sábado, 7 de dezembro de 2013

EPTTC orienta condutores de motocicletas “cinquentinhas”


image 
Na tentativa de diminuir os acidentes com motocicletas de 50cc, os municípios trabalham com a fiscalização e regulamentação de motocicletas conhecidas como cinquentinhas. Em Petrolina, a inspeção desses veículos é de responsabilidade da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC).
As motocicletas de baixa cilindrada se destacaram como opção devido ao baixo custo na aquisição e facilidade de locomoção, já que muitos condutores não viam a necessidade de ter habilitação e emplacamento para conduzir o veículo. Entretanto, o Código Brasileiro de Trânsito dispõe como requisitos para pilotar ciclomotores, ter mais de 18 anos, emplacamento do veículo, possuir a permissão para pilotar veículos de baixa cilindrada (ACC) e utilizar capacete.
Em Petrolina, o trabalho de fiscalização da EPTTC é realizado pelos agentes de trânsito diariamente. Os condutores das motocicletas são abordados e é verificado se o piloto preenche os requisitos citados anteriormente pelo código de trânsito.
“Durante essa abordagem, ao verificarmos que o condutor está pilotando de forma irregular, ele será autuado e multado, tendo seu veículo apreendido e enquadrado nas multas gravíssimas”, explica Afonso Ferraz.
Após a abordagem, o piloto pego pilotando de forma irregular sem a ACC, sem capacete e emplacamento do veículo – será penalizado. O valor da multa para esse tipo de infração é de R$191,54.
Além da EPTTC, órgãos como o Detran, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar atuam no trabalho de fiscalização no trânsito, para combater e punir quem pilota cinquentinha de forma irregular.
A EPTTC planeja realizar uma ação para regulamentação dos ciclomotores que circulam mo município, através da legalização dos veículos.
Ascom EPTTC
Blog do Bill Art´s

Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...