segunda-feira, 19 de julho de 2021

Bolsonaro anuncia que vetará novo Fundo Eleitoral de quase R$ 6 bi: "valor astronômico"

 

Jair Bolsonaro e Congresso Nacional (Foto: Reuters)

Jair Bolsonaro afirmou à TV Brasil nesta segunda-feira (19) que vetará o novo Fundo Eleitoral, aprovado pela Câmara dos Deputados, que reserva R$ 5,7 para campanhas eleitorais de 2022. Somado ao fundo partidário (R$ 1 bi), o país desembolsaria um total de R$ 6,7 bilhões no próximo ano, o que representa 0,09% do seu PIB.

“O valor é astronômico, mais de R$ 6 bilhões para se fazer campanha eleitoral. […] Então, é uma cifra enorme, que no meu entender está sendo desperdiçada, caso ela seja sancionada. Posso adiantar para você que não será sancionada”, disse em entrevista à TV Brasil.

“Eu tenho que conviver em harmonia com o Legislativo. E nem tudo que eu apresento ao Legislativo é aprovado. E nem tudo que o Legislativo aprova, vindo deles, eu tenho que sancionar do lado de cá. Mas a tendência nossa é não sancionar isso daí em respeito ao trabalhador, ao contribuinte brasileiro”, prosseguiu.

Um grupo de parlamentares chegou a ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com um mandado de segurança para que fosse anulada a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pelo Congresso, no qual foi aprovado o novo "fundão".

Ainda nesta segunda-feira, o vice-presidente, Hamilton Mourão, também disse que vetaria o Fundo Eleitoral caso coubesse a ele tal decisão: “acho que está exagerado". (247).

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:




RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...