segunda-feira, 26 de abril de 2021

Paulo Guedes terá grandes derrotas na semana e perderá controle sobre cargos estratégicos do Ministério

 

(Foto: ABr)

Paulo Guedes deve perder o controle sobre postos estratégicos no seu Ministério ao longo da semana, tornando-se, cada dia mais, uma figura enfraquecida e sem capacidade de gestão. Ele irá perder toda a área do antigo Ministério do Planejamento - inclusive a Secretaria de Orçamento Federal, informa o jornalista Luis Costa Pinto em seu programa “Sua Excelência, o Fato” (assista ao programa abaixo). E perderá ainda mais.

Waldery Rodrigues, segundo na hierarquia da pasta, deixa a Secretaria da Fazenda Nacional por determinação direta de Jair Bolsonaro e vira apenas assessor especial do ministro. Bruno Funchal deixa o Tesouro Nacional e assume a Secretaria da Fazenda, abrindo a possibilidade para uma indicação política de algum nome designado pelo senador Davi Alcolumbre para a Secretaria do Tesouro. Marta Seiller deve deixar a secretaria-geral do Plano Plurianual de Investimentos e o será ocupado por indicação do Centrão.

Ainda sob resistência de Guedes, Jair Bolsonaro está insistindo em em recriar o Ministério do Planejamento e lá alojar Rogério Marinho, arquirrival do ministro da Economia. Para o Ministério do Desenvolvimento Regional, no lugar de Marinho, deve ser nomeado o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) a fim de conceder uma vaga pesada para o Senado no Ministério, furar o Orçamento e dividir votos - sobretudo do MDB - entre os senadores. 

Guedes já recebeu até mensagem de texto do colega Luiz Eduardo Ramos, o general de pijama que ocupa a Casa Civil, agradecendo-o pela cordialidade com a qual está cedendo os anéis para não perder os dedos. Em resposta a Ramos, Guedes tentava até este domingo (25) fazer de Marinho apenas presidente do Banco do Nordeste do Brasil - para conservar intacta a estrutura do seu outrora "superministério" e, ainda assim, abrir vaga para Gomes na Esplanada. (Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...