sábado, 7 de dezembro de 2013

Brasil estreia contra Croácia e pega México e Camarões na Copa


image 
O Brasil conheceu nesta sexta-feira seus primeiros adversários na busca pelo sexto título mundial. Em sorteio realizado na Costa do Sauípe, Croácia, Camarões, México foram selecionados para enfrentar a seleção brasileira na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014.
Por ser o país-sede do Mundial, o time comandado por Luiz Felipe Scolari era o único cabeça de chave que já tinha lugar definido antes do sorteio, integrando o grupo A, e fará o jogo de abertura da Copa contra os croatas no dia 12 de junho, às 17h (horário de Brasília), no Itaquerão, em São Paulo. Os demais confrontos da primeira fase serão em Fortaleza (17/06, às 16h), diante dos mexicanos, e em Brasília (23/06, às 17h), contra os camaroneses.
Os dois primeiros colocados deste grupo enfrentarão nas oitavas de final as equipes classificadas do grupo B, que conta com a Espanha como cabeça de chave.
As 32 seleções que participaram do sorteio desta sexta-feira foram divididas em quatro potes. O recipiente 1 contava com os cabeças de chave Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e Uruguai, definidos pelo ranking da Fifa, além do país-sede Brasil.
No pote 2 estavam os cinco representantes africanos e dois representantes da Américas do Sul. O terceiro era integrado por quatro asiáticos e quatro países da América Central e do Norte. Por fim, o quarto pote era formado por nove representantes da Europa.
A cerimônia de sorteio dos grupos da Copa do Mundo é comandada pelo casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert e conta com a participação de ex-jogadores como o francês Zidane, o uruguaio Ghiggia, o italiano Cannavaro, o inglês Hurst, o alemão Matthaus, o argentino Kempes e o espanhol Hierro.
O evento ainda teve as apresentações dos artistas brasileiros Alcione, Emicida, Vanessa da Matta, Alexandre Pires e Olodum como atrações musicais e realizou homenagens ao falecido líder sul-africano Nelson Mandela, que morreu na última quinta-feira aos 95 anos.(UOL)
Blog do Bill Art´s

Dilma no sorteio da Fifa: “será a Copa das Copas”


imageA sorte está lançada oficialmente para a Copa do Mundo de 2014 – sem dúvida o evento global mais importante sediado pelo Brasil em toda a sua história, cujos resultados esportivos e de organização terão reflexos decisivos nas eleições presidenciais marcadas para quatro meses depois, em outubro. Por todas estas, há muito mais em jogo no Mundial, que tem neste momento a definição dos seus jogos, no sorteio organizado pela Fifa, na Costa do Sauípe, na Bahia, do que a taça de melhor futebol do planeta.
Pelo Twitter, a presidente Dilma lembrou mais cedo aos jogadores que o Brasil estará sob “os olhos do mundo”. Ela própria está presente ao sorteio. Dilma sabe que o sucesso da Copa terá peso forte no resultado da eleição presidencial. A avaliação sobre o seu governo será tanto mais positiva quanto mais certo for o que o Brasil apresentar. No entanto, em caso de problemas, suas popularidade dificilmente deixará de ser afetada. Em tudo, a Copa é decisiva para o destino do Brasil.
“Esta será a Copa das Copas, porque no Brasil, o futebol está em casa”, iniciou Dilma. A presidente começou seu discurso sobre o Mundial faturando politicamente. Elogiou Pelé, “maior jogador de todos os tempos”, e o técnico da seleção brasileira, a quem chamou de “grande Felipão”. Em seguida, disse que tinha “todos os motivos” para estar animada com a competição, como torcedora. “Eu estou, como torcedora, muito animada com a nossa seleção. O Brasil, como disse o senhor Blatter, é a única seleção pentacampeã. Além disso, somos o único País que esteve em todos as Copas, nunca ficamos fora. E temos uma história de sucesso no futebol”, declarou Dilma. (Brasil247)
Blog do Bill Art´s

FACAPE participa do seminário de abertura do programa de Pós-Graduação


image 
Buscar melhorar a relação entre universidade e escola pública é um dos objetivos do programa de Pós-Graduação em “Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde e Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica”, que realizou o seminário de abertura do programa, na manhã desta sexta-feira (06), no auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Estiveram presentes no evento o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), professor Rinaldo Remígio, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Univasf, Helinando de Oliveira, representando o reitor, Julianeli Tolentino, o diretor do campus da UPE- Petrolina, Moises Almeida, o secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, o coordenador do programa de Pós-Graduação, Diogo Enofre, o vice- coordenador, João Batista e professores que participam do programa.
Esse programa de Pós-Graduação- mestrado e doutorado atinge todo território nacional, envolvendo várias instituições de ensino. O programa possui grande apoio das universidades estaduais e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Um programa muito articulado que apoia a formação dos professores de Pernambuco, desenvolve um papel importante na rede de ensino publica do estado”, relata o secretário, Marcelino Granja.
“Há dezenas de universidades envolvidas. Essa é uma grande rede nacional de educação e ciência, que prioriza as características físicas de cada região, pensando sempre na contextualização para um melhor desempenho do aprendizado”, alega o coordenador, Diogo Enofre.
O professor da Autarquia de Palmares, Enoreleno Filho decidiu cursar doutorado para melhorar sua qualificação profissional e contribuir para um melhor ensino público. “Poderemos focar melhor a aprendizagem no ensino fundamental e médio da rede pública e fomentar nas escolas novas práticas educacionais e políticas de formação de cidadãos”, afirma Filho.
O presidente da FACAPE professor Rinaldo Remígio, considera que o programa de Pós-Graduação será mais um meio para aprimorar a educação na região. “Esse programa trará muitos benefícios para a rede pública de ensino: fundamental, médio e também superior, pois os professores que participarem do programa também difundirão os conhecimentos adquiridos dentro das universidades”, declara Remígio.
A professora da FACAPE Thereza Christina decidiu fazer doutorado para se aperfeiçoar profissionalmente. “Já tenho mestrado, mas sempre busco aprimorar meus conhecimentos. O doutorado com certeza contribuirá para minha formação e consequentemente para o ensino da FACAPE, onde ministro aulas declara Thereza.
ASCOM/ FACAPE​
Blog do Bill Art´s

Cirurgias oncológicas são realizadas em até um mês depois de diagnóstico no CEONCO


image 
Em 23 de maio deste ano entrou em vigor a Lei 12.732/12, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em novembro de 2012, que estabelece o prazo de até 60 dias para início de tratamento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de pacientes com câncer após registro de diagnóstico em prontuário médico. Em Petrolina, o Centro de Oncologia Dr. Muccini (CEONCO) da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e a Infância (APAMI) realiza procedimentos quimioterápicos e cirúrgicos oncológicos em até um mês depois do diagnóstico.
De acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, essa é uma medida tomada como desafio, mas que com o envolvimento da sociedade e dos gestores locais é possível oferecer um tratamento adequado do câncer. A fila de espera no CEONCO em Petrolina já conta 60 pacientes e por mês são realizadas em média 16 cirurgias.
De acordo com o cirurgião oncológico, Murilo Farias, o CEONCO está atendendo a um número considerável de cirurgias pélvicas, com destaque para a incidência de câncer do colo do útero, nas mulheres, sendo a única instituição de saúde pública na cidade a cumprir em até 30 dias, antes mesmo do prazo estabelecido pelo governo federal. “Têm surgido cada vez mais pessoas com câncer na região, o que acresce nossa demanda, mas estamos trabalhando para que haja maior celeridade no tratamento oncológico, evitando problemas futuros como o alastramento da doença”, afirmou Farias.
Entre os desafios do CEONCO para 2014, com o intuito de melhorar o atendimento para a população do SUS da região, estará o aumento do leque de serviços de oncologia cirúrgica, incluindo o número de procedimentos de mama. Atualmente, o CEONCO atende, por mês, cerca de 24 pacientes, quase um por dia.
ASCOM
Blog do Bill Art´s

EPTTC orienta condutores de motocicletas “cinquentinhas”


image 
Na tentativa de diminuir os acidentes com motocicletas de 50cc, os municípios trabalham com a fiscalização e regulamentação de motocicletas conhecidas como cinquentinhas. Em Petrolina, a inspeção desses veículos é de responsabilidade da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC).
As motocicletas de baixa cilindrada se destacaram como opção devido ao baixo custo na aquisição e facilidade de locomoção, já que muitos condutores não viam a necessidade de ter habilitação e emplacamento para conduzir o veículo. Entretanto, o Código Brasileiro de Trânsito dispõe como requisitos para pilotar ciclomotores, ter mais de 18 anos, emplacamento do veículo, possuir a permissão para pilotar veículos de baixa cilindrada (ACC) e utilizar capacete.
Em Petrolina, o trabalho de fiscalização da EPTTC é realizado pelos agentes de trânsito diariamente. Os condutores das motocicletas são abordados e é verificado se o piloto preenche os requisitos citados anteriormente pelo código de trânsito.
“Durante essa abordagem, ao verificarmos que o condutor está pilotando de forma irregular, ele será autuado e multado, tendo seu veículo apreendido e enquadrado nas multas gravíssimas”, explica Afonso Ferraz.
Após a abordagem, o piloto pego pilotando de forma irregular sem a ACC, sem capacete e emplacamento do veículo – será penalizado. O valor da multa para esse tipo de infração é de R$191,54.
Além da EPTTC, órgãos como o Detran, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar atuam no trabalho de fiscalização no trânsito, para combater e punir quem pilota cinquentinha de forma irregular.
A EPTTC planeja realizar uma ação para regulamentação dos ciclomotores que circulam mo município, através da legalização dos veículos.
Ascom EPTTC
Blog do Bill Art´s

Horta comunitária do bairro João Paulo II produz alimentos orgânicos


image 
Devido a busca diária por uma vida saudável, as discussões acerca de alimentos com agrotóxicos e orgânicos cresceram nos últimos anos. Em meio a debates, a produção de orgânicos cresceu no Brasil afora e, também, no Vale do São Francisco.
Em Juazeiro, uma horta comunitária, localizada no bairro João Paulo II, se destaca na produção e na comercialização dos produtos saudáveis. A horta criada em 1987, foi idealizada por uma irmã italiana, chamada Redenta, com o apoio do bispo, Dom José Rodrigues. Atualmente, a horta conta com 70 famílias trabalhando, cada uma com o equivalente de 100 metros quadrado de terra para a produção de suas verduras e hortaliças.
Os produtos que saem da horta são classificados como orgânicos e contém o Selo Chão Vivo, que comprova que o alimento é livre de agrotóxicos. Para isso, as famílias passaram por capacitações realizadas pelo sistema S e são acompanhadas pela Companhia de Desenvolvimento Econômico dos Vale do São Francisco e da Parnaíba (Codevasf).
De acordo com o presidente da horta, João Soares, o selo se fez essencial para a comercialização dos produtos. “Com o selo conseguimos vender mais, fornecemos os legumes e as hortaliças para alguns supermercados e também foi a partir do selo que passamos a vender em um local especifico para orgânicos em Petrolina”, explica.
A feira do bairro Areia Branca, na cidade vizinha, Petrolina, existe um espaço apenas para comercialização dos produtos orgânicos. Esse é o local onde vários produtores de orgânicos da região e as famílias da horta do João Paulo II vendem os alimentos. Soares conta que sente falta de um espaço como esse em Juazeiro. “Nossa maior dificuldade em comercializar aqui na cidade é porque não tem um ambiente próprio para o comércio de orgânicos, assim fica difícil dos juazeirenses nos conhecerem”, conta.
Ascom
Blog do Bill Art´s

Dilma vai à África do Sul para o funeral de Mandela


image 
Autoridades brasileiras se manifestaram e lembraram a trajetória do líder sul-africano Nelson Mandela, que esteve duas vezes no Brasil. A presidente Dilma Rousseff confirmou que vai ao funeral de Mandela.
A presidente divulgou uma nota de pesar, destacando que o líder sul-africano conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes momentos da história contemporânea, que foi o fim do apartheid na África do Sul.
Mandela foi recebido de forma calorosa nas duas vezes em que esteve no Brasil. A primeira vez, em 1991, foi no governo Fernando Collor, quando foi condecorado com a Grã Cruz da Ordem do Rio Branco, a mais alta honraria concedida pelo governo brasileiro.
Na ocasião, ele agradeceu a pressão do Brasil pelo fim do regime de segregação, nos anos anteriores. No Rio de Janeiro, foi recebido com festa, inaugurou uma escola com seu nome e foi aclamado por estudantes na Universidade de Brasília.
Em 1996, o então presidente Fernando Henrique Cardoso fez a primeira visita de um presidente brasileiro à África do Sul. Em 1998, Mandela retribuiu a visita.
No Palácio da Alvorada, uma festa para homenageá-lo. Em 2008, o então presidente Lula foi a Moçambique visitar o líder sul-africano, que estava com 90 anos de idade.
O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, disse que a morte de Mandela torna o mundo mais pobre de referências de coragem, dignidade e obstinação na defesa das causas justas.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou a luta de Mandela em defesa das causas mais nobres da humanidade. (Bom dia Brasil)
Blog do Bill Art´s

Velório de Paulo Moreno, rua 34 n26 Cohab MASSANGANO


image 
A família de Paulo Moreno consternada, informa a amigos e familiares, que seu corpo está sendo velado na Rua 34 n26 da Cohab IV em Petrolina e que o sepultamento será as 17h no Cemitério Campo das Flores no Centro da cidade, o mesmo foi vítima de assaltantes que tentaram assaltar o Posto de recebimento da Caixa Econômica próximo de sua residência. Segundo informes a Polícia Militar está em diligências para captura dos acusados.
imagem 

Blog do Bill Art´s

Famílias do Pedro Raimundo e região recebem filtros para beber água de qualidade e combater doenças

DSCN9686 
O coordenador da Defesa Civil e secretário de Segurança Cidadã de Petrolina, Jenivaldo Santos, foi ao bairro Pedro Raimundo nesta quinta-feira, dia 5, promover a entrega de 1500 filtros de água para a comunidade e bairros vizinhos. O trabalho é uma das ações para combater a seca no semiárido que além de beneficiar a população do interior, entrou também a necessidade de famílias que vivem em áreas de vulnerabilidade social.
Segundo Jota Santos, o programa prevê a entrega de 13 mil filtros em toda a cidade. A ação já contemplou áreas do interior como o Assentamento Nossa Senhora de Fátima e da cidade como em parte do bairro Terras do Sul.
DSCN9679DSCN9683 
A próxima entrega acontece semana que vem em Pedrinhas e vizinhança e será feita a complementação da entrega dos filtros na comunidade do Terras do Sul. “O programa visa reduzir os índices de mortalidade infantil, pois muitas doenças em crianças, como as diarreias, são provenientes da qualidade da água consumida”, disse o secretário.
A ação é colocada em prática pelo governo municipal através da Defesa Civil em parceria com o governo estadual.
Blog do Bill Art´s

Morre Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial


 
O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu aos 95 anos em Pretória, anunciou o presidente do país, Jacob Zuma. Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. “Ele partiu, ele se foi pacificamente na companhia de sua família”, afirmou o presidente. “Ele descansou, ele agora está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai.”
Foram quatro internações do ex-presidente desde dezembro. Em abril, as últimas imagens divulgadas do ex-presidente mostraram bastante fragilidade – ele foi visto sentado em uma cadeira, com um cobertor sobre as pernas. Seu rosto não expressava qualquer emoção. Em março de 2012, o ex-presidente sul-africano havia sido hospitalizado por 24 horas, e o governo informou, na ocasião, que Mandela tinha sido internado para uma bateria de exames rotineira.
Em dezembro, porém, ele permaneceu 18 dias hospitalizado, em decorrência de uma infecção pulmonar.No fim de março de 2013, ele passou 10 dias internado, também por uma infecção pulmonar, provavelmente vinculada às sequelas de uma tuberculose que contraiu durante sua detenção na prisão de Robben Island (ilha de Robben), onde ficou 18 anos preso, de 1964 a 1982.
Conhecido como “Madiba” na África do Sul, ele foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 a 1993.
Ele ficou preso durante 27 anos e ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993, sendo eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, nas primeiras eleições multirraciais do país. Mandela é alvo de um grande culto em seu país, onde sua imagem e citações são onipresentes. Várias avenidas têm seu nome, suas antigas moradias viraram museu e seu rosto aparece em todos os tipos de recordações para turistas.
Havia algum tempo sua saúde frágil o impedia de fazer aparições públicas na África do Sul – a última foi durante a Copa do Mundo de 2010, realizada no país. Mas ele continuou a receber visitantes de grande visibilidade, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.
Mandela passou por uma cirurgia de próstata em 1985, quando ainda estava preso, e foi diagnosticado com tuberculose em 1988. Em 2001, foi diagnosticado com câncer de próstata e hospitalizado por problemas respiratórios, sendo liberado dois dias depois.
Biografia
Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 no clã Madiba no vilarejo de Mvezo, no antigo território de Transkei, sudeste da África do Sul. Seu pai, Henry Gadla Mphakanyiswa, era chefe do vilarejo e teve quatro mulheres e 13 filhos – Mandela nasceu da terceira mulher, Nosekeni. Seu nome original era Rolihlahla Mandela.
Após seu pai morrer em 1927, ele foi acolhido pelo rei da tribo, Jongintaba Dalindyebo. Ele cursou a escola primária no povoado de Qunu e recebeu o nome Nelson de uma professora, seguindo uma tradição local de dar nomes cristãos às crianças. Conforme as tradições Xhosa, ele foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o Instituto Clarkebury, onde estudou cultura ocidental. Na adolescência, praticou boxe e corrida.
Mandela ingressou na Universidade de Fort Hare para cursar artes, mas foi expulso por participar de protestos estudantis. Ele completou os estudos na Universidade da África do Sul. Após terminar os estudos, o rei Jongintaba anunciou que Mandela devia se casar, o que motivou o jovem a fugir e se mudar para Johanesburgo, em 1941.
Em Johanesburgo, ele trabalhou como segurança de uma mina e começou a se interessar por política. Na cidade, Mandela também conheceu o corretor de imóveis Walter Sisulu, que se tornou seu grande amigo pessoal e mentor no ativismo antiapartheid. Por indicação de Sisulu, Mandela começou a trabalhar como aprendiz em uma firma de advocacia e se inscreveu na faculdade de direito de Witwatersrand.
Mandela começou a frequentar informalmente as reuniões do Congresso Nacional Africano (CNA) em 1942. Em 1944, ele fundou a Liga Jovem do Congresso e se casou com a prima de Walter Sisulu, a enfermeira Evelyn Mase. Eles tiveram quatro filhos (dois meninos e duas meninas) – uma das garotas morreu ainda na infância.
Em 1948, ele se tornou secretário nacional do Congresso Nacional Africano (CNA) – no mesmo ano, o Partido Nacional ganhou as eleições do país e começou a implementar a política de apartheid (ou segregação racial). O estudante conheceu futuros colegas da política na faculdade, mas abandonou o curso em 1948, admitindo ter tido notas baixas – ele chegou a retomar a graduação na Universidade de Londres, mas só se formou em 1989 pela Universidade da África do Sul, quando estava preso.
Em 1951, Mandela se tornou presidente do CNA. Em 1952, ele abriu com o amigo Oliver Tambo o primeiro escritório de advocacia do país voltado para negros. No mesmo ano, Mandela foi escolhido como líder da campanha de oposição encabeçada pelo CNA e viajou pelo país, em protesto contra seis leis consideradas injustas. Como reação do governo, ele e 19 colegas foram presos e sentenciados a nove meses de trabalho forçado.
Em 1955, ele ajudou a articular o Congresso do Povo e citava a política pacifista de Gandhi como influência. A reunião uniu a oposição e consolidou as ideias antiapartheid em um documento chamado Carta da Liberdade. No fim do ano, Mandela foi preso juntamente com outros 155 ativistas em uma série de detenções pelo país. Todos foram absolvidos em 1961.
Em 1958, Mandela se divorciou da enfermeira Evelyn Mase e ele se casou novamente, com a assistente social Nomzamo Winnie Madikizela. Os dois tiveram dois filhos.
Em março de 1960, a polícia matou 69 manifestantes desarmados em um protesto contra o governo em Sharpeville. O Partido Nacional declarou estado de emergência no país e baniu o CNA. Em 1961, Mandela tornou-se líder da guerrilha Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação), após ser absolvido no processo da prisão de 1955. Logo após a absolvição, ele e colegas passaram a trabalhar de maneira escondida planejando uma greve geral no país.
Ele deixou o país ilegalmente em 1962, usando o nome de David Motsamayi, para viajar pela África para receber treinamento militar. Mandela ainda visitou a Inglaterra, Marrocos e Etiópia, e foi preso ao voltar, em agosto do mesmo ano. De acordo com o jornal “Telegraph”, a organização perdeu o ideal de protestos não letais com o tempo e matou pelo menos 63 pessoas em bombardeios nos 20 anos seguintes.
Mandela foi acusado de deixar o país ilegalmente e incentivar greves, sendo condenado a cinco anos de prisão. A pena foi servida inicialmente na prisão de Pretória. Em março de 1963, ele foi transferido à Ilha de Robben, voltando a Pretória em junho. Um mês depois, diversos companheiros de partido foram presos.
Em 1963, Mandela e outras nove pessoas foram julgadas por sabotagem, no que ficou conhecido como Julgamento Rivonia. Sob o risco de ser condenado à pena de morte, Mandela fez um discurso à corte que foi imortalizado.
“Eu lutei contra a dominação branca, e lutei contra a dominação negra. Eu cultivei o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Este é um ideal pelo qual eu espero viver e alcançar. Mas se for necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”, afirmou.
Em 1964, Mandela e outros sete colegas foram condenados por sabotagem e sentenciados à prisão perpétua. Um deles, Denis Goldberg, foi preso em Pretória por ser branco. Os outros foram levados para a Ilha de Robben.
27 anos de prisão
Mandela passou 18 anos detido na ilha de Robben, na costa da Cidade do Cabo, e nove na prisão Pollsmoor, no continente – a transferência ocorreu em 1982. Enquanto esteve preso, Mandela perdeu sua mãe, que morreu em 1968, e seu filho mais velho, morto em 1969. Ele não foi autorizado a participar dos funerais.
Durante o período em que ficou preso, sua reputação como líder negro cresceu e sedimentou a imagem de liderança do movimento antiapartheid. A partir de 1985, ele iniciou o diálogo sobre sua libertação com o Partido Nacional, que exigia que ele não voltasse à luta armada. Neste ano, ele passou por uma cirurgia na próstata e, ao voltar para a prisão, passou a ser mantido em uma cela sozinho.
Em 1988, Mandela passou por um tratamento contra tuberculose e foi transferido para uma casa na prisão Victor Verster. Em 2 de fevereiro de 1990, o presidente sul-africano Frederik Willem de Klerk reinstituiu o Congresso Nacional Africano (CNA). No dia 11 de fevereiro de 1990, Mandela foi solto e, em um evento transmitido mundialmente, disse que continuaria lutando pela igualdade racial no país.
Prêmio Nobel e presidência
Em 1991, Mandela foi eleito novamente presidente do CNA. Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1993, por seus esforços para trazer a paz ao país.
Mandela encabeçou uma série de articulações políticas que culminaram nas primeiras eleições democráticas e multirraciais do país em 27 de abril de 1994.
O CNA ganhou com 62% dos votos, enquanto o Partido Nacional teve 20%. Com o resultado, Mandela tornou-se o primeiro líder negro do país e também o mais velho, com 75 anos. Ele tomou posse em 10 de maio de 1994. A gestão do presidente foi marcada por políticas antiapartheid, reformas sociais e de saúde.
Em 1996, Mandela se divorciou de Nomzamo Winnie Madikizela por divergências políticas que se tornaram públicas. Em 1998, no dia de seu 80º aniversário, ele se casou com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano.
Em 1999, não se candidatou à reeleição e se aposentou da carreira política. Desde então, ele passou boa parte de seu tempo em sua casa no vilarejo de Qunu, onde passou a infância, na província pobre do Cabo Leste.
Causas sociais
Após o fim da carreira política, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos.
Participou de uma campanha de arrecadação de fundos para combater a Aids que tinha como símbolo o número 46664, que carregava quando esteve na prisão.
Em 2008, a comemoração de seu aniversário de 90 anos foi um ato público com shows em Londres, que contou com a presença de artistas e celebridades engajadas na campanha. Uma estátua de Mandela foi erguida na Praça do Parlamento, na capital inglesa.
Em novembro de 2009, a ONU anunciou que o dia de seu aniversário seria celebrado em todo o mundo como o Dia Internacional de Mandela, uma iniciativa para estimular todos os cidadãos a dedicar 67 minutos a causas sociais – um minuto por ano que ele dedicou a lutar pela igualdade racial e ao fim do apartheid. (G1)
Blog do Bill Art´s

Prefeitura de Petrolina solicita a CODEVASF estudo de solos para proprietários do Projeto Pontal


 
Diante das situações vividas por proprietários de terras cedidas ao projeto irrigado Pontal, a Prefeitura de Petrolina solicitou a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) um estudo de solos com o intuito de distribuir água de acordo com o tamanho da propriedade. Para atender a solicitação, a CODEVASF determinou um especialista em solos para realizar o estudo.
A solicitação ocorreu em uma reunião entre representantes da prefeitura, da CODEVASF e da Associação do Riacho dos Cavalos, localidade do canal. Conforme combinado, a CODEVASF já designou o especialista em solo, Juvenilson Andrade, que começará os trabalhos, nesta segunda-feira (9), nas propriedades.
Ao todo, 27 proprietários vinham reivindicando um acordo realizado pela CODEVASF, onde a instituição compraria uma faixa de 100 metros de largura de cada propriedade para a construção do canal e deixaria uma tomada de água por cada lote que passasse. De acordo com o secretário de Irrigação, Otávio Carvalho, as obras do canal foram concluídas em 2001 e a compensação ainda não foi realizada. “Foi acordado que cada proprietário receberia uma quantidade de água equivalente para irrigar seis hectares, mas ao longo dos anos o acordo não foi cumprido. Na reunião com a CODEVASF-3ª SR, ficou bastante claro que o acordo com os 27 proprietários será cumprido na íntegra”, frisa.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Nova Semente recebe visita de Marcos Frota nesta sexta-feira


 
Além de autoridades governamentais, o programa Nova Semente, idealizado pela Prefeitura de Petrolina atrai a atenção também de artistas. Nesta sexta-feira (6) o ator Marcos Frota desembarca na cidade para as apresentações do “Circo Show”. Antes de se dedicar ao espetáculo, ele visitará a unidade do Nova Semente no bairro das Palhinhas, a partir das 16h.
A visita tem como objetivo mostrar ao artista, o programa coordenado pela secretaria da Primeira Infância. O prefeito Julio Lóssio destaca o reconhecimento do Nova Semente no país. “Essa é uma importante iniciativa, pois reforça o valor desse programa municipal e o reconhecimento do trabalho da Prefeitura de Petrolina em melhorar a vida das crianças que passam pelas unidades do Nova Semente”.
Além da visita à unidade das Palhinhas, a Prefeitura em parceria com o ator, realizará uma exibição exclusiva no circo, para 1500 crianças no domingo (8), a partir das 9h. O evento será uma confraternização de Natal e contará com a presença também das sementeiras e administradoras das unidades.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Eventos, Jorge Assunção, a visita de Marcos Frota à unidade do Nova Semente é uma gratificação para as crianças.
“A iniciativa é proporcionar às crianças atendidas pelo programa um momento de brincadeiras e de celebração pelo sucesso do Nova Semente ao longo dos anos”.
O “Marcos Frota – Circo Show” está montado no pátio de eventos do Centro de Convenções, em Petrolina.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

6° edição da Noite da Dança acontecerá nesta sexta-feira em Petrolina

Por Blog do Banana 

 
Mistura de ritmos e muito compasso, prometem animar a Concha Acústica de Petrolina, nesta sexta-feira (06). A 6° edição da Noite da Dança, que terá início às 18h30, reunirá escolas de Ballet Clássico, Grupos de Dança Contemporânea, Salão, Popular, Moderna e de Rua, em um único espaço.
O evento, que é promovido pelas secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Eventos de Petrolina, em parceria com Associação Espírita de Cultos Afro Brasileiro (AECAB), pretende possibilitar o direito de expressão dos grupos e companhias de dança através da mostra dos seus trabalhos.
“A Noite da Dança incentivará a população a prestigiar os espetáculos locais, bem como, a vê-los como patrimônio público. A secretaria de Cultura, ao longo deste ano, tem apoiado eventos como esse na certeza de que é através da cultura que podemos contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas”, ressalta o secretário de Turismo e Cultura de Petrolina, Iuric Pires.
O coordenador geral do evento, Antônio Matos, explica ainda que a 6° Noite da Dança pretende promover a arte e a formação da platéia através do acesso à produção local e de forma gratuita. “Para levar a arte para a população como um todo, nós escolhemos seis escolas do município para serem parceiras neste evento. Cada uma delas irá escolher 50 estudantes para prestigiarem os espetáculos, sendo que nós iremos disponibilizar o transporte gratuito. Esse é mais um incentivo para que as produções culturais consigam atingir todas das esferas da sociedade e com isso possibilitarmos mais cultura e conhecimentos para a comunidade petrolinense”, afirma.
Programação de Apresentações:
1. BALÉ BRASILICA,
2. CASA DE ORATES,
3. BALLET GERALDO PONTES,
4. GRUPO VERMELHOS RESPEITO,
5. BALLET FLAVIANA,
6. CASA DE ORATES,
7. GRUPO COLETIVO DE DANÇA,
8. BALLET KATHERINE SOARES,
9. DANÇA DE SALÃO MARCOS CANUTO,
10. GRUPO BALANÇARTE,
11. COLETIVO TRIPÉ DE DANÇA,
12. GRUP0 P,G.A DANÇA DE RUA,
13. DANÇA DE SALÃO EIXO, ENTRE OUTROS.
Ascom
Blog do Bill Art´s

Brasil estreia contra Croácia e pega México e Camarões na Copa

AO VIVO: grupo do Brasil na Copa do Mundo tem Croácia, México e Camarões (Nelson Almeida/AFP)
O Brasil conheceu nesta sexta-feira seus primeiros adversários na busca pelo sexto título mundial. Em sorteio realizado na Costa do Sauípe, Croácia, Camarões, México foram selecionados para enfrentar a seleção brasileira na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014.
Por ser o país-sede do Mundial, o time comandado por Luiz Felipe Scolari era o único cabeça de chave que já tinha lugar definido antes do sorteio, integrando o grupo A, e fará o jogo de abertura da Copa contra os croatas no dia 12 de junho, às 17h (horário de Brasília), no Itaquerão, em São Paulo. Os demais confrontos da primeira fase serão em Fortaleza (17/06, às 16h), diante dos mexicanos, e em Brasília (23/06, às 17h), contra os camaroneses.
Os dois primeiros colocados deste grupo enfrentarão nas oitavas de final as equipes classificadas do grupo B, que conta com a Espanha como cabeça de chave.
As 32 seleções que participaram do sorteio desta sexta-feira foram divididas em quatro potes. O recipiente 1 contava com os cabeças de chave Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e Uruguai, definidos pelo ranking da Fifa, além do país-sede Brasil.
No pote 2 estavam os cinco representantes africanos e dois representantes da Américas do Sul. O terceiro era integrado por quatro asiáticos e quatro países da América Central e do Norte. Por fim, o quarto pote era formado por nove representantes da Europa.
A cerimônia de sorteio dos grupos da Copa do Mundo é comandada pelo casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert e conta com a participação de ex-jogadores como o francês Zidane, o uruguaio Ghiggia, o italiano Cannavaro, o inglês Hurst, o alemão Matthaus, o argentino Kempes e o espanhol Hierro.
O evento ainda teve as apresentações dos artistas brasileiros Alcione, Emicida, Vanessa da Matta, Alexandre Pires e Olodum como atrações musicais e realizou homenagens ao falecido líder sul-africano Nelson Mandela, que morreu na última quinta-feira aos 95 anos.(UOL)

Blog do Bill Art´s

Fifa sorteia grupos da Copa 2014 e define seleções que enfrentarão o Brasil

O Treinador da Seleçao Brasileira Felipão chegou agora a solenidade para conhecer os seus adversário na Copa de 2014
O Treinador da Seleçao Brasileira Felipão chegou agora a solenidade para conhecer os seus adversário na Copa de 2014
A Fifa faz, a partir das 14h, de Brasília, o sorteio dos grupos do Mundial em evento na Costa do Sauipe, litoral norte da Bahia. Por enquanto, sabe-se apenas que o Brasil, como país-sede do torneio, ocupará a posição 1 do Grupo A.
A Copa do Mundo de 2014 será disputada em 12 cidades brasileiras: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Manaus, Cuiabá, Natal, Brasília e Fortaleza.
Os convidados já começaram a chegar ao evento.
A seleção brasileira conhece nesta sexta-feira os seus três primeiros adversários da Copa.
Acompanhe todos os detalhes aqui no Blog.
 
Blog do Bill Art´s

CUIDADOS COM ANIMAIS DEVEM AUMENTAR DEPOIS DA CHUVA

cuidados
Mas os produtores devem ficar atentos para o surgimento de algumas espécies de plantas que podem ocasionar intoxicações nos animais
Uma semana depois da chuva que caiu em alguns municípios da região norte da Bahia, dá para ver melhor as plantas que floresceram na caatinga e que servem de alimento para caprinos e ovinos. Alguns produtores até já economizam um pouco da ração comprada durante a estiagem.
Mas os produtores devem ficar atentos para o surgimento de algumas espécies de plantas que podem ocasionar intoxicações nos animais. Segundo o médico veterinário Rodrigo Gonçalves, a intoxicação por plantas é uma das principais causas responsáveis pelas perdas econômicas nos rebanhos de caprinos e ovinos nos municípios assistidos pelo Bioma Caatinga (Programa de Inclusão Produtiva da Ovinocaprinocultura do Semiárido da Bahia).
depois da chuva

RESERVATÓRIOS - Os Agentes também fazem um alerta para a limpeza em volta das aguadas, eliminando restos mortais de animais através da queima, para evitar a contaminação dos reservatórios
Segundo o veterinário, que também é supervisor do Bioma, as plantas tóxicas de maior ocorrência na região são: Pinhão Rasteiro (Jatropha ribifolia) Capoteira ou Batada-de-peba (Ipomoea verbascoidea) Algodão Bravo, Mata-bode ou Canudo (Ipomoea carnea), Maniçobas (Manihot spp.), Mandioca Brava (Manihot esculenta), Angico preto (Anadenanthe columbrina) Favela ou Faveleira (Cnidoscolus quercifolius) e Jurema preta (Minosa tenuiflora).
De um modo geral, a intoxicação por plantas ocorre após ingestão de grandes quantidades de planta em pouco espaço de tempo e tem sido observada depois das primeiras chuvas, quando a maioria delas estão rebrotando. “Os animais afetados devem ser retirados da área com a planta imediatamente após a observação dos primeiros sinais, como tremores, membros abertos e andar não coordenado”, alerta Gonçalves.
Apesar das vantagens trazidas pela chuva, o trabalho na propriedade deve ser contínuo para manter o rebanho sadio. Orientações como essas estão sendo repassadas pelos ADRS – Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável para mais de mil produtores que são atendidos pelo Bioma Caatinga. O programa é coordenado pela Fundação Banco do Brasil e Sebrae nas cidades de Casa Nova, Remanso, Juazeiro, Curaçá e Uauá.
CHIQUEIRO – O produtor deve limpar o chiqueiro (piso de chão batido) todos os dias, tendo o cuidado de deixar uma declividade no solo para facilitar o escoamento superficial das águas no período chuvoso, evitando assim o excesso de umidade que pode comprometer a saúde animal. O ideal é que os animais sejam abrigados numa área coberta.
RESERVATÓRIOS - Os Agentes também fazem um alerta para a limpeza em volta das aguadas, eliminando restos mortais de animais através da queima, para evitar a contaminação dos reservatórios. Os animais devem beber água, preferencialmente, em bebedouros longe dos mananciais que podem ser contaminados com as fezes dos próprios bichos.
DOENÇAS - Já para evitar verminoses, “é recomendada uma vermifugação depois dessa primeira chuva para limpar o organismo do animal que vai para o pasto aproveitando melhor todos os nutrientes da caatinga”, diz o engenheiro agrônomo e supervisor do Bioma Caatinga, José Wilson Chaves.
Uma observação feita pelos especialistas é a natural entrada no cio das cabras depois da chuva. “É interessante ver que, com a alimentação escassa à base de ração, o cio é menos comum. Mas basta uma chuva para provocar o acasalamento. Nas próximas parições, podem nascer filhotes com má formação se as cabras e o reprodutor estiverem mal nutridos”, diz Chaves.
Para diminuir esse resultado, durante todo o ano, os ADRS lembraram os produtores da importância, por exemplo, da mineralização na alimentação do rebanho, já que, nas forragens, a quantidade de minerais encontrados não supre as necessidades orgânicas dos animais. Comprado ou feito na propriedade, o composto suplementar rico em cálcio, fósforo, cloreto de sódio, potássio, magnésio, enxofre, zinco, cobalto, iodo, ferro, cobre, manganês e selênio, deve ser ofertado aos animais continuamente.(Informaçoes e fotos: Bioma Catinga Bahia)

Blog do Bill Art´s

Bairros em Petrolina sofre apagões momentâneos e moradores soltam o verbo contra a Celpe

celpe-mukta
Moradores de bairros como Santa Luzia, São Jorge, Terras do Sul e Mandacaru, na zona norte de Petrolina, estão na bronca com a Celpe – Companhia Energética de Pernambuco. Tudo porque tem dois dias que essas comunidades passam até mais de duas horas sem energia elétrica.
O pior é que isso tem ocorrido à noite quando todos estão em casa, precisam descansar, mas com o calor, não conseguem porque não sem a energia elétrica para ligar pelo menos um ventilador para amenizar a situação, fica complicado fechar os olhos e dormir. Os moradores aguardam uma explicação da Celpe.

Blog do Bill Art´s

Dormentes realiza encontro para discutir alfabetização na idade certa

Dormentes - Pe
Dormentes – Pe
Sendo uma das cidades contempladas com PNAIC – Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Dormentes, no Sertão do São Francisco, terá neste próximo sábado, 7, o último encontro do programa este ano no município. A discussão acontece na Escola de Referência em Ensino Médio Senador Nilo Coelho.
O seminário final terá como foco explanação de experiências vivenciadas pelos alfabetizadores, realizadas continuamente na sala de aula. O PNAIC é um programa do Ministério da Educação que se desenvolve em parceria com as universidades públicas e Secretarias de Educação.

Blog do Bill Art´s

1° Concurso de Fanfarras do Vale do São Francisco acontecerá neste domingo em Petrolina

ANIVERSARIO DE PETROLINA - 2013 0 DESFILE 11
Neste domingo (08), quatorze bandas de fanfarras de diversas cidades da região do Vale do São Francisco estarão participando do 1° Concurso de Fanfarras do Vale.
O evento é organizado pela secretaria de Cultura de Petrolina em parceria com a Associação de Bandas de Fanfarras do Vale do São Francisco (ABANVASF).
O concurso acontecerá na quadra de esportes da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos, situada na Cohab Massangano, das 14h às 20h.
“A música é uma das expressões artísticas que mais provocam significados nas pessoas. Por isso, o governo municipal tem incentivado a realização de eventos como esse, a fim de levar a arte para mais perto da comunidade e com isso proporcionar mais educação, cultura e lazer”, salienta o secretário de Cultura de Petrolina, Iuric Pires.
No final do evento as fanfarras que atingirem o primeiro, segundo e terceiro lugar serão agraciadas com um certificado e um diploma de participação.

Blog do Bill Art´s

Senai Petrolina diplomou novos profissionais

A Escola Técnica SENAI Petrolina entregou, nesta quarta-feira (04), ao mundo do trabalho, mais 389 novos profissionais de nível técnico em diversas áreas
A Escola Técnica SENAI Petrolina entregou, nesta quarta-feira (04), ao mundo do trabalho, mais 389 novos profissionais de nível técnico em diversas áreas
A Escola Técnica SENAI Petrolina entregou, nesta quarta-feira (04), ao mundo do trabalho, mais 389 novos profissionais de nível técnico em diversas áreas. Os alunos das turmas de Alimentos, Manutenção Automotiva, Administração, Eletrotécnica, Eletromecânica e Refrigeração e Climatização festejaram a conquista dos títulos de nível técnico na quadra da Unidade que estava repleta de jovens preparados e motivados para uma nova etapa nas suas vidas. O evento foi aberto com a leitura da mensagem de parabéns enviada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Jorge Côrte Real, que lembrou que o SENAI fez a sua parte, que a necessidade de profissionais existe, e que agora depende deles a conquista por espaço no mercado.
Patrono dos formandos, o diretor regional do SENAI Pernambuco, Sérgio Gaudêncio Portela de Melo, abriu a cerimônia lembrando os investimentos feitos e os que virão para o SENAI Petrolina, que forma anualmente uma parte significativa dos profissionais das indústrias do Sertão do São Francisco. “Não queremos que vocês tenham bons laboratórios, queremos que vocês tenham os melhores equipamentos e salas de aula”.
O diretor da Escola, Flávio Guimarães, homenageou os parceiros e falou da importância de trabalhar com empresas e governo
O diretor da Escola, Flávio Guimarães, homenageou os parceiros e falou da importância de trabalhar com empresas e governo
O diretor da Escola, Flávio Guimarães, homenageou os parceiros e falou da importância de trabalhar com empresas e governo. Para os jovens ele disse que devem correr sempre atrás dos sonhos, pois quando se é ético e profissional tudo é possível. “Vocês ainda nos dar muito orgulho”.
A aluna Fabiana Rodrigues, oradora das turmas, agradeceu a Instituição e lembrou que a partir de agora começará a caminhada por novas conquistas. “Por toda nossa vida teremos orgulho de dizer que somos e sempre seremos da família SENAI”.
Coube à formanda Janiele Alves Araujo, fazer o juramento profissional, sendo seguida por todos os outros novos profissionais que agora estão prontos para ocupar seu espaço no mercado de trabalho.
A entrega dos diplomas foi simbólica. Em cada turma um aluno foi escolhido para ser diplomado representando os demais formandos de seu curso. Dentre os concluintes estavam algumas servidores do próprio SENAI.
O evento foi prestigiado por familiares, amigos, professores e demais servidores do SENAI que em sua maioria estiveram presentes à solenidade.
 
Blog do Bill Art´s

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...