A secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco divulgou, recentemente,
o resultado da pesquisa sobre o perfil socioeconômico dos visitantes
durante o carnaval 2013 em Salgueiro, um dos polos da folia no Sertão,
com vistas a nortear o planejamento de ações voltadas para a folia em
Pernambuco. Ao todo foram realizadas 313 entrevistas junto aos
visitantes, além de uma contagem auxiliar com 3.783 pessoas
identificadas como residentes, turistas ou excursionistas.
No cronograma de dados, a pesquisa que tem como slogan “Estado deo resultado da pesquisa sobre o perfil socioeconômico dos visitantes
durante o carnaval 2013 em Salgueiro, um dos polos da folia no Sertão,
com vistas a nortear o planejamento de ações voltadas para a folia em
Pernambuco. Ao todo foram realizadas 313 entrevistas junto aos
visitantes, além de uma contagem auxiliar com 3.783 pessoas
identificadas como residentes, turistas ou excursionistas.
alegria”, disponibiliza informações, motivações, percepções e
interesses, além da opinião sobre os atrativos, infraestrutura,
equipamentos e serviços turísticos utilizados. A metodologia utilizada
pelo órgão estadual foi a quantitativa – a partir da coleta de dados
realizada por meio de entrevistas, com abordagens aleatória e direta a
visitante, feitas no dia 11 de fevereiro, durante apresentação dos
trios e blocos carnavalescos.
Com iniciativa da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur), por
meio da Empresa de Turismo de Pernambuco S/A (Empetur), a pesquisa
visa à formação de uma base de dados gerenciais sobre o setor. Segundo
o secretário de Turismo Alberto Jorge Nascimento Feitosa, “os
resultados dessa pesquisa servem de dados para orientar as políticas
públicas, bem como facilitar a tomada de decisões dos órgãos
governamentais e empresários do setor, dentro das metas e objetivos do
Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Pernambuco”.
No quadro de visitantes residentes no Brasil, a pesquisa destacou a
presença de pessoas de Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas e São Paulo.
De Pernambuco, foram registrados visitantes de mais de 13 municípios
do interior além da capital. No item “motivos da viagem”, 68,87%
apontaram o carnaval como principal objetivo, seguido em ordem
decrescente de visita a parentes, passeio, negócio e trabalho. A
maioria dos entrevistados – 98,55% – apontou que já conhecia o
sucesso da folia em outras edições, seguido de comentários de amigos,
parentes e da mídia.
A pesquisa também abordou expectativas, organização da viagem dos
visitantes, meios de hospedagem, gasto médio individual por turista,
entre outros pontos. Pelos menos 82,39% disseram que recomendaria o
carnaval a outras pessoas e 86,79 % manifestaram a intenção de
retornar. O prefeito Marcones Libório de Sá apontou que o resultado da
pesquisa trouxe surpresas positivas, sobretudo, por fortalecer o
retrato socioeconômico e cultural que, segundo ele, “se amplia nos
grandes eventos culturais, trazendo benefícios para o potencial
turístico da região.