quinta-feira, 16 de novembro de 2017

FADIGA CRÔNICA. AS CAUSAS DO CANSAÇO CONSTANTE

  Uma parceria com Lé Figaro
 (photo: )
Na sociedade moderna, sobretudo nos meios urbanos, um número enorme de pessoas sofre de uma fadiga constante que nada parece ser capaz de eliminar. Isso é normal, ou é sinal de que alguma coisa não funciona bem? Um especialista da área responde às perguntas do repórter.


Por: Christophe Doré – Le Figaro Santé
Todos nós já sentimos uma certa sensação de exaustão, de exaurimento. Uma fase da vida mais carregada de trabalho e de preocupações, uma gripe ou resfriado ou um período de insônias podem explicar as causas desses distúrbios quando eles são passageiros. Mas as vezes a fadiga se instala e permanece durante muitas semanas, meses, sem dar trégua. O que isso representa? Como encontrar uma solução. Le igaro Santé entrevistou a respeito o médico Jean-Dominique de Korwin, gastroenterologista na cidade de Nancy, e especialista da síndrome da fadiga crônica.
Le Figaro Santé – Um dado inquietante: Na França, e praticamente em todos os demais países do Ocidente, 20% das pessoas que consultam um médico se declaravam fatigadas. O cansaço se tornou o novo mal-do-século?


Jean-Dominique de Korwin – É preciso relativizar esses dados. É verdade que as pessoas que procuram um médico por problema de fadiga constituem de 1 a 3%. Em revanche, a noção de fadiga, ou de sintomas ligados à fadiga aparece entre 10 a 25% dos consulentes. Não esqueçamos que vivemos em uma época que busca o desempenho a qualquer preço. Os terapeutas recebem muitos pacientes que dizem: “Não aguento mais, não consigo mais fazer o que fazia antes!” Claro, a idade, as patologias são muitas vezes a causa desse mal estar. Mas com medidas de higiene e dietéticas relativamente simples as coisas vão melhorar na maior parte dos casos.
É preciso se preocupar quando nos sentimos quase sempre cansados?
É preciso fazer uma distinção ligada à duração dos momentos de cansaço. Falamos de uma fadiga crônica quando os sintomas apresentam uma duração de mais de seis meses. As fadigas que se sente após uma infecção (um resfriado ou gripe, por exemplo) ou ligadas a intervenções cirúrgicas ou médicas devem ser descartadas pois, teoricamente, elas não devem passar de 4 a 5 meses. Podemos também distinguir as fadigas devidas a um esforço particular, uma carga de trabalho não habitual ou temporário. Ou, de maneira ainda mais prosaica, se você acaba de fazer uma meia maratona, é normal que seu corpo esteja fatigado e que ele necessite de um pouco mais de tempo para se recuperar.
Quais são os diferentes tipos de fadiga?
Para começar, existe a fadiga fisiológica. Ela é ligada ao excesso de despesa e à insuficiência de recuperação. A seguir, a fadiga toxicológica, que decorre por exemplo do uso de certos medicamentos e a fadiga ligada à adicção, a dependência de substâncias tais como o álcool e as drogas e também a atividades como os videogames. Essas fadigas têm causas que são relativamente fáceis de se detectar.
A fadiga ligada a causas puramente médicas é menos evidente. Nós a definiremos em função de causas orgânicas, funcionais ou psíquicas. As causas psíquicas podem decorrer da ansiedade generalizada, de certas psicoses como a esquizofrenia (moléstia capaz, às vezes, de sugar toda a energia vital da pessoa), de transtornos obsessivos compulsivos, da depressão, etc. A fadiga de origem orgânica (diabetes, tumores, infecções, etc) hoje pode ser resolvida em 90% dos casos após um bom interrogatório, um exame clínico e algumas análises complementares. A fadiga emocional, em revanche, ligada a um mau funcionamento de um órgão ou de um sistema, é um pouco mais complicada para se detectar. Diferentes causas podem se sobrepor.


A fadiga pode ter uma origem genética?
A ciência ainda não conseguiu determinar e isolar um gene que seria responsável pela fadiga. Em revanche, realmente existem grupos familiares que são mais sujeitos à fadiga do que outros. A causa com frequência se situa em um terreno funcional com fatores genéticos mal identificados, com o acréscimo de elementos ambientais e fatores psicológicos. Podemos incluir nessas categorias as síndroms somáticas funcionais, como a síndrome do intestino irritável, a fibromialgia, etc. Enfim, todas essas síndromes para as quais a medicina ainda não encontrou explicações, mas cuja causa é essencialmente psíquica, como muitos hoje acreditam. Se a sensação de estar exaurido, de uma real falta de energia dura mais de 3 semanas, é preciso tocar a sirene de alerta.
Quais são os sinais de alerta?
Antes de tudo, usar o bom senso. A impressão de estar exaurido, de uma real falta de energia, uma sensação de vazio interior deve alertar a pessoa quando dura pelo menos 3 semanas a um mês. É preciso distinguir isso de complicações mais significativas como o mal estar e a sonolência. Fizemos enormes progressos na compreensão dos distúrbios do sono.
Percebemos, por exemplo, que a apneia do sono é muito mais frequente do que se imaginava e ela não afeta apenas certas categorias da população como os obesos, os hipertensos, etc. Nós a encontramos em pacientes que não correspondem de modo algum a esses padrões. Os médicos dispõem, hoje, de testes muito simples para diagnosticar essas síndromes. O questionário de Epworth, por exemplo, é muito eficaz para detectar uma sonolência diurna anormal.
Se tivesse de elaborar uma definição médica da fadiga como doença, o que o senhor diria?
Uma definição simples: trata-se de uma fadiga que dura e que não melhora com o repouso, contrariamente a uma fadiga puramente de ordem psicológica e que desaparece quando a pessoa se recupera.


Os especialistas têm tendência a dizer que a fadiga é um dos sintomas mais específicos da medicina. O senhor concorda com essa opinião?
Sim. Isso é complicado, pois a fadiga é uma sensação psicofísica. O trabalho do médico consiste em caracterizar com precisão aquilo que acontece, notadamente ao analisar as queixas e descrições dos pacientes. É preciso distinguir um cansaço devido ao esforço ou simplesmente o fato de que o pacien te não consegue mais fazer aquilo que naturalmente fazia antes. Isso pode significar uma certa dificuldade para caminhar, e nesse caso a origem da “fadiga” será neuromuscular, ou será uma súbita e rápida perda de fôlego, cuja causa pode ser cardíaca e/ou respiratória. Causas portanto, diversas e muito disparatadas. A tudo isso se somam sensações que podem ser diversas para cada paciente. Alguém muito ativo, ao constatar uma perda de seus desempenhos, se sentirá fatigado, embora a sua atividade ainda seja bem superior à da maioria das pessoas.
Deve-se aceitar a fadiga e tentar se adaptar a ela?
Sim, se ela for explicável. Se faço muitas coisas, se me estresso, se vou buscar forças nas minhas reservas, se como mal ou em quantidade não suficiente, se estou em débito com o sono, é lógico que eu me sinta fatigado. A maior parte das vezes, a falta de sono é o principal fator dessa espiral. Nós não dormimos o suficiente. Isso acaba por se tornar um handicap.
Se a pessoa se encontra em um período de forte solicitação profissional, ou por causa dos filhos, às vezes as duas coisas ao mesmo tempo, existem gestos simples para se evitar um estado de fadiga que diminui nossas capacidades?
Nessas situações da vida em que o indivíduo se encontra sob fortes tensões, é preciso permanecer bem atento às mensagens enviadas pelo seu próprio corpo. Para começar, é preciso se alimentar corretamente. A seguir, prestar uma atenção particular à necessidade de se dormir bem e suficientemente.Isso não significa dormir muito, em excesso, mas fazer com que as horas de sono sejam de boa qualidade. Para a maioria das pessoas isso significa dormir entre 6 e 8 horas por dia. Podemos ter noites mais curtas, com a condição de nos darmos tempo de recuperação durante a jornada.
O relaxamento é essencial na nossa vida moderna, na qual estamos constantemente à beira do estresse. E, por fim, é preciso cuidar do corpo. O exercício físico pode cansar, mas ele certamente tonifica o organismo. Acima dos 50 anos de idade, o exercício físico é indispensável.
Um conselho: preste atenção e analise o seu estado ao despertar. Se você se sentir fatigado, com cãibras ou dores musculares e articulares, você quase certamente se encontra numa situação de estresse cujo estágio extremo pode ser o esgotamento profissional, aquilo que os de língua inglesa chamam de burn-out. Nesse caso, redobre a sua atenção. E procure auxílio médico.(LéFigaro).


Blog do BILL NOTICIAS


Exclusivo! Governador Paulo Câmara vai criar o ´Batalhão Integrado Especializado de Policiamento` em Petrolina

Resultado de imagem para ´Batalhão Integrado Especializado de Policiamento

O Governador Paulo Câmara vai encaminhar nesta sexta-feira(17) projeto de lei criando um novo Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp) que será sediado em Petrolina.
A noticia deve gerar uma expectativa positiva para Petrolina e cidades vizinhas, já que o novo Batalhão vai ter uma missão importante para reforçar o combate ao tráfico de drogas, assaltos, porte ilegal de armas e desarticulação de grupos de extermínio. Podem estar juntas em uma unidade Biesp, grupamentos policiais que só existem no Recife e que agora serão levados para o interior, entre eles, a Rocam, o Batalhão de Choque e a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).
É mais uma ação do compromisso que o  Governador Paulo Câmara assumiu, em mudar os números da criminalidade em pernambuco e combater de frente a bandidagem no estado. Aguardem novas informações.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

LULA DIZ NÃO TER R$ 24 MI E AFIRMA QUE O QUE TEM ESTÁ BLOQUEADO POR MORO

Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Em nota, a assessoria de imprensa do ex-presidente Lula comentou o pedido da Procuradoria de Brasília à Justiça Federal de bloqueio de bens e valores no valor de R$ 24 milhões dele e de seu filho caçula, Luís Claudio.
Segundo a assessoria, Lula nem tem o valor que foi pedido o bloqueio, uma vez que seu patrimônio não é de R$ 24 milhões, e o restante está bloqueado pelo juiz Sergio Moro, por conta dos processos da Lava Jato.
A nota lembra ainda que Lula não é acusado pelo Ministério Público, na Operação Zelotes - que baseou o pedido do bloqueio nesta quinta-feira 16 - "de ter recebido qualquer valor ilegal". Leia a íntegra:
Nota à imprensa
Sobre o pedido de bloqueio de bens do ex-presidente Lula pelo Ministério Público Federal de Brasília, é importante informar que sequer a denúncia do Ministério Público acusa o ex-presidente Lula de ter recebido qualquer valor ilegal. Nenhuma testemunha confirmou a tese da acusação de que ele teria influenciado na compra dos caças suecos e o patrimônio de Lula não é de 24 milhões de reais. Todo o patrimônio de Lula tem origem legal, registrada e rastreada e já se encontra bloqueado por decisão do juiz Sérgio Moro.(247).
Assessoria de Imprensa do ex-presidente Lula

Blog do BILL NOTICIAS

Cirurgia que dispensa internação na UTI garante qualidade de vida a portadores de marcapasso

No Recife, cardiologista realiza extração de eletrodos de marcapasso através de técnica minimamente invasiva, procedimento pouco realizado fora do eixo Rio-São Paulo
Jorge Cubits recorreu ao especialista  Gustavo Santiago quando precisou ser submetido a exames de ressonância magnética. Foto: Rafael Martins/DP

Jorge Cubits recorreu ao especialista Gustavo Santiago quando precisou ser submetido a exames de ressonância magnética. Foto: Rafael Martins/DP

De ex-professor nos tempos da faculdade de medicina, o médico Jorge Cubits, de 87 anos, viu sua relação mudar ao se tornar paciente do seu ex-aluno. Ele entregou a sua saúde, em um misto de confiança e orgulho, ao seu pupilo. Gustavo Santiago é responsável por executar um procedimento raro em Pernambuco: a remoção minimamente invasiva de cabos-eletrodos de marcapassos. A técnica, realizada por meio de uma pequena incisão abaixo do ombro e tecnologia de ponta, possibilita a alta hospitalar no mesmo dia, agilidade impossível nas cirurgias de peito aberto, que são mais comuns em casos mais extremos. Para Jorge, o procedimento com rápida recuperação facilitou a realização imediata de exames de ressonância magnética, que não são recomendados para pessoas com o dispositivo implantado não compatível. “O procedimento foi indolor e super tranquilo, não tive nenhum problema”, conta.

Procedimento menos invasivo feito por uma pequena incisão possibilita a alta hospitalar no mesmo dia. Foto: Biomedical/Divulgação
Procedimento menos invasivo feito por uma pequena incisão possibilita a alta hospitalar no mesmo dia. Foto: Biomedical/Divulgação


Portador de marcapasso há oito anos, Jorge Cubits precisou recorrer ao cardiologista quando foi diagnosticado com um tumor na cabeça. “Recentemente, apareceu um tumor no meu cérebro e eu tinha que fazer o exame de ressonância magnética com urgência, mas não podia realizá-lo com os eletrodos de marcapasso que já estavam implantados. Era necessário trocar por outros compatíveis”, pontua Jorge. Além do exame, o médico deve ser submetido a uma radiocirurgia estereotáxica: “Nesse tipo de procedimento, canhões emitem radiações que desintegram o tumor. Para isso, entretanto, é preciso fazer uma ressonância nuclear magnética, que é contra-indicada nesses pacientes por apresentar um risco potencial de induzir diversas complicações, inclusive com risco de vida, para os portadores de dispositivos cardíacos implantáveis não compatíveis com esse exame”, avalia Gustavo. 

Para realizar a troca de eletrodos, o cardiologista utiliza um fio guia de suporte por dentro do eletrodo e uma bainha extratora de eletrodos de marcapasso.  Com a tecnologia de última geração, o especialista consegue remover os cabos com maior tranquilidade e segurança. “É importante extrair eletrodos que estejam com problema ou apresentam alguma possível complicação para a vida do paciente, como no caso de Jorge. O habitual é desligar os cabos-eletrodos com problema, deixando-os dentro do coração do paciente e adicionar outros novos. Alguns pacientes têm quatro, cinco ou até mais eletrodos dentro do coração”, aponta. Em média, cada eletrodo demanda uma hora para ser removido.

“Quando um marcapasso é colocado, depois de alguns meses uma fibrose pode se desenvolver e ‘agarrar’ os eletrodos, dificultando a sua remoção com uma simples 'puxada' pelo especialista, técnica às vezes usada com resultados nem sempre satisfatórios e que podem causar risco de vida ao paciente. Em casos de infecção, por exemplo, abre-se o peito do paciente para tirar os cabos", destaca Gustavo. “Em situações de disfunções ou fraturas dos eletrodos, não se pode simplesmente colocar mais cabos nas vias, é preciso remover os defeituosos”, completa.

Segundo o cardiologista, a técnica diminui o risco de infecção hospitalar, o tempo de recuperação e o trauma cirúrgico. Foto: Rafael Martins/DP
Segundo o cardiologista, a técnica diminui o risco de infecção hospitalar, o tempo de recuperação e o trauma cirúrgico. Foto: Rafael Martins/DP



Segurança no procedimento, qualidade de vida com acesso à ressonância magnética e recuperação cirúrgica rápida são percepções dos pacientes submetidos a essa intervenção cirúrgica minimamente invasiva, com o uso de tecnologia de ponta, disponível no Recife desde abril. 

O paciente com infecção e que necessita retirar todo o sistema implantado (eletrodos e marcapasso) precisaria de uma cirurgia cardíaca convencional, abrindo o peito, para retirar os eletrodos presos ao coração, com média de três dias de internação pós-cirúrgica em UTI. Com a técnica menos invasiva, a alta acontece horas depois do procedimento. "Os pacientes são liberados rapidamente e sem internação na CTI. A técnica diminui o risco de infecção hospitalar, o tempo de recuperação e o trauma cirúrgico", explica o cardiologista. Além de pacientes com demanda de ressonância magnética e infecção, o processo é indicado em casos de disfunção e recall de eletrodos. Nas proximidades da data em que se comemorou o Dia de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Mortes Súbitas, neste último domingo, Jorge Cubits só tem a comemorar o avanço rápido de seu tratamento. (DP).

Arte: Priscila Milet
Arte: Priscila Milet




Blog do BILL NOTICIAS

ZANIN: PEDIDO DE BLOQUEIO DE BENS É MAIS UMA PERSEGUIÇÃO CONTRA LULA


O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que "não tem base jurídica e materialidade" o pedido de bloqueio de bens no valor de R$ 24 milhões, feito pelo Ministério Público Federal contra Lula e seu filho caçula, Luís Cláudio, em ação penal relacionada à Operação Zelotes. 
"Não há no pedido apresentado pelo MPF indicação de provas a respeito das afirmações ali contidas, que partem de certezas delirantes sobre a 'influência' de Lula na compra de caças pelo País e na ausência de veto em relação a um dos artigos de uma medida provisória (MP 627/2013)", diz Zanin em nota. 
Segundo Zanin, esta ação penal integra o rol de ações propostas contra Lula e seus familiares com o objetivo de "perseguição política". " s testemunhas ouvidas, como os ex-Presidentes Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff, os ex-Ministros da Defesa Nelson Jobim e Celso Amorim, o Brigadeiro Juniti Saito, dentre outras, esclareceram (i) que a compra dos caças suecos pelo Brasil em dezembro de 2013 seguiu orientação contida em parecer técnico das Forças Armadas e que (ii) o artigo 100 da Medida Provisória 627/2013 prorrogou incentivos fiscais instituídos durante o governo do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, objetivando o desenvolvimento das regiões norte, nordeste e centro-oeste", diz o advogado. 
Leia, abaixo, a nota na íntegra:
A respeito do pedido de bloqueio de bens do MPF/DF, a defesa do ex-presidente Lula esclarece que:
"Não tem qualquer base jurídica e materialidade o pedido de bloqueio de bens formulado pelo Ministério Público Federal contra o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu filho Luis Claudio Lula da Silva nos autos do Processo nº 0076573-40.2016.4.01.3400, em trâmite perante a 10ª. Vara Federal de Brasília.
O pedido foi apresentado em 27/09/2017, quando já tinham sido ouvidas as testemunhas selecionadas pela acusação (22/06) e parte das testemunhas selecionadas pela defesa (18/07, 1º/08, 10/08; 17/08 e 23/08). Como não poderia deixar de ser, nenhum dos depoimentos coletados ao longo das audiências confirmou as descabidas hipóteses acusatórias descritas na denúncia e por isso sequer foram referidos no requerimento.
Não há no pedido apresentado pelo MPF indicação de provas a respeito das afirmações ali contidas, que partem de certezas delirantes sobre a "influência" de Lula na compra de caças pelo País e na ausência de veto em relação a um dos artigos de uma medida provisória (MP 627/2013).
As testemunhas ouvidas, como os ex-Presidentes Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff, os ex-Ministros da Defesa Nelson Jobim e Celso Amorim, o Brigadeiro Juniti Saito, dentre outras, esclareceram (i) que a compra dos caças suecos pelo Brasil em dezembro de 2013 seguiu orientação contida em parecer técnico das Forças Armadas e que (ii) o artigo 100 da Medida Provisória 627/2013 prorrogou incentivos fiscais instituídos durante o governo do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, objetivando o desenvolvimento das regiões norte, nordeste e centro-oeste.
As provas existentes nos autos, portanto, mostram com absoluta segurança que o ex-Presidente Lula e Luis Claudio não tiveram qualquer participação da compra dos caças suecos, tampouco na sanção presidencial do artigo 100 da Medida Provisória 627/2013. Mostram, ainda, que Luis Claudio prestou os serviços de marketing esportivo contratados pela empresa Marcondes e Mautoni e tinha expertise na área, adquirida em trabalhos realizados em algumas das maiores equipes de futebol do País e, ainda, na organização e implementação de um campeonato nacional de futebol americano. Lula jamais recebeu valores da Marcondes e Mautoni ou de terceiros por ela representados.
Essa ação penal integra o rol de ações propostas contra Lula e seus familiares sem qualquer materialidade, com o objetivo de perseguição política.
A Defesa apresentará manifestação no processo demonstrando que o pedido deverá ser indeferido pelo juiz."

Blog do BILL NOTICIAS

CAÇADA JUDICIAL PROSSEGUE E MP PEDE BLOQUEIO DE R$ 24 MI DE LULA E DO FILHO

Ueslei Marcelino/Reuters | Reprodução

 A Procuradoria da República no Distrito Federal pediu à 10ª Vara Federal de Brasília o bloqueio de R$ 24 milhões em bens e valores do ex-presidente Lula e de seu filho caçula, Luís Cláudio Lula da Silva.
O pedido foi feito no âmbito da Operação Zelotes, cujo processo acusa Lula de conceder prorrogação de incentivos fiscais a montadoras de veículos por meio de Medida Provisória editada durante seu governo, supostamente em troca de benefícios pessoais.
Na mesma investigação, Lula também é acusado de direcionar a disputa que resultou na compra dos caças suecos Grippen pelo governo brasileiro.
Lula foi denunciado pelo Ministério Público Federal por tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Um empresário envolvido no caso repassou R$ 2,5 milhões a uma empresa de marketing esportivo de Luís Cláudio.
A defesa de Lula nega veementemente as acusações e explica o repasse ao filho de Lula argumentando que ele prestou efetivamente serviços na área.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Em 19 minutos, quadro de Leonardo da Vinci se torna o mais caro da história

Obra Salvator Mundi foi leiloada com valor muito superior ao de trabalho de Pablo Picasso

Foto: Tolga Akmen/AFP
Foto: Tolga Akmen/AFP



O quadro Salvator mundi, do artista renascentista Leonardo da Vinci, foi arrematado na quarta-feira por US$ 450,3 milhões e estabeleceu um novo recorde em leilões do mercado de arte, informou a casa de leilões Christie's. Bastaram apenas 19 minutos para que o quadro de cinco séculos alcançasse o valor astronômico, superando com folga o recorde anterior em leilões, de US$ 179,4 milhões por Les femmes d'alger (Versión O), de Pablo Picasso, registrado em um leilão de 2015.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre  

A tela representa o Cristo, "salvador do mundo". A Christie's acreditava que Salvator mundi alcançaria o valor de 100 milhões de dólares. O quadro, de 65 cm por 45 cm, foi negociado por apenas 45 libras esterlinas em 1958. A obra foi reconhecida como um autêntico Leonardo da Vinci em 2005.

O valor registrado pelo quadro superou todas as expectativas. Duas pinturas - um De Kooning e um Gauguin - que haviam sido negociados de forma privada por quase US$ 300 milhões em 2015, eram consideradas as obras de arte mais caras até agora. O quadro pertencia até agora ao bilionário russo Dimitri Rybolovlev, um oligarca exilado que preside o clube de futebol AS Monaco.

Ele comprou a tela por US$ 127,5 milhões do marchand suíço Yves Bouvier, que por sua vez a tinha adquirido por US$ 80 milhões. Mas desde a transação, ambos estão envolvidos em uma batalha judicial: o empresário russo acusa o marchand de ter ficado com percentuais exorbitantes sobre as obras que vendia.

Os lances por Salvator mundi começaram em US$ 70 milhões até chegarem, paulatinamente, após 53 ofertas, aos impressionantes US$ 450,3 milhões, valor que inclui comissões, impostos e outras despesas.

No meio do leilão, a questão virou um duelo entre dois compradores anônimos, que faziam ofertas por telefone. Quando as ofertas superaram os US$ 200 milhões, o público - que excepcionalmente incluía pessoas pouco acostumadas à atmosfera dos leilões - passou a acompanhar a disputa em um clima de grande suspense.

O público rompeu a tensão com um forte aplauso quando se ouviu o golpe do martelo que anunciou o final do leilão. O preço alcançado por Salvator mundi é tão excepcional como a própria história da obra.

O quadro pertenceu à família do rei Charles I de Inglaterra e posteriormente foi considerado perdido durante quase um século. Foi encontrado no fim do século XIX. A interminável polêmica sobre a autoria do quadro durou todo o século XX, até que a atribuição a Da Vinci se tornou pública em 2005, após várias análises.

Mesmo depois da atribuição em 2005, vários especialistas mantêm suas reservas sobre a autoria ou, pelo menos, sobre a intervenção real de Leonardo da Vinci no quadro. O valor espetacular registrado pelo quadro no leilão de quarta-feira (15) parece, no entanto, capaz de passar por cima de qualquer reserva.

Ao mesmo tempo, o valor volta a colocar sobre a mesa a possibilidade de um 'aquecimento' do mercado de arte. Esta visão ganhou força depois da venda de um Basquiat em 2016 por US$ 110,5 milhões. Desde o início dos leilões de outono (hemisfério norte), na segunda-feira, foram registrados preços elevados. Um Fernand Léger alcançou US$ 70 milhões, um Marc Chagall US$ 28,5 milhões e um René Magritte US$ 20,5 milhões. (DP).



Blog do BILL NOTICIAS

Golpe e democracia

Ricardo Stuckert | REUTERS

A contradição que complica a vida das classes dominantes foi criada por elas mesmas: a derrubada de um governo legítimo, em atropelo das regras constitucionais, sem a mudança de regime político, tende a ser um tiro pela culatra.
O partido militar governou por mais de vinte anos não porque derrubou Jango, mas porque adotou uma nova forma de poder, que reprimia e amputava qualquer resistência a sua agenda.
Golpe sem ditadura é risco gravíssimo: se as portas para o contra-golpe continuam abertas, preservando-se formas institucionais e eletivas de governo, as chances de revertério são enormes.
Frações civis do golpe de 1964, representadas por lideranças como Carlos Lacerda e Magalhães Pinto, conspiraram pela derrubada do governo trabalhista, imaginando que os militares deveriam retirar do caminho as forças populares e convocar eleições presidenciais para o ano seguinte.
Os generais sabiam o que estavam fazendo, na sua lógica de classe e dentro de seus paradigmas estratégicos: para estabelecer um novo modelo de desenvolvimento, não bastava um golpe de Estado, era necessário uma longa ditadura ou o golpe seria derrotado.
Esse é o dilema atual das classes dominantes: deram um golpe, mas não mudaram o regime político e aproxima-se o calendário eleitoral, com Lula - a personificação do contra-golpe - em franca dianteira.
Mesmo interdita-lo já é uma manobra de risco, preservadas as regras democráticas, ainda que avariadas.
No limite, a disputa de 2018 se dará entre três alternativas:
1) A direita aceita a disputa com Lula, um de seus candidatos o derrota, o golpe é superado por uma saída institucional e a hegemonia oligárquico-burguesa se consolida.
2) A direita aceita a disputa com Lula, mas perde a parada, o golpe é superado por uma saída democrática, a hegemonia oligárquico-burguesa entra em crise estrutural, abrindo cenário de incalculável enfrentamento entre golpismo e democracia.
3) A direita resolve dar o golpe dentro do golpe, interditando Lula e mudando o regime político para fechar a contradição apontada, lançando o país em aberto Estado de exceção.
Por isso tem razão a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, quando afirma sem pestanejar que "eleição sem Lula é fraude". Trata-se, afinal, da expressão institucional da contradição entre golpe e democracia, cujo desenlace se aproxima e será vital para a história do país.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Brasileira é morta a tiros em Lisboa

Segundo a imprensa portuguesa, os policiais confundiram o carro em que a ela e o namorado estavam com um veículo que havia escapado de uma perseguição policial

Brasileira é morta por engano pela polícia  (Reprodução)

Uma mulher brasileira de 36 anos, identificada como Ivanice Carvalho da Costa, morreu após ser baleada no pescoço, pela polícia, na madrugada dessa quarta-feira, 15, em Lisboa.

Segundo a imprensa portuguesa, os policiais confundiram o carro em que a ela e o namorado estavam, um Renault Megane preto, com um Seat Leon preto que havia escapado de uma perseguição policial minutos antes, no bairro de Encarnação, próximo ao local onde a brasileira foi atingida.

De acordo com a Polícia de Segurança Pública de Lisboa (PSP), o condutor do carro não obedeceu a ordem de parada e tentou atropelar os policiais. Ainda segundo informações da polícia, o Renault Mégane ficou cravejado por pelo menos 20 balas de agentes da PSP.(DP).


Blog do BILL NOTICIAS

PT FAZ REPRESENTAÇÃO CRIMINAL CONTRA A GLOBO

Reprodução | Lula Marques/Agência PT | Reuters/John Sibley | Divulgação

O Partido dos Trabalhadores, presidido pela senadora Gleisi Hoffmann, apresentou nesta quinta-feira, 17, representação criminal à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, solicitando que sejam investigadas as denúncias de que a Rede Globo praticou crimes em série, valendo-se de empresas e bancos em paraísos fiscais, para obter vantagens ilícitas na compra de direitos de transmissão de torneios internacionais de futebol.
A ação do PT tem como base as revelações feitas à Justiça dos Estados Unidos pelo empresário argentino Alejandro Burzaco, que citou o pagamento de propinas de US$ 15 milhões a dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol, da Conmebol e da Fifa.
"É inexplicável para o Brasil que o escândalo da FIFA seja investigado judicialmente nos Estados Unidos, na Suíça, na França e em outros países, há três anos, e tudo o que temos aqui seja uma suposta 'investigação interna' em que a Globo tenha apurado em silêncio e absolvido a si mesma", disse o PT em material divulgado em sua página.
Leia a nota do PT na íntegra abaixo:
O Partido dos Trabalhadores decidiu apresentar à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, Representação Criminal para que seja apurada oficialmente a notícia de que a Rede Globo praticou crimes em série, valendo-se de empresas e bancos em paraísos fiscais, para obter vantagens ilícitas na compra de direitos de transmissão de torneios internacionais de futebol.
A representação tem base nos depoimentos do empresário argentino Alejandro Burzaco à corte de Nova Iorque. O delator coloca a Rede Globo no centro do escândalo da FIFA mencionando pagamento de propinas de US$ 15 milhões a dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol, da Conmebol e da Fifa.
O delator citou nomes, valores, locais de encontro, contratos, configurando sem dúvida os chamados "indícios robustos" de prática criminosa, expressão que os comentaristas da Globo gostam de utilizar, de forma leviana, para se referir às acusações por delações contra o PT e contra Lula.
É inexplicável para o Brasil que o escândalo da FIFA seja investigado judicialmente nos Estados Unidos, na Suíça, na França e em outros países, há três anos, e tudo o que temos aqui seja uma suposta "investigação interna" em que a Globo tenha apurado em silêncio e absolvido a si mesma.
O monopólio da Globo na transmissão de torneios nacionais e internacionais, supostamente obtido por meios ilícitos, faz um tremendo mal ao futebol brasileiro, uma paixão nacional que mobiliza milhões de torcedores e impulsiona grandes negócios, especialmente nos setores de publicidade e comunicações.
Atuando como dona da bola, a Globo impõe seus interesses comerciais, estipulando datas e horários de jogos, prejudicais os atletas, os clubes e o público; determinando quais partidas e de quais clubes serão transmitidas e quais serão ignoradas; interferindo diretamente nas decisões das federações estaduais e da Confederação Brasileira de Futebol.
O Ministério Público, que apresentou seis denúncias contra Lula com base exclusivamente em notícias de jornal jamais confirmadas ou provadas, que se mobiliza para investigar a morte do cachorro da ex-presidenta Dilma, não pode ficar inerte diante de fatos que realmente escandalizam a sociedade.
Temos certeza de que a abertura dessa necessária investigação terá efeito pedagógico para a Rede Globo e a mídia que a segue. Em primeiro lugar, porque será respeitado o princípio da presunção da inocência, que a Globo sistematicamente atropela ao acusar, julgar e condenar Lula e o PT.
Também será adotado certamente o equilíbrio editorial. Os argumentos da defesa e as eventuais provas de inocência da Globo não serão censurados no "Jornal Nacional", diferentemente do que ocorre em relação ao PT, Lula e Dilma, que tiveram até a prisão pedida em editoriais e artigos de sua rede.
A Globo aprenderá também que, no devido processo legal, quem acusa tem de provar e ninguém pode ser condenado com base apenas em delações premiadas.
E talvez aprenda, finalmente, que deve prestar contas de seus negócios à Justiça e de suas decisões editoriais ao público, pois, mesmo sendo uma empresa privada, opera, comercializa e lucra muito por meio de uma concessão que pertence ao país e não à família Marinho.
O PT considera que a investigação oficial do escândalo FIFA no Brasil é essencial para combater o crime e a impunidade, além de ser um gesto fundamental para devolver o futebol ao povo brasileiro.(247).
Brasília, 16 de novembro de 2017
Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

Blog do BILL NOTICIAS

Abertura oficial dos jogos abertos de Pernambuco acontece nesta sexta-feira(17) no ginásio de esportes em Lagoa Grande


 

Nesta sexta-feira, 17, ás 18h, a arena do ginásio de esportes do parque da uva e do vinho será aberta á toda população lagoagrandense e regional, para a solenidade de abertura oficial dos Jogos Abertos de Pernambuco – JEP, modalidade handebol, á partir das 6 da tarde. Com o apoio que o Prefeito Vilmar Cappellaro tem dado ao esporte, Lagoa Grande se destaca na competição e busca resgatar os talentos e valores do handebol na cidade, o que já é muito tradicional em algumas cidades do Sertão Pernambucano a exemplo de Petrolina que já disputou a liga nacional e Belém do São Francisco que disputa atualmente a competição Estadual.
“Lagoa Grande terá a equipe masculina de handebol que estreia nessa sexta-feira, ás 20 horas contra a equipe de Belém de São Francisco, no sábado, Lagoa Grande enfrenta Petrolina as 09 h da manhã, e a tarde às 16 horas enfrenta Exu, no Domingo Lagoa Grande encerra participação as 08h da manhã contra Trindade” disse Cristiano Alves do departamento de cultura, turismo e esportes.
A seleção de futebol de campo masculino de Lagoa Grande disputará os Jogos Abertos em Cabrobó. Os Jogos de Lagoa Grande serão no sábado às 15 h Lagoa Grande enfrenta Belém de São Francisco e á noite ás 19h30 enfrenta o Cabrobó, no Domingo serão disputadas a semifinal e final. Governo do Estado e Prefeitura de Lagoa Grande -Desenvolvimento e cidadania(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

O SUSPEITO SILÊNCIO DO MPF NO CASO GLOBO

Agência Brasil/Reuters


Ao longo da Operação Lava Jato, tornou-se evidente a existência de uma aliança entre o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a mídia, que fez a sua parte com uma cobertura espetaculosa, desprezando a presunção da inocência dos investigados e executando a divulgação seletiva das delações premiadas vazadas por procuradores ou delegados federais. Os veículos do grupo Globo foram parceiros especiais desta aliança, comparecendo com suas equipes na hora exata para documentar prisões e conduções coercitivas. Até agora, o Ministério Público Federal fez silêncio absoluto sobre as revelações do empresário argentino Alejandro Burzaco a uma corte de Justiça de Nova York, apontando a TV Globo como um dos veículos que teriam pago propina para garantir exclusividade na compra de direitos de transmissão dos jogos da Copa Libertadores da América e da Copa Sulamericana de Futebol. Passado o feriado desta quarta-feira, a persistência do silêncio do Ministério Público sobre o assunto será suspeita, fortalecendo a percepção de que sua vigilância também é seletiva.
A TV Globo – que recentemente reestruturou toda a área de esportes, entregando seu comando a Roberto Marinho Neto, filho de José Roberto Marinho, negou as acusações, alegou a realização de sindicância interna que não encontrou irregularidades e colocou-se à disposição da justiça americana. Como todas as pessoas físicas e jurídicas, faz jus à presunção da inocência mas, agora, a situação exige que o assunto seja examinado também pelas autoridades nacionais. A situação complicou-se nesta quarta-feira com novo depoimento de Buzarco afirmando que a Globo participou de um esquema de propinas da ordem de US$ 15 milhões, o equivalente a R$ 50 milhões, para garantir a exclusividade nas transmissões das Copas de 2026 e 2030. Forneceu detalhes sobre a operação, que teria envolvido depósitos numa conta na Suíça em favor de um ex-dirigente da Fifa, Julio Grondona, já falecido. A empresa de Buzarco teria sido intermediária do pagamento, segundo informação do site Buzzfeed, que tem feito a cobertura mais aguerrida do escândalo no futebol global, investigado pela justiça americana. Delatores mentem ou podem mentir, em busca de proteção judicial, não podendo suas delações ser tomadas como base para condenação. Mas aqui no Brasil, especialmente em relação a alvos do PT, a mídia em bloco, Globo incluída, sempre tomou as delações como base para condenações midiáticas antes do proferimento de sentença.
Outro elemento fundamental para o êxito da Lava Jato foi a cooperação internacional com autoridades judiciárias estrangeiras de combate à corrupção. Tanto o juiz Sergio Moro como o ex-procurador-geral Rodrigo Janot estabeleceram uma sólida aliança com juízes e procuradores dos Estados Unidos. Se o Ministério Público resolver demonstrar seu interesse pelo assunto, pode começar pedindo a cooperação da Justiça americana neste caso. No tribunal do Brooklyn, em Nova York, terá seguimento nos próximos dias o julgamento da acusação de procuradores americanos, que acusam dirigentes mundiais de futebol de terem recebido R$ 500 milhões em propinas nas últimas décadas. Os procuradores brasileiros certamente vêm acompanhando o assunto. O que os silencia é o desconforto de ter que investigar um parceiro nacional tão estratégico, observando o devido processo legal, embora não o tenham feito em relação a muitos investigados da Lava Jato.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Malandragem. Em Petrolina tem larápios repassando notas falsas de 100 reais pela cidade. Muito cuidado!

Resultado de imagem para notas falsas pela cidade

Uma proprietária de um bar localizado no bairro do São Gonçalo em Petrolina-PE, recebeu sem observar, duas notas de cem reais  falsas. Ela só notou que foi  lesada depois do ocorrido.
A noticia já correu o bairro e a região  periférica de Petrolina. Não é a primeira vez que  comerciantes são lesados por esta prática dolosa. Recentemente foi preso elemento em Petrolina que estava de posse de várias cédulas de cem reais falsas. Os larápios gostam de praticar o ato da ladroagem nos pequenos comerciantes e vendedores ambulantes.
Comerciantes devem estar atentos a essas manobras e sabedorias de elementos que se aproveitam da fragilidade das pessoas para praticarem os golpes ilícitos.
De acordo com recomendação da Polícia Federal, a análise, principalmente, de notas de R$ 50 e R$ 100, deve ser feita ainda na presença do emissor. Caso seja identificada, o comerciante deve recusar a nota imediatamente. Se a identificação ocorrer longe dele, a orientação da PF é proceder com o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia. A notificação é importante para fins de investigação. A Polícia ainda afirma que, diante da constatação de falsificação, jamais deve se tentar repassar a nota a terceiros por se tratar de uma ação criminosa.
É preciso denunciar. Na dúvida, ao receber a nota, verifique e se for o caso ligue imediatamente para a Policia Militar 190 ou Policia Federal(74) 3614-9100. (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Marinha abre concurso de nível superior para oficiais com vagas para Pernambuco e Bahia


Estão abertas até o próximo dia 15 de dezembro as inscrições para candidatos, de ambos os sexos, com vistas à prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV) como Oficial da Reserva de 2ª Classe da Marinha (RM2), visando ao preenchimento de vagas em todo o país. Os critérios são ter nível superior e idade entre 18 e 45 anos, referidos a 31/12/2018.
O concurso preencherá vagas em unidades da Marinha nas cidades de Manaus/AM, Natal/RN, Maceió/AL, Fortaleza/CE, Recife/PE, Belém/PA, Macapá/AP, Salvador/BA, Aracaju/SE, Brasília/DF, Ladário/MS, Florianópolis/SC, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Barra Bonita/SP, São Paulo/SP, Iperó/SP, Santos/SP, Presidente Epitácio/SP, Guaíra/PR, Foz do Iguaçu/PR, Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES; Angra dos Reis/RJ, Nova Friburgo/RJ, São Pedro da Aldeia/RJ; Arraial do Cabo/RJ; Mangaratiba/RJ; e Macaé/RJ.
As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico www.com2dn.mar.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 120,00. O salário bruto inicial é de cerca de R$ 8.900,00.
O processo seletivo é constituído de uma prova objetiva de Língua Portuguesa e Formação Militar-Naval, Prova de Títulos, Verificação de Dados Biográficos e Documental e Inspeção de Saúde. Todas as informações necessárias estão publicadas no Aviso de Convocação nº 02/2017, publicado no Diário Oficial da União e no site www.com2dn.mar.mil.br. As vagas disponíveis em outras regiões do país podem ser consultadas no site da Diretoria de Ensino da Marinha: www.marinha.mil.br/ensino.(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Começa o período de matrículas na rede estadual de ensino

São mais de 175 mil vagas para estudantes novos. O cadastro é exclusivamente pela internet

Resultado de imagem para Diario de Pernambuco Começa o período de matrículas na rede estadual de ensino] Foto: Ana Paula Neiva/DP/Foto ilustração

Começa nesta quinta-feira o período de matrículas da Rede Estadual de Ensino para o ano de 2018. O cadastro escolar pode ser feito a partir das 7h, exclusivamente pelo endereço eletrônico: www.matricularapida.pe.gov.br e segue até o dia 30 de dezembro. São mais de 175 mil vagas para estudantes novatos em toda a Rede, para os ensinos fundamental e médio.

Do dia 02 a 17 de janeiro, ocorre a efetivação do cadastro, que deverá ser realiza diretamente nas escolas. Os estudantes já matriculados na Rede Estadual terão automaticamente suas vagas confirmadas. Das mais de 175 mil vagas ofertadas, 93.167 estudantes oriundos da rede municipal também já estão com suas matrículas reservadas, ou seja, não precisarão participar deste processo na internet, pois já estão automaticamente matriculados na Rede Estadual. As vagas remanescentes para estudantes novatos na Rede Estadual totalizam 82.080.
Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelo pai ou responsável, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado e/ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários.



Para dúvidas e demais informações, o serviço de atendimento telefônico gratuito continuará disponível por meio do número: 0800 286 0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro.
Para auxiliar o acesso ao sistema, um conjunto de escolas que têm laboratórios de informática com internet estará acessível para a comunidade escolar que não tem acesso à internet poder realizar a matrícula. A lista com o nome e enderço das escolas está disponível no site da Matrícula Rápida. O início do ano letivo está previsto para 05 de fevereiro de 2018.(DP).



Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...