segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Quem é mesmo a escrava?


imagem 
A negra Natasha Romero Sanches, de 44 anos, é uma doutora cubana. Formou-se por uma universidade pública e, neste sábado, desembarcou no Brasil. Já nesta segunda-feira, passará por um treinamento na língua portuguesa, antes de ser enviada a um dos 701 municípios que não atraíram o interesse de nenhum médico brasileiro e abrigarão estrangeiros nesta primeira fase do Mais Médicos. Indagada por jornalistas sobre o fato de parte da sua bolsa de R$ 10 mil ser apropriada pelo governo cubano, ela não se queixou. “O meu salário é suficiente”, disse ela, afirmando ainda que trabalha por amor e pela vocação de salvar vidas (leia mais sobre a chegada de outros médicos cubanos no site Tijolaço).
Aos olhos da jornalista Eliane Cantanhêde, a doutora Natasha é uma escrava. Veio ao Brasil não num voo comercial, mas num “avião negreiro” (leia mais aqui). Assim como Cantanhêde, diversos outros jornalistas escreveram artigos ou postaram mensagens no Twitter sobre a “escravidão” de cubanos. Foi o caso, por exemplo, de Reinaldo Azevedo, de Veja.com, de Ricardo Noblat, do Globo, e de Sandro Vaia, ex-diretor de Redação do Estado de S. Paulo – além do inacreditável Augusto Nunes, que definiu o ministro Alexandre Padilha como uma Princesa Isabel às avessas (leia aqui).
É possível que esses colunistas realmente acreditem que os médicos cubanos foram escravizados pelos irmãos Castro. E que o Brasil, sob as garras do PT, se converteu numa brutal tirania que trafica pessoas – argumento que se enfraquece diante do fato de que dezenas de países já assinaram convênios semelhantes para a importação de médicos com o governo cubano.
Evidentemente, a doutora Natasha não é uma escrava, assim como os outros médicos de Cuba que chegaram ao Brasil neste sábado (para saber mais sobre o tema, leia o artigo de Hélio Dolye sobre como funciona o sistema de remuneração dos profissionais de saúde cubanos). O que todos eles pediram na chegada foi apenas respeito, para que possam desempenhar bem as suas funções (leia mais aqui).
Mas será que Eliane Cantanhêde e seus colegas são realmente pessoas livres? Eliane, por exemplo, se vê forçada a criticar qualquer iniciativa vinculada ao Partido dos Trabalhadores e até a inventar crises inexistentes. Foi ela, por exemplo, quem, no início deste ano, anunciou um apagão iminente – que ainda não aconteceu. Ela também esteve na linha de frente do chamado “lobby do tomate”, apontando uma inflação fora de controle, que não se materializou.
Seus coleguinhas, muitas vezes, também parecem presos e acorrentados a grilhões ideológicos. Funcionam num sistema binário, que exclui a reflexão – se algo é ligado ao PT, só pode estar errado. Ocorre que, muitas vezes, eles apenas vocalizam interesses econômicos, políticos ou comerciais não deles – mas dos seus patrões. Barões midiáticos que, num sistema ainda concentrado como o brasileiro, distorcem o fluxo das informações. Basta dizer que, entre os dez homens mais ricos do País, quatro são ligados a grandes grupos de comunicação.
É possível que a doutora Natasha não desfrute de toda a liberdade que gostaria de ter. Mas não se pode descartar a hipótese de que ela seja uma mulher mais livre do que Eliane e seus colegas que a vêem como uma escrava. (Brasil247)

Blog do Bill Art´s

Animais ‘esquecidos’ no Centro de Zoonoses de Petrolina poderão ser leiloados




imagem1 
Donos que soltam seus animais em vias públicas de Petrolina, agora terão que responder pela irregularidade. O “esquecimento” além de doer no bolso do proprietário, que terá que pagar multa por soltar o animal por aí, correrá o risco de perder o animal de vez, pois o bicho poderá ser leiloado.

imagem1 

Conforme o secretário municipal de Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos (Jota Santos), os proprietários terão 24h para recolher o animal. Se não comparecerem dentro desse prazo ao Centro de Zoonoses, o animal irpa a leilão. O dinheiro arrecadado com os leilões, sera utilizado no funcionamento e na manutenção do Centro”, revelou o secretário. Santos explica ainda que os leilões serão convocados por edital publicado no Diário Oficial do Município.
No caso dos jumentos que encontram-se no Centro de Zoonoses já há basante tempo,Jota Santos revela que está em andamento um acordo entre a Prefeitura Municipal e a Codevasf, para que áreas de proteção ambiental do órgão sirvam de abrigo para esse animais.
“Estamos adiantados nessa conversa. Outros órgãos estão envolvidos também nessa discussão. O importante é garantir abrigo para os jumentos recolhidos”, finalizou o secretário.
Texto: Cinara Marques
Blog do Banana

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) de Lagoa Grande encerra mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa.

imagem 

Nota de Agradecimento
Lançamos uma nova campanha de vacinação de gado gratuita contra a febre aftosa no Agreste e Sertão do estado. Os Criadores compareceram em massa ao nosso escritório de atendimento a comunidade – EAC local e cumpriram o seu papel de vacinar o rebanho onde atingimos o percentual de 95% por cento ou seja, mais uma vez fizemos o dever de casa e contribuímos para o status de zona livre contra a febre aftosa agradecemos a todos os agricultores, pois sempre alcançamos as metas estabelecidas pelos órgãos superiores, o Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento – MAPA e a Organização Mundial de Sanidade Animal – OIE.
Na oportunidade quero agradecer a todos pelos 5 anos à frente deste órgão tão importante para nosso estado a ADAGRO, neste município que sempre acolheu-me mais como tudo que é bom acaba, estou entregando a Gerência Regional o EAC – pois sou ingressante novamente ao IFSERTÃO onde vou cursa Tecnologia de Alimentos.
Quero também agradecer em especial aos meus amigos, seu Assis da barra bonita, vadu, Josias do Sombrio, neguinho e sua esposa Eliana, Baixinho do Feijão, Luzivam e ao vereador Erasmo Farias que recentemente mim agraciou com o título de cidadão Lagoagrandense, e a tantos outro meu muito obrigado.
José de Lima Oliveira
(Zé da ADAGRO)

Blog do Bill Art´s

Idoso morre de fome em Petrolina


imagem 
Um homem de aparentemente 90 anos de idade morreu na manhã de domingo, dia 25 de agosto, na Rua da Piedade, nº 400, bairro Gercino Coelho, em Petrolina e segundo relatos dos vizinhos, a causa teria sido fome. Eles disseram que José Francisco de Souza e sua esposa vivem em condições desumanas num quartinho dos fundos da casa e há mais de 8 meses só se alimentavam com a ajuda da vizinhança.
imagem 
Segundo alguns moradores da rua, a causa desse abandono todo seria a nora do casal que teria se apossado dos cartões de benefício dos idosos. Eles contaram que na manhã deste domingo, por volta da 10h, seu Francisco começou a passar mal e que a esposa dele teria pedido socorro, mas a nora simplesmente ignorou, dizendo que tinha mais o que fazer
“Os vizinhos é que davam comida a eles e há oito meses isso vinha acontecendo. Ele morreu nos meus braços”, relatou a dona de casa, Maria Betânia. Outros moradores confirmaram a informação. “Quem saiu da casa desesperada foi a esposa, outra idosa, pedindo socorro ao vizinho. A nora dela estava dentro de casa e não fez nada”, disse Sandra, também moradora da rua.
“A gente chegou desesperado, batendo na porta e a nora na maior frieza, nem se mexeu”, reforçou Marcos, outro vizinho. As pessoas disseram que a família não fala com ninguém, talvez ate pra encobrir os maus tratos que o casal de idosos vinha sofrendo.
Os vizinhos disseram ainda que um dos filhos de seu Francisco teria se suicidado a pouco tempo em casa e até agora ninguém soube o motivo. Seu Francisco também tinha uma banquinha de bombons em frente à Igreja Catedral de Petrolina.
Uma vizinha, que preferiu não se identificar, revelou que além de ajudar na alimentação dos idosos é quem pagava o plano de assistência funeral de seu Francisco. Ela inclusive ligou na frente da reportagem do Blog para o atendimento do plano e aguardou por mais de duas horas o carro o da empresa aparecer para recolher o corpo do idoso.

Blog do Bill Art´s

Médicos cubanos pedem respeito e dizem que vêm trabalhar para o povo brasileiro


imagem 
O primeiro grupo dos 206 médicos cubanos que vão trabalhar no Brasil desembarcou ontem (24) à tarde no país. No Recife, ficaram 30 profissionais e 176 seguiram para Brasília, onde chegaram à noite. Ao desembarcar, Oscar Gonzales Martinez, graduado há 23 anos e especialista em atenção à família, disse que tinha grande expectativa em trabalhar com a população brasileira.
Martinez disse que veio ao Brasil por várias razões, entre elas, a oportunidade de trabalhar para o povo brasileiro. Sobre a polêmica em torno do pagamento dos salários, que serão feitos por meio do governo cubano e não diretamente aos profissionais, Gonzales disse que isso é o que menos importa, pois tem o emprego garantido em seu país e parte dos recursos irá para ajudar o seu povo.
“O mais importante é colaborar com os médicos brasileiros e ajudar na qualidade de vida do povo daqui. Também é importante a irmandade entre o povo cubano e o povo brasileiro que existe há muito tempo”, disse.
imagem1 
A médica Jaiceo Pereira, de 32 anos, lembrou, bem-humorada, que, apesar de ser a mais jovem do grupo, tem bastante experiência profissional e no início de sua formação já trabalhava com saúde da família. Ela pediu o apoio do povo brasileiro e respeito aos profissionais de seu país. “Queremos ajudar e dar saúde a todos aqueles que não têm acesso aos serviços médicos”, disse. “Queremos dar amor e queremos receber amor.” Já Alexander Del Toro destacou que veio para trabalhar junto e não competir.
Um grupo de 25 simpatizantes do socialismo e de Cuba esteve no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek com cartazes. Durante a longa espera, que durou mais de duas horas, os manifestantes gritavam palavras de ordem como “Cubano amigo, Brasil está contigo” e “Brasil, Cuba, América Central, a luta socialista é internacional”.
Em meio às manifestações de apoio, Ana Célia Bonfim, que se identificou como médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal chegou a gritar entre os manifestantes que tudo não passava de uma “palhaçada”. “Profissional troca alguma coisa por bolsa. Isso não é coisa de profissional. Pelas condições que tem o médico cubano, claro que eles vão trocar isso pelas condições brasileiras. Mas isso é exploração de mão de obra”, disse.
O restante dos médicos cubanos desembarca amanhã (25) em Fortaleza, às 13h20, no Recife, às 16h, e em Salvador, às 18h, segundo o ministério. Ao todo, 644 médicos, incluindo os 400 cubanos, com diploma estrangeiro chegam ao Brasil até este domingo (25). Na sexta-feira (23), começaram a chegar os médicos inscritos individualmente em oito capitais.
Os profissionais cubanos fazem parte do acordo entre o ministério com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para trazer, até o final do ano, 4 mil médicos cubanos. Eles vão atuar nas cidades que não atraírem profissionais inscritos individualmente no Programa Mais Médicos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, rebateu as críticas das entidades médicas que questionam a formação médica dos profissionais cubanos.
Na segunda-feira (26), tantos os médicos inscritos individualmente (brasileiros e estrangeiros), quanto os 400 cubanos contratados via acordo, começam a participar do curso de preparação com aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Após a aprovação nesta etapa, eles irão para os municípios. Os médicos formados no país iniciam o atendimento à população no dia 2 de setembro. Já os com diploma estrangeiro começam a trabalhar no dia 16 de setembro.
O curso vai ter carga de 120 horas com aulas expositivas, oficinas, simulações de consultas e de casos complexos. Também serão feitas visitas técnicas aos serviços de saúde com o objetivo de aproximar o médico do ambiente de trabalho. (Agência Brasil)

Blog do Bill Art´s

CAIC – 19 anos de fundação


imagem 

Ontem (24), a Esc. N. Sra. Rainha dos Anjos – CAIC em comemoração aos seus 19 anos de fundação, realizou várias apresentações sob o tema “Sustentabilidade”, trazendo para o evento o Artesão Lucas Silva, Coordenador do Mais Cultura na cidade (MinC), com a exposição de algum de seus trabalhos; Lucas que é um dos Coordenadores do NACPE – Núcleo de Apoio cultural de Petrolina, acompanhado do Coordenador Geral do NACPE, Robson Patrício, realizaram palestra sob o tema e em seguida fizeram a doação de um jogo de tabuleiro, Ludo, feito em Palete.
A Gestora Alessandra ressaltou a importância desta integração do corpo escolar envolvido nestas discussões e da participação do Artesão Lucas, para demonstrar que nem tudo que vemos como lixo é lixo e que a reciclagem de material sólido ajuda na limpeza do nosso planeta. Alessandra ainda ressaltou que o projeto ainda continua sendo trabalhado dentro da escola e outros eventos serão realizados e que a participação da comunidade é de suma importância.

Blog do Bill Art´s

Primeiros médicos cubanos desembarcam no Recife


imagem 

Os primeiros médicos cubanos que integram o programa do governo federal Mais Médicos desembarcaram no Aeroporto Internacional de Recife, em Pernambuco, por volta das 13h55 deste sábado (24). A chegada foi confirmada pelo Ministério da Saúde, que desmentiu o boato de que os profissionais tinham sido orientados pelo órgão a não falar com a imprensa local.
Após a parada na capital pernambucana, com o desembarque de alguns profissionais, o voo fretado seguiu para Brasília, com pouso previsto para as 18h. Esse grupo é composto por 206 médicos cubanos.
No domingo (25), outro grupo de 194 médicos cubanos chega em voo que fará escalas em Fortaleza e Recife antes de chegar a Salvador. Em Fortaleza, os profissionais desembarcam no Aeroporto Internacional Pinto Martins às 13h20. Em Recife, eles chegam às 16h05 no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre. E em Salvador, os médicos desembarcam às 18h50 no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães.
Os cubanos, assim com os demais profissionais estrangeiros, serão encaminhados para alojamentos militares nas respectivas cidades. A chegada dos médicos de Cuba, no entanto, tem gerado algumas polêmicas no país. Eles serão direcionados para atuar nos 701 municípios que não foram escolhidos por nenhum médico na etapa de chamamento individual do programa, tanto de brasileiros quanto de estrangeiros.
Uma delas está relacionada ao pagamento desses profissionais. Ao contrário dos demais contratados do programa Mais Médicos, os cubanos não receberão o salário integral de R$ 10 mil, mas apenas uma parte deles – R$ 4.000, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O pagamento do Brasil é integral, mas os recursos são repassados à Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), que paga ao governo de Cuba e esse sim repassa apenas uma parte às famílias – que ficam na ilha – e outra aos médicos em si.
Em tom de ameaça, representantes regionais da classe médica rotularam de “ilegal” a atuação de profissionais cubanos no Brasil e prometeram acionar a polícia quando eles começarem a trabalhar no país. Presidentes de CRMs (Conselhos Regionais de Medicina) também chamaram o programa de “afronta” e disseram que eventuais erros cometidos por cubanos não serão corrigidos por brasileiros.
A principal crítica da classe médica é a dispensa aos estrangeiros do Revalida, exame de revalidação dos diplomas obtidos no exterior. A AMB (Associação Médica Brasileira) chegou inclusive a entrar com nova ação no Supremo Tribunal Federal para pedir a suspensão da medida provisória que criou o programa do governo federal. (UOL)

Blog do Bill Art´s

Câmara aprova o fim da escala 6x1, numa das maiores vitórias do governo Lula

  Proposta recebeu 472 votos favoráveis e 22 contrários. No segundo turno, foram 461 votos por mudanças nas jornadas de trabalho e 19 contra...