domingo, 17 de janeiro de 2021

“Banco digital pode ser golpe de morte na Caixa”, alerta presidente da Fenae

“É o maior banco digital do mundo, que foi criado pela empresa pública, e que será privatizado”, explicou à TV 247 Sérgio Takemoto. “Isso coloca em risco a sobrevivência da Caixa”. Assista.

Sérgio Takemoto (Foto: Divulgação)

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto, comentou na TV 247 o parecer favorável dado pelo Banco Central na última semana para a criação do banco digital da Caixa. A versão virtual do banco herdará algumas funções da Caixa, mas o objetivo do governo Jair Bolsonaro é privatizá-lo.

De acordo com Takemoto, “esse é mais um duro golpe” no sentido da privatização do banco público. “O governo já está fazendo a privatização de seguros, está fazendo privatização das loterias, já anunciou que vai fazer a privatização do setor de cartões, gestão de terceiros, a questão do fundo de garantia, então tudo isso coloca em risco a sobrevivência da Caixa. São justamente os setores mais rentáveis do banco e que dão suporte e sustentação à parte social que a Caixa desempenha. Tudo isso nos deixa muito preocupados”.

Ele explicou que o governo federal repassará atividades da Caixa ao banco digital que são atualmente fundamentais para o funcionamento da instituição. Além disso, o banco digital, segundo Takemoto, já contará com 105 milhões de correntistas, que serão tirados da Caixa, praticamente inviabilizando sua continuidade. “Ele [governo] já anunciou que vai privatizar. Vai ser o maior banco digital do mundo, já nasce com 105 milhões de correntistas, que foi toda a população atendida pelo auxílio emergencial e no saque emergencial do FGTS. Ou seja, metade da população brasileira será correntista desse banco digital, é um patrimônio enorme que foi construído e criado pela empresa pública Caixa Econômica Federal. Foi graças à inteligência, ao desenvolvimento dos empregados da Caixa que foi possível criar esse banco digital. O governo já está anunciando que vai fazer o microcrédito através do banco digital, está migrando contas de poupança para esse banco digital; ou seja, ele está turbinando as atividades desse banco digital em detrimento da Caixa, está tirando da Caixa e jogando para o banco digital com a clara intenção de privatizar”.(247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...