POR
Soletrar, cantar, dialogar, brincar e comprar, tudo em inglês. Foi o que fizeram os estudantes das redes públicas municipais, estaduais e também de escolas particulares de além de adultos de Petrolina, que estão em contato direto com o idioma de Shakesperare, exercitando o speaking, listening e readgin (falando, escutando e escrevendo). Foi a culminância do Projeto English for a Day (Inglês por um dia), que reuniu na Chácara Virgínia na área ribeirinha, cerca de 300 jovens. Cantando no karaokê,jogando voley, nadando na piscina ou animando fantoches, eles se aperfeiçoam no inglês. No espaço de aprendizado prático, os participantes dispunham de mesas com souvenirs (canetas, copos, livros, chaveiros, skates). Numa lanchonete os jovens eram servidos, utilizando o dólar como moeda de troca.
Símbolos da cultura norte-americana como a bandeira, ajudavam a compor a ornamentação do ambiente. O vermelho e branco se misturavam às cores da bandeira do Brasil, num ambiente multicor. Para o instrutor Guilherme de Brito o evento teve um caráter competitivo, mas sem prejudicar a essência do projeto que é estimular o aprendizado por meio da interação. “Três alunos de cada escola serão selecionados e o desempenho deles será observado, depois apenas um de cada grupo será classificado para a final. Cinco serão os escolhidos para viajarem para o exterior”, disse. A professora da escola Laurita Leda, Juçara Nunes, ressaltou que o projeto estimula o aluno a não só aprender e a praticar um novo idioma, como contribuir com o desenvolvimento geral. “Hoje é a culminância, contudo não é apenas uma experiência de um dia, mas resultado de um ano de vivências que envolvem atividades práticas e lúdicas”, afirmou.
Para Ana Maria Barros a coordenadora do projeto, a iniciativa dar oportunidade para que os participantes experimentem hábitos, costumes de uma cultura diferente e a escola como um lugar de interação é fundamental para estimular esses saberes”, explicou. O secretário de Educação, Heitor Bezerra Leite, conversou com os professores e estudantes e parabenizou a ação dos professores e o desempenho dos estudantes. O prefeito Julio Lóssio também interagiu com os presentes, e fez questão de respeitar as regras do evento, dirigindo-se aos seus interlocutores em inglês. No final, já falando em português falou sobre a importância no mundo contemporâneo em dominar outros idiomas: “vamos realizar mais desses eventos, eles são fundamentais para a ampliação do conhecimento”, completou.
Blog do Bill Art´s