sexta-feira, 23 de novembro de 2018

RIR É O MELHOR REMÉDIO. O SORRISO RELAXA O CORPO E A MENTE

    Saúde247 em parceria com Lé Figaro
 (photo: )


Por que em quase todas as imagens que o representam, Gautama Buda aparece sempre sorrindo? O sorriso é indicativo de felicidade. Mas nem todos sabem que o ato de rir (manter um ar agradável, alegre, sorrir, mostrar afabilidade, achar graça, desfrutar) é postura que induz a cura natural de um enorme número de doenças.


Por: Equipe Saúde 247

A risada relaxa o corpo e a mente. Quando uma pessoa ri, o organismo libera endorfina, hormônio que promove uma sensação de bem-estar geral. Diversas pesquisas no mundo chegaram a conclusões que o riso emagrece, favorece a autoestima, diminui a dor, favorece a circulação sanguínea e reduz o estresse. A pessoa que não sorri não sinaliza bem que deseja uma proximidade, que está disponível para conversar, se relacionar.
Nos dias que correm, em meio as agruras cada vez mais intensas da vida moderna, é preciso sensibilizar as pessoas para o poder do sorriso, e preveni-las contra as agruras provocadas pelo negativismo e pelo mau humor constante. Nesse sentido, para começar, vale a pena refletir um pouco sobre a anatomia do sorriso e o seu efeito no nosso corpo, saúde, bem-estar e até longevidade.


Anatomia do sorriso
Os principais músculos da boca envolvidos no sorriso são os zigomáticos, que, por sua vez, estão ligados aos nervos faciais. Quando sorrimos, estes nervos enviam sinais ao cérebro, libertando neurotransmissores como a dopamina, endorfinas e serotonina na corrente sanguínea. Essas substâncias químicas naturais ajudam a acalmar o sistema nervoso central e reduzem o batimento cardíaco e a pressão arterial.
Assim sendo:
– Dopamina: dá energia, motivação, excitação e é necessária para a mudança de hábitos;
– Endorfinas: reduzem a nossa percepção de dor e desencadeiam uma euforia positiva no corpo, semelhante à morfina;
– Serotonina: é responsável pelo estado de humor.

Por outro lado, quando sorrimos o cérebro recebe neuropeptídeos, proteínas nervosas que regulam o funcionamento e comunicação das células umas com as outras, transmitindo ao corpo o nosso estado emocional: se estamos tristes ou zangados, ou se estamos excitados ou felizes.
O sorriso genuíno
Como vimos, os músculos da boca podem esboçar um sorriso, mas para ser “verdadeiro” falta mais alguma coisa. Além dos músculos zigomáticos, é necessário que os músculos orbiculares dos olhos sejam acionados ao mesmo tempo.
É assim o sorriso genuíno: com a boca e com os olhos. Os psicólogos denominam este movimento por sorriso de Duchenne. O seu nome vem do anatomista francês, Guillaume Duchenne, que estudou a expressão facial no século 19.
O sorriso falso
Mesmo que não tenha vontade de sorrir, saiba que ao fingir o sorriso pode contribuir para que fique, efetivamente, mais feliz. De fato, ao sorrir pode você pode “enganar” o seu cérebro. Sarah Pressman, da Universidade do Kansas, afirma que “não é só o fato do nosso cérebro se sentir feliz que nos faz sorrir, é o contrário: sentimos o sorriso e ficamos felizes.”
O sorriso é uma das expressões faciais mais recorrentes e universais em todas as culturas da humanidade. Quando alguém sorri, comunica aos outros que é uma pessoa que vale a pena conhecer. De fato, há evidências de que o sorriso pode beneficiar não só a sua saúde como também a percepção que os outros têm de si, seja no local de trabalho ou num contexto social.
Estudos demonstram que quem sorri é visto pelas outras pessoas como mais atrativo, confiável, relaxado e sincero. Quando vemos uma expressão facial, recriamos essa expressão no cérebro de modo a compreendê-la. É necessário haver um esforço consciente para não sorrir de volta a quem nos sorri.
As pessoas que projetam uma imagem positiva são, geralmente, mais abertas e flexíveis. Tendem a responder melhor a desafios do que as pessoas que são mais introspectivas e que sorriem pouco.

Benefícios para a saúde
São inúmeras as vantagens de sorrir. Não só para a sua relação com os outros, mas também para a saúde e longevidade. O sorriso reduz o stress e ajuda a memória: Uma experiência demonstrou que o ritmo cardíaco regressa mais facilmente à normalidade quando nos dizem para sorrir. Foi também demonstrado que o ato de sorrir reduz os níveis de cortisol e que, inclusive, ajuda à memória. Rir melhora o nosso estado de humor: Ao produzir e liberar no organismo substâncias químicas como a dopamina, endorfinas e serotonina eleva o humor e acalma o sistema nervoso.
Sorrir também beneficia e estimula a longevidade: um estudo analisou as fotografias de 230 jogadores de beisebol de 1952. Os seus sorrisos foram caracterizados como “sorriso Duchenne” (genuíno), “sorriso parcial” e “sem sorriso”. Descobriu-se que os jogadores com os sorrisos mais autênticos viveram mais anos do que os que sorriam parcialmente ou os que não sorriam de todo. Em média, os jogadores que não sorriam viveram 72,9 anos, menos 2 anos do que os que sorriam parcialmente. Quanto aos que sorriam sinceramente viveram, em média, 79,9 anos.
Em outro estudo similar, foram codificados os sorrisos de 114 mulheres que tiraram as suas fotos de formatura escolar entre 1958 e 1960. Três dessas mulheres não sorriam, 50 tinham sorrisos de Duchenne e 61 tinham sorrisos de ocasião. As mulheres com sorrisos genuínos tiveram maiores níveis de avaliação física e de bem-estar emocional mais de 30 anos após as fotos terem sido tiradas.(Saúde247)


Blog do BILL NOTICIAS

Pernambuco quer ensino diurno 100% presencia



Secretaria de Educação de Pernambuco afirma que defenderá o ensino 100% presencial para o turno diurno das escolas regulares. Com a homologação feita pelo Ministério da Educação (MEC), das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais, fica estabelecida a possibilidade de ofertar até 30% do ensino médio a distância, nos cursos noturnos e até 20% das horas obrigatórias no turno diurno nas escolas regulares.
“Entendemos que, no caso do ensino regular, essa questão da educação a distância não deveria ter avançado. Não estamos avaliando se é certo ou errado, até porque muitos defendem que esse formato pode ser mais moderno, mas acho que no diurno é necessário termos a possibilidade da oferta ser presencial e vamos defender isso na construção do nosso currículo”, disse o secretário de Educação, Fred Amâncio.
Já no caso do turno noturno, o gestor afirma que a carga horária a distância seria um complemento até pelo tempo pedagógico ser menor nesse período. “Pode vir a ser interessante. Os desempenhos são muito baixos em todo o País, nesse horário. A oferta a distância é uma forma de contribuir para o estudante ter mais conteúdo”, afirmou. Fred ressalta que todas as discussões precisam ser debatidas no Conselho Estadual de Educação.
Sobre as mudanças do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seriam válidas a partir de 2021, o secretário de Educação esclarece que “de alguma forma o Enem teria que se adaptar ao que foi homologado nas diretrizes e aos conteúdos itinerários formativos”. O MEC anunciou que, no primeiro dia, os candidatos responderão a questões mais gerais conforme o estabelecido na Base Nacional Comum Curricular, e no seguindo dia de prova, a questões mais específicas da área de interesse.
“Essa é uma visão interessante que dialoga com a opção do aluno. Se ele está conectado a disciplinas de humanas, e o itinerário informativo também está, é natural que a prova seja dentro dessa área. “Isso não foi uma decisão isolada, mas conectado as mudanças do próprio ensino médio”, destacou. No entanto, o gestor chama atenção de que essas transformações dependem da aprovação da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação, e que não é algo definitivo.
Para o coordenador do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Marista São Luís, Luciano Barbosa, é preciso avaliar esse novo formato do Exame com cautela, e sem desconsiderar os avanços conquistados pelo Enem. Da forma como está sendo proposto, as provas se assemelham ao antigo modelo de vestibular aplicado nos anos 1990, dividido em duas fases.
Sisu: O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá início em 22 de janeiro de 2019, exclusivamente pela internet. O edital com as regras e datas foi divulgado, ontem, pelo MEC. Podem concorrer às vagas os estudantes que tenham feito o Enem 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação. Além disso, os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro de 2019. (Via: Folha PE)

Blog do BILL NOTICIAS

Inscrições para Sisu 2019 serão entre 22 e 25 de janeiro


Atenção, feras! Saiu o calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Quem fez o Enem este ano poderá se inscrever na plataforma entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2019. Coordenado pelo Ministério da Educação, o sistema reúne vagas de graduações em mais de cem universidades públicas, substituindo o vestibular. As datas foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
Também foram detalhadas as regras do processo seletivo. Como em outras edições, o estudante poderá escolher até dois cursos. O total de vagas e as instituições participantes não foram informados ainda.
As quatro universidades públicas de Pernambuco disponibilizam vagas no sistema: UFPE, UFRPE, Univasf e UPE. No Estado haverá no mínimo 12.832 vagas já anunciadas: 6.972 da UFPE, 4.120 da UFRPE e 1.740 da UPE.
O Sisu permite que o candidato escolha um curso numa das instituições públicas participantes, espalhadas por todo território nacional.  Pelas normas do edital, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Sistema.
Pode concorrer o candidato que não zerar a redação do Enem. A previsão do MEC é liberar as notas do Enem até 18 de janeiro. (O Povo com a Notícia)
Programe-se:
18 de janeiro- data limite para divulgação das notas do Enem
22 a 25 de janeiro- inscrições no Sisu
28 de janeiro- resultado do Sisu
30 janeiro a 4 de fevereiro- matrículas nas universidades


Blog do BILL NOTICIAS 

2° Circuito Ciclístico etapa Petrolina acontece neste sábado(24)

   Via:Vinicius de Santana

Neste sábado (24), acontecerá em Petrolina o 2° Circuito Ciclístico promovido pelo SEST SENAT. O passeio visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate ao sedentarismo e adoção de hábitos mais saudáveis na rotina, bem como fomentar a conscientização no que diz respeito às boas práticas no trânsito.
Estimulando a prática de exercícios físicos, o desafio tem percurso de aproximadamente 10km, com partida e chegada no Portal do Rio, Orla da cidade, percorrendo as vias do perímetro entorno. A programação inicia com a concentração, prevista para iniciar às 15h30, e a largada será realizada às 16h30.
As 800 vagas foram preenchidas, mas o evento será aberto à comunidade geral com uma estrutura que prioriza um ambiente familiar com o intuito de promover a confraternização entre atletas, familiares e amigos, e a integração cultural com o esporte. (Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

Em Pernambuco, agricultor é morto a pedradas


(G1 Petrolina)
Um agricultor de 40 anos foi encontrado morto na quinta-feira (22) na Rua Francisco Taveira, no Centro de Cedro, no Sertão de Pernambuco. Segundo o Instituto de Criminalística (I.C) que esteve no local do crime, Francisco Anízio de Souza, teve traumatismo craniano decorrente de pedradas.
O corpo da vítima foi encaminhado para Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina para serem realizados os procedimentos legais.
Através de filmagens de câmeras gravadas no período da madrugada, a vítima foi reconhecida pela polícia, circulando com um ajudante de pedreiro R. C. N. e um outro agricultor J. C. S., ambos de 21 anos. Eles confessaram o crime, disseram que estavam bebendo e que se desentenderam, resultando no assassinato. Os dois suspeitos foram autuados em flagrante.

Blog do BILL NOTICIAS 

Mulher é presa com mais de 20 kg de maconha em van de transporte alternativo em Salgueiro

   Via:Carlos Britto
(Foto: 8º BPM/Divulgação)

Uma mulher foi presa em flagrante, no final da manhã desta sexta-feira (23), enquanto transportava 24,74 kg de maconha em uma van de transporte. O fato aconteceu na BR-116, em Salgueiro (PE), no Sertão Central, por volta das 11h.
De acordo com o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), após levantamento feito pelo Núcleo de Inteligência do Sertão (NIS-3) foi montado um bloqueio policial, interceptando e abordando o veículo.
Na mala da suspeita, de 29 anos, foram encontrados 20 tabletes da erva. Após procedimentos no local, a mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil (DPC), onde foi autuada em flagrante delito e em seguida recolhida à Cadeia Pública Feminina de Verdejante (PE), também no Sertão Central.

Blog do BILL NOTICIAS

Caixa anuncia nova etapa de seu programa de desligamento voluntário

Expectativa do banco é gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 324 milhões com adesão de até 1,6 mil funcionários

Desde 2016, a Caixa registrou o desligamento de 12,5 mil funcionários, dos quais 8,6 mil por meio de PDVs. Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press
Desde 2016, a Caixa registrou o desligamento de 12,5 mil funcionários, dos quais 8,6 mil por meio de PDVs. Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press


A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta sexta-feira (23/11), uma nova etapa do Programa de Desligamento de Empregado (PDE) com o objetivo de atingir a meta inicial de 10,2 mil adesões aos programas de demissão voluntária (PDVs). Desde 2016, a instituição registrou o desligamento de 12,5 mil funcionários, dos quais 8,6 mil por meio de PDVs.

O limite de desligamento dessa edição do PDE é de 1,6 mil empregados, conforme orçamento do banco aprovado para o ano. Caso esse total seja alcançado, a expectativa é economizar mais de R$ 324 milhões ao ano, de acordo com a Caixa.

O prazo para adesão ao programa será de 26 a 30 de novembro. Podem aderir ao PDE os empregados aposentados ou aptos a se aposentar até o último dia do ano; empregados com mais de 15 anos de trabalho na Caixa; ou ainda aqueles que possuem adicional de incorporação de função de confiança.

Segundo a assessoria da Caixa, as condições dos demais PDVs permanecem, como o incentivo de 9,8 remunerações do salário base do empregado, considerando o valor de 31 de outubro, que inclui o último reajuste da categoria. Essa bonificação será paga em parcela única, sem desconto do imposto de renda e de encargos sociais. 

Aqueles empregados que estão em vias de se aposentar até 28 de fevereiro, o plano de saúde Caixa será mantido. Para os demais, o plano será mantido por 24 meses, sem custo adicional. O valor será pago em parcela única sem incidência de imposto de renda e encargos sociais. O empregado que se for desligar ou desligamento mantem o saúde da Caixa. Os demais que não estiverem com aposentadoria até 28  de fevereiro tem plano de saúde por 24 meses, sem custo adicional.

O banco informou ainda que o lucro acumulado em nove meses deste ano, de R$ 11,5 bilhões, divulgado no último dia (14/11), “foi impactado de forma direta pela redução de 7,1% nas despesas de pessoal em relação ao mesmo período de 2017”.


Blog do BILL NOTICIAS

Cuba recebe como heróis primeiros médicos que voltam do Brasil

Jair Bolsonaro, presidente eleito, condicionou a permanência dos médicos a uma revalidação do seu diploma e a contratos individuais com o governo brasileiro

   Por: AFP
Médicos cubanos que deixaram Brasil são recebidos por comitiva oficial no aeroporto de Havana
Médicos cubanos que deixaram Brasil são recebidos por comitiva oficial no aeroporto de HavanaFoto: Agencia Cubana de Noticias


De jaleco branco e levando bandeiras dos dois países, chegaram nesta sexta-feira (23) a Havana os primeiros 200 médicos cubanos que retornam do Brasil, depois que a ilha decidiu deixar o programa Mais Médicos em reação às críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro.

"Temos defendido que são mais que médicos e é verdade (...) Vocês retornaram à pátria com uma vivência revolucionária e humana que os engrandeceu", disse aos repatriados o presidente Miguel Díaz-Canel, que foi ao aeroporto para cumprimentá-los junto com outros dirigentes, segundo divulgou a televisão local. "São mais que médicos por isso, porque primeiro souberam chegar com desinteresse, com altruísmo e com entrega plena aos locais (do Brasil) onde não havia assistência médica", acrescentou Díaz-Canel.
Anteriormente, o presidente cubano os havia chamando em um tuíte de "apóstolos da saúde cubana" e destacou que chegavam à ilha "com a dignidade como escudo e bandeira". "A melhor homenagem a Fidel Castro em seus dois anos de ausência presente", apontou.

O voo da Cubana de Aviación, um IL-96-300 de fabricação russa, aterrissou em Havana às 5h15 locais (8h15 em Brasília) depois de um trajeto de quase sete horas de voo e uma decolagem com atraso. Levavam suas malas, mas também eletrodomésticos - mais difíceis de adquirir na ilha - e até seus animais de estimação.

Trata-se do primeiro grupo dos mais de 8.300 cubanos que devem deixar o Brasil até 10 de dezembro, depois que Havana decidiu se retirar do acordo mantido pela Organização Pan-americana de Saúde (OPS) há cinco anos com o Brasil. Esse programa permitia que médicos estrangeiros chegassem a lugares que não eram cobertos por profissionais brasileiros.

"Voltamos hoje, e assim farão nossos colegas, com toda honra e dignidade do mundo. Nunca permitiremos ameaças, nem que questionem o humanismo e o profissionalismo com que atendemos nossos pacientes brasileiros", disse um dos médicos ao jornal "Juventud Rebelde", ao desembarcar.

O deslocamento de alguns será complexo. Há poucos dias, o vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, assegurou que, no início do programa, dezenas deles foram levados para áreas selvagens e distantes, inclusive com aviões militares, e agora precisam fazer o caminho de volta. "Acho que metade não volta, acho que eles gostam do nosso estilo de vida", considerou.

Segundo disse uma fonte diplomática à AFP, cerca de 2.000 dos médicos cubanos estabeleceram vínculo matrimonial com brasileiros, o que lhes permitiria ficar.

'Diplomacia do jaleco branco' 

Desde que a decisão de Cuba foi anunciada, há uma semana, a imprensa local faz uma intensa campanha sobre o tema com fortes acusações contra Bolsonaro.

A saída dos médicos começou a deixar sem atendimento médico imediato vários locais rurais e da periferia das grandes capitais do Brasil. O governo abriu um concurso para preencher essas vagas com médicos locais. 

O presidente eleito condicionou a permanência dos médicos a uma revalidação de seu diploma e a contratos individuais com o governo brasileiro, que lhes permita receber o salário integral, assim como liberdade para levarem suas famílias para o Brasil.

Cuba paga seus médicos no exterior 30% do que recebe por seu trabalho, mantém sua posição e seu salário na ilha, e dedica o resto dos recursos ao orçamento do Estado, especialmente à manutenção de um sistema de saúde e educação gratuito e universal para seus cidadãos. 

A exportação de mão-de-obra profissional é a primeira atividade da economia cubana, que registrou mais de 11 bilhões de dólares anuais ao orçamento estatal, embora essa quantia tenha caído consideravelmente nos últimos anos devido à crise na Venezuela, onde trabalham milhares de médicos cubanos.

Atualmente, médicos e paramédicos cubanos trabalham em 67 países, uma prática que começou nos primeiros anos da revolução de Fidel Castro, em 1959, e foi descrita como "diplomacia do jaleco branco".  Em muitos casos, Cuba oferece essa cooperação gratuitamente, segundo suas autoridades. A imprensa cubana anunciou na semana passada o envio de outros 500 médicos à Venezuela, onde trabalham milhares desde o começo deste século. 

Brigadas de médicos cubanos realizaram "missões" devido a desastres naturais ou epidemias, como o ebola, em países como Paquistão, Indonésia, México, Equador, Peru e Chile. Cuba também treinou gratuitamente em suas universidades mais de 35.000 profissionais de saúde de 138 países.



Blog do BILL NOTICIAS

Tristeza. Acidente de moto deixa duas jovens irmãs mortas em Petrolina


              Via:Vinicius de Santana

No inicio da tarde desta sexta-feira(23) em frente ao  bairro Cosme e Damião em Petrolina-PE, ocorreu um grave acidente quando uma  moto bateu em um caminhão. Duas jovens, duas irmãs, foram acidentadas e vieram a óbito, em plena luz do dia. A colisão foi fatal.
As primeiras informações são que as meninas vinham do Projeto Maria Tereza em direção a sua residencia onde estavam chegando para o almoço. Elas moravam no bairro João de Deus, na rua 22. O acidente foi muito forte, o impacto da batida com o caminhão deixou as faces das duas mulheres bastantes avariadas. Aguardem novas informações.

Blog do BILL NOTICIAS

Cirurgia de Bolsonaro é adiada para depois da posse

Médicos recomendaram nova data após série de exames

  Por: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Prevista para 12 de dezembro, a cirurgia para retirada da bolsa de colostomia usada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro foi adiada. A informação consta de boletim médico emitido nesta sexta-feira (23) à tarde pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Bolsonaro esteve no Einstein nessa manhã e foi submetido a exames laboratoriais, de imagem e a consultas médicas.

Segundo os médicos, ele "encontra-se bem clinicamente e mantém ótima evolução, porém os exames de imagem ainda mostram inflamação do peritônio e processo de aderência entre as alças intestinais". Devido a esse quadro, a equipe informou que decidiu, em reunião multiprofissional, "postergar a realização da reconstrução do trânsito intestinal."

Bolsonaro será reavaliado em janeiro para definição do momento ideal da cirurgia. Assinam o boletim os médicos Antônio Luiz Macedo, cirurgião, Leandro Echenique, clínico e cardiologista, e Miguel Cendoroglo, diretor superintendente do Albert Einstein.

O presidente eleito chegou no final da manhã de hoje a São Paulo para realizar os exames pré-operatórios. A avaliação médica precede a realização da terceira cirurgia a que Bolsonaro será submetido, desde que foi esfaqueado no abdômen por Adélio Bispo, durante ato político, em Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro.

Ele fez uma cirurgia inicial, de grande porte, na Santa Casa de Juiz de Fora, depois uma segunda, já no Einstein, para corrigir a aderência. A estimativa é que o período de recuperação dessa terceira cirurgia demore de 10 a 15 dias.

Bolsonaro decolou de Brasília para São Paulo e pousou no aeroporto de Congonhas. Ele foi para o hospital de carro, escoltado por policiais federais. Um forte esquema de segurança foi montado nos arredores do Albert Einstein.

A retirada da bolsa de colostomia estava prevista para 12 de dezembro - 20 dias antes da posse, marcada para 1º de janeiro. Uma nova data só será marcada em janeiro.



Blog do BILL NOTICIAS

MOURÃO IGNORA BOLSONARO E PREGA PAZ COM CHINA, ÁRABES, MERCOSUL E VENEZUELA

247 - O vice-presidente eleito Hamilton Mourão vai se apresentando surpreendentemente como uma voz ponderada em meio às tensões que têm caracterizado a formação do novo governo. Ele tem protagonizado diversas conversas de bastidores no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde se dá a transição de governo. Investido dessa dicção apaziguadora, Mourão crava sua divergência com Bolsonaro de maneira sistemática e, dentre diversas outras questões, defende boas relações com Venezuela, China e Mercosul.
Em entrevista à jornalista Mônica Bergamo do jornal Folha de S. Paulo, Mourão comenta o alinhamento automático com os americanos: "a posição brasileira tem sido sempre marcada por um certo pragmatismo. A gente tem que buscar nossos objetivos e os países que fortaleçam a conquista desses objetivos. A posição dos EUA é inquestionável. É a potência hegemônica, que tem capacidade de travar guerra em dois locais diferentes ao mesmo tempo e grande projeção tecnológica. É um mercado a ser explorado e uma parceria estratégica.
Mourão, no entanto, destaca a importância da China: "mas não podemos descuidar dos outros grandes atores da arena internacional. Não podemos nos descuidar do relacionamento com a China".
E minimiza as críticas de Bolsonaro ao gigante asiático, com surpreendente independência política: "aquilo [a declaração] é mais uma retórica de campanha, né? Com as redes sociais, muita coisa flui e não é a realidade. E as pessoas compram aquilo como se fosse verdade absoluta."
Mourão praticamente dá o tom do novo governo: "o governo precisará ter uma posição equidistante. É óbvio que com os EUA, vamos colocar assim, tanto o presidente Bolsonaro quanto o presidente [Donald] Trump têm uma forma peculiar de lidar com o mundo exterior. Eles são meio parecidos nisso aí. Mas Trump comanda a maior economia do mundo e pode comprar certas brigas. Eu acho que o presidente Bolsonaro não vai poder. Exatamente. Nós podemos comprar as brigas que podemos vencer. As que a gente não pode, não é o caso de comprar."
Mourão ainda fala sobre a mudança da embaixada em Israel: "é óbvio que a questão terá que ser bem pensada. É uma decisão que não pode ser tomada de afogadilho, de orelhada".
Aquecimento global: "não resta dúvida de que existe um aquecimento global. Não acho que seja uma trama marxista".
E Mercosul: "então, antes de pensarmos em extinguir, derrubar, boicotar, temos que fazer os esforços ainda necessários para que atinja os seus objetivos. Tem que haver uma conversa maior com os nossos vizinhos. Principalmente com a Argentina."

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...