terça-feira, 21 de março de 2023

Xi Jinping diz que aprofundar relações com Rússia é escolha estratégica da China

O líder chinês observou que a China segue firme no seu caminho para fortalecer a cooperação estratégica com a Rússia

 Xi Jinping e Vladimir Putin (Foto: Xinhua)


O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com seu homólogo russo, Vladimir Putin, na tarde de segunda-feira (20) em Moscou.

Na reunião, o líder chinês lembrou que, há dez anos quando tomou posse da presidência da China, o destino da primeira viagem internacional foi a Rússia. Ao longo desta década, manteve uma estreita comunicação com o presidente Putin, disse Xi Jinping.

Ele ainda agradeceu ao presidente russo pelas mensagens de congratulações em primeiro momento pelas reeleições como secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da China.

Xi Jinping afirmou que, sob a firme liderança do presidente Putin, a Rússia obteve grande progresso, por isso o povo russo continua oferecendo firme apoio na eleição presidencial no próximo ano.

Sobre as relações bilaterais, o presidente chinês enfatizou que existe uma profunda lógica histórica no desenvolvimento da parceria China-Rússia. A consolidação e o desenvolvimento das relações entre os dois países são opções estratégicas feitas pela China com base nos próprios interesses fundamentais e na tendência do desenvolvimento mundial. O presidente chinês acrescentou que a China segue firmemente a direção do reforço da coordenação estratégica com a Rússia. Ambos os lados estão trabalhando pelo desenvolvimento e pela revitalização do país, apoiam o multilateralismo do mundo e promovem a democratização das relações internacionais.

Por sua vez, Putin deu calorosas boas-vindas ao presidente chinês e o congratulou pela reeleição como presidente da China. O líder russo lembrou que os grandes êxitos alcançados pela China em todas as áreas atribuem-se à excelente liderança do presidente Xi Jinping, fato que também provou a superioridade dos sistemas de Estado e governança da China. Putin acredita que, sob a firme liderança do presidente Xi Jinping, a China continuará seu desenvolvimento e prosperidade, além de alcançar os grandes objetivos.

Os dois chefes de Estado trocaram profundamente suas opiniões sobre a questão da Ucrânia. Xi Jinping reiterou que a voz da paz e racionalidade está sendo acumulada e a maioria dos países do mundo apoia alívio da tensão por meio de negociações de paz. Por uma visão história, os conflitos sempre foram resolvidos por meio de diálogo e negociação. O líder chinês lembrou que recentemente a China publicou um documento sobre a posição da China em relação à questão da Ucrânia, no qual emitiu o apelo pela solução política da questão e a oposição à mentalidade de Guerra Fria e às sanções unilaterais. A China está disposta a desempenhar seu papel construtivo para a solução política da questão.

Putin elogiou a posição chinesa de defender a imparcialidade, a objetividade e o equilíbrio. Ele disse que a Rússia analisou o documento da China sobre a solução política da questão da Ucrânia. O presidente russo apontou que a parte russa adota uma atitude aberta sobre a negociação de paz e aplaude o papel construtivo da China nesta questão.

No final da reunião, os dois chefes de Estado disseram que estão aguardando a próxima reunião amanhã.  

A convite de Putin, Xi Jinping chegou no mesmo dia à capital russa para uma visita de Estado. (Rádio Internacional da China).


BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...