segunda-feira, 26 de abril de 2021

Renan anuncia recurso contra decisão que o impede de relatar CPI: “medida esdrúxula”

 

Renan Calheiros (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) se manifestou sobre a decisão liminar da 2ª Vara da Justiça Federal de Brasília que o impede de ser relator da CPI da Pandemia. Para ele, trata-se de “interferência indevida” do Poder Judiciário na atuação do Legislativo.

“A decisão é uma interferência indevida que subtrai a liberdade de atuação do Senado. Medidas orquestradas pelo governo Jair Bolsonaro e antecipada por seu filho. A CPI é investigação constitucional do Poder Legislativo e não uma atividade jurisdicional”, afirmou Renan. 

“Nada tem a ver com Justiça de primeira instância. Não há precedente na história do Brasil de medida tão esdrúxula como essa. Estamos entrando com recurso e pergunto: por que tanto medo?”, completou.

Sobre a ação

O juiz Charles Renald Frazão atendeu a um pedido da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) e concedeu a decisão liminar (temporária). Cabe recurso e a expectativa é que ela seja revertida até mesmo antes da reunião desta terça às 10h, que marcará a instalação da Comissão.

Zambelli alegou que Renan é alvo de “apurações e processos determinados pelo STF, envolvendo improbidade administrativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o que compromete a imparcialidade que se pretende de um relator” e é pai do governador de Alagoas, Renan Filho. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...