segunda-feira, 21 de maio de 2018

PIMENTA: CÁRMEN ENTRARÁ PARA A HISTÓRIA DO STF PELA PORTA DOS FUNDOS


O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), criticou a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, pelo Twitter, e disse que ela entrará para a história do STF pela "porta dos fundos".

"A pressa que ela impôs a tudo que possa prejudicar Lula é equivalente à morosidade que ela estabelece no CNJ para proteger Moro e seus crimes. Ela entrará para história do STF pela porta dos fundos!", postou o deputado.
Pimenta ironizou ainda ao dizer que tem dúvida "se Carmem Lúcia deve ser chamada de verdugo ou de verduga da CF", em referência à polêmica que a ministra criou ao dizer que não queria ser chamada de "presidenta" quando assumiu o comando do Supremo, numa clara provocação a Dilma Rousseff, que adotou o termo.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

MARCELO BARROS: “MARÍLIA ARRAES TEM CONDIÇÕES DE AGLUTINAR AS FORÇAS POPULARES”

Eduardo Matysiak: <p>Marcelo Barros</p>

Por Marcelo Barros, no Brasil de Fato - Quando a noite é escura demais e a madrugada parece não querer surgir no horizonte, resta-nos forçar as trevas a recuarem, convencidas de que sabemos o segredo para fazer a aurora brilhar. Na atual conjuntura política de Pernambuco, a maioria mais consequente dos movimentos sociais e as pessoas comprometidas com a luta pacífica para a transformação do mundo estão conscientes de que não basta oferecer mais do mesmo. É preciso propor caminhos políticos que ousem ir além das ambições pessoais, dos rituais dos caciquismos da direita e também das hesitações de companheiros/as que, validamente, buscam fazer alianças, mas com isso repetem erros estratégicos e ideológicos que já deveríamos ter revisto e exorcizado.
A Política nova e inovadora nasce e vai sendo construída pelas organizações de base. É o processo de educação dialética das pessoas, a partir de suas realidades duras e conflitivas. Essa capacidade de resiliência do povo organizado nos estimula ao exercício da cidadania crítica e à luta pelos direitos de todos, em uma sociedade de iguais. Ela se realiza nas bases, mas precisa se expressar pela participação ativa dos setores populares na agenda política do Estado.
Na realidade atual, para que esse processo se concretize, é preciso elegermos um legislativo mais comprometido com a agenda dos setores populares e da classe trabalhadora. No entanto, precisamos também garantir alguém nosso para o governo do Estado. Graças a Deus, já temos esse alguém: Marília Arraes é uma liderança jovem. Com força eleitoral comprovada e uma bem vivida experiência de trabalhos nas políticas de juventude e na liderança da oposição na Câmara dos Vereadores, Marília Arraes tem condições de aglutinar as forças populares, unir partidos de oposição e levantar o ânimo de companheiros e companheiras, abalados por tantos desmandos e arbitrariedades que sucessivos golpes nos têm desencadeado.
Um documento cristão do primeiro século nos aconselha a prestar atenção à palavra dos profetas (e profetizas) que, como lâmpada que brilha no escuro, pode nos guiar até que surja a estrela da manhã e depois o sol brilhe em nossos corações (Cf. 2 Pd 1, 19). Com todo respeito pela palavra inspirada, ouso aplicá-la à realidade política que vivemos. Penso que, no escuro desse túnel em que estamos politicamente mergulhados, o nome de Marília Arraes para governadora de Pernambuco, surge como a estrela d'alva que brilha no céu ainda escuro e anuncia a aurora que, em breve, vai dar à luz a um novo dia.
*Marcelo Barros é monge beneditino, assessor de movimentos populares e reside em Pernambuco


Blog do BILL NOTICIAS

Auxílio-doença. Prazo para agendar perícia no INSS termina nesta segunda-feira(21)


(G1 globo)
Termina nesta segunda-feira (21) o prazo para quem recebe auxílio-doença agendar a perícia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, 59,1 mil pessoas foram convocadas a fazer a perícia e quem perder o prazo terá o benefício suspenso (veja os nomes das pessoas convocadas).
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, 47,4 mil beneficiários ainda não marcaram a perícia. Para fazer o agendamento, a pessoa que recebe o auxílio-doença precisa ligar na Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135. O atendimento é das 7h às 22h.
A convocação faz parte do pente-fino que o governo federal tem feito desde 2016 nos benefícios por incapacidade pagos pelo INSS.

Regras

Pelas regras do pente-fino, os convocados que perderem o prazo desta segunda terão o pagamento do auxílio-doença suspenso. Após o bloqueio, a pessoa terá até 60 dias para agendar a perícia. Se não marcar, o benefício será cancelado.
“Cumprir os prazos estabelecidos é importante para evitar bloqueio do benefício. O MDS faz uma ampla divulgação das convocações para que ninguém seja prejudicado, zelando para que cada revisão pericial médica seja realizada dentro dos mais estritos preceitos éticos e de justiça”, afirmou ao G1 o ministro de Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame.
De acordo com o governo, foram convocados:
  • Os beneficiários que precisam fazer a perícia, mas não foram localizados (seja por endereço desatualizado ou dados incorretos);
  • Quem recebeu a carta do INSS sobre a necessidade da perícia, mas não agendou a consulta no prazo determinado.

Pente-fino

O governo federal começou o pente-fino nos benefícios por incapacidade pagos pelo INSS em 2016. À época, informou que o objetivo era “colocar uma tampa sobre os ralos que estão abertos”, de forma a eliminar pagamentos a pessoas que não têm direito a receber benefício.
Os beneficiários que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e precisam fazer a perícia obrigatória são notificados por carta e via “Diário Oficial da União”. A perícia atesta se o impedimento ao trabalho permanece ou não.
No caso do auxílio-doença, é convocado para a perícia quem recebe o benefício e há mais de dois anos não passa pela revisão.
Na aposentadoria por invalidez, devem passar pela perícia beneficiários com menos de 60 anos de idade que estão há dois anos ou mais sem realizar perícia
Não precisam fazer:
  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Quem tiver 55 anos e recebe benefício há pelo menos 15 anos.


Blog do BILL NOTICIAS

Divulgado edital para cursos de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) nos campi Petrolina, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada

PROEJA

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IF Sertão-PE divulgou, nesta quarta-feira (16), o edital n° 24/2018, referente às inscrições do processo seletivo para ingresso no segundo semestre deste ano dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) dos campi Petrolina, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 21 de maio e 20 de junho, via internet (clique aqui), ou no próprio campus, onde será disponibilizado, de segunda a sexta-feira, um computador com acesso à internet.
Ao todo, estão sendo oferecidas 95 vagas no campus Petrolina para os cursos de Edificações (35), Eletrotécnica (35) e Informática (25); no campus Salgueiro são ofertadas 35 vagas para o curso de Edificações; já no campus Ouricuri estão disponíveis 30 vagas no curso de Edificações e 30 no de Agroindústria; e o campus Serra Talhada está oferecendo 35 vagas no curso de Edificações. 
Para efetivar a inscrição, o candidato deverá preencher todos os dados solicitados no formulário para a inscrição, obedecendo aos seguintes passos: Escolher o campus; Preencher o CPF; Preencher os dados pessoais e endereço; Escolher o grupo de concorrência; Escolher o curso; Verificar se todas as informações incluídas na inscrição estão corretas; e confirmar a inscrição. 
A seleção será feita a partir da avaliação do histórico escolar dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos ou 5ª a 8ª séries ou ciclos/fases equivalentes), usando como parâmetro para avaliação a média geral das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para concorrer, é necessário ter concluído o 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e ter idade mínima de 18 anos completos até a data de efetivação da matrícula.  
O candidato deverá obrigatoriamente levar entre os dias 21 de maio e 22 de junho os seguintes documentos: Cópia e original do Histórico Escolar de Ensino Fundamental (antigo 1º grau) (modelo ficha 18); 01 (uma) foto 3x4 atual, colorida, com fundo branco, para os candidatos dos grupos de concorrência B, C, F e G (autodeclarados pretos, pardos e indígenas); e Cópia e original de documento de identificação oficial com foto original, para os candidatos dos grupos de concorrência B, C, F e G (autodeclarados pretos, pardos e indígenas). A lista de inscrições confirmadas será divulgada no dia 25 de junho e o resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 3 de julho.  

Confira o edital n° 24/2018 aqui


Escrito por Luis Osete / ASCOM


Blog do BILL NOTICIAS

LULA MARCA LANÇAMENTO DA CANDIDATURA, DIZ WADIH

Eduardo Matysiak
O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), que visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso, disse que Lula conformou o lançamento de sua candidatura à Presidência da República para o próximo dia 27. "Me pediu o presidente Lula que enfatizasse a todos que no dia 27 de maio, próxima segunda, em todo o Brasil, em cada cidade brasileira em que o PT está organizado, que se faça o lançamento da pré-candidatura dele (...) para deixar claro que ele é nosso candidato", afirmou o parlamentar. Segundo Damous, são o lançamento deverá acontecer por meio dos diretórios do partido em cerca de 3 mil municípios de todo o Brasil.
Ainda segundo Damous, Lula teria "repudiado" a possibilidade de um indulto, uma vez que alega ser inocente das acusações que resultaram em sua condenação no âmbito da Lava Jato. Lula também teria criticado a Justiça que, segundo ele, foi célere no tocante à acusação, mas vem atuando lentamente em julgar os recursos impetrados pela sua defesa em tribunais superiores. 
"Lula está bem, tem praticado exercício, está bem humorado, mas é claro que está indignado com a perseguição que fazem contra ele", destacou.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Sesi-PE oferece mais de mil exames de mama e próstata gratuitos em Petrolina, a partir desta segunda-feira(21)

      (C.Geral)

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) oferece, a partir desta segunda-feira(21), 1.050 exames gratuitos de prevenção aos cânceres de mama e próstata em Petrolina. Ao todo, serão 600 exames de próstata e 450 de mama. Os dias 21, 22 e 28 serão dedicados às mulheres; já nos dias 23, 24, 29 e 30 de maio será a vez dos homens se cuidarem. Serão distribuídas 150 fichas por dia. Os atendimentos serão de 8h às 13h. Mais informações pelos telefones 0800.600.9606 ou (87) 3861.1369.
“Essa ação faz parte do compromisso social do SESI/PE em promover a qualidade de vida da população, especialmente do trabalhador da indústria. Por isso, temos atuado firmemente em facilitar o acesso de homens e mulheres aos exames necessários para obter um diagnóstico precoce do câncer de próstata e mama, que aumenta as chances de cura em 90% e reduz as sequelas do tratamento”, afirma o superintendente da entidade, Nilo Simões. A meta da entidade é chegar a 27 mil exames em Pernambuco até o final do ano.Até a semana passada, o Sesi realizou mais de 800 exames de mama e próstata em Araripina.
Para prevenir o câncer de mama, serão realizados os exames de ultrassonografia e, se necessário, mamografia. Já para os homens serão oferecidos o ultrassom da próstata e, quando precisar, o PSA, exame de sangue que complementa o diagnóstico da doença.
Podem realizar os exames, qualquer pessoa a partir de 40 anos, mas os trabalhadores da indústria terão prioridade no atendimento. Quem tiver menos de 40 anos poderá realizar os exames, desde que possua encaminhamento médico. No caso do exame de próstata, será necessário fazer jejum de 4h.
Para receber o atendimento basta apresentar o CPF. Como trabalhador da indústria tem prioridade, será preciso mostrar também o crachá da empresa ou a carteira de trabalho para garantir a preferência.
Cronograma
Dia
Tipo de Exame
Quantidade
21/05
Mama
150 exames
22/05
Mama
150 exames
28/05
Mama
150 exames

Total
450 exames
23/05
Próstata
150 exames
24/05
Próstata
150 exames
29/05
Próstata
150 exames
30/05
Próstata
150 exames

Total
600 exames
Total de exames
1.050 exames
(Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

O GOLPE BRASILEIRO NÃO RECONHECE A ELEIÇÃO VENEZUELANA


Membro de um governo constituído por um golpe parlamentar, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro não reconheceu a legitimidade das eleições na Venezuela, da qual o presidente Nicolás Maduro foi reeleito.
Em nota, o Itamaraty afirmou que o governo brasileiro "lamenta profundamente que o governo venezuelano não tenha atendido aos repetidos chamados da comunidade internacional pela realização de eleições livres, justas, transparentes e democráticas".
Segundo o ministério comandado pelo tucano Aloysio Nunes, o Brasil continuará atuando, inclusive na Organização dos Estados Americanos (OEA), em favor do restabelecimento da institucionalidade democrática, do estado de direito e do respeito aos direitos humanos na Venezuela.
"Também seguirá empenhado em seus esforços de mitigar os efeitos da crise humanitária que vivem os venezuelanos e acolher, de acordo com a legislação nacional e nossas obrigações internacionais, os que ingressem em território brasileiro", acrescentou.
Posição contra a soberania do povo venezuelano é compartilhada por outros países americanos do chamado Grupo de Lima, como os governos da Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Peru.
Os integrantes do Grupo de Lima concordaram em reduzir o nível de suas relações diplomáticas com a Venezuela após a eleição e chamar para consultas seus embaixadores em Caracas.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Câmara aprova o fim da escala 6x1, numa das maiores vitórias do governo Lula

  Proposta recebeu 472 votos favoráveis e 22 contrários. No segundo turno, foram 461 votos por mudanças nas jornadas de trabalho e 19 contra...