sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sobre matadouro, Lóssio mantém determinação: “Petrolinenses não podem financiar lucro de alguns”

Lossio 
O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), deu provas de que sua decisão de não mais permitir o abate de animais bovinos no matadouro municipal é definitiva. Após solenidade de assinatura, em seu gabinete, de um convênio com a Caixa Econômica para a construção de mais mil unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”, na manhã de ontem (11), Lóssio manteve o posicionamento ao falar sobre o assunto à imprensa.
De acordo com o gestor, os petrolinenses não podem ficar financiando o lucro de alguns marchantes (comerciantes de carne), enquanto o município apresenta um grande déficit com a atividade. “Desde a extinção da Empa (empresa municipal que administrava o matadouro) isso já era discutido”, argumentou.
Lóssio afirmou também que quase nenhum marchante da região traz seu gado para ser abatido no matadouro, uma vez que a maioria dos animais vem de estados como Goiás e Maranhão.
Novo matadouro
O prefeito argumentou que ainda se parte da carne abatida fosse distribuída pelos marchantes, ainda haveria uma possibilidade da prefeitura ajudar. Mas como essa hipótese não existe, a ideia é de que os bovinos sejam mesmo encaminhados para o matadouro de Juazeiro. Sobre isso, Lóssio ressaltou ter conversado com o secretário estadual Ranilson Ramos (Agricultura e Reforma Agrária) no sentido deste tentar um acordo para que o Governo da Bahia permita o abate de bovinos da região em Juazeiro – o que hoje não é possível devido à barreira sanitária entre os dois estados.
Ele também admitiu que a prefeitura pretende vender o matadouro municipal para construir um novo destinado apenas ao abate de caprinos e ovinos. “Essa é a vocação da nossa região”, disse. No entanto, descartou que pretende privatizar o equipamento. O projeto de lei n° 034, referente à venda do matadouro, foi enviado pelo prefeito em novembro de 2012. (Fonte: Grande Rio AM)

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...