sexta-feira, 1 de setembro de 2017

OBESIDADE. ATÉ QUANDO VAMOS ASSISTIR À ESSA EPIDEMIA?

  Em parceria com Le Figaro
<p>Lunch break</p> (photo: bowie15)


A pandemia global da obesidade é um problema grave de saúde pública em expansão, por isso a abordagem alarmante publicada há poucos dias no site de medicina JAMA. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de obesos no mundo dobrou de 1980 a 2008.

Por: Dr. Fabiano M. Serfaty

De acordo com um importante estudo publicado recentemente no New England Journal of Medicine, realizado por um grupo de pesquisadores de vários países do mundo (The GBD 2015 Obesity Collaborators), que analisaram dados de 195 países, a prevalência de obesidade mais que duplicou em todo o mundo desde 1980. Os problemas de saúde resultantes do excesso de peso agora afetam mais de 2 bilhões de pessoas.
Em 2015, 107,7 milhões de crianças e 603,7 milhões de adultos eram obesos em todo o mundo, cerca de 30% da população mundial. Entre os 20 países mais populosos, o maior nível de obesidade adulta foi no Egito (35,3%) e o maior nível de obesidade infantil foi nos Estados Unidos (12,7%). Em muitos países, as taxas de obesidade entre as crianças estão aumentando mais rapidamente do que as taxas de obesidade em adultos, particularmente na China e na Índia, que apresentou o maior número de crianças obesas. Outro achado preocupante foi o aumento de cerca de três vezes da obesidade observada em adultos jovens nos países em desenvolvimento, como o Brasil e a Indonésia.


Os pesquisadores também descobriram que, em 2015, um IMC elevado contribuiu para cerca de 4 milhões de mortes. Quase 70% das mortes relacionadas ao IMC elevado foram devido a doenças cardiovasculares, e mais de 60% dessas mortes ocorreram entre pessoas obesas.
Obesidade X desnutrição
O excesso de peso e a obesidade estão ligados a mais mortes em todo o mundo que a desnutrição. Globalmente, há mais pessoas obesas do que abaixo do peso – isso ocorre em todas as regiões do mundo, exceto em partes da África subsaariana e da Ásia, de acordo com a OMS.
Segundo um estudo realizado pelo McKinsey Global Institute em 2014, o custo referente aos gastos relacionados à obesidade representam 2,8% do produto interno bruto (PIB) global, cerca de 3 trilhões de dólares. Custo quase equivalente ao impacto global do tabagismo ou da violência armada, da guerra e do terrorismo.
Se a prevalência da obesidade continuar aumentando no ritmo atual, quase metade da população adulta mundial estará com excesso de peso ou obesidade até 2030.


Um estudo recente, estimou que cerca de 62 a 76% da população mundial atualmente apresenta níveis de  gordura corporal que podem ser prejudiciais a saúde. Além disso, mais de 50% dos indivíduos obesos do mundo vivem em 10 países (listados em ordem de número de indivíduos obesos): EUA, China, Índia, Rússia, Brasil, México, Egito, Alemanha, Paquistão e Indonésia.
Obesidade como doença
Adultos, adolescentes e crianças lutam diariamente contra o excesso de peso que está associado a numerosas co-morbidades, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono e diversos tipos de câncer.


Um estudo publicado este ano no British Medical Journal, examinou evidências de 204 estudos publicados anteriormente, que analisaram os resultados combinados de várias pesquisas investigando a ligação entre a gordura corporal e o desenvolvimento de tumores específicos, revelando que atualmente há forte evidência da ligação entre o excesso de gordura corporal e o risco aumentado de 11 tipos de câncer: cólon, reto, endométrio, mama, ovário, rim, pâncreas, gástrico, sistema do trato biliar, e alguns tipos de câncer de esôfago e de medula óssea.
A obesidade é considerada mundialmente uma doença crônica por várias importantes instituições e deve ser tratada por meio de uma abordagem multidisciplinar, individualizada e em longo prazo.
É preciso encarar a obesidade como uma doença crônica, complexa e multifatorial, sem solução simples, que requer uma estratégia de intervenção internacional e abrangente urgente, que deve ser combatida de frente e com seriedade por todos os setores da sociedade.(Saúde247).


Blog do BILL NOTICIAS

Nordeste manda recado: só aceita Lula como presidente do Brasil

Ricardo Stuckert

A Caravana do Lula ainda tem uma semana intensa pela frente. Mas nas duas semanas em que percorreu 7 estados do Nordeste, deixa perguntas, recados, esperanças.
A primeira pergunta é, diante do aluvião que ela tem representando, mobilizando cada vez mais gente, nos atos programados e nas concentrações na beira de estrada, quando corre a notícia de que o Lula vai passar, como isso é possível, a que se deve tudo isso? Muita tinta vai correr, tentando explicar, lançando mão da sociologia, da psicanálise, da antropologia, da política, tal a dimensão arrasadora do fenômeno. Tais as cenas emocionantes, que arrancam lágrimas de felicidade de idosos e de jovens, estes sobre os quais Lula desperta o encanto do PT.
Dá para elencar, num primeiro momento, o que Lula representa para todos, o legado do seu governo e a esperança de um futuro melhor. Amor, agradecimento e esperança, como costuma dizer Marcio Macedo, jovem dirigente da nova direção do PT. É preciso nos voltamos sobre isso, para entender em todas suas dimensões uma coisa tão grande como esta. Imensa, pela quantidade de gente que se mobiliza, mas também por ser quem são: o povo do Lula, aquele que teve suas vidas muito melhoradas com o governo do Lula. E por ser o Brasil escondido, censurado pela mídia conservadora. Uma viagem deste porte, mas eles não mandam ninguém para cobrir, nem podem publicar as fotos do Lula no meio da maré de povo, porque desmente tudo o que eles dizem dele, porque revela o seu fracasso em destruir a imagem dele.
Mas dada a realidade irreversível da Caravana, enquanto a mídia continua brigando com a realidade e vivendo da ficção do filme de propaganda da Lava Jato, o nordeste manda um recado politico para todo o Brasil: pela manifestação apaixonada da esmagadora maioria do seu povo, não aceita outro presidente do Brasil que não seja o Lula.
Enquanto o governo golpista quer construir uma democracia sem povo, um Estado sem patrimônio e uma nação sem soberania, o povo do nordeste reivindica o direito de eleger o seu presidente e tem em Lula o depositário de todas as suas esperanças.
O país não será o mesmo depois da Caravana. Por mais que se soubesse do apoio que o Lula tem no nordeste, não há quem não se surpreenda com o tamanho e a forma da manifestação desse apoio. Uma região importante do Brasil, aquela que foi a maior responsável pelas quatro vitorias eleitorais do PT, reafirma, e de maneira ainda mais maciça e enfática, que está cada vez mais disposta a definir quem vai presidir o Brasil. E escolheu o seu mais ilustre conterrâneo para voltar a ser presidente.
Como se comportará o país diante disso? Como reagirá o sistema politico? E a mídia conservadora? Como se poderia governar o Brasil contra o nordeste, uma região em que 8 dos 9 governadores estão com o Lula, em que a maioria esmagadora da população está com o Lula?
Em 2005, quando a direita ameaçou Lula com impeachment, ele convocou os movimentos populares para defender o seu governo e bastou para que a direita recuasse. Passaram a dizer que iam sangra o seu governo, até derrota-lo em 2006.
Não deu certo, os efeitos das politicas sociais do governo já tinham produzido uma nova maioria no pais, a favor do Lula. E o nordeste já passou a ser decisivo, por ser a reunião historicamente mais esquecida e passou a ser a que mais melhorou suas condições de vida.
Agora o Lula apela de novo para os movimentos populares e começa suas caravanas pelo nordeste. E tem a mais extraordinária resposta que um líder politico poderia ter. O reconhecimento e a disposição de luta de milhões e milhões de pessoas, que compõem uma vontade de toda a região de que ele volte a ser presidente do Brasil.
Mesmo fingindo que não existe tudo o que está acontecendo no nordeste, a direita, pelos seus dirigentes e pela sua mídia, está registrando tudo, reagindo, mediante seu silencio ensurdecedor, ao demonstrar seu desconcerto. Mas o Brasil não será o mesmo depois deste Caravana, que aponta para outras, já contando com os ecos formidáveis desta primeira. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Quadrilha é presa suspeita de aplicar golpes em bancos no Sertão

Dois homens e duas mulheres agiam sempre se aproximando das vítimas que tentavam realizar operações em caixas eletrônicos
PM encontrou com suspeitos 28 cartões bancários
PM encontrou com suspeitos 28 cartões bancáriosFoto: Divulgação/ PMPE

Quatro pessoas suspeitas de formar uma quadrilha que praticava estelionato foram presas, nessa quinta-feira (31), em Tuparetama, no Sertão pernambucano, após aplicar golpes na cidade vizinha de Iguaraci. Segundo a Polícia Militar (PM), o quarteto, formado por dois homens e duas mulheres, agia sempre se aproximando das vítimas que tentavam realizar operações em caixas eletrônicos e apresentavam alguma dificuldade. 

A prisão foi realizada por policiais militares do 23º Batalhão, que foram acionados após a descoberta das ações do grupo. Os agentes montaram barreiras nas possíveis rotas de fuga e interceptaram o veículo onde os suspeitos estavam.

Segundo a PM, os criminosos se ofereciam para ajudar nas operações de saque e faziam a troca dos cartões após tomar conhecimento da senha das vítimas. Com os suspeitos, foram encontrados 28 cartões bancários. Eles admitiram a prática criminosa aos policiais e a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Afogados da Ingazeira.(Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS

LULA: ‘A ÚNICA RAZÃO PARA TIRAREM DILMA FOI BARRAR AS CONQUISTAS DOS POBRES’

Ricardo Stuckert | Mídia NINJA

Aquiles Lins, 247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma das maiores recepções de sua caravana pelo Nordeste nesta quinta-feira, 31, em Ouricuri, no sertão de Pernambuco. Acompanhado de aliados como o senador Humberto Costa (PT), do deputado Silvio Costa (PTdoB) e vários outros líderes, Lula foi recepcionado com carinho e homenagens, cantadas em prosa e verso. 
Lula foi homenageado até pelo prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, do PSDB. Ramos agradeceu a tudo o que Lula fez e lhe entregou, "com muita honra", a bandeira da cidade e um gibão, vestimenta típica do vaqueiro nordestino. 
Em seu discurso, Lula agradeceu as homenagens e enfatizou o tom municipalista que marcou seus dois governos. "Tenho orgulho de dizer ao povo de Ouricuri: fui presidente durante oito anos e duvido que tenha um prefeito que diga que eu o destratei", afirmou. 
O petista voltou denunciar o retrocesso que vive o País depois do golpe contra a presidente legítima Dilma Rousseff. "A única razão que eu encontro para terem tirado a Dilma foi pra barrar os avanços dos mais pobres. Foi por isso que eles deram o golpe na Dilma, porque os pobres queriam ser respeitados, comer bem, viajar de avião", disse. 
O ex-presidente criticou a caçada judicial da qual vem sendo alvo e voltou a criticar a operação Lava Jato. "Vocês estão vendo na televisão todo dia que eles estão fazendo de tudo para impedir que eu seja candidato. Eu desafio todo dia esse pessoal da Lava Jato a provar que existe um real de errado em conta minha. Se provarem, eu venho pedir desculpas", afirmou. 
"Eu não sei se vou poder ser candidato. Mas se vocês quiserem, eu serei e pra ganhar e consertar esse país. Esteja eu onde estiver, com a idade que eu tiver, estarei lutando para que essa gente respeite o povo pobre deste país", afirmou Lula. (247).
Assista ao discurso do ex-presidente Lula em Ouricuri:

Blog do BILL NOTICIAS

Senador Fernando Bezerra Coelho arruma as malas para desembarcar no PMDB nos próximos dias


Senador Fernando Bezerra Coelho
O PMDB nacional bateu o martelo através do presidente nacional, Senador Romero Jucá que acertou depois de  uma série de conversas, o desembarque do senador Fernando Bezerra ao partido.   Fernando recebeu também a   garantia da legenda para que ele seja o candidato  ao governo de Pernambuco, o que foi determinante para sua decisão de sair do PSB do governador Paulo Câmara.
O PMDB vai trabalhar em pernambuco a montagem de uma chapa para 2018 onde possam estar  Fernando Bezerra para o governo, Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Armando Monteiro (PTB) que posam  disputar as duas vagas para o Senado. A briga é convencer todos os interessados no pleito de 2018. A outra briga é reunir na mesma chapa figuras politicas como os Ministros Bruno Araujo(PSDB) Mendonça Filho(DEM) e outros.
O senador Fernando Bezerra deve manter outras conversas ainda esta semana com lideranças politicas em pernambuco e definir a sua saída do PSB já na próxima semana.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

NASSIF: GLOBO É A GRANDE CULPADA PELA DESTRUIÇÃO DO BRASIL PELA QUADRILHA DE TEMER

Elza Fiúza/ABr | Mídia Ninja


Em artigo publicado no GGN, o jornalista Luis Nassif culpa a Globo, que demorou mais de 50 anos para se desculpar pelo golpe de 1964, pela destruição do Brasil causada pelo golpe de 2016, também apoiado por ela.
Leia, abaixo, um trecho e aqui a íntegra do artigo:
A Globo se tornou uma máquina de destruição das instituições, em um processo permanente de exibição de músculos, de construção midiática da realidade, atropelando leis, abrindo espaço para a desmoralização dos Três Poderes, estimulando o uso selvagem do direito penal do inimigo.
Culminou com a iniciativa inédita de convocar a população para passeatas pró-impeachment e de montar a dobradinha com a Lava Jato para instrumentalizar politicamente as delações e os indícios da operação.
O aniversário do golpe é, portanto, ocasião adequada para se analisar o papel das Organizações Globo na destruição da ordem institucional.
Com exceção da mídia venezuelana, não se tem notícia de um grupo de mídia que tenha abusado tão imprudentemente de seu poder sobre a opinião pública.
Deve-se à Globo, mais do que a qualquer outro personagem, a entronização de uma quadrilha no poder e, com ela, as negociatas que campeiam a torto e a direito no Congresso, as ameaças sobre a Amazônia, o desastre final das contas públicas em função de uma política econômica irresponsável, da qual a Globo é a principal avalista.
Nem a reação posterior à quadrilha a absolverá do crime de uma desestabilização política tão grande que gerou até ameaças tipo Bolsonaro. Isso porque, no plano psicossocial, a Globo teve papel central na disseminação no ódio, que se refletiu diretamente no comportamento da Polícia Militar e no aumento expressivos dos autos de resistência, na consolidação do direito penal do inimigo, na caça aos resistentes, na desmoralização final da justiça, na destruição das principais políticas sociais, e, agora, na queima irresponsável de ativos nacionais.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

DORIA NOMEIA EX-PREFEITO CONDENADO POR CORRUPÇÃO PARA CARGO EM SUA GESTÃO

Cesar Ogata/Secom | TJSP

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) nomeou para o cargo de chefe da assessoria técnica da Secretaria do Governo o ex-prefeito de Cotia Antônio Carlos de Camargo (PSDB), condenado a inelegibilidade por um prazo de oito anos por abuso de poder político. Carlão, como é conhecido, foi condenado, juntamente com seu sucessor e aliado na mesma ação, datada de outubro do ano passado. Em fevereiro deste ano, Carlão voltou a ser condenado, desta vez por improbidade administrativa, diz o jornalista Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo.
"A Justiça suspendeu seus direitos políticos até 2021, além de ordenar o pagamento de multa no valor de 46 vezes a última remuneração por ele recebida, corrigida para os dias atuais. Houve ainda a exoneração de mil cargos de confiança inventados por ele", destaca o DCM.
Para o juiz Diógenes Luiz de Almeida Rodrigues, responsável pela sentença, os cargos comissionados que foram criados tinham atribuição meramente técnica ou operacional, como administrador regional, assistente comunitário e superintendente da Guarda Civil.

Em maio, ele também teve as contas municipais de 2013 rejeitadas por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Cotia. "De acordo com o juiz Diógenes, Carlão praticou "o intenso e repetido desrespeito à moralidade administrativa"", diz o DCM.(247)
Leia a íntegra da matéria. 

Blog do BILL NOTICIAS

Em Ouricuri, Rádio Voluntários lança oficialmente sua nova frequência neste sábado


Após aquisição de novos equipamentos, transmissor, reforma completa do estúdio e uma nova redação para o jornalismo, a Rádio Voluntários lançará oficialmente neste sábado (02), a partir das 10h, sua frequência FM e sua nova programação. A festa de lançamento acontecerá em frente a Voluntários, localizada na Avenida Fernando Bezerra, 1123, Centro de Ouricuri e terá a participação de Tácio Carvalho, Elmo Oliveira e Marcelo Batista e Banda. A Asserpe estará presente também na solenidade, a gerente executiva da Associação, Gorete Vieira, e a gerente financeira, Sandra Griz, estarão presentes e acompanharão o lançamento.
Segunda emissora AM a migrar para FM em Pernambuco, a rádio iniciou a transmissão experimental no último dia 22 e já pode ser acompanhada através da frequência 100,9. Para essa nova fase também será lançada uma nova logomarca que segue a linha das emissoras do Sistema Grande Rio de com as cores azul e laranja.
Para a diretora das rádios do SGRFM, Ana Amélia Lemos, além da modernidade, a migração para FM também reafirma o compromisso da Rádio Voluntários com o Araripe e sua retribuição a todo o carinho sempre demonstrado pelos ouvintes. “Nós temos o privilégio do pioneirismo na comunicação dessa região e sempre buscamos a inovação. Fomos uma das primeiras rádios do Brasil a usar o equipamento MD – Mini Disk, adquirido pela equipe durante lançamento pela Sony do Brasil em um congresso de rádio em Goiânia. Estamos sempre buscando a inovação”, ressaltou.
Ainda de acordo com Ana Amélia Lemos, além da nova sintonia, toda a programação será atualizada. “Teremos programas como o “Bom dia VP” “ Top Five”, “Deixa Rolar” Whatsapp da 100, Forro de Ouricuri, Bastidores da Fama, alem de outros horários dedicados a valorização da cultura local. A força e a credibilidade do Jornalismo serão mantidas através do Nossa Voz 2a edição, programa jornalístico regional e local com entrevistas, debates, notícias diárias e que abre espaço para a comunidade relatar suas dificuldades, criando o elo com o poder público em busca de resolutividade. Também permanecerá o resumo do esporte regional no Nossa Voz Esporte via satélite”.
Para acompanhar todas essas mudanças, além de sintonizar 100,9, o ouvinte poderá acompanhar a programação através site granderiofm.com.br e das novas plataformas criadas como Aplicativo VPFM 100,9, e as redes sociais, instagran, (@VPFM100,9) facebook (@radioVPFM), e Twitter, (VPFM1009).
Fundada em julho de 1990, a VP faz parte do Sistema Grande Rio de Comunicação e junto com a Grande Rio FM (Petrolina), Boa Vista FM (Santa Maria da Boa Vista) e Grande Rio FM Cabrobó que juntas, buscam o desenvolvimento do Sertão Pernambucano do Vale do São Francisco ao Araripe.(Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

No Sertão pernambucano, Lula exalta Rei do Baião Luiz Gonzaga



Em viagem pelo Nordeste, o ex-presidente Lula (PT) iniciou e terminou sua passagem por Pernambuco em eventos em que exaltou Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que foi criticado pela esquerda no período da ditadura militar, apontado como conservador e adesista ao regime.

O petista visitou nesta quinta-feira (31/09) a cidade natal do cantor, Exu, no Sertão, e conheceu o Museu de Gonzagão, criado pelo próprio forrozeiro.
Lula usava um chapéu de couro, aproximando a sua imagem à da região, tida como reduto eleitoral do PT. O petista estava com o presidente do partido em Pernambuco, Bruno Ribeiro, e com a vereadora do Recife Marília Arraes, cotada a ser candidata a governadora do Estado pela sigla.
Há uma semana, ao chegar a Pernambuco, em passagem pelo museu Cais do Sertão, no Recife, o ex-presidente ganhou um gibão que foi de Luiz Gonzaga.
Apoios
Lula busca viabilizar sua candidatura à presidência no ano que vem, que pode ser impedida caso seja mantida a condenação dele na Operação Lava Jato em segunda instância. Na viagem pelo Nordeste, pretende conseguir apoios. É o caso do PSB, que Lula tenta atrair novamente para o seu palanque. Para isso, o petista jantou com Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, e com o governador Paulo Câmara. Ele ainda foi recepcionado em Alagoas por Renan Calheiros (PMDB). (Fonte/foto: Folha de PE).
Blog do BILL NOTICIAS

Artistas e ativistas fazem ato no Rio em defesa da Amazônia

Rio de Janeiro - Deputado estadual Carlos Minc, grupo de artistas e ambientalistas protestam na Cinelândia contra o decreto que extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), na Amazônia (Fernando Frazão


Artistas, ativistas políticos e ambientalistas participaram de um ato em defesa da preservação da Amazônia e contra o decreto do governo federal que liberou as atividades de mineração na Reserva Nacional do Cobre a Associados (Renca). Os manifestantes se concentraram, na tarde desta quinta-feira (31), em frente à sede da Justiça Federal, no centro da cidade, em apoio a uma ação popular contra a medida.
O ato foi organizado pelo deputado estadual Carlos Minc (sem partido), ex-ministro do Meio Ambiente do governo Luiz Inácio Lula da Silva e ex-secretário estadual do Ambiente do Rio no governo de Sérgio Cabral.
“Estamos protocolando uma ação popular com pedido de concessão de tutela de urgência à Justiça Federal. O documento mostra os pontos da Constituição que estão sendo atropelados. Este tipo de ato teria que ser por lei. Na área ambiental, a lei diz que você pode criar uma reserva por decreto, mas para diminuí-la ou extingui-la, tem que ser por lei”, defendeu Minc. Ontem, o juiz Rolando Spanholo, da 21ª Vara Federal de Brasília, já determinou a suspensão do decreto.
O diretor de campanhas do Greenpeace Brasil, Nilo Dávila, considerou que é impossível conciliar mineração e conservação do ambiente, como quer o governo federal para a área da Renca, que tem o tamanho aproximado do Espírito Santo.
“Quando você toma uma decisão sem conversar com a sociedade e quando anuncia que existe uma imensa reserva de ouro naquela região, a tendência é que tenhamos uma corrida do ouro para aquelas florestas do Amapá e do Pará. Quando abre uma área de mineração, você cria bolsões de pobreza, como existe em Carajás, além de provocar no entorno um intenso desmatamento”, alertou Nilo.
Novo decreto
No início desta semana, após a repercussão, o governo editou um novo decreto sobre a Renca, detalhando melhor as áreas de proteção que não serão atingidas pela liberação da mineração. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, disse que o decreto proíbe qualquer tipo de extração mineral nos lugares da reserva onde também existem áreas indígenas e de conservação.
Em relação à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, de pedir a manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o pedido feito pelo PSOL para que a Corte anule o decreto presidencial envolvendo a Renca, o presidente Michel Temer, que está em viagem a China, disse que a Presidência vai se pronunciar sobre a questão. “Lá havia uma exploração clandestina de minério. Pelo decreto que foi expedido, há preservação absoluta de toda e qualquer área ambiental e área indígena. O que há é uma regularização daquela exploração que se faz naquela região. Nada mais do que isso. É de uma singeleza ímpar”, afirmou.
A área de proteção foi criada em 1984 pelo governo de João Figueiredo, último presidente do período militar. Na ocasião, foi definida a proteção da área de 47 mil quilômetros quadrados (km²), em uma região entre os estados do Pará e do Amapá.
Desde então, pesquisa mineral e atividade econômica na área passaram a ser de responsabilidade da Companhia Brasileira de Recursos Minerais (CPRM – Serviço Geológico Brasileiro) ou de empresas autorizadas pela companhia. Além do cobre, estudos geológicos apontam a ocorrência de ouro, manganês, ferro e outros minérios na área.
Artistas
A atriz Christiane Torloni também participou do ato e disse que é importante a presença de artistas para dar mais visibilidade às causas sociais e ambientais. “Nós somos uma ferramenta de utilidade pública. Aquilo que nós fazemos é para chegar na casa das pessoas, para entreter, mas também para o despertar elas. Esse decreto foi assinado à revelia de um país inteiro, fomos os últimos a saber. Mineração não rima com sustentabilidade. Para chegar lá, fazer a mineração, escoar a produção, sabemos o dano que isso vai causar”, disse Torloni.
O ator Victor Fasano também esteve presente e defendeu a preservação da Amazônia como forma de garantir o equilíbrio no clima mundial. “Com as mudanças climáticas, é importante as pessoas entenderem que, enquanto a floresta estiver de pé, a gente consegue ainda algum equilíbrio no clima. Não é possível [conciliar a mineração com a preservação ambiental]. Se fosse na Noruega ou na Finlândia, a gente poderia ter certeza que as regras iam ser seguidas. Aqui nós temos um histórico de desrespeito às leis ambientais.”, disse Fasano.(EBC).



Blog do BILL NOTICIAS

Senhor do Bonfim: Dupla é presa com arma de fogo e moto adulterada

 (foto/divulgação)

Dois homens foram presos por porte ilegal de arma de fogo e adulteração de placa de veículo, na quinta-feira (31/08), em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. De acordo com informações do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), após denúncia de que a dupla encontrava-se em atitude suspeita nas proximidades de uma casa lotérica, a guarnição realizou rondas na Rua Barão do Cotegipe, Centro da cidade, momento em que avistou os homens em uma motocicleta CG 150 Fan, cor preta, placa de Campo Formoso.
Os indivíduos empreenderam fuga com a aproximação da viatura, mas foram logo interceptados na Rua José Rebouças, Bairro Rodoviário. Com os suspeitos, de 23 e 24 anos, havia um revólver calibre 32 com seis cartuchos. A placa da motocicleta encontrava-se adulterada por fita adesiva de cor preta. A dupla pode ter praticado assaltos no comércio da cidade. Eless foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil (PC) e autuados em flagrante.(C.Britto).
Blog do BILL NOTICIAS


Mulher morta em Maria Farinha já tinha sido enterrada viva pelo marido

PC indiciou Wenderson de Oliveira Carneiro, 34 anos, pelo assassinato da esposa Maria Thainá Santos, 20 anos, ocorrido em maio deste ano
Wenderson de Oliveira Carneiro, 34 anos
Wenderson de Oliveira Carneiro, 34 anosFoto: Divulgação/PCPE

O marido de uma mulher encontrada morta em um terreno baldio de Maria Farinha, em Paulista, no Grande Recife, foi apontado pela Polícia Civil (PC) como o autor do crime. A conclusão do inquérito que investigava o assassinato da dona de casa Maria Thainá Araújo dos Santos, 20 anos, ocorrido em maio deste ano, foi apresentada nesta quinta-feira (31). O mototaxista Wenderson de Oliveira Carneiro, 34 anos, foi indiciado por homicídio qualificado, com o agravante de feminicídio. O acusado, inclusive, meses antes do assassinato, já havia enterrado a esposa viva na casa onde eles viviam em Campina Grande, na Paraíba.

Segundo a PC, a vítima foi morta por asfixia no dia 16 de maio deste ano e deixada em um terreno baldio. O corpo estava com os pés e a mãos amarrados, mas não tinha perfurações de bala e sinais de agressão física. De acordo com o delegado Álvaro Muniz, titular da Delegacia de Maria Farinha, o suspeito é natural de Campina Grande, na Paraíba, e está preso, temporariamente, desde o dia 2 de agosto pelo homicídio.

O delegado explicou que, no dia do crime, Maria Thainá enviou uma mensagem para mãe dizendo que o marido queria matá-la. Em seguida, ela não deu mais falou. Nesse mesmo dia, a filha do casal, uma menina de 2 anos de idade, foi deixada na porta da casa da avó, localizada no bairro do Janga, também Paulista, próximo ao local onde o corpo da vítima foi encontrado.

Em junho, a PC conseguiu um mandado de prisão temporária contra Wenderson e, no início de agosto, ele foi preso em Campina Grande. Ele está detido na Penitenciária de Campina Grande, onde aguarda a decisão da Justiça de Pernambuco. O inquérito já foi remetido ao Ministério Público, com pedido de prisão preventiva. Se o acusado virar réu e for condenado, pode pegar de 12 a 30 anos de prisão.

O delegado disse que o marido já tinha passagem pela polícia paraibana por tráfico de drogas e violência doméstica. Segundo a investigação, o casal residia em Campina Grande, e os vizinhos relataram que Thainá sofria violência. Em um dos depoimentos, o delegado ficou sabendo que, meses antes de matar a esposa, o companheiro chegou a enterrá-la viva.(Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...