sábado, 30 de março de 2013

MINI CURSO SOBRE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM CAPRINOS 27 E 28 DE ABRIL DE 2013


 1imagem- PÚBLICO ALVO:
Estudantes de Medicina Veterinária, Médicos Veterinários, estudantes do curso para Técnico Agropecuário e Técnicos Agropecuários que atuarão e atuam no campo e desejam aprender e atualizar seus conhecimentos na área do curso.
3- CARGA HORÁRIA:
16h
4-Nº MÁXIMO DE PARTICIPANTES POR TURMA:
15h
5 – OBJETIVOS:
GERAIS:
Contribuir para a melhoria da produtividade dos rebanhos (caprinos e ovinos) por meio da aprendizagem e/ou atualização dos estudantes de Medicina Veterinária e Técnicos Agropecuários e profissionais Médicos Veterinários, com difusão de biotecnologias na área de Reprodução, incrementando assim a capacidade de competitividade da caprinocultura no panorama nacional.
ESPECÍFICOS:
1- Reciclar Médicos Veterinários que atuam ou desejam atuar na área de Reprodução de pequenos ruminantes;
2- Atualizar profissionais quanto às novas tecnologias que estão sendo empregadas na melhoria da fertilidade e ganho genético dos rebanhos: conservação de sêmen, sincronização do estro e indução à ovulação, inseminação artificial por via transcervical ;
3- Capacitar Médicos Veterinários e Técnicos Agropecuários para que atuem como difusores da biotecnologia da reprodução animal no campo.
6 – EMENTA
Morfologia e fisiologia do sistema genital feminino, fertilidade, fecundação, exame ginecológico, biotecnologias da reprodução animal (sincronização do estro, inseminação artificial e alguns aspectos da tecnologia de sêmen).
7 – JUSTIFICATIVA:
Estarão disponíveis recursos humanos habilitados na área de fisiopatologia e biotecnologia da Reprodução Animal em caprinos, bem como infraestrutura física: laboratório, auditório e baias onde serão oferecidas as aulas teóricas e práticas.
8 – METODOLOGIA DE EXECUÇÃO:
Curso será ministrado durante o período de 27 e 28 de abril de 2013.
As aulas teóricas e práticas serão oferecidas no Sindicato do Produtor Rural e Fazenda Pai João de Propriedade do Dr. Juvêncio Lustosa.
Os temas abordados serão os seguintes:
n Revisão sucinta sobre morfofisiologia do sistema genital feminino
n Controle do estro e ovulação;
n Inseminação artificial.
n Aspectos sobre tecnologia do sêmen;
9 – COORDENAÇÃO
Dr. Wilson Braga Gomes Junior – Médico Veterinário, com especialização em reprodução de caprinos e ovinos , experiência a campo, técnico da ARCO e ABCC.
 Blog do Banana

Comunicado Secretaria de Educação de Lagoa Grande



imagemA Secretaria Municipal de Educação, realizará no dia 03 de Abril do ano corrente, na Câmara Municipal de Vereadores no horário das 08:00h as 12:00h, a plenária de Educação de Jovens e Adultos com o objetivo de discutir e aprovar metas para a construção de uma política regional para a modalidade de ensino.
A plenária será mediada pelos membros do Fórum de Educação do Médio São Francisco, que contará com a participação dos Gestores, Coordenadores, Professores que atuam no EJA, alunos e representantes do Paulo Freire, Saberes da Terra, Projovem Urbano, Projovem Campo, Quilombolas e Igrejas.
Contamos com a presença e a participação efetiva de todos e todas nesse rico momento de discussão coletiva.
ASCOM/PMLG
Blog do Banana

Detran-PE abre a temporada 2013 de leilões de veículos apreendidos POR BLOG DO BANANA EM 30 DE MARÇO DE 2013 - SEM CATEGORIA - 2:02 PM


imagem1O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) abre na segunda-feira (2) a temporada de leilões de veículos apreendidos em 2012 e no início deste ano no estado. Os leilões acontecerão no Clube das Águias, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e ocorrerão também no dia 19.
Há dois tipos de veículos recolhidos pelo Detran: os recuperáveis, que podem voltar a circular, e os não recuperáveis, que podem ter as peças e partes metálicas reaproveitadas.
No primeiro leilão, estarão disponíveis para lance 39 carros e 209 motos. Já no segundo, haverá 23 carros e 211 motos para serem arrematados pelo público. No período de 8 a 18 de abril, os interessados podem conferir antecipadamente o estoque que será leiloado, das 8h às 12h e das 14h às 16h. O Detran disponibilizou no site do órgão o edital com as informações sobre como participar do leilão.
Simultaneamente ao leilão presencial, o Detran também oferecerá a opção de arrematar os veículos de forma virtual. Os interessados poderão dar os lances pela internet, através do site Lance Certo. (G1)
Blog do Banana

Anvisa: riscos e benefícios da píilula anticoncepcional em jogo


imagem
A pílula anticoncepcional está entre os produtos na mira da Anvisa que já têm tarja vermelha e cuja venda deverá passar a exigir efetivamente a apresentação de receita médica. O controle mais rigoroso, entretanto, é visto como arriscado até por representantes da área de saúde. Para a presidente da Comissão Nacional Especializada em Anticoncepção da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Marta Curado, o ideal é ter a venda do contraceptivo com receita, mas esse ideal ainda está muito longe da realidade brasileira. “Se forem colocados muitos entraves à venda da pílula, o que deve acontecer é o aumento no número de gravidezes não planejadas e crescimento na quantidade de abortos provocados, sob risco de as pacientes ficarem inférteis ou até morrerem”, analisa.
Na opinião do médico toxicologista Sérgio Graff, uma das medidas que a agência reguladora poderia tomar seria exigir a receita médica apenas na primeira compra do contraceptivo. “Não é um medicamento banal. Deve ser tomado com acompanhamento. Para isso, o médico tem de fazer exames antes de prescrever a pílula, para verificar se ela é contraindicada para a paciente “, explica. Para ele, outra solução seria dar às pacientes receitas com validade prolongada.
Os contraceptivos foram tema de grandes debates no fim de janeiro, depois de a Agência de Segurança Nacional de Medicamentos e Produtos de Saúde da França suspender naquele país a venda da pílula Diane 35 e seus genéricos. A justificativa foi que o produto causou a morte de quatro pessoas nos últimos 25 anos por trombose, coágulo sanguíneo, que geralmente ocorre na perna.
Esse tipo de complicação ocorreu com Marina Moreira Terra de Souza, de 27 anos, bacharel em direito. Ela tomou a pílula anticoncepcional pela primeira vez aos 16 anos, para tratar os ovários policísticos, e teve trombose rapidamente. “Um mês depois de começar a tomar a pílula comecei a sentir muita dor e minha perna inchou de uma hora para outra. Eu estava com trombose. O tratamento demorou bastante e eu nunca mais tomei o anticoncepcional”, conta.
A especialista em anticoncepção Marta Furtado, entretanto, é enfática ao dizer que não há necessidade de as pacientes interromperem o uso da pílula, a menos que o médico recomende a suspensão. “Todas as mulheres estão sujeitas a esses riscos, que não são tão frequentes. Mas considero que os riscos oferecidos pela pílula são menores do que os de gravidez não planejada”, argumenta. (Estado de Minas)
Blog do Banana

72º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO

MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
CMNE – 7ª RM / 7ª DE – 10ª BDA INF MTZ
72º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO
(35º Batalhão de Infantaria / 1968)
“BATALHÃO GENERAL VICTORINO CARNEIRO MONTEIRO”
DECLARAÇÃO DE COMPROMETIMENTO DE DIVULGAÇÃO

Declaro, junto à Gerência da Operação Pipa – 72º BIMtz, que me comprometo a divulgar para todo o Município, de forma ampla e clara, que a concorrência para as vagas destinadas ao Município no mês de abril ocorrerá dentro dos seguintes critérios:
- A concorrência será pública e aberta a qualquer Profissional Autônomo que desejar participar;
- Somente poderão ser contratados Profissionais Autônomos que concordarem em utilizar o
Modulo Embarcado de Monitoramento (MEM), conhecido popularmente como “rastreador”;
- A quantidade de vagas e a data e hora específica da vistoria será divulgada pela Equipe de
Contratação do 72º BIMtz, quando esta comparecer ao Município durante a primeira semana do mês de abril (entre os dias 01 a 05 de abril);
- Serão vistoriados e pontuados todos os carros que comparecerem na data e hora marcada pela Equipe de Contratação, independentes de estarem ou não contratados no corrente mês de março;
- Serão contratados apenas aqueles julgados aptos na vistoria realizada pela Equipe de
Contratação;
- Caso haja mais concorrentes aptos na vistoria em relação ao numero de vagas destinadas ao
Município, serão priorizados para contratação os veículos que:
• 1º – Possuam previamente instalado o Modulo Embarcado de Monitoramento,
• 2º – Veículos com maior pontuação na vistoria,
• 3º – Em caso de empate técnico, será dado prioridade ao veículo que já tenha contrato prévio,
• 4º – Se persistir o empate, será feito sorteio para decisão da vaga.
Comprometo-me, também, a informar todos os Profissionais Autônomos contratados no corrente mês de março, de forma que tenham ciência das mudanças para o processo de seleção para contratação do mês de abril.

Lagoa Grande, 26 de Março de 2013.

José Sebastião Figueredo
Presidente da COMDEC

Julio Lossio busca recursos no ministério do Turismo




Em Brasília, onde viabiliza recursos para projetos do município, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, teve uma audiência com o ministro do Turismo, Gastão Vieira. O representante do governo Federal mostrou entusiasmo com o desenvolvimento do turismo da cidade sertaneja e se disponibilizou a apoiar ações que possam incrementar o setor, inclusive com eventos do porte do São João. Julio Lossio aproveitou a ocasião para pedir apoio aos equipamentos turísticos de Petrolina.

Assessoria de Comunicação - PMP
01.03.2013

Vice Guilherme Coelho e secretário de Turismo participam de reunião da Comissão de Internacionalização de Petrolina

Pensar e executar ações que estimulem a expansão de Petrolina e suas potencialidades para o mundo. Esta é a proposta da Comissão de Internacionalização de Petrolina, organizado por membros de diversas instituições locais, como a Univasf, IF Sertão, Facape, UPE, cursos de idiomas, entre outros.

Para contribuir com as discussões do grupo, o vice-prefeito Guilherme Coelho participou da reunião ordinária do Comitê no último final de semana, a convite do secretário de Turismo, Iuric Pires, membro da organização.

Entusiasta da proposta de internacionalização da cidade, Guilherme Coelho, que também trabalho com o mercado externo, sabe da importância de se fomentar a troca de conhecimentos com outros países. “Fiz intercâmbio quando eu era estudante e isso me trouxe benefícios essenciais para a minha vida profissional. A gente tem que conquistar e estar no mundo”.

O vice-prefeito ainda defende que é muito importante vender a cidade de Petrolina, sobretudo a sua riqueza humana. “Nós precisamos vender a nossa cidade lá fora. Temos muitos talentos e precisamos mostra-los ao mundo”, argumentou.

Em consonância com Guilherme, o assessor de Relações Internacionais do Instituto Federal de Petrolina e membro da Comissão, Jeziel Júnior da Cruz, acredita que a unidade precisa estimular o intercâmbio e promover a mobilidade internacional.

“Se não avançarmos, vamos ficar parados no caminho. Nós somos o maior polo de exportação da fruticultura irrigada do Brasil. Mas deixamos, por vezes, de exportar a maior riqueza que nós temos, que são as pessoas e seus conhecimentos. Precisamos fomentar isto cada vez mais”, ressaltou o assessor.
Criação de Instituto
Uma das primeiras ações da Comissão é a proposta de criação do INFRI, Instituto de Fomento às Relações Internacionais.

O secretário de Turismo, Iuric Pires, que já teve outras experiências na criação de organismos dessa natureza, explica que a proposta tem o objetivo de formalizar uma pessoa jurídica que seja o instrumento legal para a execução de projetos de internacionalização no município.

“Com o Instituto formalizado, nós teremos a condição de promover convênio e parcerias com outras entidades, como universidades, bancos, empresas, prefeituras, entre outras. Assim vamos conseguir subsídios para os projetos que queremos desenvolver, trazendo resultados concretos”, justificou o secretário de turismo.


Ricardo Alves
Assessoria de Comunicação- PMP
22.03.2013

Secretaria de Infraestrutura intensifica ações de limpeza por toda a cidade


Com o intuito de oferecer mais conforto e qualidade de vida à população de Petrolina, bem como dar uma melhor visibilidade a cidade, a secretaria de Infraestrutura do município, por meio das equipes de manutenção, está realizando serviços de limpeza em diversos espaços.

Na Praça da Matriz, uma das mais antigas e conhecidas da cidade, foi realizado um mutirão de limpeza pública onde foram feitos trabalhos de varrição, capina, dentre outros.

Outro espaço público revitalizado foi o Parque Municipal Josepha Coelho, uma área de 14 hectares que recebe uma média de 400 usuários diariamente, para realização de atividades físicas e lazer. Através do mutirão do projeto Tudo Limpo foram feitas atividades de capina, varrição, roço mecânico, pintura de meio fio e poda.

De acordo com informações do secretário de Infraestrutura de Petrolina, Ricardo Rocha, as equipes também estão atendendo semanalmente a área comercial situada no centro da cidade. “Com um comércio forte localizado no Centro de Petrolina e recebendo todos os dias milhares de pessoas, a limpeza urbana se faz de extrema importância no sentido de propor o verdadeiro visual da cidade que são áreas limpas e bem cuidadas”, afirma o secretário, acrescentando que os trabalhos de manutenção de limpeza permanecerão atendendo todos os bairros.


Alinne Torres
Assessoria de Comunicação- PMP
27.03.2013

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...