terça-feira, 14 de março de 2017

Policiais fazem protestos contra a reforma da Previdência

Manifestações ocorrem nesta quarta-feira. Em Brasília, 
ato será na frente do Congresso Nacional
PF
PFFoto: interne


Os policiais, tanto civis e federais, que fazem parte de entidades ligadas à União dos Policiais do Brasil (UPB), entre elas a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), realizam um protesto nesta quarta-feira (15) contra a proposta de emenda à Constituição que prevê a reforma da previdência. A matéria já tramita no Congresso e o Governo espera que seja aprovada neste primeiro semestre.
A mobilização está prevista para ser realizada em vários Estados do país. No último dia 8 de fevereiro, cerca de 10 mil policiais percorreram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Desta vez, a concentração na Capital Federal será em frente ao Congresso.
De acordo com a direção da UPB, o ato contra a PEC 287/16 é para garantir que não se retire da Constituição Federal o artigo que reconhece a atividade de risco dos profissionais de segurança nos critérios de concessão da aposentadoria.
O objetivo principal é chamar a atenção das autoridades e da sociedade sobre os riscos para a segurança pública em decorrência do envelhecimento da corporação nas ruas.
Pelas novas regras, um policial só pode se aposentar integralmente depois de contribuir por 49 anos, ou seja, já perto dos 70 anos de idade, o que excede a previsão de expectativa de vida da categoria, e inviabiliza o funcionamento operacional dos órgãos de segurança pelo envelhecimento de seus servidores. (Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

Contra a Reforma da Previdência, trabalhadores em educação entram em greve nesta quarta

Paralisação, por tempo indeterminado, acontece em todo o Estado. Trabalhadores também cobram o cumprimento do Piso Salarial Nacional
Resultado de imagem para PARALISAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
Foto: ilustração

Os trabalhadores em educação de Pernambuco vão aderir à greve a partir desta quarta-feira (15). A deflagração será feita durante a Assembleia Unificada, que será realizada, às 9h, na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, na área Central do Recife.
A mobilização dos trabalhadores das redes municipal e estadual se posiciona contra a Reforma da Previdência e pelo cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional. O ato foi convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Ao todo, 19 municípios do Interior e sete da Região Metropolitana do Recife devem aderir à greve. Na rede particular, até o momento, apenas o Colégio Salesiano confirmou adesão ao Dia de Paralisação Nacional Contra a Reforma da Previdência.
No dia 12 de janeiro, o Ministério da Educação reajustou o Piso Salarial Educacional em 7,64 %, que agora é de R$ 2.298,80 e precisa ser cumprido pelo governo do Estado e prefeituras. Já a Reforma da Previdência retira direitos dos trabalhadores, prejudicando em grande escala especificamente as educadoras. De forma unificada, o Sintepe em conjunto com os sindicatos da educação Sinproja, Sinpc, Sinpmol, Sinpremo, Simpere e Sinpro participará da Greve Nacional. (Folhape).

 Blog do BILL NOTICIAS

Cantor gospel Lázaro se apresenta neste domingo em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco


O cantor e compositor evangélico Lázaro Negrume, conhecido popularmente como Irmão Lázaro, se apresentará no próximo domingo (19), na noite de encerramento  do Congresso “ Jovem Adorador” promovido pela Juventude da Igreja Batista Missionária de Cabrobó. É a primeira vez que Lázaro, como cantor gospel, se apresenta em Cabrobó, no Sertão de PE.
O evento que acontece nos dias 18 e 19 de março. Serão dois dias de muito louvor e adoração a Deus. Confira abaixo a programação:
– Sábado dia (18) a partir das 19:30h – Abertura e no domingo dia (19) a partir das 9:30h:  Preletor : Pastor  Elândio.
– Domingo dia (19) – 19h.- Encerramento: Preletor e Cantor: Irmão Lázaro.
O encontro, será no templo da Igreja Batista Missionária, localizada na Rua Prefeito Antonio André Cavalcante, 198,  no centro da cidade. A entrada é gratuita.
Biografia:
Lazaro nasceu na cidade de Salvador em 04/11/66, filho de Waldemar Silva e Nilza Batista Silva, morava no bairro da federação onde é conhecido até hoje por Lazinho, começou sua carreira aos dezoito anos quando comprou seu primeiro violão. Poucos meses depois já estava nos palcos tocando contra-baixo. Passou pela banda Terceiro Mundo, Banda Cão de Raça, tocou nas noites em bares e boates e finalmente passou pela Banda Olodum onde conseguiu emplacar a canção I miss her (melô do pom pom pom), música de grande sucesso. Nas curvas perigosas da vida, Lázaro colidiu com as drogas, e entre os destroços do que restou, a mão de DEUS veio em seu socorro e hoje Lázaro louva ao senhor grato por tão grande misericórdia.
Ele já perdeu a conta de quantos já se converteram a Cristo desde que passou a ministrar País afora junto às multidões. Com mais de 400 mil álbuns prensado e mais de 200 mil DVD´s vendidos (referindo-se apenas a seu mais recente trabalho, Eu Te Amo Tanto) e uma agenda apertadíssima, dado os inúmeros convites que recebe para estar ministrando em igrejas, conferências, congressos, encontros – sem mencionar eventos não necessariamente cristãos promovidos por prefeituras e empresas, em que se reserva um espaço aos evangélicos, quando leva centenas ou milhares a Cristo (em um mais recente, em Manaus, o público chegou a ser de 60 mil pessoas). Com informações do site: http://www.irmaolazaro.com.br/)

Blog do BILL NOTICIAS

Prestação de Contas da Empetur é julgada irregular pelo TCE

Foram encontradas irregularidades na contratação de artistas em cidades do Sertão e Petrolina esta na lista.

Em sessão realizada nesta terça-feira (14), a Primeira Câmara do TCE julgou irregulares as contas da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), referentes ao exercício financeiro de 2009, imputando débito aos responsáveis pela gestão, sendo eles, José Ricardo Diniz, então diretor-presidente, Elmir Leite de Castro, superintendente administrativo-financeiro e Gilberto Jerônimo Pimentel Filho, diretor-presidente e ordenador de despesas no período de 07/12/2009 a 31/12/2009.
O voto do relator, conselheiro substituto Carlos Pimentel, se baseou no resultado de uma auditoria feita pela equipe técnica do Tribunal, que identificou 48 irregularidades na gestão, sendo as mais graves, indícios e evidências de fraudes em licitações; contratação sem o devido processo licitatório;  concessão indevida de gratuidade na locação de espaços e pagamentos por shows inexistentes de artistas e grupos musicais para apresentação nas cidades de São José do Egito, Triunfo, Taquaritinga do Norte, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Goiana, Santa Cruz do Capibaribe e Petrolina.  
De acordo com o voto, a defesa apresentada pelos responsáveis não foi capaz de explicar as falhas apontadas pela auditoria, pois não trouxe qualquer elemento relevante ao processo, configurando-se apenas como alegações genéricas.
Diante dos fatos, o relator do processo TC nº 1002185-1, Carlos Pimentel, em substituição ao conselheiro Marcos Loreto, decidiu pelo julgamento irregular das contas, determinando aos gestores e aos representantes das empresas contratadas irregularmente, a obrigação de restituir aos cofres municipais a quantia de R$ 1.055.681,20, com a devida correção monetária.
O voto teve aprovação unânime na Primeira Câmara. O Ministério Público de Contas foi representado na sessão pela procuradora Maria Nilda da Silva. (TCE).

Gerência Jornalismo (GEJO), 14/03/2017


Blog do BILL NOTICIAS

KENNEDY: FOI LULA QUEM TIROU A TRANSPOSIÇÃO DO PAPEL

Ricardo Stuckert

"A briga pela paternidade da transposição das águas do rio São Francisco acontece porque essa obra tem sido muito bem recebida por populações carentes de regiões que sofrem há séculos com a seca. Todos os políticos querem ser o pai da criança", diz o jornalista Kennedy Alencar; "Essa obra é imaginada desde o império, no século 19. Mas foi o então presidente Lula quem tirou a ideia do papel em 2007, dez anos atrás" (DP).

Blog do BILL NOTICIAS

Lula volta ao Nordeste no dia 19 para rebater Temer


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornará ao Nordeste no próximo dia 19, mais especificamente à cidade de Monteiro, na Paraíba. O objetivo é fazer um contraponto à cerimônia de abertura da Comporta de Campos, que integra o Eixo Leste da Transposição, realizada por Michel Temer na semana passada.
"Foi Lula quem tirou do papel o sonho da Transposição, maior obra hídrica no Nordeste e que teve seu andamento assegurado pela presidenta Dilma Rousseff. Neste momento, em que as águas do Velho Chico chegam a cidades do semiárido de Pernambuco e Paraíba, é preciso fazer justiça aos governos do PT, responsáveis por este sonho de 14 milhões de sertanejos virar realidade", disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). (DP).

Blog do BILL NOTICIAS

Flagrado pelo pai, 'filho pichador' é obrigado a pintar muro de escola

Caso foi na última sexta-feira (10) em Bom Jesus

dos Perdões (SP). Menino de 16 anos foi alvo de 'sermão' do pai dentro da sala de aula.

Após pintar, adolescente desenhou uma árvore no muro da escola ' (Foto: Arquivo Pessoal)
Após pintar, adolescente desenhou uma árvore no muro da escola ' (Foto: Arquivo Pessoal)
Um adolescente de 16 anos, que pichou o muro de uma escola estadual em Bom Jesus dos Perdões (SP), foi alvo de um 'sermão' do pai na frente dos colegas na sala de aula e obrigado por ele a pintar o muro do colégio para reparar o dano. O caso ocorreu na última sexta-feira (10).
O pai diz que agiu por impulso ao ir na escola dar uma 'lição' no filho , mas considera ter sido uma ação necessária depois de ter ficado entristecido com a situação.
"Eu estava passando de carro e vi o apelido dele pichado com uma tinta azul bebê que eu tinha comprado para ele pintar a bicicleta. Eu falei com a minha esposa e ela contou que já sabia [da pichação], que ele tinha admitido a autoria", contou o desenhista industrial Silvio Marcelino, pai do adolescente. A pichação tinha sido feita três meses antes.
Com a confissão do menino, ele foi até a escola Professor Francisco Damante, onde o menino estuda, durante o horário de aula, e pediu ao diretor para entrar na sala.
Assim que entrou, ele pediu licença para a professora, pegou um giz e escreveu o apelido do menino como estava no muro. Depois, perguntou se alguém sabia o que significava.
"Todo mundo disse na hora que era o apelido do meu filho. Eu disse que ele tinha escrito no muro e que isso não poderia acontecer mais e, por isso, ele ia para a casa buscar a lixa e a tinta para pintarmos o muro juntos. Eu nunca tinha falado com ele sobre isso, então não sabia se ele achava normal, mas isso não é uma arte, me doeu muito essa situação", relembrou o pai. 
Para Marcelino, ir colégio falar com os alunos sobre o ato de vandalismo e impor uma 'punição' ao filho teve como motivação a certeza que o jovem nunca mais picharia, além de considerar que promoveu uma conscientização sobre o tema com os demais adolescentes.
Reparo
Depois do sermão, pai e filho voltaram para casa, fizeram a mistura da tinta para ficar parecida com o tom usado no muro da escola e pintaram o local. Quando secou, o menino fez um grafite e desenhou uma árvore no lugar onde antes estava pichado o nome.

"A educação que eu recebi do meu pai, estou passando para o meu filho. Ele é filho único, meu companheiro, não quero que ele vá para um mau caminho. Criamos o filho para o mundo, mas eles têm que ser orientados", analisou o pai. 
O estudante, que não terá o nome divulgado para ser preservado, disse que ficou um pouco constrangido, mas que entendeu a lição do pai. À reportagem ele garantiu que não irá pichar de novo. 
"Quando ele entrou na sala, nunca achei que seria por causa disso. "Ficou uma lição, não vou fazer mais. Agora, só grafite, que é uma arte", finalizou. (G1).

Blog do BILL NOTICIAS

Piratas Somalis sequestram navio-petroleiro na costa da África

PIRATARIA GLOBAL

É o primeiro caso de sequestro nos últimos cinco anos.
Foto: Reprodução/Marinetraffic
Foto: Reprodução/Marinetraffic

Somalis sequestraram um navio-petroleiro na costa da Somália, afirmam autoridades e especialistas em casos de pirataria. Este é o primeiro caso de um grande navio abduzido em uma rota comercial global desde 2012. 

Segundo a agência "Oceanos além da pirataria", o navio Aris 13, reportou na segunda ter sido abordado por dois pequenos esquifes, uma abordagem padrão em casos de pirataria. O navio estava carregando combustível da cidade de Djibouti para a capital da Somália, Mogadishu. A bordo do navio estavam oito tripulantes do Siri-Lanka.

Autoridades somalis disseram que pelo menos uma dúzia de homens abordaram o navio na costa norte da Somália, uma área conhecida por abrigar piratas e membros do braço extremista da Al-Qaeda, o Al Shabaab. 

A pirataria tem sido um dos maiores fatores de risco para o comércio marítimo nos últimos anos, apesar de ter diminuído bastante graças a um esforço global conjunto que tem patrulhado o litoral do país africano que há décadas não possuí um governo legítimo. 
Autoridades europeias afirmam que uma investigação sobre o caso está em curso. (DP).


Blog do BILL NOTICIAS


Motorista perde o controle do veículo e atropela dois pedestres

ACIDENTE


Agente da CTTU deixou claro que não havia 
sinais de embriaguez na condutora
Acidente deixa dois feridos na avenina Cruz Cabugá. Foto: Wagner Oliveira/DP
Acidente deixa dois feridos na avenina Cruz Cabugá. Foto: Wagner Oliveira/DP


No final da manhã desta terça-feira, um acidente nas proximidades do cruzamento da Avenida Norte com Cruz Cabugá deixou duas pessoas feridas. Uma motorista que seguia no sentido subúrbio-cidade invadiu a calçada, atropelando um homem de 40 anos e um idoso de 70. De acordo com o agente da CTTU, Ricardo Vasconcelos, a condutora do veículo estava responsiva e não demonstrou sinais de embriguez.
A motorista e o homem, que sofreram leves ferimentos, foram atendidos no local, porém o idoso foi levado em estado grave para o Hospital da Restauração. As informações até o momento apontam para perda do controle do veículo. Não houve marcas de frenagem na via. (DP).


Blog do BILL NOTICIAS

Lula: Temer está tirando tudo o que o povo tem


Em discurso na noite desta segunda-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a reforma da Previdência da administração de Michel Temer, afirmando que ele e seus aliados "estão tirando tudo o que o povo tem".
"Querem cortar a aposentadoria, enquanto continuam tomando banho de piscina. Corta aposentadoria, corta Prouni, corta Fies, corta dinheiro da saúde, corta financiamento", afirmou Lula, aplaudido pela plateia no 12º Encontro Nacional dos Agricultores Familiares. No evento, Lula convocou os brasileiros a protestar contra a perda de direitos: "Temos que mostrar para eles que nós aprendemos a conquistar coisas e que não queremos voltar atrás. Dia 15 tem manifestação, e nós vamos mostrar a eles".(247).
 Blog do BILL NOTICIAS

TEMER ESVAZIA POLÍTICA PARA MICROEMPRESAS E MATA REFORMA AGRÁRIA


Com mudanças na estrutura do governo federal, como mostra o Diário Oficial desta terça-feira 14 (aqui), o governo Michel Temer esvazia a política para microempresas do País e mata a reforma agrária.
O governo anuncia a transferência da Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresa e a Secretaria-Executiva do Programa Bem Mais Simples, que estavam sob a Secretaria de Governo da Presidência da República, para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Passarão ainda para o MDIC a Secretaria de Aquicultura e Pesca e o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de diversas outras áreas que até então estavam sob o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), como política nacional pesqueira e aquícola; fomento da produção pesqueira e aquícola; organização e manutenção do Registro Geral da Atividade Pesqueira; normatização das atividades de aquicultura e pesca.
Com a mudança do conselho nacional de aquicultura, o governo tem como propósito devolver ao PRB o uso político do seguro defeso, que havia sido saneado pela senadora Kátia Abreu (PMDB-TO).
No caso do Incra, o órgão que conduz a reforma agrária volta para o controle dos latifundiários e do agronegócio, sob o comando do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, um dos fazendeiros mais ricos e poderosos do País. (247).
 Blog do BILL NOTICIAS

Lula chega à Justiça de Brasília para ser ouvido como réu no caso Cerveró

Será a primeira vez que um juiz ouvirá Lula na condição de réu em processo aberto desde o início da Lava Jato
Lula
LulaFoto: Fábio Rodrigues pozzebom/abr

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) chegou por volta das 10h desta terça-feira (14) à Justiça Federal de Brasília para ser ouvido em audiência na 10ª Vara Federal sobre a acusação de que teria tentado impedir o acordo, durante a Operação Lava Jato, de uma delação premiada do ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró.

A Polícia Militar bloqueou uma das ruas de acesso ao local, por temer protestos contra e a favor do ex-presidente. Porém, não houve aglomeração de militantes e nenhum incidente havia sido registrado até as 10h.

Será a primeira vez que um juiz ouvirá Lula na condição de réu em processo aberto desde o início da Lava Jato, em março de 2014. Além desse caso, ele é réu em mais duas ações penais na 10ª vara de Brasília e em outras duas em Curitiba (PR), na vara do juiz federal Sérgio Moro.

Lula prestará depoimento ao juiz federal substituto Ricardo Augusto Soares Leite, que proibiu fotografar ou filmar o réu, tanto na sala de audiências quanto na sala em que a imprensa a acompanhou por dois monitores de vídeo.

Lula será acompanhado na audiência pelo seu advogado, José Roberto Batochio, ex-presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O ex-presidente é acusado de infringir o artigo 2º da lei 12.850/2013 ("promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa"), no parágrafo 1º ("nas mesmas penas incorre quem impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa"). A pena prevista para o crime é de 3 a 8 anos de reclusão, mais multa.

Lula se tornou alvo do processo após ser citado em depoimentos prestados pelo ex-senador Delcídio Amaral (ex-PT-MS) e Cerveró em acordos de delação premiada.

Em abril do ano passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez ao STF (Supremo Tribunal Federal) um aditamento à denúncia original que ele havia apresentado em dezembro de 2015, para incluir na acusação Lula, seu amigo e pecuarista José Carlos Costa Marques Bumlai e o filho do fazendeiro, Maurício Barros Bumlai.

A primeira denúncia fora feita sobre o mesmo assunto, a suposta compra de silêncio de Cerveró, contra Delcídio, o banqueiro André Santos Esteves, o advogado Edson de Siqueira Ribeiro e o assessor de Delcídio, Diogo Ferreira Rodrigues. Com a cassação do mandato de Delcídio, pelo Senado, o processo foi distribuído à Justiça Federal de Brasília, que acolheu a denúncia e deu início à ação penal. (folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

Sargento da PM é assassinado em assalto a ônibus

Ele trocou tiro com criminosos que abordaram um ônibus com estudantes. Dois assaltantes foram feridos e também teriam morrido

Sargento Genival José da Silva, de 34 anos
Sargento Genival José da Silva, de 34 anosFoto: Cortesia/WhatsApp

Um sargento da Polícia Militar foi assassinado durante o assalto a um ônibus com estudantes universitários, por volta das 23h da última segunda-feira (14). O veículo seguia da cidade de Limoeiro para Surubim, no Agreste do Estado. Três homens abordaram o grupo em uma parada para que um estudantes descesse no distrito de Bom Jardim. O sargento Genival José da Silva de 34 anos reagiu e foi atingido por três disparos. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

Outros dois criminosos teriam sido baleados por ele e morrido no local. Também ficaram feridas as estudantes Fernanda Gomes da Silva de 19 anos, baleada na coxa esquerda, e Maria Girlane da Silva de 34 anos, atingida na mão esquerda. As duas foram socorridas no Hospital Regional de Limoeiro e não correm risco de morte. O caso será investigado pela delegacia de Bom Jardim. (folhape).


Blog do BILL NOTICIAS

Quadrilha interestadual de tráfico de drogas é alvo de operação da PF

A “Operação Estufa” visa cumprir 15 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca em apreensão em cidades de Pernambuco, da Paraíba do Rio Grande do Norte e da Bahia
Operação Estufa
Operação EstufaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (14) uma operação contra uma quadrilha interestadual de tráfico de drogas suspeita de atuar em quatro estados do Nordeste. A “Operação Estufa” visa cumprir 15 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca em apreensão em cidades de Pernambuco, da Paraíba do Rio Grande do Norte e da Bahia.

Dos 15 mandados, oito foram cumpridos nesta terça. Foram apreendidos 150kg de maconha, 20kg pasta base de cocaína, quantidades de crack, três pistolas, quatro revólveres, um veículo Jetta, duas carretas de transporte de combustíveis e R$ 8.500,00 em dinheiro.

Segundo a PF, os criminosos adquiriam grandes quantidades de droga diretamente dos produtores, transportando-as em caminhões de frete de cargas lícitas para seus depósitos. A droga era vendida aos distribuidores locais de Pernambuco e de estados próximos.
No Estado, traficantes que dominam os principais pontos de venda na Região Metropolitana do Recife, em especial Município de Paulista, recebiam a droga. Entre eles, alguns são detentos.

As investigações foram iniciadas em novembro de 2016. Desde então, três pessoas foram presas em flagrante, com mais de 2 toneladas de maconha apreendidas e R$ 32 mil em espécie. Também foram presos seis suspeitos de tráfico de drogas e apreendidos seis veículos que seriam utilizados pela quadrilha.
(folhape).

Operação Estufa, da Polícia Federal Operação Estufa, da Polícia Federal  Operação Estufa, da Polícia Federal
  Operação Estufa, da Polícia Federal Operação Estufa, da Polícia Federal Operação Estufa
                                 Presos na Operação Estufa Operação Estufa Operação Estufa



Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...