quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

GLOBO COMEÇA CERCO A BOLSONARO


247 - Com uma "blitzkrieg" (guerra-relâmpago) ao estilo da família Marinho, os principais veículos de mídia das Organizações Globo começaram a operação de cerco a Bolsonaro, desde a última terça-feira (11), numa escalada. Como é usual, a ponta-de-lança da ofensiva foi o Jornal Nacional, em sintonia com o site G1, a Globo News e o jornal O Globo, num movimento que mobiliza diversas frentes de comunicação. Reportagens no Jornal Nacional, no G1, em O Globo uma artigo de uma porta-voz informal dos Marinho, a jornalista Míriam Leitão e até um editorial no jornal da família. Não foi ainda um rompimento, mas um aviso: o cerco começou. Aparentemente, há sintonia com o general Hamilton Mourão, o vice rebelde.
No Jornal Nacional, o alvo tem sido Flávio Bolsonaro e o esquema do clã Bolsonaro no gabinete do filho do deputado na Assembleia Legislativa com ramificação para o a gabinete de Jair, o pai, na Câmara dos Deputados (aqui). Nos jornal O Globo há uma ofensiva mais aguda, com a edição em papel e virtual do jornal desta quarta-feira (13) ostentando uma sequência de títulos críticos:
"Mourão: seria 'burrice ao cubo' se transações de ex-assessor forem 'caixinha' paga com cheque" - reportagem
"Falta clareza no caso Queiroz" - artigo de Míriam Leitão.
"Janaína Paschoal dispara contra quem se apropria do salário de seus funcionários" - na coluna Ancelmo Gois.
"As perguntas sem respostas no caso do ex-assessor de Flávio Bolsonaro" - artigo da jornalista Fernanda Krakovics.
"Ex-funcionário de Flávio Bolsonaro passou 248 dias no exterior e recebia salário da Alerj" - reportagem.
"Não podem pairar suspeitas sobre Bolsonaro - editorial de O Globo.
Nos textos, especialmente no editorial, há cuidado para não declarar guerra formalmente. O editorial de O Globo busca este ponto de equilíbrio desejado pelos Marinho, ao concluir: "Jair Bolsonaro assume em pouco mais de duas semanas para exercer o mandato em momento especialmente grave. As finanças públicas em todos os níveis do Estado brasileiro rumam para o colapso. Cabem a ele e a seu governo encaminhar para a aprovação pelo Congresso as devidas correções. Daí ser imperioso não haver qualquer suspeita que o diminua politicamente, o que não aconteceu agora. Mas depende do total esclarecimento do que aconteceu no gabinete de Flávio Bolsonaro."
O cartão amarelo está dado. A "blitzkrieg" desses dias não teve como objetivo derrubar, mas foi a primeira advertência. 
2019 será turbulento em todos os terrenos.

Blog do BILL NOTICIAS

Polícia prende mais de 200 jovens que participavam de protestos nas universidades dos EUA

Ação coloca em xeque propaganda de que o Estado norte–americano protege a liberdade de expressão Protesto pró-Palestina na Universidade de C...