quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pesquisa do Estado aponta perfil socioeconômico do visitante no carnaval de Salgueiro




carnaval de salgueiro2
A secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco divulgou, recentemente,
o resultado da pesquisa sobre o perfil socioeconômico dos visitantes
durante o carnaval 2013 em Salgueiro, um dos polos da folia no Sertão,
com vistas a nortear o planejamento de ações voltadas para a folia em
Pernambuco. Ao todo foram realizadas 313 entrevistas junto aos
visitantes, além de uma contagem auxiliar com 3.783 pessoas
identificadas como residentes, turistas ou excursionistas.
No cronograma de dados, a pesquisa que tem como slogan “Estado de
alegria”, disponibiliza informações, motivações, percepções e
interesses, além da opinião sobre os atrativos, infraestrutura,
equipamentos e serviços turísticos utilizados. A metodologia utilizada
pelo órgão estadual foi a quantitativa – a partir da coleta de dados
realizada por meio de entrevistas, com abordagens aleatória e direta a
visitante, feitas no dia 11 de fevereiro, durante apresentação dos
trios e blocos carnavalescos.

Com iniciativa da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur), por
meio da Empresa de Turismo de Pernambuco S/A (Empetur), a pesquisa
visa à formação de uma base de dados gerenciais sobre o setor. Segundo
o secretário de Turismo Alberto Jorge Nascimento Feitosa, “os
resultados dessa pesquisa servem de dados para orientar as políticas
públicas, bem como facilitar a tomada de decisões dos órgãos
governamentais e empresários do setor, dentro das metas e objetivos do
Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Pernambuco”.

No quadro de visitantes residentes no Brasil, a pesquisa destacou a
presença de pessoas de Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas e São Paulo.
De Pernambuco, foram registrados visitantes de mais de 13 municípios
do interior além da capital. No item “motivos da viagem”, 68,87%
apontaram o carnaval como principal objetivo, seguido em ordem
decrescente de visita a parentes, passeio, negócio e trabalho. A
maioria dos entrevistados – 98,55% – apontou que já conhecia o
sucesso da folia em outras edições, seguido de comentários de amigos,
parentes e da mídia.

A pesquisa também abordou expectativas, organização da viagem dos
visitantes, meios de hospedagem, gasto médio individual por turista,
entre outros pontos. Pelos menos 82,39% disseram que recomendaria o
carnaval a outras pessoas e 86,79 % manifestaram a intenção de
retornar. O prefeito Marcones Libório de Sá apontou que o resultado da
pesquisa trouxe surpresas positivas, sobretudo, por fortalecer o
retrato socioeconômico e cultural que, segundo ele, “se amplia nos
grandes eventos culturais, trazendo benefícios para o potencial
turístico da região.

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...