quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Prefeitura de Petrolina lança linha de crédito com juros baixos para financiamento a mototaxistas


Um projeto pioneiro para impulsionar a atividade dos mototaxistas de Petrolina foi lançado, na noite desta terça-feira (04). O prefeito Miguel Coelho assinou os dois primeiros financiamentos de juros baixos voltados para os profissionais de mototáxi adquirirem novos veículos. A iniciativa é a primeira deste tipo realizada no Nordeste com financiamento de uma prefeitura.
Denominado Empreender Mais, o projeto será coordenado pela Agência do Empreendedor (AGE) em parceria com o Sindicato dos Mototaxistas de Petrolina e as revendedoras da Honda e Yamaha. A ação permitirá que os profissionais adquiram financiamento de até R$ 8 mil com juros de apenas 1%. As linhas de crédito ainda oferecem a vantagem de cobrar a primeira parcela do empréstimo após três meses da compra do veículo.
 Ao entregar as duas primeiras motos, o prefeito salientou a importância do projeto para a economia e a segurança no trânsito. “É uma forma de estimular um importante segmento econômico de nossa cidade, mas o maior retorno desse investimento é a saúde da população e dos mototaxistas, já que esses veículos são mais seguros e com tecnologia avançada em componentes como os freios. Então, a gente gera mais renda e pode até salvar vidas”, defendeu o prefeito.
 De acordo com o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Marcos Campos, com esse financiamento, as motos que custariam até R$ 24 mil num financiamento de um banco comum, poderão ser adquiridas próximo a R$ 10 mil (preço de compra à vista).  “É uma vantagem enorme porque o mototaxista pagaria num financiamento normal duas motos, enquanto nessa linha da AGE sai quase pelo preço à vista”, explicou Marcos Campos.
 Petrolina tem na atualidade cerca de 800 profissionais de mototáxi. A expectativa, segundo a categoria, é renovar por meio desse projeto cerca de 30% da frota. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Covardia exacerbada! Morte de cachorro em loja do Carrefour gera onda de protestos

O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98) considera crime as práticas de abuso, ferir ou mutilar animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos e que podem render pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.
   Via:ViniciusdeSantana


(Exame)
A rede de supermercados Carrefour está no centro de uma polêmica. Na última quarta-feira (28), um segurança do supermercado teria espancado um cachorro na unidade de Osasco da rede, em São Paulo.
A denúncia feita nas redes sociais mostra imagens do animal com as patas traseiras feridas e marcas de sangue no chão da loja. Defensores dos animais e ativistas dizem ainda que houve tentativa de envenenamento do animal.
O cachorro chegou a ser socorrido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) mas não resistiu ao ferimento e morreu. Uma versão de atropelamento chegou a ser levantada, mas logo foi contestada por outros funcionários que teriam testemunhado o ocorrido e dito que o animal teria sido agredido a pauladas.
Um laudo determinará a causa da morte. O cachorro estava na loja de Osasco havia alguns dias e chegou a receber água e alimentos dos funcionários do local. Ainda de acordo com denúncias nas redes sociais, o segurança da loja teria agredido o cachorro após uma suposta ordem de seu superior para “limpar” o mercado, que receberia naquele dia visita de executivos da empresa.
Atuante na causa animal, o delegado Bruno Lima esteve no local e afirmou que um inquérito vai apurar se o cachorro também foi envenenado e se o segurança que o matou cumpria ordens da chefia ou agiu por conta própria.
“Estaremos acompanhando de perto até que esse crime seja solucionado. Temos algumas testemunhas que confirmam o ato cruel e que identificaram o autor do crime. Infelizmente a dor que o animal sofreu não temos como apagar e também a sua vida trazer de volta, mas seremos sua voz e lutaremos em seu nome”, declarou o delegado.

No mesmo dia, um grupo de ativistas e protetores de animais protestou na unidade. As contas oficiais do Carrefour no Instagram e Facebook também têm recebido centenas de mensagens e críticas repudiando o ocorrido.

Blog do BILL NOTICIAS

Casal em moto é atingido por carro em suposto ‘racha’ em Juazeiro

  Via:Carlos Britto

Um casal em uma motocicleta foi atingido por um veículo na BA-210, próximo ao Dom José Rodrigues, em Juazeiro (BA), no final da noite de ontem (4).
De acordo com informações repassadas a este Blog, dois carros supostamente faziam um ‘racha’ na rodovia, quando um dos veículos teria saído da pista e atingido as vítimas, que foram socorridas. O Blog ainda não obteve informações sobre o estado de saúde delas.
Também não conseguimos informações sobre o estado de saúde do condutor.

Blog do BILL NOTICIAS

Celulares irregulares serão bloqueados

Anatel vai desabilitar aparelhos roubados, adulterados e contrabandeados a partir de março de 2019 em Pernambuco

  Por: Marina Barbosa, da Folha de Pernambuco
Celulares
CelularesFoto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

O uso de celulares roubados e falsificados está com os dias contados. É que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está reforçando o combate a celulares irregulares. E, para isso, vai passar a bloquear todos os aparelhos que não têm certificação legal. É uma medida que visa reduzir os crimes de rouboadulteração e contrabando de celular e que entra em vigor em Pernambuco no início do próximo ano.

Chamado de Celular Legal, o projeto da Anatel foi criado através de uma parceria com as operadoras telefônicas e as fabricantes de celular que atuam no Brasil - parceria que permitiu a implantação de um sistema informatizado que identifica todos os celulares que estão em situação irregular na rede de telefonia nacional. Entram nessa “lista-negra” todos os aparelhos adulterados, roubados, extraviados ou não-certificados. “Entre os celulares irregulares a serem bloqueados, há aparelhos que não oferecem a qualidade e segurança exigidas pela regulamentação brasileira”, explicou a agência, que já bloqueou 103 mil aparelhos desse tipo ao testar a plataforma no Distrito Federal e em Goiás nos últimos meses. 
Com o bom resultado, a Anatel está levando o serviço para mais dez estados brasileiros e já prepara a terceira fase de implantação do Celular Legal. Serão 15 estados nesta última etapa, inclusive Pernambuco. Por isso, a partir de 7 de janeiro a agência vai enviar mensagens de alerta para os celulares irregulares detectados no Estado através do número 2828. Em 24 de março, serão bloqueadosos aparelhos que ainda não tiverem sido regularizados. E os bloqueios vão continuar: aparelhos irregulares que entrarem na rede de telefonia após essa data serão desabilitados após 75 dias de uso. 

Para evitar esse transtorno, o consumidor deve, então, procurar o selo de certificação da Anatel no verso da bateria e também no carregador do celular. Também é possível verificar a situação do aparelho no site da agência, através do IMEI - código internacional de 15 números que identifica marca e modelo do aparelho. Mas o Procon-PE ressalta que, antes disso, é preciso comprar o produto em locais de confiança, que emitam nota fiscal. “Se compra o celular em um mercado paralelo, sem nota fiscal ou IMEI, o consumidornão pode exigir nada do vendedor ou do fabricante. Ele precisa ter uma garantia da compra. Isto é, exigir a nota fiscal da loja ou um recibo de venda, com o RG e o CPF do vendedor, em caso de aparelhos usados”, alertou o gerente de fiscalização do Procon-PE, Roberto Campos.

Roubo
Além de checar a regularidade dos seus aparelhos, os pernambucanos podem se precaver de roubos de celular. É que, desde o ano passado, a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE) oferece um serviço de cadastro de celulares roubados no seu site. É o Alerta Celular, programa que cadastra celulares através do IMEI. Em caso de roubo, as vítimas podem, então, informar ao Estado que tiveram o celular roubado. E os policiais podem devolver esse celular caso o encontrem, através do IMEI, em abordagens a suspeitos. É um trabalho que já aumentou em 360% o índice de recuperação de aparelhos furtados no Estado: segundo a SDS, mais de 5 mil aparelhos foram recuperados desde março de 2017.



Blog do BILL NOTICIAS

Operação ‘Papai Noel 2018’ começa nesta sexta-feira no Centro de Petrolina

   Via:CarlosBritto
Foto: Ascom Sindilojas/divulgação


Começa nesta sexta-feira (7) em Petrolina mais uma edição da Operação ‘Papai Noel’ – parceria firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e instituições que integram o setor da segurança pública da cidade, a exemplo das Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). A abertura oficial acontece às 9h, na Avenida Souza Filho, área central da cidade, no estande que funcionará como o centro de comando das atividades de patrulhamento. Autoridades civis e militares deverão marcar presença na solenidade.
Nesta época há uma movimentação maior no comércio, seja por conta das pessoas que estão em busca das compras de fim de ano, seja pela movimentação nos bancos devido ao pagamento do décimo terceiro. Então, é preciso que sejam concentrados esforços no sentido de garantir que o cidadão possa circular no comércio com mais segurança“, pontua o presidente do Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro.
O objetivo da operação – que acontecerá até o dia 25 de dezembro – é intensificar a ação dos órgãos de segurança na área central da cidade durante este mês. A estrutura da operação vai contar, além da cabine central na Avenida Souza Filho, com rondas sistematizadas. Por dia uma média de 10 agentes de trânsitos, 30 policiais militares, dois policiais civis, guardas municipais, além do apoio de guarnições em motocicletas e viaturas, deverão trabalhar nessa área.
A CDL Petrolina, em parceria com o Sindilojas, procura em primeiro lugar oferecer melhores condições e serviços para beneficiar os lojistas e a população em geral. A campanha é feita para a cidade, por isso a segurança vem em primeiro lugar“, enfatiza o presidente da CDL, Manoel Vilmar. Com informações da assessoria do Sindilojas.

Blog do BILL NOTICIAS

MANDETTA INDICA PEDIATRA QUE VAIOU CUBANOS PARA CHEFIAR MAIS MÉDICOS


247 - A pediatra Mayra Pinheiro, que ficou conhecida após participar de um protesto contra a chegada de médicos cubanos ao Ceará em 2013, foi indicada por Luiz Henrique Mandetta, futuro ministro da Saúde do governo de Jair Bolsonaro (PSL) para comandar a Secretaria de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde, vinculada a sua pasta. Com a indicação, ela terá sob a sua tutela o programa Mais Médicos, alvo de suas críticas.
Ela ficou conhecida nacionalmente após ser fotografada vaiando e xingando os médicos cubanos que chegavam ao Estado sob os gritos de "escravos". O protesto foi organizado pelo então presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), José Maria Pontes, desde então Mayra continuou criticando a atuação dos profissionais cubanos e criticando a presidente deposta Dilma Rousseff e as gestões do PT.
Mayra, que neste ano disputou sem sucesso uma vaga à Câmara pelo PSDB, diz que a indicação para o cargo foi "técnica", não tendo relação com suas críticas sobre a atuação dos médicos cubanos no programa. "Esse meu convite é técnico, não tem ligações políticas. Luiz Henrique (Mandetta) sabe da minha atuação. Sou professora universitária capaz de estar nesta pasta pelo conhecimento científico", afirmou em entrevista ao jornal O Povo.
Ainda segundo ela, a relação com Mandetta teve início há cerca de cinco anos, após ela assumir a presidência do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec). Para a pediatra, Mandetta foi um "deputado dos mais atuantes em defesa da saúde. Se colocou publicamente contra a forma política e eleitoreira como o Mais Médicos foi implantado". "Estivemos juntos em diversos momentos", completou.
Para ela, um dos focos de sua atuação à frente da secretaria será corrigir o que chama de "distorções" do Mais Médicos. Segundo Mayra, atualmente o programa se resume a convocar profissionais de outros países quando, "na lei, contempla tanto a formação médica quanto o ensino nas universidades e especialização de profissionais".


Blog do BILL NOTICIAS

Plano de saúde: nova resolução da ANS garante mais direitos a usuários

Agora o cliente que tem contrato coletivo empresarial pode fazer a portabilidade sem carência se for demitido, pedir demissão ou na aposentadoria

 Por: Juliana Albuquerque, de Folha de Pernambuco
Planos de saúde
Planos de saúdeFoto: Arquivo

Assim como acontece atualmente com os planos individual, familiar ou coletivo por adesão, a partir de junho do próximo ano, os usuários de planos coletivos empresariais de saúde poderão mudar de plano de saúde ou de operadora sem ter que cumprir período de carência. A resolução foi aprovada  nessa terça-feira (4) pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e deve ser publicada ainda esta semana no Diário Oficial da União (DOU). 

Além disso, a resolução também prevê a retirada da exigência da chamada "janela" (prazo para exercer a troca) e deixa de exigir compatibilidade de cobertura entre planos para o exercício da portabilidade, devendo o consumidor cumprir carência apenas para as coberturas não contratadas no plano de origem.

O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel, explica que a concessão do benefício para quem tem planos coletivos empresariais era uma demanda importante na agenda regulatória. Os planos empresariais representam quase 70% do mercado e dispõem da mesma cobertura assistencial dos demais planos. “A portabilidade de carências passa a ser um direito efetivo de todo consumidor de planos de saúde e vai ser mais representativa no mercado”, afirma o diretor. 
medida da ANS é ainda mais relevante para os beneficiários demitidos ou de contratos com menos de 30 vidas, que precisariam cumprir novos períodos de carência ao mudar de plano de saúde. Hoje, quando um empregado deixa a empresa ou se aposenta, há normas que legislam sobre sua permanência no plano mediante a contribuição. O que a portabilidade faz é ampliar o direito desse beneficiário, que pode escolher outro produto tendo respaldada sua cobertura sem prazos extras de carência. As novas regras, segundo a ANS, também são válidas, inclusive, para os que pediram demissão. “No caso desses, é concedido um prazo de 60 dias para a portabilidade de carências, contados a partir da data de ciência do beneficiário do cancelamento do seu plano, em decorrência do pedido de demissão”, explica a ANS. 

Segundo o especialista em Direito da Saúde Elano Figueiredo, a nova norma da ANS vai incentivar o poder de escolha do consumidor. “Essa resolução preserva e busca estimular a mobilidade entre os planos. Ela incentiva a eficiência. Ou seja, o consumidor vai para o tipo de plano que quiser. Isso é muito bom para o mercado”, ressalta o especialista. 

Porém ele tem suas ressalvas quanto a outro ponto em destaque - a possibilidade de o usuário do plano coletivo poder migrar para um individual sem carência. “O grande problema, nesse caso, é a opção desse tipo de plano atualmente. São poucas operadoras que ainda comercializam planos individuais e essa nova regra pode ter um efeito ainda mais negativo sobre essa oferta. E você só poderá portar do coletivo para o individual se existir o plano individual”, justifica Figueiredo, que acredita que essa é uma grande interrogação da resolução. "Precisaremos esperar a publicação da norma para observar a postura do governo em relação aos planos individuais", pontua. 




Blog do BILL NOTICIAS

Câmara aprova o fim da escala 6x1, numa das maiores vitórias do governo Lula

  Proposta recebeu 472 votos favoráveis e 22 contrários. No segundo turno, foram 461 votos por mudanças nas jornadas de trabalho e 19 contra...