sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Brasil atinge a marca de 12 milhões de desempregados

A taxa de desemprego no país chegou a 11,8% no trimestre encerrado em agosto, informou nesta sexta (30) o IBGE. Pela primeira vez, o número de desempregados no Brasil atingiu a marca de 12 milhões de pessoas.
Foi o pior resultado da série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), iniciada em 2012, superando a marca do mês anterior em 0,6 ponto percentual.
A taxa veio levemente acima do centro de expectativa de analistas consultados pela agência internacional Bloomberg, que estimavam desemprego de 11,7%.
De acordo com o IBGE, foram 583 mil de pessoas a mais do que no trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2015, o crescimento na população desocupada foi de 36,6%, ou 3,2 milhões de pessoas.
A população ocupada foi de 90,1 milhões de pessoas no trimestre encerrado em agosto, queda de 0,8% (ou 712 mil pessoas) com relação ao trimestre anterior.
Na comparação com o mesmo trimestre de 2015, a queda foi de 2,2%, ou 2 milhões de pessoas.
O número de empregados com carteira assinada caiu 3,8% na comparação com o mesmo período de 2015, mas ficou estável em relação ao trimestre anterior, em 34,2 milhões de pessoas.
De acordo com o IBGE, não houve variação no rendimento médio do trabalhador, que foi de R$ 2.011 no trimestre encerrado em agosto.
Na comparação com o trimestre anterior, a construção foi o setor que apresentou maior redução no contingente de ocupados: 3,3%, ou 249 mil pessoas. Em segundo lugar, veio o setor de serviços domésticos, com 2,8%, ou 177 mil pessoas. A população ocupada na indústria caiu 1,9%, ou 229 mil pessoas. (Folha).

Blog do BILL NOTICIAS

Inscrições para cursos de especialização a distância da Univasf encerram na segunda-feira (3)

O prazo de inscrição para participar do processo seletivo para os cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão em Saúde, Especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, ofertados pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), termina na próxima segunda-feira (3). São disponibilizadas 480 vagas e as inscrições são realizadas pelo site da SEaD.
Para participar da seleção, o candidato deve ter diploma de nível superior, emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições custam R$120,00 e são realizadas através do site de Sistemas de Processos Seletivos da SEaD (Sipss), no qual o candidato deverá anexar a seguinte documentação nos formatos JPEG, JPG ou PDF: carta de intenções (disponível no Edital Nº 2/2016); cópia do documento de identificação com foto; diploma ou certificado de conclusão de curso superior; declaração comprobatória de vínculo com o serviço público; declaração comprobatória de que é professor da rede pública.
O processo seletivo será composto por análise da carta de intenções e análise curricular. As vagas serão distribuídas nas categorias Demanda Social, para o público em geral, e Demanda Pública para professores da rede pública e servidores públicos. As vagas serão distribuídas também de acordo com a disponibilidade dos cursos nas cidades de Capim Grosso, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formos, Ipirá, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso, Afrânio, Águas Belas, Cabrobó, Ouricuri, Petrolina e Salgueiro.
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 26 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no Site da SEaD ou através dos telefones (87) 2101- 6821/6823 e (74) 2102-7664/7665. A previsão é de que as aulas tenham início em 7 de novembro e sejam concluídas em abril de 2018.
Confira o cronograma:
Inscrições: até 3 de outubro
Análise da documentação anexada: 12 a 19 de outubro
Divulgação do Resultado final: 26 de outubro
Matrículas: 31 de outubro a 3 de novembro
Previsão de início dos cursos: 7 de novembro
(Fonte: Edenevaldo Alves)

Blog do BILL NOTICIAS

Outubro Rosa

Canindé Notícias Local aderiu à campanha de conscientização sobre o câncer de mama denominada, Outubro Rosa, como forma de chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce no sucesso do tratamento da doença.

A campanha:

O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado em todos os lugares do mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Prevenção

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.

De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.(Fonte: Canindé Noticias).

Blog do BILL NOTICIAS