segunda-feira, 29 de abril de 2019

Governo de Pernambuco lança campanha contra turismo sexual no estado

  Por: Bettina Novaes Ferraz
Campanha divulgada pelo Governo de Pernambuco contra o Turismo Sexual no estado - Foto: Facebook/Reprodução


Em resposta ao presidente Jair Bolsonaro, o Governo de Pernambuco divulgou, em sua página oficial no Facebook, uma campanha em repúdio à prática de turismo sexual no estado. "Pernambuco está à disposição dos turistas. A mulher pernambucana, não!", diz o texto na imagem compartilhada nesta segunda-feira (29).


Durante um café da manhã com jornalistas, na última quinta-feira (25), Bolsonaro comentava sobre a imagem de conservador que construiu fora do país, quando afirmou que "o Brasil não pode ser um país do mundo gay, de turismo gay". Completando a declaração, o presidente disse: "quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade".

A declaração de Bolsonaro - que veio após outra polêmica envolvendo sua interferência direta no cancelamento de uma campanha publicitária, com foco na diversidade, do Banco do Brasil - foi interpretada como apologia o turismo sexual no país. 

Críticas em outros estados
Na sexta-feira (26), o governo do Maranhão se manifestou contra a declaração de Bolsonaro. Também através de campanha nas redes sociais. "São João chegando e o Maranhão já está de portas abertas a todos os turistas, sem distinção. Mas as portas estão fechadas para a exploração da mulher, que merece respeito sempre, nos quatro cantos do país", diz o anúncio compartilhado pelo governador Flávio Dino (PCdoB-MA), no Twitter. 


O candidato à presidência da República nas eleições de 2018, Guilherme Boulos (Psol-RS), também rebateu os comentários de Jair Bolsonaro, no Twitter: "Ao destilar toda sua homofobia e dizer que 'o Brasil não pode ser país do mundo gay', Bolsonaro completou: 'Se quiser vir fazer sexo com mulher, fique à vontade'. Mais que machismo, isso é apologia ao turismo sexual. Declaração repulsiva e criminosa", escreveu Boulos. 

Também através do Twitter, o ex-deputado pelo estado do Rio De Janeiro, Chico Alencar (Psol-RJ), repudiou a declaração de Bolsonaro: "Quem quiser vir ao Brasil 'fazer sexo com uma mulher' (ou com qualquer pessoa), NÃO fique à vontade!!! Aqui, 'não é não' e o consentimento é um valor a ser respeitado, mesmo que o machista e homofóbico presidente da marcha a ré pública não respeite isso!", disse Alencar.

Turismo sexual
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Turismo, no mês de março, em todo o ano são mais de 80 mil denúncias de crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Os dados foram um levantamento do Disque 100, número disponibilizado pelo Governo Federal para receber denúncias que envolvam violações de direitos humanos, incluindo exploração sexual. 

Ainda segundo esses dados, a cada 6 minutos foi registrada uma denúncia, um crescimento de 7,2% em relação ao ano anterior. O Distrito Federal foi a Unidade da Federação com o maior número de denúncias proporcionalmente: 125,4 para cada 100 mil habitantes.

Denúncias
Além do Disque 100, em Pernambuco existe o serviço da Ouvidoria da Mulher: canal de comunicação entre a sociedade e a Secretaria da Mulher para recebimento de denúncias de abusos físicos, psicológicos, emocionais, entre outros. Ligações podem ser feitas através do número 0800-2818187. 

Também há a Central de Atendimento à Mulher, que recebe denúncias através do número 180.



Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...