sábado, 21 de outubro de 2023

Índia realiza com sucesso primeiro teste de foguete para missão espacial tripulada (vídeo)

Espera-se que a missão Gaganyaan seja lançada do principal centro espacial do país em Sriharikota antes de 2024

Teste de foguete indiano da missão Gaganyaan 21/10/2023 (Foto: Reprodução)


A Índia completou neste sábado (21) um teste crucial para sua ambiciosa missão espacial tripulada Gaganyaan. A missão Gaganyaan tem como objetivo desenvolver uma cápsula espacial habitável que levará uma tripulação de três membros a uma órbita de 400 km (250 milhas) por três dias, antes de pousar no Oceano Índico. A Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) disse que exploraria maneiras de alcançar uma presença humana sustentada no espaço, uma vez que Gaganyaan seja concluída.

O lançamento exitoso ocorreu horas depois de o lançamento planejado incialmente ser adiado, informou a ISRO. A agência não especificou a causa do atraso. O lançamento estava previsto para as 8h (0230 GMT), mas inicialmente não pôde ser concluído. Foi realizado com sucesso às 10h, disse a ISRO.

"A razão para a suspensão do lançamento foi identificada e corrigida", postou a ISRO no X, a plataforma anteriormente chamada de Twitter. "O Sistema de Fuga da Tripulação funcionou conforme o previsto. A missão Gaganyaan começou com sucesso."

Cerca de 90 bilhões de rúpias indianas (1 bilhão de dólares) foram alocados para a missão, que sucede o histórico pouso da sua sonda Chandrayaan-3 no polo sul lunar. Espera-se que a missão Gaganyaan seja lançada do principal centro espacial do país em Sriharikota antes de 2024, embora um cronograma não tenha sido anunciado. (Com informações da Reuters). - 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...