segunda-feira, 29 de abril de 2019

40% das mulheres que sofrem violência doméstica são evangélicas, diz pesquisa recente

  Via:Vinicius de Santana

A violência doméstica é uma triste realidade no Brasil e uma pesquisa descobriu uma informação ainda mais alarmante: 40% das mulheres que se declaram vítimas de agressões físicas e verbais de seus maridos são evangélicas.
A descoberta é resultado de uma pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie a partir de relatos colhidos por organizações não governamentais (ONGs) que trabalham no apoio às vítimas desse tipo de violência.
“Não esperávamos encontrar, no nosso campo de pesquisa, quase 40% das atendidas declarando-se evangélicas”, diz um trecho do relatório divulgado, de acordo com informações da Rede Super.
A surpresa não é maior do que a preocupação que existe sobre o contexto das agressões: muitas das vítimas dizem sentirem-se coagidas por seus líderes religiosos a não denunciarem seus maridos.
“A violência do agressor é combatida pelo ‘poder’ da oração. As ‘fraquezas’ de seus maridos são entendidas como ‘investidas do demônio’, então a denúncia de seus companheiros agressores as leva a sentir culpa por, no seu modo de entender, estarem traindo seu pastor, sua igreja e o próprio Deus”, denuncia o documento.
Os responsáveis pelo estudo ressaltam, no relatório, que as comunidades de fé onde essas mulheres que sofrem violência congregam precisam agir de maneira diferente: “O que era um dever, o da denúncia, para fazer uso de seu direito de não sofrer violência, passa a ser entendido como uma fraqueza, ou falta de fé na provisão e promessa divina de conversão/transformação de seu cônjuge”, constatam.
No programa De Tudo Um Pouco, da Rede Super, o pastor Renato Vieira Matildes e o advogado Antônio Cintra Schmidt analisaram os dados dessa pesquisa.
De acordo com Matildes, a omissão dos pastores é parte importante nos casos de violência doméstica: “A gente percebe a omissão pela falta de orientação e pela omissão mesmo de não querer informar. Porque é mais fácil virar e dizer: ‘Olha, vá embora que nós vamos orar e Deus vai fazer a obra’”, disse.
O pastor ponderou que a ação espiritual é válida, mas é necessário tomar medidas que garantam a segurança dessas mulheres: “Deus realmente continua fazendo a sua obra. Porém é mais difícil a gente instruir essas pessoas. É difícil você sentar com um casal e sentar com eles uma noite, um dia. Essas são questões difíceis de lidar e as pessoas não querem fazer isso e caminham para o lado mais fácil […] Isso não pode ser assim e não deve ser assim”, acrescentou.
Para o advogado Schmidt, a igreja pode ter condições de ajudar a mulher que se encontra nesta situação de forma mais efetiva: “Seria muito interessante se as igrejas tivessem esse acompanhamento e esse grupo para ajudar na conscientização da mulher”, comentou. “A mulher tem um receio tremendo por todos esses fatos, de fazer uma denúncia, de expor a convivência familiar dela e em qualquer nível. Acontece que às vezes não é ela quem expõe. O vizinho, por exemplo, vê uma agressão e pode fazer a denúncia. E feita a denúncia, a Polícia vem e dali para frente não tem mais como parar o processo”, explicou.



Blog do BILL NOTICIAS

DILMA COBRA INVESTIGAÇÃO DE VIOLAÇÃO DE SEU SIGILO FISCAL: “NÃO FORAM ERROS, FORAM CRIMES”


A presidente deposta Dilma Rousseff cobrou nesta segunda-feira, 29, investigação contra a violação de seu sigilo fiscal. Dilma foi enviar sua Declaração Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física e descobriu que alguém teve acesso ao sistema da Receita Federal e entregou declaração falsa como sendo ela. 
"Há um crime – ou vários. Mas o episódio abre outros questionamentos. Como foi possível a declaração falsa, relativa a 2018, ser aceita, se era necessário informar o número do recibo da declaração do IRPF, referente a 2017? Somente um assessor de Dilma tinha conhecimento desse número. Desconfia-se que a informação tenha sido obtida, de maneira ilegal, no sistema da Receita Federal, quebrando o sigilo fiscal de Dilma", diz a assessoria da presidente deposta em nota. 
"Quem remeteu à Secretaria da Receita Federal declaração falsa de rendimentos cometeu crime fiscal. Não foram erros. Foram crimes. E precisam ser apurados", diz a nota. 
Leia, abaixo, a nota na íntegra:
Dilma é vítima de violação de sigilo fiscal
Na entrega do IRPF de 2019, ex-presidenta descobre que alguém teve acesso ao sistema da Receita Federal e entregou declaração falsa. Advogados vão acionar Polícia e Receita Federal
Dilma Rousseff teve seu sigilo fiscal violado. A descoberta ocorreu recentemente, na entrega da sua declaração anual do imposto de renda. No dia 15 de abril, descobriu-se que outra declaração – falsa – enviada em nome da ex-presidenta, em 28 de março, fora aceita pela Receita Federal.
O caso não é apenas de violação do sistema da Receita. Há indícios de crime fiscal e de falsidade ideológica contra a ex-presidenta da República. Seus advogados vão pedir abertura de inquérito à PF e já requereram investigação no âmbito da Receita para apurar responsabilidades pela violação do sigilo fiscal.
Há um crime – ou vários. Mas o episódio abre outros questionamentos. Como foi possível a declaração falsa, relativa a 2018, ser aceita, se era necessário informar o número do recibo da declaração do IRPF, referente a 2017? Somente um assessor de Dilma tinha conhecimento desse número. Desconfia-se que a informação tenha sido obtida, de maneira ilegal, no sistema da Receita Federal, quebrando o sigilo fiscal de Dilma.
Outras dúvidas. Por que o site da Receita Federal aceitou prontamente a declaração e permitiu o envio do Recibo de Entrega, se os dados eram flagrantemente absurdos? O CEP e o endereço declarados, por exemplo, são claramente fictícios. Outras dúvidas: como e por que uma pessoa ou empresa prestou falso comprovante de rendimentos da ex-presidenta Dilma?
Em síntese:
1) Quem acessou o sistema da Receita Federal de forma ilegal para obter o número do recibo da declaração relativa ao ano de 2017 cometeu crime fiscal e de falsidade ideológica.
2) Quem enviou a declaração falsa, relativa a 2018, em nome da ex-presidente cometeu crime de falsidade ideológica.
3) Quem remeteu à Secretaria da Receita Federal declaração falsa de rendimentos cometeu crime fiscal.(247)
Não foram erros. Foram crimes. E precisam ser apurados.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DILMA ROUSSEFF



Blog do BILL NOTICIAS

Governo de Pernambuco lança campanha contra turismo sexual no estado

  Por: Bettina Novaes Ferraz
Campanha divulgada pelo Governo de Pernambuco contra o Turismo Sexual no estado - Foto: Facebook/Reprodução


Em resposta ao presidente Jair Bolsonaro, o Governo de Pernambuco divulgou, em sua página oficial no Facebook, uma campanha em repúdio à prática de turismo sexual no estado. "Pernambuco está à disposição dos turistas. A mulher pernambucana, não!", diz o texto na imagem compartilhada nesta segunda-feira (29).


Durante um café da manhã com jornalistas, na última quinta-feira (25), Bolsonaro comentava sobre a imagem de conservador que construiu fora do país, quando afirmou que "o Brasil não pode ser um país do mundo gay, de turismo gay". Completando a declaração, o presidente disse: "quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade".

A declaração de Bolsonaro - que veio após outra polêmica envolvendo sua interferência direta no cancelamento de uma campanha publicitária, com foco na diversidade, do Banco do Brasil - foi interpretada como apologia o turismo sexual no país. 

Críticas em outros estados
Na sexta-feira (26), o governo do Maranhão se manifestou contra a declaração de Bolsonaro. Também através de campanha nas redes sociais. "São João chegando e o Maranhão já está de portas abertas a todos os turistas, sem distinção. Mas as portas estão fechadas para a exploração da mulher, que merece respeito sempre, nos quatro cantos do país", diz o anúncio compartilhado pelo governador Flávio Dino (PCdoB-MA), no Twitter. 


O candidato à presidência da República nas eleições de 2018, Guilherme Boulos (Psol-RS), também rebateu os comentários de Jair Bolsonaro, no Twitter: "Ao destilar toda sua homofobia e dizer que 'o Brasil não pode ser país do mundo gay', Bolsonaro completou: 'Se quiser vir fazer sexo com mulher, fique à vontade'. Mais que machismo, isso é apologia ao turismo sexual. Declaração repulsiva e criminosa", escreveu Boulos. 

Também através do Twitter, o ex-deputado pelo estado do Rio De Janeiro, Chico Alencar (Psol-RJ), repudiou a declaração de Bolsonaro: "Quem quiser vir ao Brasil 'fazer sexo com uma mulher' (ou com qualquer pessoa), NÃO fique à vontade!!! Aqui, 'não é não' e o consentimento é um valor a ser respeitado, mesmo que o machista e homofóbico presidente da marcha a ré pública não respeite isso!", disse Alencar.

Turismo sexual
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Turismo, no mês de março, em todo o ano são mais de 80 mil denúncias de crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Os dados foram um levantamento do Disque 100, número disponibilizado pelo Governo Federal para receber denúncias que envolvam violações de direitos humanos, incluindo exploração sexual. 

Ainda segundo esses dados, a cada 6 minutos foi registrada uma denúncia, um crescimento de 7,2% em relação ao ano anterior. O Distrito Federal foi a Unidade da Federação com o maior número de denúncias proporcionalmente: 125,4 para cada 100 mil habitantes.

Denúncias
Além do Disque 100, em Pernambuco existe o serviço da Ouvidoria da Mulher: canal de comunicação entre a sociedade e a Secretaria da Mulher para recebimento de denúncias de abusos físicos, psicológicos, emocionais, entre outros. Ligações podem ser feitas através do número 0800-2818187. 

Também há a Central de Atendimento à Mulher, que recebe denúncias através do número 180.



Blog do BILL NOTICIAS

DILMA TEM SIGILO FISCAL VIOLADO E RECEITA ACEITA DECLARAÇÃO FALSA DO IR

Roberto Stuckert Filho

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a presidente deposta Dilma Rousseff pode ter tido o seu sigilo fiscal violado e "é vítima de um caso de contornos ainda nebulosos".
Assim como milhões de brasileiros, a ex-presidenta preparou a sua declaração anual de Imposto de Renda, no entanto, quando foi entregar sua declaração descobriu que outra já fora enviada em seu nome, no dia 28 de março.
Diante da fraude que foi aceita pela Receita Federal, os advogados de Dilma requereram investigação para apurar responsabilidades pela violação do sigilo fiscal, além de pedir abertura de inquérito junto à Polícia Federal.
"É uma história de contornos obscuros até o momento. Como é possível ser aceita uma declaração falsa, relativa a 2018, se era necessário informar o número do recibo da declaração do IR, referente a 2017? Somente um assessor de Dilma tinha conhecimento desse número", indaga Lauro Jardim.
Segundo ele, os advogados de Dilma suspeitam que a informação tenha sido obtida, no sistema da Receita Federal, quebrando o sigilo fiscal de Dilma e também quem enviou a tal declaração falsa.


Blog do BILL NOTICIAS

OAB vai ao Congresso contra 10 medidas do pacote anticrime de Moro

   Via:Carlos Britto
Resultado de imagem para OAB

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai ao Congresso entregar um estudo que se opõe ao pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro.
O documento elaborado por juristas e associações do direito, como IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros) e Condege (Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais), tece críticas ao projeto e apresenta sugestões.
A entidade, agora, negocia uma data, provavelmente até a primeira quinzena de maio, com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para a entrega do estudo.
Para o grupo de trabalho da OAB, ao menos dez medidas do plano do governo Jair Bolsonaro (PSL) precisam ser revistas, pois ferem a Constituição.
São elas: 1) execução antecipada da pena; 2) execução antecipada de decisões do Tribunal do Júri; 3) modificações nos embargos infringentes; 4) mudanças no instituto da legítima defesa, em especial aos agentes de segurança pública; 5) alterações no regime de prescrição; 6) mudanças no regime de cumprimento da pena; 7) mudanças em relação ao crime de resistência; 8) criação do confisco alargado; 9) interceptação de advogados em parlatório; 10) acordos penais.
A que mais provocou contrariedade entre os conselheiros é a possibilidade de interceptação de advogado em parlatório -gravação de conversas entre advogado e cliente preso.
Um trecho do pacote de Moro altera a lei que regulamenta presídios federais de segurança máxima e estabelece a instalação de câmera no parlatório e nas áreas comuns, para fins de preservação da ordem interna e da segurança pública. As gravações entre advogado e cliente só poderão ser autorizadas por decisão judicial.
A interceptação, segundo o relatório da OAB, fere o Estatuto da Advocacia, que garante o sigilo profissional. Os pareceristas Alberto Toron e Lenio Streck também dizem que o projeto de Moro vai contra o artigo 133 da Constituição, “que confere status indispensável à figura do advogado para a administração da Justiça, destacando-se a inviolabilidade de seus atos e manifestações no exercício da profissão”.
Escanteada pelo ministro da Justiça, a OAB também reclama que poderia ter contribuído tecnicamente para elaboração do texto que altera 14 pontos do Código Penal, Código de Processo Penal, Lei de Execução Penal, Lei de Crimes Hediondos e Código Eleitoral.
“Há convergência total por parte da comunidade científica de que a proposta do Ministério da Justiça não foi precedida do indispensável debate público que se esperava em um projeto com esse impacto sobre o sistema penal, processual penal e penitenciário”, diz o documento.
O advogado criminalista Juliano José Breda, presidente da Comissão de Garantia do Direito de Defesa e relator do estudo, diz que o Conselho Federal convidou Moro para participar de reunião da entidade em 8 de abril. Mas, segundo ele, o ministro disse que não teria agenda e foi acompanhar Bolsonaro nos EUA.
“O projeto do ministro já começa com uma série de erros. O primeiro deles é a ausência de um debate aprofundado com os advogados especializados. Não foi construído democraticamente”, afirma Breda. “A segunda observação, a mais grave, é que o pacote veicula matérias de indiscutível inconstitucionalidade.”


Blog do BILL NOTICIAS

Carga de cigarro contrabandeada avaliada em R$ 2 milhões é apreendida na BR-101

O transporte estava indo do Ceará em direção a Bahia.
Foto: Divulgação/PRF. (O transporte estava indo do Ceará em direção a Bahia.
Foto: Divulgação/PRF.)
O transporte estava indo do Ceará em direção a Bahia. Foto: Divulgação/PRF.

Uma carga contendo 400 mil carteiras de cigarro foi apreendida na noite deste domingo (28), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 101, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife. A mercadoria está avaliada em R$ 2 milhões e era de origem coreana.

As carteiras estavam sendo transportadas na carroceria de um caminhão. O efetivo da PRF realizavam uma fiscalização na rodovia, quando abordaram um veículo de carga ocupado apenas pelo motorista, de 37 anos, que não teve a identidade divulgada. 

Ao questionar sobre o produto que era transportado, o homem informou que o veículo estava vazio, mas a equipe realizou uma vistoria e encontrou centenas de caixas do cigarro contrabandeado.


O transporte estava indo do Ceará em direção a Bahia.
Foto: Divulgação/PRF. (O transporte estava indo do Ceará em direção a Bahia.
Foto: Divulgação/PRF.)
O transporte estava indo do Ceará em direção a Bahia. Foto: Divulgação/PRF.


O motorista informou que havia sido contratado para realizar o transporte do Ceará, em direção a Bahia. Mas não disse quem havia embarcado ou encomendado o produto.

O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal, no Cais do Apolo, na área central do Recife. Ele deverá responder pelo crime de contrabando, que prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão



Blog do BILL NOTICIAS

Gêmeos superam adversidade e entram no programa Ganhe o Mundo

Herdeiros de uma história familiar de analfabetismo, os gêmeos superaram a realidade rural e se gabaritaram para ingressar no programa Ganhe o Mundo

  Por: Paulo Trigueiro
Luan e Luana dos Santos, 16 anos
Luan e Luana dos Santos, 16 anosFoto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

Foi necessário mergulhar nos livros diariamente, entrando pela madrugada, e usar as férias escolares como tempo extra de estudo, mas um casal de gêmeos da pequena Macaparana, na Mata Norte pernambucana, conseguiu quebrar uma história familiar secular de anafalbetismo e trabalho rural exaustivo. 

Notas excelentes em português e matemática e domínio de uma língua estrangeira renderam uma vaga para a cada um no Programa Ganhe o Mundo (PGM), do Governo do Estado. Em agosto, Luan e Luana dos Santos, 16 anos, embarcam para o exterior. 

Quando voltarem, querem entrar na universidade. Ela quer estudar alguma engenharia. Ele prefere a área de saúde. É louco por biologia. “Aqui, quem tem pais trabalhadores rurais sempre acaba sendo trabalhador rural também. Mas, minha mãe não quis que a história continuasse. Podemos hoje escolher o que vamos ser”, conta Luan. 
Com a rotina que os gêmeos levam, é possível que consigam atingir o sucesso que desejarem. “A gente chega do colégio integral e ensina a tarefa ao nosso irmão mais novo e ao nosso sobrinho. Ajudamos no serviço de casa e depois vamos estudar, até a madrugada. Fico até 1h30. Ele até as 3h, quando tem tarefas maiores. Mas tem que controlar a hora de dormir, porque tem aula dia seguinte”, ressalta Luana. “Saímos às 7h15. Se sair de 7h19, temos que vir nas carreiras para não chegar atrasado”, completa o irmão.

Foi Josefa dos Santos, 52, mãe dos gêmeos e de outros cinco, que transferiu a própria vontade de estudar e aprender a ler para eles. Começou a trabalhar no roçado aos seis anos. “Eu chorava, querendo ir à escola, mas minha mãe dizia que só iria se desse tempo, depois do trabalho no campo. Aprendi a escrever meu nome e algumas poucas palavras. Decidi que meus filhos teriam uma vida diferente. Que iriam estudar”, contou.

Ela chama a atenção na Escola de Referência em Ensino Médio Benedita de Morais Guerra por não faltar reuniões, desde que os primeiros filhos que se tornaram alunos. Ia grávida, amamentando, doente. “Acho importante saber o que está acontecendo lá. Deixo o que tiver para fazer em casa, mas vou.” Há uma fascinação pelo ambiente escolar. “Se eu tivesse estudo, não estaria aqui. Agora, é a partir deles que posso viver outros lugares.”


O filho mais velho de Josefa foi o único que seguiu o curso da família na roça. Quando era criança, moravam em um sítio e a escola muitas vezes se tornava inacessível pela falta de ônibus escolar. Outros três estudaram no Erem e já cursam graduações em universidades públicas. “Quando o Erem chegou, meu primeiro filho entrou e dizia que as pessoas olhavam atravessado para os sapatos, coisas assim, porque somos pobres. Aconteceu com os gêmeos, também. Mas eu sempre dizia que eles ignorassem isso e estudassem”, conta. 

O país para onde irão ainda será aleatoriamente definido. Eles não se importam caso fiquem separados. Dizem que são gêmeos, mas cada um tem a sua própria história. O PGM pode levá-los à Argentina, ao Chile, ao Uruguai, à Colômbia ou à Espanha. Até hoje, o lugar mais distante que os gêmeos - e seus pais - foram, foi o Janga, em Paulista, onde uma parente mora. “Achava que isso nunca poderia acontecer com quem não tem dinheiro”, confessa a mãe dos gêmeos. 

De fora do Brasil, ninguém tem ideia do que vai encontrar. Se Macaparana tem 25 mil habitantes, Santiago tem 5,6 milhões, por exemplo. “Sei que lá eles têm uma fala diferente”, arrisca o pai, seu Luiz dos Santos, 59, que segurou a barra financeira se mantendo no trabalho rural para que Josefa pudesse cuidar da casa e da educação dos filhos.





Blog do BILL NOTICIAS

CORPO DA MODELO CAROL BITTENCOURT É ENCONTRADO NO MAR


O corpo da modelo Caroline Bittencourt, de 37 anos, foi encontrado na tarde desta segunda-feira, 29. A informação foi confirmada pelo tenente do Corpo de Bombeiros Paulo Sérgio ao "Cidade Alerta", da Record. O corpo foi achado perto da praia das Cigarras, em São Sebastião, próximo ao local onde a embarcação havia desaparecido.
"As embarcações já estavam em atendimento de outras ocorrências, quando foram solicitadas a ida do Corpo do Bombeiros e rapidamente foi encontrado", afirmou o tenente. "É importante fazer a análise para poder verificar os fatores que provocaram essa tragédia".
Caroline Bittencourt desapareceu na tarde desse domingo, 28, por volta das 16h30, quando fazia um passeio de barco em Ilhabela, no litoral de São Paulo. Uma tempestade forte no local foi o motivo da tragédia.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Suspeitos pelo latrocínio de Mário Gouveia moravam de graça em imóvel da vítima, em Chã de Cruz

  Por: Diario de Pernambuco
Quatro suspeitos estão presos no Cotel.
Foto: Leandro de Santana/DP. (Quatro suspeitos estão presos no Cotel.
Foto: Leandro de Santana/DP.)
Quatro suspeitos estão presos no Cotel. Foto: Leandro de Santana/DP.

Os suspeitos de terem envolvimento no assalto à residência do empresário Mário Cavalcanti Gouveia, de 78 anos, morto a tiros no último dia 23, moravam em uma casa que pertence à vítima, localizada em Chã de Cruz, distrito de Paudalho, Zona da Mata Norte. Segundo uma fonte que procurou o Diario, três dos 10 suspeitos de terem cometido o crime, moravam em uma mesma casa sem pagar aluguel. Cerca de dois meses antes do roubo, os homens saíram do imóvel e foram para casas de parentes. 

O empresário teria cinco imóveis alugados em Chã de Cruz. Um deles estava ocupado pelos três suspeitos, que moravam de graça. Esses homens ainda estão foragidos. Até agora, quatro suspeitos de integrarem a associação criminosa foram presos. Desses, dois trabalhavam como segurança de Mário Gouveia. Uma das linhas de investigação é que os assaltantes que mataram o idoso integram uma milícia que realiza o serviço de vigias coagindo comerciantes e moradores a pagarem por seus serviços de ronda.

Todas as noites de sábado os vigias passavam nas casas e nos estabelecimentos cobrando pela realização da ronda. Segundo a delegada Euricélia Nogueira, que investiga o caso, a motivação principal foi material, já que foi levado um baú e armas do arsenal que Mário Gouveia colecionava. No entanto, ainda não é possível descartar que há uma motivação pessoal no homicídio do empresário.

Dois dos suspeitos já detidos no Cotel, Luciano Josuel de Santana, 38 e Cicero Romão Henrique da Silva Pino, 37, conheciam a vítima e prestavam serviço de segurança nas redondezas, segundo informações do próprio delegado de defesa dos dois, Rodrigo Varejão . Luciano, inclusive, foi até o parque aquático Águas Finas no dia 21 de abril como visitante acompanhado da família. Para a polícia, ele levantou informações que serviriam para o assalto. 

Também estão presos desde o último dia 24 de abril, Leonardo do Nascimento Silva, 24, e Rodrigo Gomes da Silva, 24. Todos foram autuados pelos crimes de homicídio, latrocínio, organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Outros dez ainda precisam ser localizados. Segundo a polícia, o grupo pode ser maior do que os 15 homens que invadiram a mansão, com membros em várias localidades do estado, e com liderança de presidiários.



Blog do BILL NOTICIAS

Reajuste da conta de luz entra em vigor nesta segunda

Com o reajuste anual das contas da Celpe, com aumento de 5,14% para os consumidores residenciais, veja alternativas para economizar energia

  Por: Mário Fontes
Opção oferecida na conta ficará para consumidores de mais de 250 Quilowatt-hora
Opção oferecida na conta ficará para consumidores de mais de 250 Quilowatt-horaFoto: Arquivo/Folha de Pernambuco


Começa a valer nesta segunda-feira (29) o reajuste anual das contas de luz em todo o Estado de Pernambuco. O aumento médio nas tarifas será de 5,04%. Mas, para os consumidores residenciais, a conta deve subir 5,14%. Por isso, é importante ficar de olho até nos pequenos hábitos de consumo dentro de casa, para diminuir o gasto e sentir um pouco menos os efeitos do aumento no bolso.
Segundo o engenheiro de eficiência energética da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Artur Costa, medidas como utilizar o chuveiro elétrico em modo verão, monitorar equipamentos em standby, ligar lâmpadas apenas ao entrar no ambiente e não deixar carregadores de celular na tomada após a carga completa devem ajudar a baratear a conta ao final do mês. “Outra coisa que o pessoal não se atenta muito é que existe um selo do Inmetro entre A e E. Além disso, há uma etiqueta do selo Prosel que garante que o equipamento é o mais eficiente da categoria”, acrescenta Costa. Vale lembrar que os equipamentos com o selo A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) possuem melhor eficiência energética, e, consequentemente, gastam menos energia.
Engenheiro que pertenceu aos quadros da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e participa da ONG Ilumina (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico Brasileiro), José Antônio Feijó também alerta sobre os caminhos que o pernambucano deve seguir para amenizar os efeitos do aumento da energia. "Os consumidores precisam consumir da maneira mais eficiente possível", diz Feijó, que, no entanto, critica o reajuste. “Acho um absurdo esse modelo brasileiro. As empresas têm muito lucro, mas esse aumento é previsto na regulamentação legal", afirma Feijó.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que autorizou a Celpe a reajustar suas tarifas na semana passada, o cálculo do reajuste considera a variação de custos associados à prestação do serviço. Entre os itens que contribuíram para o aumento da tarifa estão o custo de aquisição de energia, que teve peso de 4,45%; a inclusão de componentes financeiros, com 6,51% e os custos de distribuição, com 2,34%. 
Tarifa Branca
Outro ponto em que o consumidor pode ficar atento é a posisbilidade de aderir à Tarifa Branca. Nesta tarifa, a taxa da conta de luz é mais barata em alguns horários, mas aumenta em horários de pico. Por exemplo, das 17h30 até às 20h29, a tarifa de consumo é elevada em 110%. No entanto, de 21h30 até às 16h29, o valor cai em 16%. “Para o cliente fazer essa escolha, ele precisa estar muito consciente do seu consumo de energia”, comenta Costa. O plano de Tarifa Branca passou a ser uma opção em janeiro deste ano, mas apenas para quem consome mais de 250 quilowatt-hora por mês (KWh/mês).

Painel solar é alternativa de longo prazo
Pensando a longo prazo, outra alternativa para escapar dos reajustes pode ser a energia solar. Afinal, através dos paineis fotovoltaicos, é possível gerar a própria energia. É por isso que o Programa PE Solar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec-PE) e da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), visa estimular a implantação de microgerações e minigerações de fonte solar distribuídas em todo o Estado, permitindo e facilitando o acesso dos consumidores residenciais a essa tecnologia. 

Lançado em 2015 com foco em pessoas jurídicas, o programa foi ampliado em janeiro deste ano para atender as pessoas físicas. Com isso, o consumidor pode entrar em contato com um dos 22 fornecedores credenciados pelos órgãos, listados no site www.energia.pe.gov.br, para adquirir e instalar um painel fotovoltaico na sua casa. “O PE Solar facilita a utilização dos paineis pelos consumidores. A pessoa tem a oportunidade de procurar uma empresa, pedir um orçamento e fazer o financiamento diretamente com a empresa”, explica o secretário executivo de energia de Pernambuco, Luiz Cardoso Ayres, dizendo que as parcelas desse financiamento podem ser pagos na conta da Celpe. 

No entanto, é preciso estar atento ao investimento inicial. Em geral, cada quilowatt a ser instalado custa de R$ 4 mil a R$ 5 mil. Mas especialistas garantem que esse investimento logo é recuperado pelos consumidores. Segundo a Sdec, após a adesão aos painéis, um cliente residencial pode reduzir cerca de 10% do valor da sua conta, já considerando o pagamento das parcelas. Caso pague os paineis à vista, ele deve passar a pagar apenas a taxa mínima de luz: R$ 24 para residências e R$ 80 para estabelecimentos comerciais.

Para os pernambucanos, realmente tem sido um bom negócio. É que a adesão ao PE Solar tem crescido, passando de sete pessoas jurídicas para 1,2 mil consumidores, capazes de gerar 21 mil quilowatts-hora (kW/h).




Blog do BILL NOTICIAS

PF IMPLODE PSL DE MINAS PARA INVESTIGAR LARANJAL


A Polícia Federal cumpriu nesta segunda-feira (29) sete mandados de busca e apreensão m Belo Horizonte e mais quatro cidades mineiras sobre investigação de supostas candidaturas-laranja pelo PSL nas eleições de 2018. Na época, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, presidia o partido em Minas, mas ele não é alvo direto da operação.
Os agentes policiais apreenderam documentos relativos à produção de material gráfico de campanhas eleitorais.
A Justiça de Minas Gerais apura desde fevereiro supostas irregularidades no repasse de verba do Fundo Especial de Financiamento de Campanha pelo PSL a quatro candidatas nas eleições de 2018.
O ministro teria patrocinado um esquema de candidaturas-laranja em Minas. A filiada do PSL Zuleide Oliveira acusou Álvaro Antônio de chamá-la para ser candidata-laranja no último pleito. Ele negou irregularidades.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 125 milhões

Prêmio da loteria está acumulado desde 6 de março

 Por: Portal FolhaPE
Mega-Sena
Mega-SenaFoto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.146 da Mega-Sena, nesse sábado (27). Os números sorteados foram: 16 - 18 - 31 - 39 - 42 - 44. Segundo a Caixa, o próximo sorteio, marcado para a quarta-feira (1º), deverá pagar R$ 125 milhões. A premiação prevista para esse sábado era de R$ 105 milhões, até então o maior valor do ano. O prêmio da Mega está acumulado desde 6 de março, quando uma aposta de Gravataí/RS levou R$ 79 milhões.

Na Quina, foram 283 apostas vencedoras, com rateio de R$ 30.594,81 para cada. Já a quadra saiu para 15.338 bilhetes, com prêmio de R$ 806,43 para cada.



Blog do BILL NOTICIAS