sexta-feira, 6 de julho de 2018

INCRA entrega ´101 Títulos Definitivos` em Petrolina

  (C.Geral)



A Superintendência Regional do Incra no Médio São Francisco entregou nessa quinta feira(05) títulos definitivos. Está ação é a primeira do município e vai beneficiar 101 famílias dos assentamentos Mansueto de Lavor, São Francisco e São José do Vale.
O evento aconteceu no auditório do Senai, a partir das 19h. O evento faz parte de uma agenda nacional que visa a independência dos assentamentos por meio da titulação definitiva.
Presenças do prefeito Miguel Coelho, do senador Fernando Bezerra Coelho, dos deputados federais Fernando Bezerra Filho, Adalberto Cavalcante e Augusto Coutinho, do deputado estadual Odacy Amorim, o superintendente do Banco do Brasil Eliezio Ferreira, do Banco do Nordeste Tomé Francisco, e do superintendente do Regional do Incra Bruno Medrado,
A titulação definitiva é uma das principais metas do Incra. Com este documento, o assentado passa a ter a posse definitiva do lote, podendo negociar diretamente com bancos novas linhas de créditos voltadas para a agricultura familiar.
Em 2017 a SR-29 entregou aproximadamente 4 mil Contratos de Concessão de Uso (CCU), que são Títulos Provisórios, a primeira garantia do trabalhador rural assentado com o Programa de Nacional de Reforma Agrária. Para este ano está prevista a emissão de outros 2 mil CCU.
Na ocasião também foram  assinados os contratos dos créditos Semiárido, Fomento Mulher e Fomento Produtivo, assinatura do contrato do Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE), que pela primeira vez chegou ao valor de R$1.093.000, e a assinatura da Ordem de Serviço para a recuperação de estradas vicinais em benefício dos assentamentos Josias Samuel e São José do Vale. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

FENAJ VAI ACIONAR A JUSTIÇA CONTRA AI-5 DA GLOBO


Júlia Dolce, Brasil de Fato e 247- A presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Maria José Braga, anunciou nesta quinta (5) que a assessoria jurídica da organização já está preparando uma ação para apresentar ao Ministério Público e à Procuradoria Geral do Trabalho contra as normas anunciadas pela Rede Globo no último domingo para impedir seus profissionais de expressarem-se em redes sociais. "A Constituição Brasileira preza pela democracia e pelas liberdades individuais e coletivas, asseguradas inclusive nas cláusulas pétreas. Então as empresas têm que observar esses direitos antes de baixarem suas normas. Seus trabalhadores são, antes de mais nada, cidadãos brasileiros", afirmou.
A revisão das diretrizes de jornalismo divulgadas pelo Grupo Globo coleciona críticas de entidades de classe. Sindicatos e associações de profissionais consideram que, por proibir a jornalistas da casa quaisquer manifestações em seus perfis pessoais nas redes sociais que possam "comprometer a percepção" de que o Grupo Globo é "isento", é um tipo de cerceamento da liberdade de expressão.
A atualização aos Princípios Editoriais da empresa, divulgados pela primeira vez em 2011, ocorreu por meio de uma carta do presidente do Conselho Editorial do Grupo, João Roberto Marinho. No documento, Marinho justificou as diretrizes como necessárias para evitar que a isenção da profissão seja comprometida, ou a imagem da empresa, manchada.
Entre as diretrizes, por exemplo, estão a proibição de compartilhar mensagens que revelem posicionamentos políticos, partidários ou ideológicos, até mesmo em mensagens privadas no Whatsapp; de curtir postagens realizadas por figuras políticas; e até mesmo de criticar publicamente marcas ou produtos, como hotéis e restaurantes.
Por fim, as diretrizes estabelecem que, em caso de dúvida, a única solução para o jornalista é "consultar sua chefia".
Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) destacou que repudia a ação do Grupo Globo, por afrontar os direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal referentes à liberdade de manifestação de pensamento.
"Ao impor as novas 'diretrizes', o Grupo Globo amordaça os seus profissionais, estabelecendo a censura prévia. As 'diretrizes' aparecem como 'recomendações', mas fica evidente que quem não segui-las será responsabilizado e sofrerá consequências", destaca o texto.
Para Marcos Urupá, coordenador do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, ao estabelecer tais diretrizes, o Grupo Globo cria uma confusão entre a vida profissional e privada dos jornalistas.
"O profissional jornalista, regido pelo seu próprio código de ética, já tem o compromisso de divulgar com máxima precisão, objetividade e apuração os fatos narrados e apurados jornalisticamente. Isso não se confunde com a opinião privada do profissional. Compreendemos que essa posição é completamente equivocada, não se aplica às atuais estruturas sociais com acesso à internet e conexões móveis. É uma contradição com o atual mundo que vivemos e uma penalização do profissional que não tem nada a ver com o que a empresa pensa", disse.
Tendência
Nos últimos tempos, diretrizes do tipo vêm sendo colocadas por outros veículos de imprensa. Em outubro do ano passado, o jornal Folha de S.Paulo divulgou um código de normas que foi acrescentado ao Manual da Redação, afirmando que revelar preferências partidárias ou futebolística e escolher lados em situações "controversas" "tende a reduzir a credibilidade do jornalista e da Folha".
O comunicado da Folha foi divulgado logo após a demissão do jornalista Diego Bargas, por ter realizado "perguntas inconvenientes" ao apresentador Danilo Gentili em uma entrevista, e, logo em seguida, ter sido perseguido pelos fãs de Gentili nas redes sociais por conta de seus posicionamentos políticos.
Em dezembro de 2017, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também aprovou um código de conduta que dita regras que vão desde como os funcionários devem se vestir até a forma como devem se comportar em seus perfis nas redes sociais, e foram duramente criticadas pelos seus funcionários.
Segundo Gésio Passos, Coordenador Geral do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e Funcionário da EBC, a empresa tem realizado uma perseguição política dos funcionários que divergem de nova linha editorial imposta pelo governo golpista de Michel Temer (MDB).
"A EBC tenta castrar seus empregados a partir de punições mas ela, de fato, sem um processo administrativo, não pode demitir os empregados. Não chega a esse cúmulo que a Globo está fazendo. Lá, a tentativa de censurar os jornalistas faz parte de uma nova política da empresa de impedir que os empregados tenham opiniões diversas de sua linha editorial, e com isso, criando polêmica sobre sua própria cobertura que ela afirma ser isenta, e a gente sabe que não é, como a de nenhum veículo", destacou.
Maria José Braga destacou também situações em que ações sindicais foram bem sucedidas contra veículos que tentaram cercear a liberdade de seus empregados. Foi o caso do jornal O Povo de Ceará, que recebeu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público do Trabalho (MPT), durante as eleições de 2016, após colocar diretrizes para o comportamento de seus jornalistas.
"Não é a primeira vez que isso ocorre nem uma exclusividade do Grupo Globo, mas o que chamou a atenção nesse caso é que as restrições são muito amplas, e são colocadas para a vida privada de um jornalista. Nunca tinha havido uma restrição tão grande", pontuou.
Procurada, a assessoria de imprensa do Grupo Globo afirmou que não conseguiria responder às denúncias até a publicação desta reportagem.

Blog do BILL NOTICIAS

LULA CHAMARÁ CONSTITUINTE SE FOR ELEITO EM 2018

REUTERS/Diego Vara

O ex-presidente Lula pretende convocar uma nova Assembleia Nacional Constituinte, caso consiga disputar e vencer as eleições presidenciais de 2018. O recado foi dado após a visita de João Pedro Stédile, do MST, e Rui Falcão, do PT. O foco dessa constituinte seria a reforma do sistema político brasileiro, que, segundo Lula, apodreceu. Confira abaixo o relato da visita:
Da página lula.com.br – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta quinta-feira (5) sua intenção de disputar as eleições presidenciais em outubro. "Ele avisou que será candidato até as últimas consequências, custe o que custar", afirmou o coordenador do MST, João Pedro Stédille, após visita a Lula em Curitiba. "Ele disse: diga ao povo brasileiro que sou candidatíssimo e que lutarei para isso", ressaltou Stédille.
Acompanhado do ex-presidente do PT, Rui Falcão, o coordenador do MST anunciou um calendário de mobilizações populares pela libertação e em defesa da candidatura de Lula ao Planalto. Entre as ações, está prevista a coleta de um abaixo-assinado direcionado ao STF e ao STJ pela liberdade do ex-presidente.
Além da petição, o Rio de Janeiro recebe no próximo dia 28 o festival Lula Livre, convocado pelos músicos Chico Buarque e Gilberto Gil. No dia seguinte, caravanas devem deixar a região do semiárido nordestino em direção a Curitiba, onde Lula está preso.
Já no dia 31, onze representantes de movimentos sociais de todo o país iniciam uma greve de fome em frente ao STF para cobrar do Judiciário a reparação dos abusos do processo contra Lula. No dia 15 de agosto, milhares irão às ruas para marcha que terminará com a entrega do registro da candidatura do ex-presidente no TSE.
Constituinte
Durante a visita, Lula anunciou ainda a intenção de promover uma assembleia constituinte caso seja eleito para um terceiro mandato. "Ninguém mais aguenta essa sujeira. A direita não tem candidato. A política brasileira está apodrecendo. A solução no meu governo vai ser convocar uma Constituinte", disse Lula a seus companheiros.
Rui Falcão ressaltou também a preocupação constante do ex-presidente sobre o tema da soberania nacional. "Ele alertou para o fato de que estão entregando nossas riquezas, de que o país está em liquidação", relatou Falcão, ao destacar a ingerência crescente dos Estados Unidos no continente.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Congresso de comunicação movimenta o turismo e a economia do Vale do São Francisco

   (C.Geral)

O Intercom Nordeste 2018,  cujo tema é “Desigualdades, Gênero e Comunicação”, acontece entre os dias 5 e 7 deste mês, em Juazeiro – BA. Com 1.435 inscritos e cerca de 650 trabalhos nas modalidades Expocom, DT’s e Intercom Jr, o evento conta com a participação de estudantes, profissionais e professores das áreas de publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas, rádio e Tv, e impulsiona o turismo e a economia nas cidades de Juazeiro – BA e a vizinha Petrolina – PE.
As ilhas banhadas pelo Rio São Francisco, museus, restaurantes com comidas típicas, bares com música ao vivo nas orlas das duas cidades, feiras de artesanatos e vinículas são atrativos de ambas as cidades. Uma diversa rede de hotéis e pousadas recepcionam turistas durante o ano inteiro.
De acordo com Paulo Gil, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares e Restaurantes de Juazeiro e Região da Bahia (SECHBRJUBA), a cidade possui cerca de 10 hotéis e 8 pousadas em funcionamento, com uma média de  20 leitos por estabelecimento.
Juazeiro e Petrolina são cidades de médio porte, situadas no sertão nordestino. Também conhecidas como cidades-irmãs dispõem de fácil acesso por via terrestre, ou aérea, através do Aeroporto Senador Nilo Coelho, que fica na cidade pernambucana. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

MARUN, HOMEM FORTE DE TEMER, ENTRA NA MIRA DA PF POR FRAUDES EM MINISTÉRIO

REUTERS/Ueslei Marcelino

Um dos aliados mais próximos de Michel temer e considerado homem forte de sua gestão, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB-MS), está na mira da Polícia Federal pela suspeita de envolvimento com o esquema criminoso de fraudes para a concessão de registros sindicais no Ministério do Trabalho. A PF solicitou autorização para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Marun e a sua chefe de gabinete, Vivianne de Melo, mas o pedido foi negado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo ministro Edson Fachin, do STF, que alegou falta de provas para tal ação.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator das investigações da Operação Registro Espúrio, cuja terceira fase foi deflagrada nesta quinta-feira (5) e resultou no afastamento do ministro do Trabalho, Helton Yomura, avalizou o posicionamento da PGR, mas destacou as suspeitas sobre Marun.
Mensagens interceptadas pela PF nas fases anteriores da operação apontaram que Marun "se vale de sua força política para solicitar concessões de registros das entidades [sindicais] de seu interesse". Mais recentemente, em um relatório datado de 23 de maio, os os investigadores apontaram que o chefe de gabinete do ministro do Trabalho, Júlio de Souza Bernardo, conhecido como Júlio Canelinha e que foi preso nesta quinta-feira, enviou uma mensagem solicitando que um despacho publicado no Diário Oficial da União fosse revertido de maneira a atender a um pedido de Marun, que teria sido contrariado em seus interesses com a publicação da medida original.
Na publicação do DOU, o despacho retirava a designação de "cooperativas" do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas de Carnes de Derivados, Indústrias da Alimentação de São Gabriel do Oeste (Sintrael), ambas em Mato Grosso do Sul, reduto eleitoral de Marun.
Carlos Marun ainda não se pronunciou sobre assunto.(247)




Blog do BILL NOTICIAS

Agora é lei: Moto Chico é oficializado no calendário de eventos de Petrolina

   (Por:C.Britto)
Foto/divulgação


Autor de um projeto de lei recentemente aprovado na Casa Plínio Amorim, propondo a oficialização do tradicional encontro de moto clubes em Petrolina – Moto Chico – no calendário de eventos de Petrolina, o vereador Aero Cruz está sorrindo à toa.
Aero, juntamente com alguns integrantes de moto clubes da cidade, comemorou nesta quinta-feira (5) a sanção do prefeito Miguel Coelho ao projeto, que agora passa a ser lei.

Blog do BILL NOTICIAS

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar mais de R$ 27 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do sábado (7)

Mega-sena acumula mais uma vez. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Mega-sena acumula mais uma vez. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O prêmio da Mega-Sena mais uma vez acumulou. Ninguém acertou as dezenas: 18 - 22 - 29 - 34 - 36 – 47. Elas foram sorteadas pelo Caminhão da Sorte na noite dessa quinta-feira (5), na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

A quina registrou 80 apostas vencedoras. Cada ganhador receberá R$ 24.597,04. A quadra teve 4.927 apostas premiadas; cabendo a cada acertador levará R$ 570,54.

A estimativa da Caixa é de um prêmio de R$ 27,5 milhões para o próximo concurso da Mega-Sena, marcado para este sábado (7), às 20h.

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do sábado, em qualquer loja lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. A aposta mínima custa R$ 3,50.



Blog do BILL NOTICIAS

Diretor do SAAE de Juazeiro se diz “tranquilo” e acredita na “reconsideração” de denúncia formulada pelo TCM ao MPBA

  (Por: C.Britto)
Joaquim Neto. (Foto: Arquivo Divulgação)

Como este Blog mostrou ontem (5), o Ministério Público da Bahia (MPBA) foi acionado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) para apurar suposta prática de improbidade administrativa do diretor do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, Joaquim Neto. De acordo com o TCM-BA, Joaquim teria cometido irregularidade na prorrogação de contrato, firmado em 2013, no valor original de R$ 63 mil com o “Bar do Batata”, para fornecimento de refeições, que levou ao final a um desembolso pelo SAAE de R$ 220 mil nos dois anos seguintes.
Em nota, Joaquim Neto explicou que já recorreu da decisão, se disse “tranquilo” e acredita na “reconsideração” do TCM-BA.
Acompanhem, na íntegra:
O diretor do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, Joaquim Ferreira de Medeiros Neto, assegura estar tranquilo com relação à decisão proferida pelo Tribunal de Contas dos Municípios e acredita que, após a apresentação do recurso cabível, restará esclarecida a regularidade da prorrogação contratual com base na jurisprudência do TCM/BA e TCU.
Registra, ainda, que confia na seriedade e senso de justiça do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, de modo que aguardará confiante pela reconsideração, fato que é juridicamente comum no âmbito do Tribunal, como ocorreu com as contas de 2015.
Ascom/SAAE

Blog do BILL NOTICIAS


JUNGMANN NOMEIA EX-MULHER PARA CARGO EM SEU MINISTÉRIO

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Débora Albuquerque, ex-mulher do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, foi nomeada como Secretária-Executiva Adjunta da pasta comandada por ele. Nomeação, publicada no Diário Oficial da União no último dia 2, aconteceu na mesma data em que ela foi exonerada do cargo que ocupava na Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, segundo matéria do BR18.
Jungmann já havia protagonizado feito semelhante no ano passado, quando um de seus filhos foi nomeado para um cargo comissionado no Ministério da Ciência e Tecnologia pelo ministro Gilberto Kassab. A nomeação, porém, foi anulada a pedido do próprio Jungmann após o caso vir a público.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Conta de luz mais cara deve elevar inflação em 0,5 ponto

Desde o fim do ano passado, o mercado já previa reajustes fortes nas tarifas das distribuidoras de energia, mas as altas têm superado as projeções

  Por: Folhapress
Conta de energia elétrica
Conta de energia elétricaFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

aumento na conta de luz deste ano deve atingir uma média de 14% no país, acima do esperado por analistas, adicionando 0,5 ponto percentual à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2018. Na segunda-feira (2), a Aneel (agência reguladora do setor elétrico) autorizou um reajuste ainda mais salgado nas contas da Eletropaulo: 15,84%, valor que passa a valer já nesta quarta-feira (4).

Tal como nas tarifas dos demais estados, a alta da distribuidora paulista ficou acima das projeções -que giravam entre 9,1% e 11,5%-, o que acabou pesando bastante no movimento de elevação das previsões de tarifa para o ano. A avaliação geral é que a energia elétrica seguirá nos próximos meses como um dos principais fatores de pressão inflacionária, ainda que a inflação, de modo geral, esteja em níveis considerados baixos. Em 12 meses, até junho, o IPCA gira ao redor de 3,7%.

Um ponto importante é que, bastante superiores à inflação, os preços da energia elétrica pesam muito no bolso do consumidor, em especial o de baixa renda. O que faz com que ele sinta menos a inflação cheia em níveis mais baixos. Só o reajuste da Eletropaulo deverá adicionar 0,14 ponto sobre o IPCA de 2018, a maior parte disso sentida em julho, diz Thiago Curado, economista da consultoria 4E.

Isso após a taxa de inflação prévia mais alta registrada em junho nos últimos 20 anos, influenciada também pela paralisação dos caminhoneiros, iniciada no fim de maio. Desde o fim do ano passado, o mercado já previa reajustes fortes nas tarifas das distribuidoras de energia, mas as altas têm superado as projeções.

A consultoria GV Energy projetava alta de 10% na tarifa média para o Brasil neste ano. Segundo Helder Sousa, diretor da TR Soluções, a expectativa era de um aumento de 9,4%, percentual que foi revisado para 14% após os últimos reajustes autorizados.



Blog do BILL NOTICIAS

CRIME Os detalhes de horror sobre a morte do médico em Aldeia

Na casa onde Denirson Paes Silva foi morto, polícia encontrou muitos vestígios de sangue. Transformado em sepultura, poço foi ornado com flores

A polícia ainda não sabe ao certo a motivação do crime e nem de que forma Denirson Paes Silva foi morto. Foto: Facebook/Reprodução
A polícia ainda não sabe ao certo a motivação do crime e nem de que forma Denirson Paes Silva foi morto. Foto: Facebook/Reprodução

Um vaso de flores ornamentais e pedras cuidadosamente arrumadas foram usados para decorar a macabra sepultura na qual o poço da casa do médico e advogado Denirson Paes Silva, 54 anos, no condomínio Torquato de Castro, em Aldeia, se transformou ao servir como esconderijo de seu corpo esquartejado e carbonizado. Dentro da cacimba vedada, os restos mortais estavam cobertos com cloro líquido e em pastilha, areia, concreto e metralhas, numa clara tentativa de ocultação de cadáver. 

Foi esse o cenário encontrado por policiais civis quando chegaram à residência da vítima, que, segundo os investigadores, foi assassinada pela esposa, a farmacêutica Jussara Rodrigues Paes Silva, 54 anos, e pelo filho Danilo Paes, 23, recém-formado em engenharia civil pela UFPE. Dentro da casa, foram descobertos diversos vestígios de sangue. A polícia ainda não sabe ao certo a motivação do crime e nem de que forma a vítima foi morta - na casa não foram encontradas armas ou objetos que pudessem ter sido usados para matar Denirson. No entanto, há indícios de que um pedido de divórcio por parte de Denirson tenha levado os suspeitos a planejarem o assassinato. O corpo foi descoberto na tarde da quarta-feira e os suspeitos foram presos preventivamente ontem. Eles já haviam sido autuados por ocultação de cadáver e são sendo investigados por assassinato. 

Os peritos do Instituto Criminalística, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa, encontraram grandes vestígios de sangue no hall social e no banheiro próximo à piscina, que fica ao lado da cacimba, indicando o arrastamento do corpo do médico até o local onde o cadáver foi armazenado. Também foram achados vestígios de sangue no banheiro do primeiro andar da casa que, segundo a polícia, era usado por Danilo. 

“Durante a perícia, observamos que o ambiente havia sido bastante alterado como forma de dificultar qualquer investigação. Com a ajuda de reagentes, conseguimos ver gotículas de sangue no piso, mas também muitas manchas de limpeza. Alguns cômodos da casa receberam pintura recente e, ao lado da cacimba havia uma área que tinha recebido cimentação recente, numa tentativa de esconder o local onde o corpo foi carbonizado”. detalhou o perito do IC Fernando Benevides. Foi a cimentação, inclusive, que levou os peritos à cacimba. “O uso de substâncias químicas dentro da cacimba também sugere a tentativa de evitar que o odor do cadáver viesse a se espalhar”, acrescentou.

No dia 20 de junho, Jussara registrou queixa do suposto desaparecimento de Denirson. A mentira, descoberta posteriormente pela polícia, foi inventada cerca de 20 dias após o assassinato, que teria ocorrido entre 31 de maio e 3 de junho. Durante mais de um mês, até a quarta-feira passada, mãe e filho seguiram morando na casa, ao lado da cacimba com o corpo do médico. 

Segundo a Polícia Civil, o caseiro e a empregada que trabalhavam para a família afirmaram que Jussara havia solicitado limpeza excessiva em alguns ambientes, no início de junho. O resultado da perícia dos restos mortais e dos vestígios de sangue encontrados, para confirmar que o corpo é mesmo da vítima, sairá em 10 dias. Após os laudos, a polícia fará reprodução simulada do crime, indicando a forma como o médico foi morto e os locais da residência onde ele foi esquartejado e carbonizado. 

Mãe e filho ficam em silêncio

Para a Polícia Civil, não há dúvidas quanto à autoria do crime. Após a descoberta de indícios do assassinato dentro da residência, Jussara e Danilo Paes foram conduzidos à delegacia de Camaragibe e se negaram a prestar depoimento à delegada Carmem Lúcia. 

“A mulher e o filho se resumiram a dizer que só vão falar em juízo. Então as investigações estão muito no início. Muitas pessoas ainda serão ouvidas. O que podemos dizer é que, em depoimento, o filho mais novo do casal (Daniel Paes, 23 anos) afirmou que o relacionamento dos pais era bastante conturbado, bem como a relação de Danilo com o pai. Também contou que o pai havia pedido o divórcio à mulher, informação que foi confirmada pelos funcionários da casa”, contou o chefe da Polícia Civil de Pernambuco Joselito Kehrle. 

Segundo ele, Daniel está bastante abalado com a situação, dispensou assessoria jurídica e está colaborando com as investigações. Também não há indícios de que ele possa ter alguma participação no crime.

Último contato foi em 30 de maio

A última vez que o médico e advogado teve contato com alguém externo à sua família foi no dia 30 de maio, data em que ele entrou em casa e não saiu mais. Neste dia, ele cancelou uma viagem de férias para Miami (EUA), que faria com a esposa, com data do voo para 2 de junho. 

Segundo a delegada Carmem Lúcia, neste mesmo dia Denirson enviou mensagem de WhatsApp para a secretária do consultório médico particular onde trabalha, afirmando que retomaria os atendimentos do mês de junho. Desde então, ninguém conseguiu falar mais com ele nem as câmeras do condomínio Torquato Castro registraram imagens suas saindo ou entrando na casa. No perfil do Facebook, funcionários das clínicas de saúde onde Denirson Paes Silva trabalhava postaram mensagens, durante o mês de junho, solicitando que o médico entrasse em contato com as empresas.  

“No mesmo dia 30 de maio, uma quarta-feira, os funcionários disseram que foram dispensados por Jussara e só retornaram ao expediente na segunda-feira, dia 4 de junho, o que pode indicar que o assassinato e a ocultação do cadáver tenham ocorrido entre 30 de maio e 3 de junho. Em outro depoimento, um funcionário disse que no dia 12 de junho sentiu um forte odor próximo à cacimba e também havia muitas moscas. Jussara chegou a afirmar para ele que teria jogado um gato morto. Mas os restos mortais encontrados pelos peritos e pelo Corpo de Bombeiros eram de humanos”, contou a delegada.  

No dia 20 de junho, Jussara, que é farmacêutica e funcionária pública, registrou boletim de ocorrência sobre o suposto desaparecimento do marido. 

“Nesse depoimento, ela sugere que ele poderia ter viajado para ver a Copa do Mundo na Rússia e menciona que o viu pela última vez em 30 de maio. Durante o depoimento, Jussara não chorou nem apresentou remorso, e outros indícios nos levaram a solicitar à Justiça um mandado de busca e apreensão na casa”, detalhou Carmen Lúcia. Jussara e Denirson são naturais de Campo Alegre de Lourdes, pequena cidade do interior da Bahia, e estavam juntos há 40 anos, entre casamento e namoro. 

Da libertação à prisão em uma hora

Em menos de uma hora, o destino dos suspeitos de matar o médico e advogado Denirson Paes Silva sofreu uma reviravolta. Logo após receberem alvarás de soltura em audiência de custódia realizada pelo juiz Otávio Pimentel, no Fórum de Jaboatão dos Guararapes, e até cogitarem a volta para a casa onde ocorreu o crime, para responderem ao processo em liberdade, a mulher e o filho mais velho da vítima foram surpreendidos pelas prisões temporárias decretadas pela juíza da 1ª Vara Criminal de Camaragibe, Marília Falcone.

O prazo da prisão temporária por acusação de crime de homicídio corresponde a 30 dias, prorrogáveis pelo mesmo período. Com isso, Jussara Rodrigues foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina Bom Pastor e Danilo Paes para o Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel). Antes disso, seguiram de volta para a Delegacia de Camaragibe. Na chegada à unidade policial, mais uma vez usaram capuz preto, assim como na audiência, e se negaram a falar com a imprensa.

No entendimento do juiz Otávio Pimentel, bastava a aplicação de medidas cautelares junto aos dois suspeitos e não a decretação de prisão pela acusação de ocultação de cadáver. Entre as medidas estavam comparecer mensalmente à sede do juízo competente para informar endereço residencial atualizado, não se ausentar da Região Metropolitana do Recife por mais de 15 dias sem prévia comunicação ao juízo competente, e entregar os respectivos passaportes no prazo de cinco dias úteis.

O magistrado justificou que os suspeitos ainda não tinham sido condenados por outro crime doloso, com sentença transitada em julgado, o que seria um pré-requisito para decretar a prisão preventiva. O juiz, inclusive, não acatou fiança estipulada pela delegada responsável pelas investigações, Carmem Lúcia. O valor chegou a R$ 1,9 milhão para a farmacêutica e o engenheiro.

Os dois suspeitos deixaram a Delegacia de Camaragibe ainda na madrugada de ontem em direção à Delegacia de Prazeres. De lá, pela manhã, seguiram com escolta policial para o Fórum de Jaboatão. Antes da audiência de custódia, Jussara chegou a adormecer na cela de espera do fórum. Ambos também receberam orientações do advogado deles, Alexandre Oliveira.

Na audiência de custódia, mãe e filho voltaram a falar de uma viagem em família programada para o mês passado, mas cancelada porque o médico estaria com depressão. Voltaram a afirmar que o cardiologista sumiu sem deixar pistas e que procuraram a polícia para falar sobre o desaparecimento.

Remédios 
De acordo com a delegada Carmem Lúcia, quando à polícia chegou à residência da família, em Aldeia, na quarta-feira, Danilo ficou na sala de estar da casa e a mãe ministrava alguns remédios para o filho. “Jussara acompanhou o trabalho da perícia, mas a gente percebia que ela tentava evitar que a polícia fosse próximo à cacimba. E ela também tomava medicações. Danilo chegou a sugerir que o pai havia se suicidado e os dois parecem muito unidos”, relatou Carmem Lúcia.(DP)



Blog do BILL NOTICIAS

Banco de Leite do Hospital Dom Malan/IMIP realiza campanha para arrecadação de potes de vidro

   (C.Geral)

O Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan/IMIP (Biama) está realizando este mês de julho uma campanha para arrecadação de potes de vidro que serão usados para o armazenamento do leite ordenhado e pasteurizado, destinado aos bebês prematuros.
Os potes precisam ser de vidro para resistirem ao processo de esterilização e a tampa de plástico para não enferrujarem. Os mesmos passam por constantes aquecimentos e resfriamentos, sofrem desgastes e precisam ser substituídos por outros. “Nesse caso, o ideal é que os vidros sejam de café solúvel do tamanho médio”, explica a diretora médica do Biama, Flávia Guimarães.
“Precisamos dos potinhos com urgência para distribuirmos principalmente entre as doadoras para captação do leite cru. Esse simples gesto vai contribuir para mantermos o banco de leite em funcionamento. A doação dos recipientes é tão importante quanto a doação de leite humano”, afirma.
Esses potes de vidro, geralmente, acabam indo para o lixo quando o seu conteúdo acaba. “Doando para o Biama mais mães poderão se tornar doadoras e mais leite poderá ser coletado. É uma maneira sustentável de ajudar os bebês e o meio ambiente”, acredita a fisioterapeuta da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCI) e apoiadora da campanha, Juliana Benevides.
Os interessados em ajudar na arrecadação podem deixar os potes de vidro no próprio Biama, que fica no Hospital Dom Malan/IMIP, na Avenida Joaquim Nabuco, s/n, centro, Petrolina, ou em outros pontos de coleta que poderão ser informados pelo telefone (87) 3202-7067. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS







VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...