terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Secretaria de Saúde orienta sobre sinais e sintomas de doenças ocasionadas por arboviroses

                          Via: Vinicius de Santana


Nessa época do ano, devido às chuvas de verão, é muito comum o aparecimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya. Por isso, a Prefeitura de Petrolina tem passado orientações sobre os sintomas das doenças ocasionadas pelas arboviroses e destaca a importância em procurar uma Unidade Básica de Saúde para receber a notificação.

Existem alguns sintomas que são muito característicos das doenças, a transmissão da dengue, zica ou chikungunya se dá através da picada do mosquito, a partir disso, o paciente pode apresentar febre associado a dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos. Além disso, tem mal-estar, dor nas articulações, manchas vermelhas, erupções na pele, náusea e vômitos. O diagnóstico acontece através de exames laboratoriais, ou vínculo epidemiológico associado aos sintomas.

De acordo com o diretor médico da Secretaria de Saúde, Erick Oliveira, a doença pode acontecer com qualquer pessoa. “Todas as faixas etárias são suscetíveis, porém as populações mais vulneráveis são as grávidas, crianças e idosos, além de pessoas que já foram infectadas por um dos quatros sorotipos da dengue, ou com doenças crônicas (mesmo que compensadas) têm maior risco de desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte. A única forma de evitar a proliferação do mosquito é evitar deixar água parada”, destaca o diretor médico.(Ascom)


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...