sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Marinha e Corpo de Bombeiros intensificam fiscalizações em Juazeiro e Petrolina


O período de férias, sobretudo no verão, é comum o aumento de acidentes aquáticos e afogamentos no Rio São Francisco. Por isso, a Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros intensificaram as fiscalizações ao longo do rio em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), para evitar fatos dessa natureza.
Os banhistas são orientados sobre os perigos de mergulhar sozinhos ou  de nadar até áreas mais profundas. Os profissionais  advertem ainda para os problemas que podem ser ocasionados por quem ingere bebida alcoólica, ou muita comida, antes de entrar no rio.
Os frequentadores das ilhas também devem ficar atentos. Quem leva crianças para esses locais deve redobrar os cuidados. O alerta vale ainda para quem utiliza algum tipo de embarcação, caiaques ou stand up paddle. O uso de colete salva-vidas é fundamental, segundo as autoridades.(Carlos Britto).

Blog do BILL NOTICIAS


Compesa localiza furtos de água em adutora que abastece interior de Petrolina e municípios de Afrânio e Dormentes


(fotos/divulgação)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou uma série de ações de fiscalização para combater o furto de água ao longo da Adutora Maria Tereza Coelho, que atende localidades do Interior de Petrolina, além dos municípios de Afrânio (PE) e Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco. A Compesa irá vistoriar um ramal da adutora, por semana – de um total de 75 ramais – para evitar quedas na vazão do sistema e prejuízos no abastecimento para a população.
Após receber muitas denúncias, reclamações de falta d’água e identificar visualmente áreas irrigadas – numa região de sequeiro – a Companhia realizou a primeira operação, ontem (12), em um dos ramais que atende os distritos de Sítio Serrinha, Lagoa do Pau Ferro e Curral Queimado, na zona rural de Petrolina.
Das oito propriedades vistoriadas, seis apresentavam irregularidades, como hidrômetros invertidos e arames nas catracas dos relógios, que impediam o registro da água consumida. Também foi retirada uma ligação clandestina em uma das propriedades, cuja água desviada era usada para a irrigação de plantações de coqueiros. “Dessa forma, os fraudadores consumiam água exageradamente, prejudicando o abastecimento de toda a comunidade“, informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Raphael de Queiroz, acrescentando que os três distritos somam 1,4 mil moradores.
Os furtos de água na Adutora Maria Tereza Coelho também provocam reflexos diretamente no abastecimento das cidades de Afrânio e Dormentes, cujas populações de 11 mil e 9,5 mil pessoas, respectivamente, convivem com um rodízio de dois a três dias com água para dez dias sem. Com uma vazão de 50 litros por segundo, a adutora transporta água da Barragem do Reservatório 3 do Sistema de Irrigação Maria Tereza Coelho, em Petrolina, ao longo de 160 quilômetros, até chegar em Dormentes e Afrânio.
Providências
As propriedades onde foram encontradas irregularidades serão multadas pela Compesa no valor correspondente a uma estimativa do que pode ter sido consumido. O montante, no entanto, não foi informado, mas a multa será cobrada na fatura. A companhia também registrou um Boletim de Ocorrência para dar início às investigações sobre o furto da água. (Carlos Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Paulo Câmara nomeia Raul Henry como novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco


O governador Paulo Câmara anunciou na tarde de hoje (13) o nome do novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco: será o vice-governador Raul Henry.
“Raul tem experiência, dimensão, capacidade de gestão, a nossa confiança política e a interlocução necessária em Pernambuco e no Brasil para os desafios do mundo globalizado, pré-requisitos fundamentais a uma secretaria como a de Desenvolvimento Econômico. Sem esquecer a sua reconhecida capacidade de diálogo”, argumentou Paulo.
A posse de Raul Henry será realizada na próxima semana, em dia a ser definido pelo governador, informou a Secretaria de Imprensa do Estado. (foto/arquivo reprodução) (Carlos Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Rui Costa sanciona lei que torna Festa do Vaqueiro de Curaça Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade


Evento tradicional no norte baiano, a Festa do Vaqueiro de Curaçá passou a ser, de fato e de direito, Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. O projeto de lei, de autoria da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), aprovado na Assembleia Legislativa (AL-BA), foi sancionada pelo governador Rui Costa (PT), que no entanto vetou três pontos do projeto. Ele manteve apenas os artigos primeiro e quarto.
Foi vetado o parágrafo único, o qual previa que o Estado arcará com os custos da organização da festa. O artigo segundo também foi vetado, por transferir para o Estado “a responsabilidade pela ampla divulgação” do evento. Em seu artigo terceiro, o projeto estipulava que as despesas da festa seriam arcadas pelo governo estadual, e também foi vetado pelo governador. (Fonte: Carlos Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Miguel Coelho e Gonzaga Patriota acertam recursos para infraestrutura de Petrolina

FOTOS: Ivaldo Reges

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira (12) a visita do deputado federal Gonzaga Patriota. 
O encontro teve como pauta principal uma agenda de investimentos para obras de infraestrutura e melhoria da iluminação pública de Petrolina. Também foi discutido o cenário político nacional e regional. 
Miguel pediu o apoio de Gonzaga para colocar em prática um plano de ações para a infraestrutura da capital do São Francisco. O deputado federal não apenas garantiu suporte político como também disponibilizar emendas parlamentares para melhorar a iluminação da Avenida Perimetral e para obras no município sertanejo.   
Correligionários do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Miguel e Gonzaga se encontraram pela segunda vez em menos de dois meses. "Eu falava antes de assumir a prefeitura que num momento de dificuldades como o atual é muito importante ter força política e parcerias. Tenho insistido nesse discurso ainda mais depois que percebemos a situação crítica em que encontramos a Prefeitura e Gonzaga será um grande parceiro para trazer investimentos para nossa cidade", ressaltou o prefeito. 
(PMP-PE).


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...