quinta-feira, 20 de julho de 2017

ATO EM SOLIDARIEDADE A LULA DEVE REUNIR MILHARES DE PESSOAS EM FORTALEZA


Milhares de pessoas devem comparecer hoje, à tarde, ao ato "Ceará nas Ruas - Lula Eu Confio", promovido pela Frente Brasil Popular do Ceará, partidos de esquerda e movimentos socais. O ato, que faz parte de uma articulação nacional e deve ocorrer em todo o Brasil, está marcado para Fortaleza, a partir das 16 horas, com concentração na Praça da Bandeira, em frente à Faculdade de Direito da UFC.
Nos últimos dias os organizadores fizeram várias reuniões acertando os detalhes do ato e a estratégia de mobilização.
A manifestação é um desagravo às decisões do juiz paranaense Sérgio Moro que há alguns dias condenou o ex-presidente a nove anos e meio de prisão e ontem, bloqueou o patrimônio de Lula. O anúncio do bloqueio provocou ainda mais reações negativas contra as medidas arbitrárias que vitimam o ex-presidente e a expectativa dos organizadores é reunir um grande número de pessoas pra prestar solidariedade a Lula.(247).

Blog do BILL NOTICIAS                                                                                                                                                                                                                         

Avenida Paulista clama pela defesa de Lula, da democracia e contra a agenda de Temer

Jovens, idosos, integrantes da população LGBT, do movimento negro, da luta por moradia, sindicatos, entre outros se manifestam contra a condenação do ex-presidente pelo juiz Sergio Moro

paulista.jpg
'Eleições sem Lula é fraude', defendem os presentes


São Paulo – Milhares de manifestantes ocupam a Avenida Paulista, em frente ao Masp, em São Paulo. Os presentes criticam a agenda de reformas do governo de Michel Temer (PMDB) e, sobretudo, estão em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado pelo juiz Sergio Moro no âmbito da operação Lava Jato relativo ao processo envolvendo o tríplex do Guarujá.
Entre os militantes, jovens e idosos, integrantes da população LGBT, negros, ativistas de movimentos de moradia, de sindicatos, entre outros. Os manifestantes fazem uma verdadeira festa na Paulista com batuques e bandeirões. “Eleição sem Lula é fraude” são as palavras desenhadas no maior deles.
O presidente da CUT, Vagner Freitas, destacou que o ato era contra todas as expressões do golpe. "A resposta que temos a dar é o fora Temer, o fora Maia, diretas já e Lula presidente. O Lula é a cara desse povo trabalhador, das mulheres, dos estudantes, que não querem que o país seja só para alguns", afirmou. Freitas disse ainda que os sindicatos e movimentos sociais vão articular uma nova ida a Curitiba, durante o depoimento de Lula marcado para setembro.
Antes de Freitas, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), "o mesmo estado de Moro", como ela observou, enalteceu a reação das pessoas que se dispuseram a arrecadar dinheiro quando o juiz de Curitiba determinou o sequestro dos bens e recursos do ex-presidente. "Essa é a diferença entre nós e a direita. Nós temos uns aos outros", afirmou.
O objetivo da condenação de Lula foi a pauta do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos. "Moro age como um promotor acusador. Quando isso acontece não podemos falar em democracia. Não podemos aceitar essa postura do judiciário, porque o que eles querem é resolver a eleição de 2018 no tapetão. Eleição se ganha é no voto", afirmou.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou estar "indignado com tanta destruição que quero dar alguns recados. Moro, você é um covarde. Juiz não é isso, juiz é imparcial. Moro, você é um fantoche da Globo. Quero ver bloquear as contas do Aécio com as malas de R$ 500 mil. Também quero dar um recado para a Fiesp e para a Globo, o Temer é um personagem menor. Quem comanda é o capital e a Globo, a turma do pato amarelo, os irresponsáveis que se aliaram a Cunha e Aécio".
"Diziam que era só tirar a Dilma que tudo se resolvia. Hoje temos 14 milhões de desempregados, o Brasil voltando para o mapa da fome. Eles não ligam para o povo, a cabeça deles é escravocrata. Querem só reduzir salário e não reduzir o lucro deles. Nunca aceitaram pobres em universidades, pobres em aeroportos. Querem agora fazer uma a eleição sem o Lula. Pensam que somos bestas. Arrumem um candidato e venham disputar nas urnas", completou.
Por fim, o senador mandou um recado ao ex-presidente: "Lula, eu sei que não está fácil. Você perdeu dona Marisa. Para mim, foram eles que a mataram porque ela não aguentou tanta pressão. Mas quem precisa do senhor são os pobres deste país. Antes do senhor ser presidente, morria uma criança a cada cinco minutos no país. Hoje, acabamos com isso".
Já a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, disse que "hoje é mais um capítulo da luta em que o povo ocupa as ruas do Brasil para dizer que o povo não aceita os ataques à democracia no nosso país. O Judiciário condenou o Lula sem provas e de forma injusta. O Brasil não é um país onde o povo abandona sua nação. Por isso, estamos nas ruas para defender Lula e a democracia. Não queremos reforma trabalhista e da Previdência, queremos novas eleições".
A presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Noronha, a Bebel, disse que "estamos aqui por que não abdicamos dos nossos direitos nem da democracia. E condenar Lula é atacar a democracia. O piso dos professores foi uma conquista nacional do presidente Lula. Foi o ponto de partida, e o Alckmin paga, até hoje, 10% a menos do que o piso. A vitória do Lula é a vitória de todos os direitos da classe trabalhadora. Não vamos nos curvar diante deste 'juizeco'".
O cantos e compositor Chico César disse, entre duas canções, que "não se pode ignorar a importância de Lula para a cultura. A cultura tem que estar presente em um ato como esse porque Lula fez do Ministério da Cultura um ministério de verdade. Esse país é outro depois do Lula".
O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) destacou que "as elites brasileiras não aceitaram a vontade do povo em 2014, que pela quarta vez derrotou os conservadores brasileiros. Agora temos que defender a democracia brasileira. E a democracia brasileira se chama Lula. O crime de Lula foi tirar 22 milhões de pessoas da pobreza, foi fazer a primeira mulher presidenta, fazer o país ser reconhecido e respeitado no mundo todo. Com o Temer, o Brasil passa vergonha".
Presidente da Intersindical, Edson Carneiro, o Índio, disse que “a condenação de Lula é mais um passo do golpe que começou com o impeachment da presidenta Dilma, passa pela retirada de direitos através das reformas trabalhista e da Previdência. Tudo isso é um golpe contra o povo trabalhador desse país. Não podemos aguentar isso”.
Presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Luiz Gonçalves, o Luizinho, afirmou que “queremos Lula em 2018 como candidato. Queremos o maior presidente da história deste país nas eleições de 2018. Vamos nos organizar para defendê-lo. Não queremos mais alianças com golpistas. Queremos uma grande aliança com partidos e movimentos que defendem o povo, a cultura e os programas sociais”.
Presente no ato, a vendedora ambulante Maria da Luz, que veio há 15 anos do interior do Piauí para a capital paulista, também deixou suas palavras de defesa ao ex-presidente. “A condenação do Lula é injusta. Ele trabalhou muito, fez muito pelo Brasil. O povo não reconhece. O Brasil não vai para frente do jeito que está. Ele fez muito pelos pobres e pelos ricos, mas os ricos não veem. Então, eles falam do Bolsa Família, chamam os pobres de miseráveis que não querem trabalhar. Eles querem tirar isso para ver o pobre na miséria”, disse.
Já a professora Carmen Perl disse estar "entrando em depressão" com o atual cenário político brasileiro. "Quero o Brasil de volta, quero voltar a sorrir, quero acordar tranquila. Chega, estou ficando deprimida com tudo que está acontecendo no Brasil. Injustiças. Fora Temer, Moro canalha e Aécio na cadeia. Vamos resgatar nossa democracia", disse.
"Convivi com a ditadura e vivi o FHC. Períodos de trevas, desemprego. As pessoas viviam na miséria, as crianças nas ruas. Ninguém lembra disso. Até nas músicas falavam, era horrível. Crianças abandonadas. Tudo muito difícil. Estamos vendo que agora vamos voltar para esse sistema de castas, como era na época do FHC", completou Carmen.(RBA).
Com reportagem de Rodrigo Gomes

Blog do BILL NOTICIAS


FILIPINAS SUSPENDEM COMPRAS DE CARNE DO BRASIL POR PREOCUPAÇÃO SANITÁRIA

REUTERS/Nacho Doce

Enrico de la Cruz, da Reuters - As Filipinas suspenderam as importações de carne do Brasil em razão de preocupações sanitárias, na esteira da decisão tomada em junho pelos Estados Unidos de proibir a compra de carne bovina in natura brasileira, depois que vários carregamentos do produto não passaram no controle de qualidade norte-americano.
O secretário de Agricultura filipino, Emmanuel Piñol, disse que uma "equipe de segurança alimentar" irá ao Brasil no dia 26 de julho para inspecionar indústrias exportadoras de carnes.
O Brasil, maior exportador global de carne bovina e de frango, responde por 6 por cento das importações filipinas de carne, segundo a imprensa local.
"Isso envolve a saúde dos consumidores filipinos e nós não podemos tomar esse risco", afirmou Piñol à Reuters.
As Filipinas são um importador menor do produto brasileiro, de acordo com dados da Abiec, associação de exportadores.
De janeiro a maio, as Filipinas compraram o equivalente a 20,8 milhões de dólares de carne bovina do Brasil, que exportou para todos os destinos no período produtos avaliados em 2,6 bilhões de dólares.
A suspensão filipina acontece após um embargo provisório instituído à carne bovina in natura do Brasil pelos Estados Unidos, em função de alegados problemas sanitários. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

MORO DEPENA LULA E SEQUESTRA TODOS SEUS PLANOS DE PREVIDÊNCIA


Nova decisão do juiz federal Sérgio Moro sequestrou nesta quinta-feira, 20, R$ 9 milhões em planos de previdência privada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 
Segundo informação divulgada pela Folha, a BrasilPrev informou que bloqueou o saldo de duas aplicações em previdência privada. Uma delas está em nome da empresa de palestras de Lula, a LILS, com saldo de R$ 7,19 milhões; outra, individual, tem saldo de R$ 1,8 milhão.
Decisão ocorre um dia depois que R$ 606 mil em contas bancárias de Lula, além de quatro imóveis e dois carros, haviam sido bloqueados pela Justiça por determinação do juiz Sérgio Moro. 
O magistrado atendeu pedido do Ministério Público Federal para recuperação do produto do suposto crime de corrupção no caso do tríplex do Guarujá (SP).(247).

Blog do BILL NOTICIAS

DEFESA DE LULA VAI AO TRF CONTRA SEQUESTRO DE BENS EXECUTADO POR MORO


A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressou nesta quinta-feira, 20, com recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) contra a decisão do juiz Sérgio Moro que sequestrou bens e valores de Lula, incluindo recursos de planos de aposentadoria privada do ex-presidente (leia aqui).
Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins pediram medida liminar para suspender de imediato a decisão do juiz Sergio Moro, e o reconhecimento da ilegalidade da decisão do magistrado. 
"Foram apontadas as seguintes ilegalidades: (i) ilegitimidade do Ministério Público Federal para pedir medida cautelar destinada a assegurar o pagamento de futuro e eventual "dano mínimo" em favor da Petrobras, que é sociedade de economia mista (pessoa jurídica de direito privado) e não se enquadra na hipótese prevista no art. 142, do Código de Processo Penal; (ii) impossibilidade de sequestro de bens que têm origem lícita e que foram adquiridos por Lula antes dos fatos afirmados pela acusação; (iii) inexistência de qualquer fato concreto que demonstre risco de dilapidação patrimonial e justifique a necessidade de medida cautelar patrimonial", disse a defesa de Lula em nota. 
Mais cedo, Cristiano Zanin antecipou o recurso ao TRF em entrevista coletiva em conjunto com a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, na sede do diretório nacional do partido. Leia reportagem da Rede Brasil Atual sobre o assunto:
O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Cristiano Zanin Martins concedeu uma coletiva hoje (20) em São Paulo para tratar dos próximos passos da defesa em relação aos desdobramentos da condenação de Lula pelo juiz Sergio Moro. “Neste momento, estamos protocolando um mandado de segurança perante o Tribunal Regional Federal da 4a região para impugnar o bloqueio de bens e valores do ex-presidente”, afirmou.
Após Moro condenar Lula a nove anos e seis meses de prisão no âmbito do processo que envolve o tríplex no Guarujá, o juiz de primeira instância, responsável por sentenças da operação Lava Jato em Curitiba, determinou o sequestro dos bens do ex-presidente. Foram bloqueados três apartamentos, incluindo o que ele reside, além de R$ 606.727,12 – todos presentes na declaração de bens de Lula, ainda em suas candidaturas em 2002 e 2006.
“Fomos surpreendidos ontem (19) com o bloqueio de bens de Lula em uma ação cautelar proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em outubro de 2016”, disse Cristiano. A ação do MPF ficou sob sigilo absoluto, e foi resgatada por Moro nove meses após sua propositura. Para a defesa, o bloqueio é ilegal por diferentes aspectos. “Só é possível conceder uma cautelar se houver prova concreta de que existe dilapidação patrimonial, ou seja, que a pessoa está se dispondo de seus bens. Evidente que esse não é o caso”, argumentou.
Além do fato de Lula não ter vendido, ou mostrado intenção de se desfazer de seus bens, ao longo desses nove meses de processo em sigilo, Cristiano aponta mais razões para a impugnação da decisão. “Na decisão proferida nesta semana em relação aos nossos embargos de declaração, o próprio juiz reconheceu que nenhum recurso da Petrobras foi utilizado em benefício de Lula. Ele reconheceu o que sempre dissemos. Não há qualquer relação entre valores da Petrobras e o Lula. Se não há relação, evidente que nenhuma decisão poderia bloquear os bens, afirmando que a necessidade existe para assegurar futura reparação”, explicou.
A decisão que determinou o bloqueio parte de uma possível necessidade futura de reparação de dano em favor da Petrobras, caso confirmado desvio em contratos para benefício do réu. “Essa decisão é ilegal. O que o MP disse ao pedir o bloqueio se baseava em três contratos da Petrobras com a OAS e a relação deles com o tríplex no Guarujá. Isso ruiu com a própria decisão do Moro. Então, o que restou é algo incompatível, que foi criado nesta decisão para justificar uma condenação sem provas de culpa e que despreza provas de inocência”, continuou.
Além de tais argumentos, Cristiano questiona a legitimidade do MPF na propositura. O ponto é que o ordenamento jurídico não permite, de acordo com o advogado, que os procuradores do MPF atuem em nome da Petrobras. “Isto está previsto em lei”, disse.
O direito do inimigo
Cristiano defendeu, ao lado da presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e dos deputados Carlos Zarattini e Paulo Teixeira, ambos do PT de São Paulo, que é preciso um “olhar crítico a tudo que aconteceu no passado, desde as medidas ilegais que antecederam a ação, que envolveram a condução coercitiva, a quebra do sigilo telefônico de Lula e de seus advogados, entre outras irregularidades. Atos sucedidos por uma denúncia com ajuda do Power Point em rede nacional, algo inédito, que apenas indicou que ali começava uma ação penal de natureza midiática que culminou em uma sentença sem provas de culpa”.
Por outro lado, o advogado pediu uma visão otimista dos próximos passos. “A sentença da semana passada, a despeito de ter condenado Lula, é uma decisão de primeiro grau, que comporta recursos. As instâncias superiores serão acionadas e, portanto, não se pode cogitar qualquer perda de direitos políticos ou impedimento para que ele possa exercer a atividade política. A despeito do olhar crítico que fazemos do passado, temos que analisar o futuro com a expectativa que essa sentença será revertida por uma razão muito simples: as provas de inocência”, disse.
Para Cristiano, a ausência de materialidade e as contradições apontadas ao longo do processo reafirmam a natureza do lawfare. “É má utilização das leis para a demonização de um inimigo político. A lei pode tirar reputação, bens e liberdade. Ela é violenta quando mal utilizada (…). Existem estudos que mostram a prática do direito penal do inimigo. É quando o acusado, ao invés de ser tratado como sujeito de direitos, passa a ser tratado de uma forma absolutamente incompatível com as garantias devidas”, afirmou.
Leia na íntegra a nota da defesa de Lula: 
"Nota
Protocolamos hoje (20/07) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região pedido ("mandado de segurança") para que seja anulada, por manifesta ilegalidade, a decisão proferida pelo juízo da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba que determinou o sequestro e o arresto de bens e valores do ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva.
Foram apontadas as seguintes ilegalidades: (i) ilegitimidade do Ministério Público Federal para pedir medida cautelar destinada a assegurar o pagamento de futuro e eventual "dano mínimo" em favor da Petrobras, que é sociedade de economia mista (pessoa jurídica de direito privado) e não se enquadra na hipótese prevista no art. 142, do Código de Processo Penal; (ii) impossibilidade de sequestro de bens que têm origem lícita e que foram adquiridos por Lula antes dos fatos afirmados pela acusação; (iii) inexistência de qualquer fato concreto que demonstre risco de dilapidação patrimonial e justifique a necessidade de medida cautelar patrimonial.
Pedimos a concessão de medida liminar, para suspender de imediato os efeitos da decisão de primeiro grau – para que haja a restituição disponibilidade dos bens e valores de Lula – e, ao final, para que seja reconhecida definitivamente a ilegalidade da decisão impugnada, com a consequente declaração da sua nulidade.(247).
Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins"

Blog do BILL NOTICIAS

DILMA: UM DIA TERRÍVEL PARA QUEM LUTA POR UM MUNDO MELHOR


A presidente eleita Dilma Rousseff reagiu com tristeza à notícia do falecimento do professor aposentado Marco Aurélio Garcia, que foi assessor especial da Presidência da República. Marco Aurélio tinha 76 anos e morreu vítima de um infarto fulminante (leia mais).
"Hoje é um dia de dor para todos nós, que compartilhamos com ele seus muitos sonhos, histórias e lutas. Era um amigo querido, de humor fino e contagiante, sempre generoso e cheio de ideias, dono de uma mente arguta e brilhante", disse Dilma em nota. "Um dia terrível para quem luta por um mundo melhor, com justiça social. Um dia muito, muito triste", acrescentou. 
Vários parlamentares e líderes da esquerda também lamentaram a perda de Marco Aurélio Garcia. Leia aqui alguma manifestações. 
Leia na íntegra a nota de Dilma: 
"Meu amigo querido, Marco Aurélio Garcia"
A morte do professor Marco Aurélio Garcia, meu amigo querido, é extremamente dolorosa. Desfrutei pela última vez de sua companhia há três semana. Conversamos sobre a vida e os momentos terríveis que o país atravessa.
Hoje é um dia de dor para todos nós, que compartilhamos com ele seus muitos sonhos, histórias e lutas. Era um amigo querido, de humor fino e contagiante, sempre generoso e cheio de ideias, dono de uma mente arguta e brilhante.
Meus sentimentos ao filho Leon, ao neto adorado Benjamin, aos familiares e todos os seus amigos.
É muito duro saber que não terei mais sua companhia, nem o prazer de ouvir sua poderosa gargalhada.
Um dia terrível para quem luta por um mundo melhor, com justiça social. Um dia muito, muito triste. (247).
Dilma Rousseff

Blog do BILL NOTICIAS

Tragédia em Flores-PE, mãe e filho deficiente morrem eletrocutados


Uma tragédia chocou os moradores do Distrito de Fátima nesta Quarta-feira (19), Onde mãe e filho vieram a óbito, após receberem  uma descarga elétrica.
Pelo que pudemos constatar no local, uma má instalação elétrica pode ter ocasionado o acidente, pois o fio que conduzia a eletricidade passava entre a porta e a parede e devido o movimento de abre e fecha da porta o fio acabou sendo corroído rompendo a capa protetora, passando corrente elétrica para a porta.
Notou-se também que, supostamente, o jovem P.H.M.S 17 anos, que era especial; Teria sofrido o choque primeiro e sua mãe a dona de casa Josefa Moreira da Silva, 41 anos, ao tentar ajudá-lo acabou também recebendo a descarga elétrica.
Os Familiares estão aguardando a liberação dos corpos.
Ainda não temos informações sobre o horário do Sepultamento. (fatimapenoticias), (R.Banana).

Blog do BILL NOTICIAS

Caboclo já se prepara para a 13ª edição da Festa do Tamarindo


Distrito de Afrânio, sertão pernambucano, celebrará o bicentenário da Igreja do Padroeiro Senhor do Bonfim
“Delícias no Bicentenário – uma festa de dar água na boca” é o tema da 13ª edição da já tradicional Festa do Tamarindo em Caboclo, distrito de Afrânio-PE, que em 2012 foi tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Fundarpe) como patrimônio do Sertão, um reconhecimento e valoração da identidade cultural do lugar. O evento faz parte do calendário turístico de Pernambuco.
Muito vistos em todo o povoado, os tamarindos já são uma das mais fortes características de Caboclo, em especial um tamarindeiro de 170 anos, o qual deu origem à Festa. Nos dias 26 e 27 de agosto, respectivamente sábado e domingo, a comunidade sediará a 13ª edição da Festa do Tamarindo. A Comissão de Revitalização do Caboclo (CRC), organizadora do evento, tem como propósito fomentar o desenvolvimento e a preservação histórica do local.
A programação, bastante diversificada, terá desde oficinas, vendas de produtos artesanais e à base de tamarindo, concerto ao pôr-do-sol no Mirante, além de um momento muito especial – ‘Homenagem da Gratidão’ concedida a pessoas e entidades que colaboraram com Caboclo nos últimos 22 anos, e acontecerá no adro da Igreja do Padroeiro Senhor do Bonfim.
Importante ressaltar que toda a renda arrecadada com a 13ª Festa do Tamarindo será destinada à reforma e melhoramentos da Pousada Caboclo, única no povoado.
Como chegar
Caboclo fica a 9 km de Afrânio e a 120 km de Petrolina, sendo acessível pela rodovia estadual PE 635.
Onde ficar
Afrânio
– Hotel Pousada Reis – (87) 3868-1504
– Hotel Pousada Gabriella – (87) 98835-8566
– Hotel Topázio – (87) 3868-1238
Caboclo
– Pousada Caboclo – (87) 98836-3008
Programação
26/08
14h – Atividades lúdicas e conscientização sobre higiene bucal com crianças e jovens
16h – Pôr do sol musical no Mirante da Serra; aeróbica e danças com Marcos Canuto e músicos do IF Sertão-PE
18h – Brincadeira de rodas com crianças no pátio da Igreja
20h – Apresentação musical no patamar da Igreja
20h30 – Homenagens da Gratidão no patamar da Igreja
22h – Show com Elisson Castro e Forró Pega Leve
27/08
8h – Feira de artesanato e produtos regionais
8h30 – Festival de oportunidades (SEBRAE-PE)
9h – Chegada das caravanas (SEBRAE, SESC, IF SERTÃO-PE, FUNDAÇÃO NILO COELHO)
9h30 – Plantio de tamarindeiros e distribuição de mudas (CRAD/UNIVASF)
10h – Encontro de sanfoneiros com Hosterninho e convidados
10h30 – Concurso de produtos de tamarindos
11h – Apresentações folclóricas do município de Afrânio (PMA) e SESC Petrolina
11h30 – Momento de culinária dos novos produtos de tamarindo pela DeVry Unifavip
12h – Forró Pé de Serra com Adãozinho de Rajada, Ednaldo Fonseca, Hosterninho e convidados
15h – Encerramento
Promoção – Comissão de Revitalização do Caboclo, Prefeitura Municipal de Afrânio, SEBRAE, IF SERTÂO-PE e TV Grande Rio.
Apoio – Fundação Nilo Coelho, Gráfica Franciscana, Cemafauna Caatinga, CRAD/Univasf, CAC, SESC Petrolina e Tenda.
Jaquelyne Costa
Assessoria de Imprensa – 13ª Festa do Tamarindo (R.Banana).

Blog do BILL NOTICIAS

PARA COMPRAR SUA SOBREVIVÊNCIA, TEMER ENCARECE O LITRO DA GASOLINA EM R$ 0,41

Beto Barata/PR

Em nota divulgada nesta quinta-feira (20), os ministérios da Fazenda e do Planejamento informaram que a alíquota de PIS/Cofins que incide sobre a gasolina irá dobrar, passando dos atuais R$ 0,38 por litro para R$ 0,79 por litro. Assim, o litro da gasolina poderá ficar até R$ 0,41 mais caro nas bombas.
Já a taxa do PIS/Cofins, hoje zerada, será de R$ 0,19. A alíquota do óleo diesel passará de R$ 0,24 para R$ 0,46. Com o aumento da alíquota do PIS/Cofins sobre os combustíveis, o governo espera arrecadar R$ 10,4 bilhões em 2017. Além disso, o Ministério da Fazenda informou que vai bloquear mais R$ 5,9 bilhões em despesas do Orçamento.
O aumento de impostos e o bloqueio extra no orçamento ocorrem em um momento em que o governo enfrenta dificuldades em obter receitas. Com a dificuldade do governo em fazer a economia crescer, o governo enfrenta problemas na obtenção de receitas e procura novas formas de obter verbas para pagar as contas e compensar o déficit primário. 247.

Blog do BILL NOTICIAS

ACRÉSCIMO DE OVOS À DIETA IMPULSIONA O CRESCIMENTO DOS BEBÊS EM SITUAÇÃO DE RISCO

  SAÚDE247, Em parceria com Le Figaro

 (photo: )

A introdução de ovos na alimentação melhorou substancialmente o crescimento dos bebês entre seis e nove meses de idade no Equador, e pode fazer o mesmo em outras regiões com escassez de recursos, afirmam pesquisadores.



Por: Marilynn Larking - Site http://portugues.medscape.com/
 
"Globalmente, existem 162 milhões de crianças com atraso no desenvolvimento, o que as coloca em risco de ter um desenvolvimento cerebral insuficiente, de contrair doenças infecciosas e de morte", disse à Reuters Health a Dra. Lora Iannotti, da Washington University, em St. Louis, Missouri.
"Em nossa opinião", disse ela por e-mail, "a principal descoberta neste estudo foi o aumento importante do crescimento linear de 0,63 da pontuação Z do comprimento comparado à idade (curva de crescimento da OMS) e uma redução de 47% na prevalência de atraso ou parada do crescimento – mais de um terço acima do que tem sido observado em todo o mundo com as estratégias de alimentação complementar".
"As intervenções nutricionais convencionais, como o consumo de suplementos ou alimentos enriquecidos, não surtiram um efeito dessa magnitude", acrescentou a Dra. Lora. "Os ovos fornecem muitos nutrientes, como a colina e outros fatores de crescimento, em matrizes de alta biodisponibilidade".
Um ovo por dia durante seis meses
A Dra. Lora e colaboradores randomizaram bebês de seis a nove meses para comerem um ovo por dia durante seis meses (83 bebês) ou não receberem nenhuma intervenção (controle, 80 bebês). Ambos grupos receberam mensagens de marketing social incentivando sua participação. Todas as famílias foram visitadas semanalmente para a distribuição dos ovos, e para o monitoramento do consumo de ovos (apenas para o grupo recebendo os ovos) e dos sinais e sintomas de morbidade.


Conforme informado on-line em 7 de junho no periódico Pediatrics, a intervenção com os ovos aumentou o valor da pontuação Z do comprimento comparado à idade em 0,63 e a pontuação Z do peso para idade em 0,61. A prevalência de atraso ou parada do crescimento foi reduzida em 47% dos casos, e a de baixo peso em 74% dos casos.
As crianças no grupo da intervenção comeram mais ovos do que os controles. Ao longo do tempo, os dois grupos aumentaram o consumo de alimentos ou bebidas açucaradas e refrigerantes. No entanto, no grupo recebendo os ovos, a prevalência do consumo referido de alimentos como chocolate, doces, bolos e biscoitos, foi 29% menor do que no grupo controle (P = 0,032) ao final do estudo.
O consumo de refrigerantes não foi significativamente menor no grupo recebendo ovos (10% contra 14%, = 0,137).
Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos em termos de consumo de outros alimentos, e não houve registro de alergia a ovo.
A campanha de marketing social foi uma das chaves para o sucesso da intervenção, disse a Dra. Lora. "Mensagens e símbolos culturalmente apropriados foram cuidadosamente elaborados e direcionados para a comunidade indígena mista. Apesar de ter havido uma erupção vulcânica no meio do ensaio clínico, tivemos apenas 7% de perda de acompanhamento".
"Outro fator fundamental de sucesso foi a introdução precoce de ovos no período da alimentação complementar, dos seis aos nove meses", acrescentou. "O Ministério da Saúde Pública do Equador recomendara anteriormente a introdução alimentar de ovos após um ano de idade".
"Com os resultados do nosso estudo, e as evidências crescentes na literatura mitigando as questões relacionadas com as alergias e com o colesterol", observou a Dra. Lora, "a orientação foi modificada para incentivar a introdução dos ovos aos sete meses de idade".
 
"Nesta população andina, e em outras ao redor do mundo, os ovos são apreciados e reconhecidos como um alimento de baixo custo e de alta qualidade. As descobertas sugerem que os ovos podem contribuir consideravelmente para os objetivos da ONU de reduzir o atraso ou a parada do crescimento e de enfrentar a fome oculta", concluiu a médica.


A Dra. Lona Sandon, professora-assistente de nutrição clínica no UT Southwestern Medical Center, em Dallas, observou que o estudo "foi feito em uma população com baixa segurança alimentar, com dificuldade para obter comida suficiente (calorias e proteínas) para uma saúde e crescimento ideais".
 
"É notável que algo tão simples como o acréscimo de um ovo por dia à dieta possa levar ao aumento do crescimento", disse a Dra. Lona à Reuters Health.
 
"Os ovos são uma ótima fonte de proteínas e uma das fontes proteicas de menor custo, o que os torna um alimento de acesso fácil para as pessoas que vivem em situação de baixa segurança alimentar", disse ela por e-mail. "Os ovos são um alimento básico incluído nos pacotes dos programas alimentares para mulheres, bebês e crianças nos EUA".
 
"A preocupação com a alergia ao ovo pode não se justificar nesta população", disse a Dra. Lona. "A prevalência de alergias alimentares parece ser menor nas populações de baixa renda por razões não completamente entendidas. Além disso, as pesquisas atuais com outros alimentos que causam alergias sugerem que a introdução alimentar precoce pode ajudar a sensibilizar as crianças, prevenindo futuras reações alérgicas ".
 
"A conclusão", disse a Dra. Lona, "é que os ovos podem ser introduzidos precocemente de forma segura, e são uma maneira barata de fornecer nutrientes de qualidade que podem ajudar a reduzir o atraso ou a parada do crescimento, melhorando assim o crescimento e o desenvolvimento da criança".

Na época do estudo, dois coautores trabalhavam para o financiador do estudo, The Mathile Institute.
 
A Dra. Lona Sandon, professora-assistente de nutrição clínica no UT Southwestern Medical Center, em Dallas, observou que o estudo "foi feito em uma população com baixa segurança alimentar, com dificuldade para obter comida suficiente (calorias e proteínas) para uma saúde e crescimento ideais".
 
"É notável que algo tão simples como o acréscimo de um ovo por dia à dieta possa levar ao aumento do crescimento", disse a Dra. Lona à Reuters Health.
 
"Os ovos são uma ótima fonte de proteínas e uma das fontes proteicas de menor custo, o que os torna um alimento de acesso fácil para as pessoas que vivem em situação de baixa segurança alimentar", disse ela por e-mail. "Os ovos são um alimento básico incluído nos pacotes dos programas alimentares para mulheres, bebês e crianças nos EUA".
 
"A preocupação com a alergia ao ovo pode não se justificar nesta população", disse a Dra. Lona. "A prevalência de alergias alimentares parece ser menor nas populações de baixa renda por razões não completamente entendidas. Além disso, as pesquisas atuais com outros alimentos que causam alergias sugerem que a introdução alimentar precoce pode ajudar a sensibilizar as crianças, prevenindo futuras reações alérgicas ".
 
"A conclusão", disse a Dra. Lona, "é que os ovos podem ser introduzidos precocemente de forma segura, e são uma maneira barata de fornecer nutrientes de qualidade que podem ajudar a reduzir o atraso ou a parada do crescimento, melhorando assim o crescimento e o desenvolvimento da criança".

Na época do estudo, dois coautores trabalhavam para o financiador do estudo, The Mathile Institute.
 
A Dra. Lona Sandon, professora-assistente de nutrição clínica no UT Southwestern Medical Center, em Dallas, observou que o estudo "foi feito em uma população com baixa segurança alimentar, com dificuldade para obter comida suficiente (calorias e proteínas) para uma saúde e crescimento ideais".
 
"É notável que algo tão simples como o acréscimo de um ovo por dia à dieta possa levar ao aumento do crescimento", disse a Dra. Lona à Reuters Health.
 
"Os ovos são uma ótima fonte de proteínas e uma das fontes proteicas de menor custo, o que os torna um alimento de acesso fácil para as pessoas que vivem em situação de baixa segurança alimentar", disse ela por e-mail. "Os ovos são um alimento básico incluído nos pacotes dos programas alimentares para mulheres, bebês e crianças nos EUA".
 
"A preocupação com a alergia ao ovo pode não se justificar nesta população", disse a Dra. Lona. "A prevalência de alergias alimentares parece ser menor nas populações de baixa renda por razões não completamente entendidas. Além disso, as pesquisas atuais com outros alimentos que causam alergias sugerem que a introdução alimentar precoce pode ajudar a sensibilizar as crianças, prevenindo futuras reações alérgicas ".
 
"A conclusão", disse a Dra. Lona, "é que os ovos podem ser introduzidos precocemente de forma segura, e são uma maneira barata de fornecer nutrientes de qualidade que podem ajudar a reduzir o atraso ou a parada do crescimento, melhorando assim o crescimento e o desenvolvimento da criança".

Na época do estudo, dois coautores trabalhavam para o financiador do estudo, The Mathile Institute
A Dra. Lona Sandon, professora-assistente de nutrição clínica no UT Southwestern Medical Center, em Dallas, observou que o estudo "foi feito em uma população com baixa segurança alimentar, com dificuldade para obter comida suficiente (calorias e proteínas) para uma saúde e crescimento ideais".
 
"É notável que algo tão simples como o acréscimo de um ovo por dia à dieta possa levar ao aumento do crescimento", disse a Dra. Lona à Reuters Health.
 
"Os ovos são uma ótima fonte de proteínas e uma das fontes proteicas de menor custo, o que os torna um alimento de acesso fácil para as pessoas que vivem em situação de baixa segurança alimentar", disse ela por e-mail. "Os ovos são um alimento básico incluído nos pacotes dos programas alimentares para mulheres, bebês e crianças nos EUA".
 
"A preocupação com a alergia ao ovo pode não se justificar nesta população", disse a Dra. Lona. "A prevalência de alergias alimentares parece ser menor nas populações de baixa renda por razões não completamente entendidas. Além disso, as pesquisas atuais com outros alimentos que causam alergias sugerem que a introdução alimentar precoce pode ajudar a sensibilizar as crianças, prevenindo futuras reações alérgicas ".
 
"A conclusão", disse a Dra. Lona, "é que os ovos podem ser introduzidos precocemente de forma segura, e são uma maneira barata de fornecer nutrientes de qualidade que podem ajudar a reduzir o atraso ou a parada do crescimento, melhorando assim o crescimento e o desenvolvimento da criança".

Na época do estudo, dois coautores trabalhavam para o financiador do estudo, The Mathile Institute
A Dra. Lona Sandon, professora-assistente de nutrição clínica no UT Southwestern Medical Center, em Dallas, observou que o estudo "foi feito em uma população com baixa segurança alimentar, com dificuldade para obter comida suficiente (calorias e proteínas) para uma saúde e crescimento ideais".
 
"É notável que algo tão simples como o acréscimo de um ovo por dia à dieta possa levar ao aumento do crescimento", disse a Dra. Lona à Reuters Health.
 
"Os ovos são uma ótima fonte de proteínas e uma das fontes proteicas de menor custo, o que os torna um alimento de acesso fácil para as pessoas que vivem em situação de baixa segurança alimentar", disse ela por e-mail. "Os ovos são um alimento básico incluído nos pacotes dos programas alimentares para mulheres, bebês e crianças nos EUA".
 
"A preocupação com a alergia ao ovo pode não se justificar nesta população", disse a Dra. Lona. "A prevalência de alergias alimentares parece ser menor nas populações de baixa renda por razões não completamente entendidas. Além disso, as pesquisas atuais com outros alimentos que causam alergias sugerem que a introdução alimentar precoce pode ajudar a sensibilizar as crianças, prevenindo futuras reações alérgicas ".
 
"A conclusão", disse a Dra. Lona, "é que os ovos podem ser introduzidos precocemente de forma segura, e são uma maneira barata de fornecer nutrientes de qualidade que podem ajudar a reduzir o atraso ou a parada do crescimento, melhorando assim o crescimento e o desenvolvimento da criança".

Na época do estudo, dois coautores trabalhavam para o financiador do estudo, The Mathile Institute

"É notável que algo tão simples como o acréscimo de um ovo por dia à dieta possa levar ao aumento do crescimento", disse a Dra. Lona à Reuters Health.

"Os ovos são uma ótima fonte de proteínas e uma das fontes proteicas de menor custo, o que os torna um alimento de acesso fácil para as pessoas que vivem em situação de baixa segurança alimentar", disse ela por e-mail. "Os ovos são um alimento básico incluído nos pacotes dos programas alimentares para mulheres, bebês e crianças nos EUA".

"A preocupação com a alergia ao ovo pode não se justificar nesta população", disse a Dra. Lona. "A prevalência de alergias alimentares parece ser menor nas populações de baixa renda por razões não completamente entendidas. Além disso, as pesquisas atuais com outros alimentos que causam alergias sugerem que a introdução alimentar precoce pode ajudar a sensibilizar as crianças, prevenindo futuras reações alérgicas ".

"A conclusão", disse a Dra. Lona, "é que os ovos podem ser introduzidos precocemente de forma segura, e são uma maneira barata de fornecer nutrientes de qualidade que podem ajudar a reduzir o atraso ou a parada do crescimento, melhorando assim o crescimento e o desenvolvimento da criança".

Na época do estudo, dois coautores trabalhavam para o financiador do estudo, The Mathile Institute.




Blog do BILL NOTICIAS
 
 
A Dra. Lona Sandon, professora-assistente de nutrição clínica no UT Southwestern Medical Center, em Dallas, observou que o estudo "foi feito em uma população com baixa segurança alimentar, com dificuldade para obter comida suficiente (calorias e proteínas) para uma saúde e crescimento ideais".