segunda-feira, 14 de maio de 2018

Líder da Al-Qaeda convoca jihad contra EUA por embaixada em Jerusalém

Em vídeo, Ayman al-Zawahiri convocou adeptos da organização para pegar em armas por considerar que Trump 'revelou a verdadeira face da cruzada moderna' ao transferir embaixada de Tel Aviv para Jerusalém

Por: AFP - Agence France-Presse

Médico Ayman al-Zawahiri assumiu liderança da Al-Qaeda após morte de Osama bin Laden
Foto: Hamid Mir / Creative Commons
Médico Ayman al-Zawahiri assumiu liderança da Al-Qaeda após morte de Osama bin Laden Foto: Hamid Mir / Creative Commons



O líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, convocou no domingo (13) a jihad contra os Estados Unidos, ao afirmar que a instalação da embaixada do país em Jerusalém é a prova de que as negociações e o "apaziguamento" não ajudaram os palestinos.

Em um vídeo de cinco minutos com o título "Tel Aviv também é um território dos muçulmanos", o médico egípcio que assumiu a liderança da Al-Qaeda após a morte de seu fundador, Osama bin Laden, em 2011, chama a Autoridade Palestina de "vendedores da Palestina" e convoca seus adeptos a pegar em armas. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "foi claro e explícito e revelou a verdadeira face da Cruzada moderna (...) O apaziguamento não funciona com ele, e sim a resistência (...) pela via da jihad", afirmou Al-Zawahiri de acordo com uma transcrição do grupo SITE, que monitora os sites de internet islamitas. 

Para o líder da Al-Qaeda, os países islâmicos fracassaram em atuar a favor dos muçulmanos ao integrar a ONU, instituição que reconhece  Israel, e ao aceitarem as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas ao invés da sharia (lei islâmica).

A decisão de Trump de transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém rompeu um antigo consenso internacional de que status de Jerusalém seria determinado por um acordo de paz entre Israel e os palestinos.

A liderança da Autoridade Palestina se recusa a conversar com os representantes do governo Trump desde o anúncio da transferência da embaixada, nem sequer com o genro do presidente, Jared Kushner, que havia sido designado para estimular o processo de paz.


Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...