segunda-feira, 14 de maio de 2018

Novas viaturas chegam ao 2º BIESP, nesta semana em Petrolina

Resultado de imagem para Novas viaturas chegam ao 2º BIESP, na próxima semana em Petrolina
Sede do 2º Batalhão Integrado Especializado (2º BIEsp) de Petrolina, que será inaugurado brevemente. Próximo ao SEST-SENAT


Novas viaturas que vão chegar para 2° BIEsp, em Petrolina, nos próximos dias


á estão sendo adesivadas as primeiras viaturas do 2º Batalhão Integrado Especializado (2º BIEsp), que será inaugurado em junho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A obra no prédio que abrigará o Batalhão está em fase de finalização.
Ao todo, 10 caminhonetes tipo amorok e 02 spin, seguirão para Petrolina, no início da semana.
O 2º BIEsp vai contar 200 policiais do Batalhão de Radiopatrulha, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Choque, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), o que proporcionará ao município a capacidade de fortalecer o combate a diversas modalidades de crimes na Região.
Além disso, essas unidades atuarão de forma preventiva como reforço do patrulhamento rural e de trânsito nas diversas rodovias estaduais que cortam os municípios sertanejos. Também terão papel importante nas ações de pronta resposta, contribuindo para desmobilizar quadrilhas de assaltos a carros-fortes e a instituições bancárias que atuam em cidades do Sertão do Estado.
A Unidade vai atender 61 cidades, que intregam a Diretoria Integrada do Interior 2 (DINTER II), em área que se estende de Arcoverde até Petrolina.
Reforço na Frota – O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Defesa Social (SDS) vem investindo no reforço da frota de segurança pública de Pernambuco. No ano de 2017, 1.313 novos veículos foram entregues aos órgãos operativos da Secretaria.
Em abril, deste ano, 165 motocicletas foram entregues para a Polícia Militar. O reforço faz parte do primeiro lote de um conjunto de 700 motos, que serão entregues nos próximos três meses.
(Ascom PM-PE)

Blog do BILL NOTICIAS

GOLPE TRAZ DE VOLTA MORTALIDADE INFANTIL DEPOIS DE 13 ANOS DE QUEDA


O governo de Michel Temer, surgido do golpe que afastou a presidente Dilma em maio de 2016, é diretamente responsável pelo crescimento da mortalidade infantil no Brasil, depois de 13 anos consecutivos de queda acentuada, especialmente a partir da eleição de Lula. Em 2016, segundo dados oficiais do próprio Ministério da Saúde, o salto na mortalidade infantil foi de 11% para crianças entre um mês de quatro anos de idade. A doutora Fátima Marinho, que cuida dos dados no Ministério, avisa: os números de 2017 deverão ser ainda piores. Os especialistas dá área são unânimes: a morte das crianças é consequência direta do corte de programas sociais decorrentes do golpe de Estado de 2015/2016. Temer, Eduardo Cunha, Fernando Henrique e Aécio Neves são culpados pela mortandade.
"A mortalidade pós-neonatal [a de um mês a quatro anos de idade], que é a mais sensível ao desenvolvimento social, está tendo um repique. Algumas dessas causas de morte mostram aumento em 2016 e projeta aumento para anos seguintes também. Algumas são muito associadas à pobreza, por exemplo, as gastrointestinais, que vinham reduzindo fortemente, mas têm repique em 2016", afirmou a doutora Fátima Marinho em reportagem no Valor Econômico.
Segundo o Ministério da Saúde, Observatório da Criança e do Adolescente (Fundação Abrinq), o professor Naércio Menezes, coordenador de Políticas Públicas do Insper, a pesquisadora Lena Lavinas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a política social do golpe que está causando o aumento na mortalidade. Eles mencionam os seguintes eventos como especialmente danosos e causadores diretos da elevação da mortalidade:
1. Cortes em todos os programas especializados em assistência à saúde da mãe e ao aleitamento materno, como o Rede Cegonha;
2. Corte no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae);
3. Corte de 1 milhão de famílias no Bolsa Família;
4. Corte no Mais Médicos;
5. Aumento nos preços do gás;
6. Aumento do desemprego.
Para o coordenador de políticas públicas do Insper, Naercio Menezes, o encolhimento de gastos sociais durante a crise econômica reflete decisões equivocadas a respeito das prioridades do gasto público, especialmente em tempos de recessão, quando a população vulnerável é a mais atingida. Ele destaca que, mesmo do ponto de vista fiscal, é muito mais eficiente e barato investir no desenvolvimento da primeira infância do que corrigir erros na população adulta, como déficit de educação e criminalidade. 
"O aluno vai repetir de ano, porque sobreviveu a condições muito precárias ao longo da vida. Aí, depois, chega no ensino médio e sai porque está muito velho, porque não acompanha. Não consegue entrar no mercado formal, fica rodando entre o desemprego, entre ser 'nem-nem', e eventualmente acha que o crime vale mais a pena", exemplifica o pesquisador.
Naercio explica que o resultado sobre a mortalidade é consequência direta das escolhas do governo do golpe. Havia outras opções de cortes de gastos públicos para enfrentar a crise: "Mesmo em situação de crise, você tem que priorizar essa área [social] para evitar mais o problema futuro e tirar subsídios injustificados". Ele diz que seria possível cortar o financiamento de dívidas tributárias, Refis e perdão da dívida rurais. Mas o golpe escolheu cortar dos mais pobres.
Leia a íntegra da reportagem aqui.

Blog do BILL NOTICIAS

Polícia Civil prende acusado de matar empresário do gesso


Neste último sábado dia (12), os Agentes de Polícia Karllos Daniel, Allonso Bernardes e Ravi Araújo,  sob o comando dos Delegados  GEORGE SARAIVA e KATYANNA MUNIZ, e coordenação do Delegado Seccional JAIRO MARINHO, com apoio de policiais civis da equipe Malhas da Lei e DEAH de Caruaru, e também, de policiais civis da DRF da Polícia Civil da Paraíba, deram cumprimento  ao Mandado de Prisão expedido pelo Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Araripina, no Sertão pernambucano, em desfavor de FRANCISCO LEANDRO LEAL SILVA, um dos suspeitos do assassinato de um empresário do gesso em Araripina.
 
As diligências se iniciaram na manhã da última sexta dia (11) em Campina Grande/PB e se encerraram  nesse sábado (12) em Caruaru (local da prisão).
Após procedimentos de praxe, o detido foi recolhido a cadeia Pública de Araripina.
Essa é mais uma ação da 24ª Delegacia de Polícia de Homicídios da cidade de ARARIPINA, seguindo as diretrizes do Pacto Pela Vida no combate à criminalidade.
Caso onde a vítima é o empresário conhecido por “GERALDO DO GESSO”, e que está sendo investigado pela 24ª DPH de Araripina.(O POVO COM A NOTICIA).



Blog do BILL NOTICIAS

Garoto morre atropelado na Avenida Honorato Viana. Ele estava de bicicleta pegando carona em um caminhão



Acidente grave na tarde deste domingo(1) em Petrolina, na Avenida Honorato Viana. As informações dão conta de que três jovens estavam de bicicleta pegando carona no fundo de um caminhão, um deles se soltou e acabou derrubando um dos companheiros ao lado, na queda o garoto  foi atropelado por um veiculo que vinha logo atrás, atingindo em cheio a cabeça do jovem, que morreu no local.
O garoto se chama Kauam Silva Costa, tinha 15 anos e morava na Rua 07 do bairro João de Deus.
Os moradores que presenciaram o fato, ficaram chocados com o acidente. A Policia e o IML foram chamados para acompanhar o caso. Aguardem novas informações.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Rio tem primeira morte por militar desde o início da intervenção no Estado

Motociclista foi morto por soldado ao furar bloqueio do exército na Zona Oeste da cidade. Informações dão conta de que moto era roubada


Intervenção militar no Rio foi aprovada em fevereiro de 2018
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Intervenção militar no Rio foi aprovada em fevereiro de 2018 Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil


Ocorreu no Rio de Janeiro a primeira morte por militar desde o início da intervenção federal no Estado. Um motociclista foi morto por um soldado no sábado (12) ao tentar furar um bloqueio do Exército na Vila Militar, zona oeste do Rio. A reportagem apurou que a vítima, Augusto Ferreira, de 25 anos, tinha passagens pela polícia e a moto teria sido roubada.

A tendência é que o caso seja julgado pela Justiça Militar após lei sancionada pelo presidente Michel Temer, em outubro, que alterou o Código Penal Militar. Este foi o primeiro caso de morte envolvendo militar desde 16 de fevereiro, quando a segurança pública do Rio de Janeiro passou ao comando das Forças Armadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Blog do BILL NOTICIAS

Câmara de Vereadores de Petrolina-PE cria `Comissão Especial´ para investigar denúncias contra o Hospital Dom Malan-IMIP

Resultado de imagem para camara de vereadores de petrolina

Diante dos últimos fatos ocorridos no Hospital Dom Malan-IMIP, onde mais uma paciente veio a óbito, os Vereadores Paulo Valgueiro, Ronaldo Souza, Rodrigo Araújo, Gabriel Menezes e Ronaldo Silva tiveram a iniciativa de apresentar um requerimento conjunto, solicitando a criação de uma Comissão Especial de Inquérito na Câmara de Vereadores de Petrolina, para investigar as constantes denúncias de negligência, com ocorrências de danos graves à saúde dos pacientes, inclusive com pacientes, mulheres e crianças, que chegaram a óbito, em virtude da evidente precariedade do atendimento no Hospital Dom Malam, sob a gestão do IMIP.
O Vereador Paulo Valgueiro, líder da oposição, se pronunciou dizendo que “como fiscais e representantes do povo, não podemos ficar inertes diante de uma situação tão difícil e que sacrifica ainda mais uma população já tão castigada pelas condições de saúde pública, em que os governos subfinanciam os cuidados com a saúde pública, não têm a saúde como prioridade e o povo é quem paga a conta, muitas vezes com a própria vida.”
Valgueiro ressalta ainda que, “como já foi destacado pelo colega vereador Ronaldo Cancão, essa comissão de inquérito está sendo criada para apurar e investigar as denúncias de negligência no atendimento médico hospitalar no Hospital Dom Malam, não para dar visibilidade a políticos. Temos o compromisso de formar uma comissão independente, sem apadrinhamentos, para fazer um trabalho investigativo sério, responsável, com o zelo que o caso requer. Não é hora de levantar bandeiras partidárias, ao contrário. A gravidade da situação requer a união de esforços em busca de uma solução. O caso requer ações enérgicas, urgentes e eficazes que se convertam na melhoria da qualidade do atendimento, no cuidado com a saúde e com a vida das pessoas.”
A Comissão deve contar com a participação de sete vereadores, de diferentes legendas, unindo oposição e situação num único propósito, defender os interesses do povo, como deve ser. O problema deverá ser tratado com zelo, ouvindo todos os sujeitos envolvidos, analisando documentos, investigando a fundo as causas que deram aso aos fatos ora denunciados e, ao final, encaminhando-se relatórios ao gestores das três esferas de Governo e ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas cabíveis,
E para garantir a lisura e seriedade do processo administrativo de investigação, o Vereador enfatiza que “não pode compor a comissão nenhum vereador que tenha vínculos pessoais ou deva favores a médicos ou diretores do Hospital. O tema precisa ser tratado com responsabilidade e isenção. Não pode ser utilizado politicamente por ninguém. A gente precisa ter responsabilidade de fazer a coisa certa”.
Na Sessão Ordinária da última quinta-feira a Câmara de Vereadores de Petrolina recebeu o movimento “Eu Sou Mãe. Eu Tenho Medo”, que fazia um protesto pacífico para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortalidade materno-infantil no hospital Dom Malan e pedir providências das autoridades para encontrar uma solução para o problema da saúde pública, em especial, para a saúde materno-infantil.(Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

Líder da Al-Qaeda convoca jihad contra EUA por embaixada em Jerusalém

Em vídeo, Ayman al-Zawahiri convocou adeptos da organização para pegar em armas por considerar que Trump 'revelou a verdadeira face da cruzada moderna' ao transferir embaixada de Tel Aviv para Jerusalém

Por: AFP - Agence France-Presse

Médico Ayman al-Zawahiri assumiu liderança da Al-Qaeda após morte de Osama bin Laden
Foto: Hamid Mir / Creative Commons
Médico Ayman al-Zawahiri assumiu liderança da Al-Qaeda após morte de Osama bin Laden Foto: Hamid Mir / Creative Commons



O líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, convocou no domingo (13) a jihad contra os Estados Unidos, ao afirmar que a instalação da embaixada do país em Jerusalém é a prova de que as negociações e o "apaziguamento" não ajudaram os palestinos.

Em um vídeo de cinco minutos com o título "Tel Aviv também é um território dos muçulmanos", o médico egípcio que assumiu a liderança da Al-Qaeda após a morte de seu fundador, Osama bin Laden, em 2011, chama a Autoridade Palestina de "vendedores da Palestina" e convoca seus adeptos a pegar em armas. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "foi claro e explícito e revelou a verdadeira face da Cruzada moderna (...) O apaziguamento não funciona com ele, e sim a resistência (...) pela via da jihad", afirmou Al-Zawahiri de acordo com uma transcrição do grupo SITE, que monitora os sites de internet islamitas. 

Para o líder da Al-Qaeda, os países islâmicos fracassaram em atuar a favor dos muçulmanos ao integrar a ONU, instituição que reconhece  Israel, e ao aceitarem as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas ao invés da sharia (lei islâmica).

A decisão de Trump de transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém rompeu um antigo consenso internacional de que status de Jerusalém seria determinado por um acordo de paz entre Israel e os palestinos.

A liderança da Autoridade Palestina se recusa a conversar com os representantes do governo Trump desde o anúncio da transferência da embaixada, nem sequer com o genro do presidente, Jared Kushner, que havia sido designado para estimular o processo de paz.


Blog do BILL NOTICIAS

Casal com deficiência mental é morto a tiros em Vicência

O casal foi morto a tiros na madrugada desse domingo (13), próximo ao Engenho Umbu

A investigação sobre a morte do casal ficará a cargo da Delegacia de Vicência / Foto: Reprodução / Google Maps
A investigação sobre a morte do casal ficará a cargo da Delegacia de Vicência
Foto: Reprodução / Google Maps
JC Online

Um casal foi morto a tiros na madrugada desse domingo (13) em Vicência, na Zona da Mata Norte do estado. Segundo informações da Polícia Militar (PM), Edileusa Maria da Silva, 23 anos, e Isaías Gomes da Silva, de 21, foram assassinados próximo ao Engenho Umbu,por volta das 4h.

Outras informações


Ainda segundo a PM, tanto Isaías quanto Edileusa seriam portadores de deficiência intelectual. Os tiros contra o casal foram disparados a cerca de 50 metros do local onde eles moravam.



Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina inicia construção de nova creche na Vila Marcela



As crianças das comunidades da Vila Marcela e Loteamento Recife II ganharão um espaço de aprendizagem de alta qualidade. O prefeito Miguel Coelho autorizou, o início da construção de uma nova creche. O equipamento localizado na Vila Marcela teve os serviços oficialmente iniciados num ato simbólico com a presença do senador Fernando Bezerra, do deputado Fernando Filho, vereadores e moradores da comunidade.
A unidade de ensino é de alto padrão, com conceito especificado pelo Ministério da Educação. A estrutura será destinada a 250 crianças da Vila Marcela e Loteamento Recife II com seis salas, fraldário, espaço de amamentação, lactários, jardins, horta, área administrativa, sanitários entre outros equipamentos.
Para a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Vila Marcela, será investido R$ 1,2 milhão. A expectativa é de que em dez meses as obras sejam concluídas.
Além da creche da Vila Marcela, a Prefeitura iniciou a construção de CMEIs no Antonio Cassimiro, Henrique Leite e Vila Eulália. “Essas novas creches irão ampliar ainda mais a capacidade de atendimento na primeira infância. Saltamos de 14 mil matrículas para 17 mil alunos matriculados no CMEI e Nova Semente em apenas um ano. Isso mostra o compromisso de nosso governo com a formação das crianças de Petrolina”, enumerou o prefeito Miguel Coelho.  (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

Polícia prende homem com mais de 10 kg de maconha no Agreste

Polícia descobriu o tráfico após denúncia de ex-companheira que alegou que o acusado não cumpriu uma medida protetiva
Foto: Divulgação/Polícia Militar
Foto: Divulgação/Polícia Milita



A Polícia Militar prendeu na tarde do último domingo (13) um homem com mais de 10 kg de maconha em Poção, no Agreste pernambucano. Ele foi denunciado pela ex-companheira à 8ª Companhia Independente de Polícia Militar por ter descumprido uma medida protetiva.  

Ao chegar na residência do suspeito, para tratar sobre a denúncia da mulher, localizado no Sítio Açaí, na zona rural do município, a polícia encontrou 10,8 kg de maconha, uma balança de precisão e cinco rolois de fita de empacotamento. Ele admitiu que já foi preso por latrocínio, mas informou que desconhecia a ordem para ficar longe da ex-esposa. 

A equipe policila deu voz de prisão e o encaminhou para a Delegacia de Belo Jardim. Ele foi autuado em flagrante por delito.(DP).



Blog do BILL NOTICIAS

REDE LULA LIVRE DE RÁDIO ENTRA NO AR NESTA SEGUNDA-FEIRA


Do Brasil de Fato - A Rádio Brasil de Fato, em parceria com emissoras de todo o país, inicia nesta segunda-feira (14) a Rede Lula Livre, direto da vigília e do acampamento montados em Curitiba (PR), a poucos metros da Superintendência da Polícia Federal, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso. A Rede está sendo produzida pelo Brasil de Fato, com apoio da Frente Brasil Popular.
A Rede Lula Livre fará transmissão de um programa ao vivo, das 9h45 às 10h, de segunda a sexta-feira; e também contará com um boletim diário gravado de 5 minutos para veiculação nas emissoras parceiras ao longo do dia.
O programa ao vivo trará o "Bom dia, Lula" diário que acontece na vigília, além de notícias e entrevistas envolvendo as mobilizações em defesa da liberdade de Lula. Com 15 minutos de duração, a Rede Lula Livre receberá artistas, líderes políticos e integrantes de movimentos populares que frequentam o acampamento na capital paranaense. O ouvinte também saberá em poucos minutos as novidades que acontecem no principal espaço de resistência e de denúncia à prisão política do ex-presidente.
Como retransmitir a Rede Lula Livre
Qualquer emissora de rádio ou site/blog pode retransmitir a Rede Lula Livre. Cadastre-se mandando uma mensagem para o nosso Whastapp +55 11 945034203 informando que quer participar da Rede Lula Livre, enviando também o nome da emissora, frequência, cidade e estado. Por meio desse cadastro serão enviados os alertas de Rede e conteúdos disponíveis para veiculação.
Para retransmitir o programa ao vivo, das 9h45 às 10h, de segunda a sexta-feira, basta conectar a emissora a partir da Rádio Brasil de Fato, que é online e pode ser ouvida direto no player na capa do site (saiba mais). 
Também é possível utilizar os links abaixo, de acordo com as plataformas disponíveis, para inserir o player da nossa rádio no seu site. É simples, fácil e sem custos.
✔ Barra com o player para topo do site: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf
Veja mais aqui.

Blog do BILL NOTICIAS

IRMÃO DE CACHORRO DE MARCELA VAI PARA TERAPIA


É isso mesmo que você leu:

O cachorro do ministro Moreira Franco (Minas e Energia) entrou na terapia para aprender a não avançar nos outros; ele é irmão do Picoly, cão de Marcela Temer, que caiu no Lago Paranoá e foi salvo pela primeira-dama.
A notícia foi publicada pela Coluna do Estadão, editada pela jornalista Andreza Matais. A nota informa ainda que "em comum, os dois cachorros foram presente do deputado Heráclito Fortes (MDB-PI), que tem a mãe deles, a cadelinha Tieta".
A coluna postou uma foto do deputado com a cachorra mãe, do Instagram do parlamentar.

Blog do BILL NOTICIAS

Em Floresta-PE, carro com explosivos e arma de fogo capota durante perseguição policial


No final da tarde de ontem dia (11), Policiais Militares da equipe do GATI da 1ª CIPM, durante Operação Tiradentes II em Floresta, no Sertão pernambucano, foram acionados pelo graduado de operações de que havia ocorrido um capotamento as margens da BR-316 nas proximidades do Restaurante Amigos do Bode e que segundo informações havia armas e explosivos no veículo.
De imediato a equipe policial se deslocou até o  local e encontrou o veículo modelo FORD FIESTA, COR VERMELHA, PLACA: OXN-5609 MACEIÓ-AL capotado com os seguintes materiais:
 
•01 Espingarda Calibre.12 ;
•27 Munições calibre.12;
•20 Bananas de Dinamite;
•20 Espoletas;
•Aproximadamente 30 metros de Cordel Detonante;
•01 Blusão do Exército;
•01 Blusão marca Adidas;
•01 Balaclava cor preta.
Ainda segundo informações da PM, ao perceber a presença do efetivo da ROCAM, o veículo evadiu vindo posteriormente a capotar, onde os ocupantes fugiram. Diante dos fatos todo o material apreendido foi entregue a DPC local para serem adotada as medidas de praxe.(Blog: O Povo com a Notícia).



Blog do BILL NOTICIAS

Por telefone, bombeiro ajuda a salvar bebê de sete meses engasgado

Avó do bebê e a equipe dos Bombeiros, após o salvamento. Foto: CBPE/Divulgação
Avó do bebê e a equipe dos Bombeiros, após o salvamento. Foto: CBPE/Divulgação


Os Bombeiros conseguiram salvar um bebê de sete meses que quase morreu engasgado na manhã deste domingo, em Olinda. A criança estava em casa com a tia, quando ocorreu o incidente. Desesperada, a mulher ligou para o número 193 do Corpo de Bombeiros e o soldado Onireves Timóteo, despachante do Corpo de Bombeiros no Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciods) a orientou, por telefone, como proceder para salvar o sobrinho.

O chamado foi registrado às 10h deste domingo. A vítima estava na casa da família na Rua Castro Alves, no bairro de Águas Compridas, em Olinda. Segundo a assessoria de Comunicação Social dos Bombeiros, a criança tomava banho quando se engasgou com a água da banheira.

Soldado Onireves Timóteo que atendeu ao chamado e orientou a família. Foto: CBPE/Divulgação
Soldado Onireves Timóteo que atendeu ao chamado e orientou a família. Foto: CBPE/Divulgação


ATENDIMENTO 
De acordo com a tia da criança, que ligou para o numero de emergência do Centro Integrado de Defesa Social (193 - CIODS), o bebê ficou sem conseguir respirar e com a face roxeada. O soldado do Corpo de Bombeiros conversou com a mulher, repassando as manobras e posicionamento primordiais para para salvar a vida da criança.

Após o primeiro socorro, um dupla do Moto Resgate foi enviado à residência da vítima e uma unidade de Auto Resgate (AR-821) para conduzir a criança a Unidade de Pronto Atendimento de Olinda (UPA Olinda). No fim da manhã, o bebê foi liberado e a família pode comemorar o dia das mães mais aliviada.(DP).





Blog do BILL NOTICIAS

ERIKA KOKAY: “GLOBO APOIOU A DITADURA E AINDA APOIA”

Alex Ferreira - Câmara

(247)
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) criticou a Globo, após documentos revelados pela Cia apontarem a autorização de governos da Ditadura Militar (1964-1985) para assassinatos de opositores ao regime.
"A Globo apoiou a política de Estado de execuções sumárias dos opositores da ditadura civil-militar e agora quer pagar de 'isentona' ao veicular as gravíssimas revelações trazidas pelo relatório da CIA? A verdade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura e ainda apoia!", escreveu a parlamentar. "As revelações trazidas pelo relatório da CIA exigem a revisão da Lei de Anistia e reinstalação da Comissão da Verdade. Está documentado que a alta cúpula do regime militar participou ativamente dos crimes de lesa-humanidade praticados contra opositores", acrescentou.
Segundo os documentos, o governo do general Emílio Médici (1969-1974) autorizou a morte de pelo menos 104 brasileiros por militares do Centro de Informações do Exército (CIE). O governo seguinte, o de Ernesto Geisel, concordou em continuar as execuções de cidadãos considerados 'subversivos perigosos'. A cada novo homicídio seria analisado e autorizado pelo general João Figueiredo, indicado de Geisel para o Serviço Nacional de Informações (SNI).
A revelação das autorizações dos militares para execuções foi feita pelo escritor, doutor em Relações Internacionais e professor da FGV, Matias Spektor (veja aqui).

Blog do BILL NOTICIAS

“QUANDO LULA PASSOU A IMAGEM DE QUE ELE É UMA IDEIA ELE NOS DEU CAMINHO”

Esq.: Reprodução / Dir.: Rafael Ribeiro

Rede Brasil Atual - O caminho para a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agora depende mais da mobilização popular do que da ação nos tribunais. Foi assim que a jurista Carol Proner, integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, encerrou há pouco discurso sobre a judicialização da política no Brasil, no Acampamento Lula Livre em Curitiba, antes do coletivo dar boa noite ao ex-presidente. “Nós do Direito vamos fazer a nossa parte, cada um ajuda de um jeito, mas temos certeza de que a solução não sai do Direito, mas da mobilização popular e da luta”, afirmou.
Ao defender a libertação de Lula, a jurista rebateu o argumento de alguns personagens do judiciário e de segmentos da sociedade, como a mídia corporativa, de que a prisão de Lula atende ao clamor popular. “Eles têm um problema, a politização da Justiça vem acontecendo desde a redemocratização, só que agora a crise dos demais poderes leva ao judiciário, e por que inventam peças como a mutação constitucional, por causa do clamor popular?”, perguntou. “Vamos medir o clamor pelo voto e se for assim, libera o meu candidato”, disse a jurista.
“Como vão continuar mantendo Lula preso – esse é um problema que eles têm. Vão contra a Lei de Execuções Penais, contra convenções internacionais, as regras de Mandela, ratificadas pelo Brasil”, afirmou referindo-se às arbitrariedades cometidas pela justiça na prisão de Lula.
Desde o início do seu discurso, a jurista defendeu que a mobilização popular é a peça fundamental para lutar pela libertação do ex-presidente. Ele considera neste momento que é ingenuidade pensar que algo diferente poderá sair da justiça. “Quando Lula passou a imagem de que ele é uma ideia ele nos deu caminho, é com isso que temos de trabalhar”, afirmou.
Para Carol Proner, o encarceramento de Lula é diferente de outras situações, porque há uma tentativa de isolamento do ex-presidente, ou de impor a anulação de um ator político. “Ninguém está disposto a liberá-lo; existe o arsenal e a estrutura jurídica para isso, mas ninguém se habilita”.

Blog do BILL NOTICIAS

DIRETORA DO IBOPE AFIRMA QUE ESQUERDA TEM 30%


Em entrevista a Daniel Bramatti, no Estadão, Marcia Cavallari, diretora executiva do Ibope Inteligência afirma que "há cerca de 30% com simpatia pelos partidos de esquerda". "Sem o Lula", diz ela "o que pode acontecer é uma reorganização dos partidos de esquerda, para que não percam essa fatia do eleitorado. Hoje o cenário é de muitos possíveis candidatos, com baixa intenção de voto. Os únicos com taxas significativas são Lula, Bolsonaro e Marina. (247).



Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Juazeiro lança edital do Concurso de Quadrilhas de 2018. Inscrições a partir desta segunda(14)


(C.Geral)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, lança edital e abre inscrições do Concurso das Quadrilhas Juninas 2018, que faz parte da programação do São João Nas Comunidades. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas na Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Praça da Bandeira, nº 20, Centro, Juazeiro/BA), de 14 a 31 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O edital está disponível no site da Prefeitura.
De acordo com a organização do evento, o objetivo do concurso é fortalecer a tradição junina. “A gente incentiva a participação de grupos juninos tradicionais, promovendo o fortalecimento dessa cultura. A inscrição é aberta a pessoas físicas e pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, necessariamente de natureza cultural”, afirma o Gerente de Cultura da SECULTE, Ramon Raniere.
Para participar, cada grupo deverá preencher formulário de inscrição que consta no edital. No ato de inscrição, devem indicar nominalmente o marcador e a rainha da quadrilha. A não participação dos indicados nas apresentações implicará na sumária perda de pontos ou até mesmo na desclassificação, ficando a cargo da comissão julgadora deliberar sobre tais temas. “Servidores municipais e membros da Comissão do corpo de jurados, bem como de seus respectivos cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, não podem participar das quadrilhas”, completa Ramon.   Confira o edital.
A premiação será feita da seguinte forma:
I – Melhor Quadrilha Junina Estilizada – R$ 6.000,00 (seis mil reais);
II – Segunda melhor Quadrilha Junina estilizada – R$ 4.000,00 (quatro mil reais);
III – Melhor Quadrilha Tradicional – R$ 4.000,00 (quatro mil reais);
V – Melhor Rainha – R$ 600,00 (seiscentos reais);
VI – Melhor Marcador – R$ 600,00 (seiscentos reais).
Investimento de mais de R$15 mil.

Blog do BILL NOTICIAS

Ônibus sofre pane no motor e pega fogo em Olinda

Bombeiros foram acionados para apagar as chamas. Só o motorista teve queimadura leve
Foto: Anderson Freire/Cortesia
Foto: Anderson Freire/Cortesia

Um ônibus da empresa Cidade Alta, que fazia a linha Rio Doce - Princesa Isabel, pegou fogo na manhã deste domingo, no Varadouro, em Olinda. Testemunhas contaram que o veículo vinha trafegando no sentido Olinda, quando sofreu uma pane no motor e começou a pegar fogo. 

O motorista ainda tentou controlar as chamas, usando o extintor de incêndio, mas o fogo se espalhou rapidamente. Nenhum dos passageiros se feriu. Apenas o condutor do coletivo sofreu queimaduras leves na mão direita. 

Bombeiros/divulgação
Bombeiros/divulgação


A ocorrência foi registrada às 6h50, na Avenida Santos Dumont. Os Bombeiros estiveram no local para apagar o fogo. O resto do veículo ainda permanece na área. O Instituto de Criminalística foi acionado para realizar perícia no local.(DP).


Blog do BILL NOTICIAS

SINGER: PT É O PARTIDO MAIS ENRAIZADO DO PAÍS E VOLTOU A CRESCER

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o cientista político André Singer afirma: “o PT ainda é o partido mais enraizado do país, com a estrutura mais sólida e centralizada de todos, apesar das perdas sofridas nos últimos anos. Além disso, a preferência dos eleitores pelo PT voltou a crescer nas pesquisas”. Singer é taxativo: “isso significa que o partido tem potencial eleitoral mesmo com Lula preso. É possível que parte expressiva do eleitorado siga uma indicação explícita do ex-presidente [de outro candidato], e acho que ele a fará”.
“Em suas grandes linhas, a política econômica de Dilma beneficiava a todos. Qualquer investidor se beneficia de juros mais baixos, e isso sempre foi uma reivindicação básica de todo o setor produtivo. Assim como a desvalorização do câmbio, em 2012, e a redução do custo da energia depois. Essas políticas atendiam a reivindicações do conjunto da indústria. Por isso é surpreendente que ela tenha sido depois a ponta de lança do impeachment. 
É um paradoxo. Minha hipótese é que isso tem a ver com as mesmas características identificadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na burguesia industrial em 1964, ainda que as conjunturas sejam diferentes e muita coisa tenha mudado.  Essa burguesia depende do Estado para se alavancar e alcançar os países desenvolvidos, mas ao mesmo tempo ela teme que o fortalecimento do Estado leve as camadas populares a uma situação de tal hegemonia que prejudique a dominação burguesa. Então, nessa hora ela se desloca para deter esse processo.”(247).
Leia mais aqui.


Blog do BILL NOTICIAS

Em Lagoa Gande-PE, Prefeitura ganha caminhão frigorífico e compactador para recolher o lixo

Agricultores familiares são contemplados com caminhão frigorifico em Lagoa Grande; população também conquistou um caminhão compactador 
para a coleta de lixo.
Fotos: Isael Dias-divulgação
Resultado de imagem para LAGOA GRANDE-PE
Foto:Ilustração
(C.Geral)

Depois de uma espera de cinco anos, os agricultores familiares de Lagoa Grande-PE, sertão do São Francisco, enfim puderam receber da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, um caminhão frigorífico que integrará uma ação importante no fortalecimento da produção de que impulsiona a agricultura local.
 Numa articulação com o Núcleo Diretivo dos Territórios da Cidadania do Sertão do São Francisco, e com o aval do Governo do Estado, a aquisição foi muito festejada na manhã de sábado, 12, durante o ato de entrega. O evento reuniu o prefeito Vilmar Capellaro e a primeira-dama, Claudia Capellaro; o vice-prefeito, Ítalo Ferreira; secretários municipais, vereadores que integram a bancada do governo na Câmara, além do deputado Lucas Ramos e representantes de associações de comunidades que serão contempladas com o caminhão, entre outros convidados.
O prefeito Vilmar Cappellaro comemorou: E não só os agricultores ganharam importante equipamento  para apoiar de forma necessária a produção da agricultura familiar, mas a população também.
O prefeito aproveitou a entrega do caminhão frigorífico, e trouxe junto, um caminhão coletor compactador e um veículo que ajudará nas ações da secretaria de Assistência Social do município.
 “Foi oportuno estarmos aqui. Foi um trabalho importante no Núcleo Diretivo, poder público, instituições, secretarias, deputado Lucas e juntos conseguimos concretizar. Foi uma cobrança nossa para que alimentos mais perecíveis pudessem ser transportados de forma conservada e isso nos honra muito. Esse caminhão não é da prefeitura não, é de todos vocês”, comemorou o gestor.
Vilmar frisou que todos que fazem a agricultura familiar não mediram esforços para que isso acontecesse. “Agradeço de forma especial ao governador Paulo Câmara, ao vice-governador Raul Henry e ao deputado Lucas Ramos que é nossa porta voz em Recife”, destacou o prefeito
Na Avenida Nilo Coelho, a principal da cidade, houve uma espécie de mini-carreata e os veículos saíram em desfile, com o prefeito a frente apresentando as novas aquisições da Prefeitura aos lagoagrandenses.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...