quinta-feira, 11 de junho de 2020

CIRURGIA Paciente com Covid-19 recebe transplante duplo de pulmão nos EUA

                   Por: AFP
 (Foto: Douglas Magno/AFP)
Foto: Douglas Magno/AFP

Uma mulher, cujos pulmões foram "irreversivelmente" devastados pela Covid-19, recebeu um transplante duplo desse órgão em Chicago, informou nesta quinta-feira (11) o hospital encarregado da intervenção. 

"Um transplante de pulmão era sua única chance de sobrevivência", disse Ankit Bharat, chefe de cirurgia torácica do Hospital Northwestern de Chicago, em comunicado. 

Trata-se do primeiro transplante desse tipo nos Estados Unidos, mas não no mundo, já que médicos chineses realizaram um transplante duplo em março passado.

A paciente é uma mulher hispânica, na casa dos vinte anos, que antes era saudável, segundo o hospital, mas que o coronavírus deixou gravemente doente, a ponto de precisar passar seis semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Essa paciente teve que ser intubada com um respirador artificial e conectada a uma máquina chamada ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea), que substitui o coração e os pulmões para oxigenar e circular o sangue no corpo.

"Por vários dias, foi a pessoa mais doente da UTI, e possivelmente de todo o hospital", disse Beth Malsin, especialista em pulmão da Northwestern.

No entanto, foi necessário aguardar que a paciente testasse negativo para o coronavírus antes de realizar o transplante. "Como uma mulher de vinte anos saudável chegou a esse estado? Ainda temos muito a aprender sobre a Covid-19", acrescentou o pneumologista Rade Tomic.


Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...