sábado, 3 de fevereiro de 2018

Gonzaga comemora autorização do governo federal para estudos sobre interligação do Tocantins com São Francisco

(C.Britto)


O anúncio feito nesta sexta-feira (2) pelo presidente Michel Temer, em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, de que o governo federal vai autorizar estudos sobre a viabilidade da interligação entre os Rios Tocantins e São Francisco, foi comemorado pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE).
O socialista é o autor desse projeto, que está na Câmara há mais de 20 anos. “O projeto foi aprovado, há recursos no Orçamento e agora, com a assinatura da ordem de serviço, nós não apenas traremos a água do Tocantins para o São Francisco, como também faremos um trabalho de educação ambiental, revitalização e desassoreamento do rio. Teremos a oportunidade da utilização dessas águas como um grande passo para garantir a segurança hídrica de milhões de brasileiros da região Nordeste“, declarou.
A partir do sinal verde do presidente, uma equipe técnica do Ministério da Integração Nacional iniciará a elaboração do Termo de Referência, que dará início ao processo de seleção da empresa qualificada para elaborar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que definirá estratégias, possibilidades técnicas e os locais adequados para a interligação das duas bacias hidrográficas.
O parlamentar agradeceu o apoio do governo federal e todo o esforço do ministro Helder Barbalho para a concretização dessa fase do projeto. “Devemos nos lembrar das necessidades por que passa o povo nordestino; só quem vive essas dificuldades constantes na vida, pela falta d’água, pode imaginar o impacto positivo que a interligação promoverá. O projeto aumentará, ainda, a capacidade hídrica do São Francisco, que a partir da transposição deverá abastecer mais três estados, possibilitando também a navegabilidade do rio”, pontuou. Gonzaga também registrou seu agradecimento a cada pessoa que apoiou sua antiga e incansável luta. “Trata-se de uma vitória de todos em defesa do Velho Chico. O Rio da Integração Nacional e de quem dele depende para viver“, concluiu. (Fonte/foto: Assessoria parlamentar).

Blog do BILL NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário