sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Brasil atinge a marca de 12 milhões de desempregados

A taxa de desemprego no país chegou a 11,8% no trimestre encerrado em agosto, informou nesta sexta (30) o IBGE. Pela primeira vez, o número de desempregados no Brasil atingiu a marca de 12 milhões de pessoas.
Foi o pior resultado da série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), iniciada em 2012, superando a marca do mês anterior em 0,6 ponto percentual.
A taxa veio levemente acima do centro de expectativa de analistas consultados pela agência internacional Bloomberg, que estimavam desemprego de 11,7%.
De acordo com o IBGE, foram 583 mil de pessoas a mais do que no trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2015, o crescimento na população desocupada foi de 36,6%, ou 3,2 milhões de pessoas.
A população ocupada foi de 90,1 milhões de pessoas no trimestre encerrado em agosto, queda de 0,8% (ou 712 mil pessoas) com relação ao trimestre anterior.
Na comparação com o mesmo trimestre de 2015, a queda foi de 2,2%, ou 2 milhões de pessoas.
O número de empregados com carteira assinada caiu 3,8% na comparação com o mesmo período de 2015, mas ficou estável em relação ao trimestre anterior, em 34,2 milhões de pessoas.
De acordo com o IBGE, não houve variação no rendimento médio do trabalhador, que foi de R$ 2.011 no trimestre encerrado em agosto.
Na comparação com o trimestre anterior, a construção foi o setor que apresentou maior redução no contingente de ocupados: 3,3%, ou 249 mil pessoas. Em segundo lugar, veio o setor de serviços domésticos, com 2,8%, ou 177 mil pessoas. A população ocupada na indústria caiu 1,9%, ou 229 mil pessoas. (Folha).

Blog do BILL NOTICIAS

Inscrições para cursos de especialização a distância da Univasf encerram na segunda-feira (3)

O prazo de inscrição para participar do processo seletivo para os cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão em Saúde, Especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, ofertados pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), termina na próxima segunda-feira (3). São disponibilizadas 480 vagas e as inscrições são realizadas pelo site da SEaD.
Para participar da seleção, o candidato deve ter diploma de nível superior, emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições custam R$120,00 e são realizadas através do site de Sistemas de Processos Seletivos da SEaD (Sipss), no qual o candidato deverá anexar a seguinte documentação nos formatos JPEG, JPG ou PDF: carta de intenções (disponível no Edital Nº 2/2016); cópia do documento de identificação com foto; diploma ou certificado de conclusão de curso superior; declaração comprobatória de vínculo com o serviço público; declaração comprobatória de que é professor da rede pública.
O processo seletivo será composto por análise da carta de intenções e análise curricular. As vagas serão distribuídas nas categorias Demanda Social, para o público em geral, e Demanda Pública para professores da rede pública e servidores públicos. As vagas serão distribuídas também de acordo com a disponibilidade dos cursos nas cidades de Capim Grosso, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formos, Ipirá, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso, Afrânio, Águas Belas, Cabrobó, Ouricuri, Petrolina e Salgueiro.
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 26 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no Site da SEaD ou através dos telefones (87) 2101- 6821/6823 e (74) 2102-7664/7665. A previsão é de que as aulas tenham início em 7 de novembro e sejam concluídas em abril de 2018.
Confira o cronograma:
Inscrições: até 3 de outubro
Análise da documentação anexada: 12 a 19 de outubro
Divulgação do Resultado final: 26 de outubro
Matrículas: 31 de outubro a 3 de novembro
Previsão de início dos cursos: 7 de novembro
(Fonte: Edenevaldo Alves)

Blog do BILL NOTICIAS

Outubro Rosa

Canindé Notícias Local aderiu à campanha de conscientização sobre o câncer de mama denominada, Outubro Rosa, como forma de chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce no sucesso do tratamento da doença.

A campanha:

O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado em todos os lugares do mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Prevenção

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.

De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.(Fonte: Canindé Noticias).

Blog do BILL NOTICIAS

Inep reconhece que 30 mil candidatos podem ter sido prejudicados por falha na correção do Enem

Reclamações de estudantes que começaram nas redes sociais na sexta de falhas no Enem reveleram falha no Enem do goveno Bolsonaro (Fot...