quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Chomsky: com Lula, Brasil era respeitado e agora é motivo de chacota

(Foto: Ricardo Stuckert)

O filósofo e linguista Noam Chomsky, professor emérito do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e professor da Universidade do Arizona, diz em entrevista à Folha de S.Paulo que nos tempos em que o Brasil foi governado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva era um país respeitado no mundo. 
"Dez anos atrás, o Brasil era um dos países mais respeitados do mundo, e Lula era um dos principais estadistas no palco global. Agora, o Brasil virou motivo de chacota. Está se transformando em pária internacional e pode até sofrer boicotes por causa da Amazônia" - disse o filósofo americano.   
Chomsky critica a retórica de Bolsonaro, comparando-a com a de Donald Trump: "Sua retórica é muito atraente para parte da população. Isso está ocorrendo no mundo todo. Nos EUA, [Donald] Trump é muito eficiente, sabe como deixar as multidões inflamadas e direcionar o ódio e o ressentimento das pessoas para bodes expiatórios".  "Bolsonaro faz o mesmo", afirma o filósofo.   
Chomsky viaja frequentemente ao Brasil. No ano passado, visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão, em Curitiba, reuniu-se com os então candidatos Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) e se encontrou com o amigo Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...