monteiro Neto/foto divulgação asssessoriaFortemente cotado para disputar o Palácio do Campos das Princesas em 2014, o senador pernambucano Armando Monteiro Neto (PTB) fará nova incursão pelo interior do estado.
O petebista inicia hoje (13) a sua agenda, que será completada neste sábado (14) totalizando seis municípios. Segundo a assessoria do senador, ele estará nas regiões atingidas pela seca, onde fará reuniões de trabalho com lideranças locais para tratar das principais demandas da população.
“Infelizmente a seca é um problema que, muitas vezes a gente só trata quando há sintomas e reflexos tão agudos como os que nós estamos sentindo agora. Mas há no Congresso, no Senado, uma preocupação de fazer uma frente suprapartidária para tratar desta questão em caráter permanente”, pontuou.

Secretaria de Saúde de Lagoa Grande (PE) inicia Campanha contra Câncer de Útero




Foto: Ascom PMLG/divulgaçãoEm Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, a Secretaria Municipal de Saúde deu início ontem (11) a uma Campanha contra o Câncer do Colo de Útero, que está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
As mulheres que moram no município estão recebendo todas as informações sobre como se prevenirem contra a doença. Além disso elas também são contempladas com o exame citopatológico (preventivo) gratuitamente, cujos resultados deverão ser entregues num prazo de oito dias.
Segundo informações da Secretaria, são disponibilizados mais de 600 exames preventivos inicialmente. O órgão ressalta, ainda, que as UBS’s permanecerão realizando os exames após a campanha, já que existe uma demanda reprimida, pois anteriormente o município não estava disponibilizando tal procedimento.

Sobre matadouro, Lóssio mantém determinação: “Petrolinenses não podem financiar lucro de alguns”

Lossio 
O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), deu provas de que sua decisão de não mais permitir o abate de animais bovinos no matadouro municipal é definitiva. Após solenidade de assinatura, em seu gabinete, de um convênio com a Caixa Econômica para a construção de mais mil unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”, na manhã de ontem (11), Lóssio manteve o posicionamento ao falar sobre o assunto à imprensa.
De acordo com o gestor, os petrolinenses não podem ficar financiando o lucro de alguns marchantes (comerciantes de carne), enquanto o município apresenta um grande déficit com a atividade. “Desde a extinção da Empa (empresa municipal que administrava o matadouro) isso já era discutido”, argumentou.
Lóssio afirmou também que quase nenhum marchante da região traz seu gado para ser abatido no matadouro, uma vez que a maioria dos animais vem de estados como Goiás e Maranhão.
Novo matadouro
O prefeito argumentou que ainda se parte da carne abatida fosse distribuída pelos marchantes, ainda haveria uma possibilidade da prefeitura ajudar. Mas como essa hipótese não existe, a ideia é de que os bovinos sejam mesmo encaminhados para o matadouro de Juazeiro. Sobre isso, Lóssio ressaltou ter conversado com o secretário estadual Ranilson Ramos (Agricultura e Reforma Agrária) no sentido deste tentar um acordo para que o Governo da Bahia permita o abate de bovinos da região em Juazeiro – o que hoje não é possível devido à barreira sanitária entre os dois estados.
Ele também admitiu que a prefeitura pretende vender o matadouro municipal para construir um novo destinado apenas ao abate de caprinos e ovinos. “Essa é a vocação da nossa região”, disse. No entanto, descartou que pretende privatizar o equipamento. O projeto de lei n° 034, referente à venda do matadouro, foi enviado pelo prefeito em novembro de 2012. (Fonte: Grande Rio AM)

Delegados de Polícia do Sertão de PE participam de curso ministrado por representantes do FBI

Foto: Ascom PC/divulgaçãoDelegados de polícia de todo o Sertão pernambucano participam até esta sexta-feira (12) do curso sobre “Investigação de Homicídio”, ministrado por policiais do FBI (o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos), realizado no Centro de Formação de servidores de Pernambuco (Cefospe), no Recife.
Promovido pela Secretaria Estadual de Defesa Social, por meio de uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, o curso integra o Projeto de Cooperação entre a Seção de Assuntos de Narcóticos, Justiça e Segurança (NAS) do Governo dos Estados Unidos e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP)
O curso, iniciado na última segunda-feira (8), contou com a presença do delegado especial de polícia e Diretor Integrado do Interior 2, Glaukus Menck; o gestor de Controle Operacional do Interior 2; Lamartine Fontes Filho, além de representantes das delegacias seccionais de Arcoverde, Salgueiro, Araripina e Petrolina.
De acordo com Glaukus Menck, a capacitação representa uma grande oportunidade de especialização para todos os policiais. “Em encontros como esses é possível a troca de experiências e informações. Os agentes especiais instrutores Caroline Marshal, Steve e David, todos Estado de Montana, nos apresentaram situações práticas que vão ser muito importantes para o dia a dia”, finalizou. As informações são da assessoria da Polícia Civil.

IF Sertão-PE/Campus Petrolina promove festival de atletismo neste sábado

atletismo 
A Coordenação de Esporte do IF Sertão-PE/campus Petrolina promoverá neste sábado (13), a partir das 7h, um festival de atletismo nas modalidades feminino e masculino, destinado ao publico em geral. Poderão participar da competição corredores de campo e de pista das categorias mirim (12 a 14 anos), menor (15 a 17) e adulto (a partir de 18 anos).
A coordenação do evento informa aos interessados que as inscrições podem ser feitas na recepção do campus (bairro João de Deus) até as 18h de hoje (12) ou no dia das provas, com os coordenadores.
Segundo a coordenadora do festival, Mariana Santana, a competição conta com a colaboração de alunos dos cursos de Educação Física da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e do Instituto de Educação Superior de Juazeiro (IES) e tem como objetivo difundir o atletismo na região, bem como incentivar a atividade física como fator de promoção da cidadania e de melhoria da qualidade de vida.
Já estão confirmados 170 atletas das cidades de Jaguarari, Sobradinho e Juazeiro (pela Bahia), e Ouricuri, Recife e Petrolina (por Pernambuco), que participaram de provas individuais e coletivas (revezamento) . A competição será regida pelo Regulamento Geral da Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), representada pela Federação Pernambucana de Atletismo (FPA). Mais informações pelos telefones (87) 2101-4300 ou (74) 8816-7041.

Por meio de nota, 3ª SR Codevasf esclarece que licitação para uso de áreas agrícolas no Pontal ocorreu “dentro da lei”

Confiram:
Codevasf 
A respeito da licitação de CDRU (Concessão de Direito Real de Uso) do Projeto Pontal, que acontecerá no próximo dia 17/04, a Codevasf esclarece que, segundo consta no edital:
São, ao todo, seis áreas agrícolas que estarão sendo licitadas. O total somado das seis áreas é de 7,8 mil ha irrigáveis e 2,8 mil hectares não irrigáveis.
A concessão das terras públicas dessas áreas agrícolas do Projeto implicará às empresas vencedoras do processo licitatório, como descrito no edital:
-Destinar no mínimo 25% da área irrigável aos agricultores familiares, com preferência para os desapropriados do Pontal.
-Os lotes destinados a agricultores familiares deverão ter área mínima de cinco hectares e área máxima de vinte hectares para cada integrado.
-Um dos principais benefícios desse formato é a possibilidade de oferecimento do direito real de uso à concessionária e aos produtores rurais integrados como garantia para financiamentos, o maior dinamismo na eventual substituição dos subconcessionários por descumprimento das obrigações pré-estabelecidas, e o de se evitar especulações financeiras, bem como o de possibilitar aos subconcessionados/integrados utilizarem seus recursos em meios produtivos de custeio ao invés de despenderem recursos escassos em aquisições de terras.
Por fim, a Codevasf acrescenta que a lei exige a realização de processo licitatório para a concessão ou venda de lotes, como ocorreu no Projeto Salitre, por exemplo. A lei não permite que a Codevasf destine lotes individuais para produtores escolhidos pela empresa, mesmo tendo sido desapropriado na área do projeto. A Codevasf agiu para que, dentro do que a lei permite, exista uma atenção para com os desapropriados do Pontal, que além de receber uma área de sequeiro, também terão prioridade para o recebimento de, no mínimo, 25% da área irrigável do Projeto após o processo licitatório.
3ª SR Codevasf/Ascom

Começa em Petrolina neste sábado (13), o Aldeia Vale Dançar



imagemUm festival que leva a dança aos palcos, ruas e praças de Petrolina, fazendo um encantador diálogo com a música, cinema, literatura, teatro e artes visuais. Começa neste sábado (13), e vai até o dia 27 deste mês, a sexta edição do Aldeia Vale Dançar – Festival de Dança do Vale do São Francisco.
Promovido pelo Sesc Petrolina, o festival, que cruza com o Palco Giratório – projeto do Departamento Nacional do Sesc, vai apresentar uma série de espetáculos de várias partes do país, a exemplo do Objeto Gritante (São Paulo), O Homem Vermelho (Rio de Janeiro), Compartilhados, Travessia e Tu Sois de onde ? (Recife –PE), além de oficinas, ações formativas, o Seminário Pensamentos de um corpo que dança e os projetos desenvolvidos pelas produções locais: Dois minutos para dança, Conversa sobre dança e Circuito itinerante de dança.
Segundo o supervisor de cultura do Sesc Petrolina Jailson Lima, o Aldeia Vale Dançar na versão 2013, apresenta uma programação bastante diversificada e descentralizada, com eventos agendados para as dependências do Sesc Petrolina, palco do Bambuzinho (centro da cidade), e escolas distribuídas em vários bairros e distritos da cidade. “Petrolina vem se destacando nacionalmente no cenário da dança. Motivo maior para compartilhar com o público e as mais distintas correntes artísticas regionais e convidados de todo o país, algumas vertentes da dança, a exemplo do balé clássico, dança popular, de salão, de rua, do ventre e dança contemporânea. A idéia é gerar uma troca de experiências e aprendizados mútuos com as discussões, os fazeres, contextualizações e apreciações”.
Jailson Lima destacou também o início das oficinas, no dia 13, acontecendo no Sesc e a partir do dia 15, nos bairros, chamando a atenção ainda para o dia 19, quando às 16h 30, sai da frente do Sesc o cortejo Dançando na rua. Formado por inúmeros grupos de dança de lugares como o Rio de Janeiro, Triunfo, Olinda, Petrolina e Juazeiro, o cortejo vai chamar a atenção até o palco do Bambuzinho com folias de reis, bois, xaxado, afoxé, samba de véio e coco.
Para o encerramento da sexta edição do Aldeia Vale Dançar, no próximo dia 27, os organizadores prepararam uma verdadeira maratona, ou melhor, uma Overdança, que vai ocupar praticamente todos os espaços do Sesc Petrolina. Com início marcado para às 16h, com o Mercado Cultural, o Overdança prossegue até às 02h30 da madrugada, numa seqüência ininterrupta de atrações, a exemplo do projeto 2 Minutos para Dança, Baque Opará, Mostra do Dia Internacional da Dança, performances,cenas dançantes e show com o grupo Matingueiros.
“Vamos dançar! Há quem diga que nesse vale tudo que se planta dá, então lancemos sementes, apreciando imagens de corpos que cresceram irrigados pelas águas do Velho Chico e alimentados de sonhos. Aqui a diversidade mostra seu corpo em cores múltiplas, aromas das frutas e vinhos de sol, abraço sonoro em quem chega saudade tenra em quem parte. Dançai!”, convoca o supervisor de Cultura do Sesc.
Serviço:
Todos os espetáculos no Teatro Dona Amélia custarão R$ 2,00 (Comerciários e Estudantes) e R$ 4,00 (Público em geral), exceto no Overdança, que a entrada é franca, porém é necessário retirar convite na bilheteria.
As demais ações e espetáculos que acontecem em outros espaços são gratuitos, porém limitada a capacidade do espaço.
Oficinas: R$ 10,00 (Estudantes e Comerciários) 20,00(Usuários e Público em Geral)
Programação Aldeia Vale Dançar 2013
13/04 – 09 às 12h e 15 às 18h – Oficina de Arte-educação em dança com André Vitor Brandão e Jailson Lima – Sala de dança.
15 a 19/04 – 09 às 12h – Oficinas de dança nas escolas públicas – Bairros de Petrolina.
17 e 18/04 – 16 às 19h – Seminário: Pensamentos de um corpo que dança com a Cia de Dança do Sesc Petrolina – Teatro.
17 e 18/04 – 19 às 22h – Oficina de Dança e Percussão com o Grupo Boi Mojumbá – Sala de dança.
19 a 24/04 – 09 às 21h – Exposição Painel Instantâneo – Hall de entrada do Sesc.
Cortejo Dançando na rua
19/04 – 16h – Mostra Oficinas de dança– Salão do Sesc;
16h30 – Grupo Cambidas (Triunfo/PE) – Rua em frente ao Sesc;
17h – Grupo Boi Mojumbá (Olinda/PE) – Rua em frente ao Sesc;
17h30 – Grupo de Xaxado Luiz Pedro (Triunfo/PE) – Rua em frente ao Sesc;
18h00 – Grupo Folias de Reis (Petrolina/PE) – Rua em frente ao Sesc;
18h – Afoxé Filhos de Zaze (Juazeiro / BA) – Palco Bambuzinho;
19h – Cia Aérea de Dança (Rio de Janeiro / RJ) – Palco Bambuzinho;
19h20 – Samba de Veio (Petrolina / PE) – Palco Bambuzinho;
20h – Coco do Manoel (Recife / PE) – Palco Bambuzinho.
20/04 – 20h – Objeto Gritante / Mauricio de Oliveira & Siameses (São Paulo/SP) – Teatro / Projeto Palco Giratório.
20 e 21/04 – 09 às 12h – Oficina de Dança do Ventre – Sala de dança;
15 às 18h – Oficina de Dança de Salão – Sala de dança;
21 e 22/04 – 09 às 12h – Oficina Improvisação e Composição com Mauricio de Oliveira – Sala Teatro Dona Amélia / Projeto Palco Giratório.
21/04 – 18h – Ilhados / Grupo Experimental (Recife/PE) – Teatro;
19h – Mostra de Cinema – Terraço da Galeria de Artes;
20h – Compartilhados / Grupo Experimental (Recife/PE) – Teatro.
22 a 27/04 – Encontro de professores e instrutores de dança do Sesc Pernambuco.
22/04 – 15h – Meu querido catavento / Coletivo Trippe (Petrolina/PE) e Aganjú / Cia Casa de Orates (Petrolina/PE) – Escola Municipal José Fernandes Coelho – Roçado;
15h – Conversa sobre dança / Experiências Pedagógicas – Biblioteca;
18h – Mostra de dança – Palco Bambuzinho;
20h – Eu vim da ilha / Cia de Dança do Sesc (Petrolina/PE) – Teatro;
23 e 24/04 – 09 às 12h – Oficina de dança contemporânea com Mônica Lira.
23/04 – 16h – Fuá na casa de Zé Mané – Escola Municipal Anete Rolim – Pedra Linda;
18h – Mostra de dança – Palco Bambuzinho;
20h – O homem vermelho (Rio Janeiro/RJ) – Teatro.
24/04 – 15h – Conversa sobre dança / Diálogos entre ilhas – Biblioteca;
18h – Mostra de dança – Palco Bambuzinho;
20h – O homem vermelho (Rio Janeiro/RJ) – Teatro.
25 e 26/04 – 09 às 12h – Oficina de dança contemporânea com Tainá Barreto;
25 e 26/04 – 19 às 21h – Oficina de Ballet Clássico com Cynthia Ramos – Sala de dança;
25/04 – 09h – Aganjú / Cia Casa de Orates (Petrolina/PE) – Escola Municipal Jacob Ferreira – Cosme Damião;
18h – Aganjú / Cia Casa de Orates (Petrolina/PE) – Palco Bambuzinho;
19h – Ausências presentes / Grupo Peleja (Recife / PE) – Teatro … Na noite, encontro-me…/ Dijma D’arc (Juazeiro/BA) – Teatro;
20h – Apresentações de Solos, Duos e Grupos – Teatro.
26/04 – 09h – Mostra de dança de salão / Cia de Dança Canuto (Petrolina/PE) – Escola Municipal Paulo Freire – São Gonçalo;
15h – Conversa sobre dança / Processos Criativos – Biblioteca;
18h – Maria Columbina e Zé Pierrot (Salgueiro/PE) – Palco Bambuzinho;
20h – Para sempre teu / Qualquer Um dos 2 Cia de Dança (Petrolina/PE) – Teatro.
OverDança
27/04 – 16h – Mercado cultural – Corredor de entrada do Sesc;
16h – 2 Minutos para dança (Petrolina/PE)– Sala de dança;
17h – Baque Opará (Petrolina / PE) – Espaço da Cantina;
18h – Mostra Dia Internacional da dança – Palco estacionamento;
18h – Ser híbrido / Grupo Corpo da vez (São Paulo/SP) – Sala de dança;
19h – Mostra Curta Dança – Terraço da Galeria de Artes;
19h – Tu sois de onde? / Grupo Peleja (Recife/PE) – Teatro;
19h30 – Travessia / Grupo Grial (Recife/PE) – Ginásio;
20h30 – Performances – Mercado Cultural;
21h– No caminho das Alimentadeiras / Coletivo Trippe (Petrolina/PE) – Espaço atrás da biblioteca;
21h30 – Matingueiros (Petrolina/PE) – Palco estacionamento;
22h – Travessia / Grupo Grial (Recife/PE) – Ginásio;
22h – Pernambucano / Cia Soul Dance (Salgueiro/PE) – Teatro;
22h30 – O baile / Cia de Dança Canuto (Petrolina/PE) – Salão;
23h – Performances – Mercado Cultural;
23h30 – Coco Trupe de Arcoverde (Arcoverde/PE) – Palco estacionamento;
01h – Tatudobrega / Cia de Dança do Sesc (Petrolina/PE) – Espaço da Cantina;
01h40 – Cena Dançante / DJ Dekúbrega – Espaço da Cantina;
02h30 – Cena Dançante / DJ Jocélio – Espaço da Cantina.
 Clas Comunicação
Blog do Banana

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...