segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

LAMA DA VALE ATINGIRÁ RIO SÃO FRANCISCO EM 15 DE FEVEREIRO


247
A lama de rejeitos de minério de ferro da Vale que rompeu a barragem do feijão deverá atingir o rio São Francisco a partir do dia 15 de fevereiro. A previsão consta no primeiro boletim de monitoramento especial do Rio Paraopeba produzido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA). 
Os cálculos feitos pelos técnicos do governo apontam que a lama chegará à usina de Três Marias,  a primeira instalada ao longo do São Francisco, entre os dias 15 e 20 do próximo mês.
O boletim da CPRM é o primeiro documento do governo informando que a lama da barragem da Vale chegará ao Rio São Francisco. Mais cedo, também nesta segunda-feira, o secretário de Mineração do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal, negou que os rejeitos chegariam a Três Marias. O Rio Paraopeba é um dos principais afluentes do Rio São Francisco. 
No início da noite, a Agência Nacional de Águas divulgou nota na qual informa que a barragem da usina de Retiro Baixo, a cerca de 300 Km de Brumadinho, "possibilitará o amortecimento da onda de rejeitos em seu reservatório, a depender da operação da usina". O órgão do governo acrescentou "está se avaliando, ainda, se a onda de rejeitos alcançará o reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, no rio São Francisco, que se encontra cerca de 30 km a jusante da barragem de Retiro Baixo".
Já a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) enviou ofício à usina de Retiro Baixo solicitando relatório sobre a capacidade da hidrelétrica de suportar os rejeitos oriundos do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão. A barragem de Retiro Baixo foi uma das 122 estruturas fiscalizadas in loco pela Aneel entre 2016 e 2018 "e está em boas condições", segundo nota do órgão.







Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...