domingo, 4 de junho de 2017

ALÉM DE ELEGER GLEISI, PT VETOU APOIO A INDIRETAS

Ricardo Stuckert

A líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann (PT-PR), foi eleita para a presidência do PT com 69% dos votos dos delegados do 6º Congresso Nacional do PT, que homenageia a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva. O senador Lindbergh Farias (RJ) foi votado por 31% dos delegados.
Gleisi, a primeira mulher eleita para a posição desde 1980, presidirá a legenda pelos próximos dois anos. “Mostramos para o Brasil que o PT tem diversidade, que nós temos garra para enfrentar tudo que está aí e propor uma coisa para o Brasil”.
Os três candidatos que iniciaram o Congresso pleiteando a presidência – o pernambucano José de Oliveira chegou a entrar disputa, sem obter votos – exaltaram o caráter de "unidade" do encontro. “Construímos uma base muito forte e unidade em torno da aprovação das eleições diretas. Temos nossas divergências, mas não vejo nenhum outro partido fazendo isso.”
O senador Lindbergh Farias enfatizou a aprovação, pelo partido, de não participar de um eventual colégio eleitoral para definir a sucessão em caso de afastamento de Michel Temer: “Vamos sair daqui com uma unidade política. Nós do PT não vamos participar de nenhum colégio eleitoral. Ainda mais nesse Congresso desmoralizado e que tem um presidente tão ilegítimo quanto o Temer."
Oliveira observou que o clima de entendimento deve ser estendido para os próximos movimentos do partido no enfrentamento da crise política. "Precisamos entender que essa elite, como dizia o Lula, não pode desafiar a classe trabalhadora, e essa elite erra de novo quando desafia a classe trabalhadora. O PT está sendo desafiado ele está devolvendo esse debate para sociedade brasileira."
Sem indiretas
O Congresso ratificou a posição de o partido de não participar de eventual eleição direta para substituição de Michel Temer. “Faço a defesa não só das Diretas Já, mas do compromisso de que nenhum petista vá ao colégio eleitoral”, disse. “Não aceitamos que a solução da elite venha outra vez por cima. Este governo tem que sair do voto popular porque o povo é soberano”, declarou o atual presidente do partido, Rui Falcão, que encerra seu mandato neste sábado (3).
Falcão citou, em seu discurso, o presidente sul-africano Nelson Mandela. “Disse Mandela: ‘A esperança é uma arma poderosa, e nenhum poder do mundo pode tirá-la de nós’. Digo eu: é ela que nos anima, nos entusiasma, nos conduz à luta e pode nos levar à vitória”. O dirigente saudou ainda os nomes do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro João Vaccari Neto, se encontra em prisão temporária decretada pelo juiz de Curitiba Sérgio Moro desde abril de 2015. “Solidariedade aos nossos companheiros que estão sendo perseguidos e condenados injustamente”, afirmou. 
Na abertura do Congresso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o PT precisa retornar às bases da esquerda para concorrer novamente à Presidência da República. Sem fazer menção direta a uma candidatura própria, como vem sendo especulado, Lula pediu que as lideranças do partido pensem políticas voltadas aos segmentos populares, em especial mulheres, sem-terra, negros, quilombolas e LGBTs. "O PT tem que ter orgulho de falar com essa gente", completou, em referência à história da sigla.  (247).

Blog do BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...