sábado, 16 de setembro de 2017

LULA PEDE A MORO PARA DIZER SE ALTEROU ACUSAÇÃO DO MPF



A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta sexta-feira, 15, na 13ª Vara Federal criminal de Curitiba, pedido para que o juiz federal Sérgio Moro esclareça se alterou a acusação do Ministério Público Federal relacionada à ação penal sobre supostas vantagens indevidas recebidas pelo ex-presidente da Odebrecht. 
Segundo o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, o pedido mostra que em decisão proferida no último dia 13, o juiz Sergio Moro fez referência a uma hipótese acusatória diferente daquela exposta na denúncia e sobre a qual Lula está se defendendo na ação.
"Segundo a acusação, a maior parte do preço do imóvel foi feito pela DAG Construtora, mediante regular contabilização, assim somente uma fração teria sido paga, segundo o aludido relatório [Relatório de Análise 07/2017, do MPF], pelo Setor de Operações Estruturadas. Segundo a lei, somente o Ministério Público pode alterar a denúncia em situações específicas, jamais o juiz", diz Zanin. 
O advogado de Lula pediu também no mesmo recurso que Moro reveja a decisão que impediu a defesa do ex-presidente de ter acesso a documentos que o MPF classifica como sendo os sistemas "MyWebDay" e "Drousys", do chamado Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht.
"A defesa – e não apenas o assistente técnico por ela indicado – deve ter o direito de acesso ao material, de acordo com as garantais do contraditório e da ampla defesa e, ainda, da Súmula Vinculante 14, do STF", diz o advogado. 
Segundo a justificativa do magistrado para negar o pedido da defesa de Lula, Moro ressalta que "além da dificuldade técnica, pois são vários HDs, os sistemas contêm informações que são relevantes para várias outras ações penais e investigações em andamento e ainda a serem instauradas, inclusive parte delas sujeita à outras jurisdições". "O fornecimento de cópia poderia, portanto, prejudicar investigações em andamento ou investigações ainda a serem instauradas", completou (leia mais).(247).


Blog do BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...