segunda-feira, 14 de março de 2022

Ucrânia diz que reunião desta segunda-feira pode decidir sobre encontro entre Zelensky e Putin

Reunião desta segunda-feira discutirá sobre eventual encontro entre Zelensky e Putin

Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin (Foto: Reuters)

Representantes das delegações ucraniana e russa que se reúnem por videoconferência nesta segunda-feira (14) devem concordar em marcar uma reunião entre os presidentes dos dois países, disse o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.

"Representantes das delegações de nossos países negociam diariamente em formato online", disse Zelensky. "Nossa delegação tem a tarefa clara de fazer todo o possível para organizar a reunião presidencial, o que, tenho certeza, é esperado por todos. Eles devem entender que é uma história complicada, além de um caminho difícil, mas extremamente necessário ."

"Nosso objetivo é que no decorrer dessa luta e desse difícil processo de negociação a Ucrânia obtenha o resultado necessário, que é necessário para todos nós, para a paz e a segurança, para que tenhamos garantias normais e efetivas". 

O porta-voz da presidência da Rússia, Dmitry Peskov, disse à TASS no final da semana passada que outra rodada de negociações entre Moscou e Kiev seria realizada no formato on-line na segunda-feira. Peskov também disse que a delegação da Rússia nas conversas on-line com a Ucrânia seria liderada pelo assessor presidencial russo Vladimir Medinsky, assim como nas rodadas anteriores de negociações. 

A primeira rodada de negociações russo-ucranianas foi realizada na região de Gomel, na Bielorrússia, em 28 de fevereiro. As negociações duraram cinco horas. 

A segunda rodada de negociações foi realizada em 3 de março em Belovezhskaya Pushcha, na Bielorrússia. As negociações resultaram em um acordo para abrir corredores humanitários para evacuar civis.

As delegações se reuniram para a terceira rodada de negociações em 7 de março, na região de Brest, também na Bielorrússia. Em 10 de março, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, se reuniu com seu colega ucraniano, Dmitry Kuleba, à margem de um fórum diplomático em Antália, na Turquia.TASS.


BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...