quinta-feira, 2 de agosto de 2018

PAPA RECEBE AMORIM E SINALIZA INTERESSE E PREOCUPAÇÃO COM O BRASIL

Divulgação

247

O papa Francisco recebeu, nesta manhã, o embaixador Celso Amorim, que foi chanceler do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro da Defesa da presidente deposta Dilma Rousseff. No encontro, as palavras usadas pelo pontífice para se referir à situação brasileira foram 'interesse e preocupação', o que demonstra que ele acompanha de perto a crise política e institucional brasileira. No encontro com Amorim, o papa recebeu o livro 'A Verdade Vencerá', em que Lula narra sua luta contra tribunal de exceção que o persegue no Brasil, e enviou uma benção a Lula.


Antes da audiência de hoje, o papa já havia condenado ataques à democracia feitos pela mídia e pelo Judiciário e também enviado um rosário abençoado a Lula, por meio de Juan Grabois, consultor do Vaticano. A mensagem sobre democracia ocorreu no dia 17 de maio, na Casa Santa Marta, no Vaticano, na sua homilia. Em um trecho intitulado “Intrigar: um método usado também hoje”, o Papa parece ter se dirigido ao Brasil, ao golpe e à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao fazer uma descrição exata da nossa atual situação política. De acordo com transcrição literal do Vatican News, o Papa Francisco disse: “a vida civil, a vida política, quando se quer fazer um golpe de Estado”: “a mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes, e com a calúnia e a difamação essas pessoas ficam manchadas”. Depois chega a justiça, “as condena e, no final, se faz um golpe de Estado”.
No caso do consultor Juan Grabois, o Vaticano também divulgou uma nota, transcrita abaixo:
O advogado argentino Juan Gabrois é Consultor do ex-Pontifício Conselho Justiça e Paz, que passou a fazer parte do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e é o coordenador do encontro mundial dos movimentos sociais em diálogo com o Papa Francisco.
Grabois concedeu uma entrevista (https://youtu.be/A7F-C1Bi5Q0) depois de ter sido impedido de visitar o ex-presidente Lula no Cárcere de Curitiba, onde está detido há mais de dois meses. Grabois definiu inexplicável a rejeição de não ter podido se encontrar com Lula a quem queria levar um Terço abençoado pelo Papa, as palavras do Santo Padre e as suas reflexões com os movimentos sociais e discutir assuntos espirituais com o ex-chefe de Estado.
Grabois disse que está muito preocupado com a situação política no Brasil e em vários países da América Latina. Enfim, disse estar muito triste pela proibição de realizar esta visita, mas que o importante é ter conseguido levar a Lula o Terço.

Asista ao vídeo:



Blog do BILL NOTICIAS

Convenções 2018. Rede oficializa candidatura de Júlio Lóssio ao governo nesta sexta-feira(03)

  (Por: Blog do Magno)

O diretório estadual da Rede Sustentabilidade realiza, na próxima sexta-feira, a partir das 19h, sua convenção. O evento acontecerá no Salão Limoeiro do Recife Praia Hotel, na Avenida Boa Viagem, nº 09, Pina.
Na ocasião, serão oficializadas as candidaturas de Júlio Lóssio para o Governo do Estado e de Antônio Souza e Pastor Jairinho para as vagas no Senado.
Lóssio é ex-prefeito de Petrolina e criador do movimento “Pernambuco Pode Mais”, que tem como foco a cidadania (saúde, educação, segurança, cultura, esporte e lazer), infraestrutura, mobilidade, desenvolvimento econômico com foco nas pessoas e governança.
A Rede fará, no dia seguinte, sua convenção nacional para oficializar a candidatura da ex-senadora Marina Silva à Presidência da República. 

Blog do BILL NOTICIAS

Oficial: Em Pernambuco, Executiva do PT retira Marília da jogada e apoia candidatura de Paulo Câmara

  Vinicius de Santana


A Executiva Nacional do PT decidiu, há pouco, retirar a candidatura da vereadora Marília Arraes (PT) ao governo de Pernambuco, por 17 votos a favor e 8 contra. A decisão ocorreu após o PSB optar pela neutralidade no 1º turno das eleições 2018, em detrimento de apoio a Ciro Gomes (PDT).
O PT irá apoiar o PSB nos estados de Pernambuco, Paraíba, Amapá e Amazonas. A legenda também indicará o senador Humberto Costa para ser candidato à reeleição na chapa de Paulo Câmara.
Em tempo, Marília Arraes e o grupo que defende a candidatura própria do PT no Estado darão uma entrevista coletiva, às 18h, na sede da CUT-PE.

PT justifica apoio ao PSB: “Lula é prioridade”

Nota oficial

Resolução sobre tática eleitoral
O Partido dos Trabalhadores, por meio de resolução do Diretório Nacional de dezembro de 2017, decidiu conferir prioridade absoluta à candidatura do companheiro Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.
A primazia do projeto nacional nas eleições de 2018 foi reiterada em sucessivas resoluções do Diretório Nacional e da Comissão Executiva Nacional, orientando e vinculando a este projeto as alianças nos estados.
Com o objetivo de fortalecer a unidade do campo popular em torno da candidatura Lula, e na perspectiva de construir as condições políticas para que uma aliança progressista governe o país a partir de janeiro de 2019, a direção do PT desenvolveu intenso diálogo com outros partidos, prioritariamente PSB e PCdoB, com os quais temos vínculos históricos.
PSB e PCdoB estão entre os cinco partidos que assinaram conosco, por meio das fundações partidárias, o manifesto programático Unidade para Reconstruir o Brasil. Nestas eleições, já estamos juntos na Bahia, Acre, Ceará e Maranhão, e trabalhando para constituir alianças no maior número possível de estados.
O PT entende que a unidade do campo popular é necessária para superarmos a profunda crise do país, reverter a agenda do golpe e retomar o projeto de desenvolvimento com inclusão, onde o povo e os trabalhadores voltem a ser o centro das ações de governo.
Nessa perspectiva, o PT decide incorporar-se às campanhas em que esses aliados históricos disputam governos estaduais, criando as condições para ampliar nacionalmente o apoio à candidatura Lula.
Diante disso, a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, com base no Artigo 159 do Estatuto do PT e cumprindo as resoluções do Diretório Nacional sobre a candidatura do companheiro Lula à Presidência da República, resolve, como diretriz estabelecida por esta instância:
  1. Apoiar, nos estados do Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco, os candidatos a governador do PSB, assim como já apoiamos a candidatura do PCdoB no Maranhão;
  2. Formalizar este apoio por meio da integração do PT às respectivas coligações majoritárias;
  3. Formalizar o convite ao PROS para integrar a coligação nacional em torno da candidatura Lula.
Brasília, 10 de agosto de 2018
Comissão Executiva Nacional do PT

Blog do BILL NOTICIAS

Convenções 2018. Chapa ‘Pernambuco Vai Mudar’ oficializa nome de Armando como candidato a governador neste sábado(04)

  (Por: Vinicius de Santana)
SENADOR ARMANDO MONTEIRO E PRE CANDIDATO A GOVERNO PELA FRENTE DAS OPOSIÇOES EM PALESTRA NO CONGRESSO DA UVP. | Foto : Leo Caldas

A hora da mudança em Pernambuco está chegando. Neste sábado 4 de agosto, a partir das 9h, no Classic Hall, em Olinda, a frente das oposições “Pernambuco Vai Mudar” realiza convenção para oficializar as candidaturas do senador Armando Monteiro (PTB) a governador e dos deputados federais Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) para o Senado nas eleições do dia 7 de outubro. O evento dá o sinal verde para que os candidatos comecem as atividades oficiais eleitorais. A vaga de vice na coligação deverá ser anunciada até o sábado.
Em torno de Armando, Bruno e Mendonça estão alinhados até o momento 12 partidos: além de PTB, PSDB e DEM, integram a aliança das oposições PSC, PPS, PRB, Podemos, PV, PSL, PRTB, PHS e PSDC.
“Fui convocado pela frente de partidos para liderar um novo tempo em Pernambuco, que resgate a esperança da nossa população e o protagonismo que o nosso Estado sempre teve”, afirmou Armando. “Ouvindo os pernambucanos de todas as regiões, estamos construindo um projeto que gere mais ofertas de empregos, cuide das pessoas, ofereça melhores dos serviços públicos na saúde, segurança pública, educação.”
Cinco ex-governadores estão apoiando a frente liderada por Armando: além de Mendonça, Roberto Magalhães (DEM), Gustavo Krause (DEM), Joaquim Francisco (PSDB) e João Lyra Neto (PSDB). Também reforça a aliança, desde o primeiro momento, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), bem como deputados federais e estaduais e prefeitos das principais cidades de Pernambuco, como Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Petrolina, Salgueiro, Garanhuns, Camaragibe, Ipojuca, Igarassu, Santa Cruz do Capibaribe, São Lourenço da Mata e Araripina, entre outras.
Além da chapa majoritária, serão oficializados como candidatos os postulantes à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.  (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Com candidatura confirmada à Presidência da República pelo PCdoB, Manuela D’ávila terá respaldo de ‘guerreiras’ em Petrolina

  (Por: C.Britto)
Manuela D'Ávila concede entrevista coletiva em Petrolina/Foto: reprodução Facebook


Com sua candidatura à Presidência da República confirmada pelo PCdoB, Manuela D’Ávila terá verdadeiras ‘guerreiras’ em Petrolina para sua campanha.
Uma delas é a professora Socorro Lacerda, que também disputará nas eleições deste ano concorrendo pela legenda a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Considerada uma das principais representantes do movimento feminista na cidade, Socorro espera um engajamento forte das mulheres em torno de Manuela. Esforço, pelo menos, não vai faltar.

Blog do BILL NOTICIAS

Presidente do TSE afirma em processo que Lula está inelegível

Lula é pré-candidato à Presidência da República, mas pode ser barrado pela Lei da Ficha Limpa devido à condenação na segunda instância

    Por: Agência Brasil 
Ministro Luiz Fux
Ministro Luiz FuxFoto: Geraldo Magela/Agência Senado


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, considerou nesta quarta (1º) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está inelegível. A afirmação do ministro consta na decisão na qual ele rejeitou um pedido de um cidadão para barrar a candidatura do ex-presidente antes mesmo do período de registro, que termina em 15 agosto.

Embora tenha rejeitado o pedido do advogado por entender que o profissional não pode contestar o registro de candidatura, Fux reconheceu a inelegibilidade, mas disse que não pode decidir sobre a questão. “Não obstante vislumbrar a inelegibilidade da chapa do requerido, o vício processual apontado impõe a extinção do processo”, decidiu Fux.


Lula é pré-candidato à Presidência da República, mas pode ser barrado pela Lei da Ficha Limpa devido à condenação na segunda instância. No entanto, a inelegibilidade não é automática, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisa analisar o pedido para Lula concorrer. De acordo com o PT, o pedido de registro será feito no dia 15 deste mês, último dia previsto no calendário eleitoral.

Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Ele foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na segunda instância da Justiça Federal, o que o enquadra nos critérios de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa. Ele recorre em instâncias superiores contra a condenação.



Blog do BILL NOTICIAS


ANA mantém defluência mínima diária da barragem de Sobradinho (BA) em 550m³/s até novembro

              Zig Koch / Banco de Imagens ANA
Hidrelétrica de Xingó (AL)


O Diário Oficial da União desta quarta-feira, 1º de agosto, publica a Resolução ANA nº 51/2018, que prorroga a redução temporária da vazão mínima liberada pelos reservatórios de Sobradinho e Xingó no patamar de 550m³/s na média diária e 523m³/s para descargas instantâneas a serem praticadas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF). A medida da Agência Nacional de Águas (ANA) tem vigência até 30 de novembro. O patamar médio de 550m³/s é o menor já praticado nos reservatórios e está vigente desde julho do ano passado com a publicação da Resolução ANA nº 1.291/2017
Cabe à CHESF informar as populações das cidades ribeirinhas do Baixo e Submédio São Francisco sobre as reduções de vazão. As estações de monitoramento de Juazeiro (BA) e de Propriá (SE) continuarão sendo utilizadas respectivamente para controle das defluências dos reservatórios de Sobradinho e de Xingó.  
A redução da defluência mínima leva em consideração as condições hidrológicas e de armazenamento de água na bacia hidrográfica do São Francisco, que vem enfrentando uma seca histórica desde 2012. Neste contexto, a ANA vem autorizando a redução da vazão mínima defluente abaixo de 1.300 m³/s (patamar mínimo adotado em situações de normalidade) tanto em Sobradinho quanto em Xingó desde a Resolução ANA nº 442/2013, quando o limite mínimo de vazão liberada caiu para 1.100m³/s.  
A partir de então, as defluências mínimas desses reservatórios têm sido reduzidas gradativamente, conforme verificada a necessidade de adequação às condições climáticas mais severas e sempre buscando garantir a segurança hídrica na bacia. 
A autorização para a prática de 550 m³/s foi dada pela ANA por intermédio da Resolução ANA n° 1.291, de 17 de julho de 2017, e prorrogada por meio da Resolução n° 1.943, de 6 de novembro de 2017. Este foi o menor patamar médio já adotado em Sobradinho desde sua construção em novembro de 1979. Além da resolução da Agência, o IBAMA expediu à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), em 7 de agosto de 2017, a Autorização Especial nº 12/2017 para executar testes de redução da vazão defluente na hidrelétrica de Xingó (AL/SE) até o limite de 550m³/s. 
Histórico das reduções 
A primeira redução se deu com a Resolução nº 442/2013, que permitiu a redução da defluência mínima para 1.100m³/s em vez dos 1.300m³/s adotados em situação de normalidade hidrológica. Em abril de 2015 a ANA editou a Resolução nº 206/2015, que manteve a prática dos 1.100m³/s, mas permitiu a redução para 1.000m³/s nos períodos de carga leve: dias úteis e sábados de 0h a 7h e durante todo o dia aos domingos e feriados. 
Em 29 de junho daquele ano, a Resolução nº 713/2015 permitiu a redução do patamar mínimo para 900m³/s até dezembro de 2015. A redução para 800m³/s se deu com a publicação da Resolução nº 66/2016, em 28 de janeiro, e este piso foi adotado até 31 de outubro de 2016. O patamar de 700m³/s, foi estabelecido pela Resolução nº 1.283/2016 até março de 2017. 
A partir de março de 2017 a ANA passou a adotar o critério de defluência mínima média diária. Com a Resolução nº 347/2017 a descarga mínima de Sobradinho passou a poder ser realizada instantaneamente a partir de 665m³/s, desde que a média diária fosse de 700m³/s. De abril a julho do ano passado a Resolução nº 742/2017 autorizou a prática acima de 570m³/s com a média diária de 600m³/s. De julho de 2017 em diante, por meio da Resolução nº 1.291/2017, foi autorizada a prática de uma liberação de água acima de 523m³/s, garantindo a média de 550m³/s. Mas este patamar foi efetivamente adotado a partir de outubro após avaliações de impactos na bacia e vem sendo praticado desde então. (Por:/portal/ANA)

Blog do BILL NOTICIAS

STF ANTECIPA JULGAMENTO DE LULA E REFORÇA SEGURANÇA


O STF (Supremo Tribunal Federal) pode julgar o pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até antes do dia 15 de agosto, prazo final para o registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O jogo de cartas marcadas do STF nem foi disfarçado: depois de o relator do pedido, ministro Edson Fachin, liberar o caso para julgamento, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, irá pautar o processo imediatamente. O STF já mandou reforçar a área externa do Tribunal. A intenção clara do núcleo judicial do golpe é esvaziar ao ato de 15 de agosto, marcado para apoiar a candidatura de Lula em Brasília. O caso pode ir a plenário no dia 9, quando ministros do STF tentarão discutir também a questão eleitoral – mesmo que isso não tenha sido pedido pela defesa.
"Na volta das atividades dos ministros, o STF já reforçou a segurança na área externa do tribunal, palco recente de duas manifestações a favor de Lula. Um comunicado interno disparado na intranet dos servidores informou que as entradas e saídas do STF pelo Eixo Monumental “permanecerão interditadas até data a ser informada posteriormente”, o que na prática dificulta o avanço de manifestantes às instalações do tribunal. 
Mais cedo, nesta quarta-feira, Fachin disse ser ideal que a Corte decida ainda em agosto sobre o recurso do petista, condenado e preso da Lava Jato e pré-candidato à Presidência da República. Indagado se recomendaria que o julgamento ocorresse antes do dia 15, o ministro afirmou que “toda celeridade em matéria eleitoral é importante para não deixar dúvida no procedimento”. Cármen compartilha da visão de Fachin, que é importante dar prioridade máxima ao caso."(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Adolescente é executado com tiros na cabeça em Serra Talhada

   (Por:C.Britto)

(Foto: Ilustração)


Em Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, um adolescente foi assassinado na noite de ontem (1º), com pelo menos três tiros na cabeça, segundo informou o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O crime aconteceu dentro de uma quadra poliesportiva, no bairro do Mutirão.
O adolescente era usuário de drogas e tinha passagem pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), conforme informou a mãe do mesmo. A Polícia Civil (PC) vai investigar a autoria e motivação do crime. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) da região.

Blog do BILL NOTICIAS

Paulo Câmara recebe o apoio do PPL

  (Por:Vinicius de Santana)


Durante o anúncio, presidente da legenda, Edna Costa, enalteceu a seriedade e compromisso do gestor socialista com o desenvolvimento de Pernambuco
O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu, no início da tarde desta quarta-feira (01), a confirmação do apoio de mais um partido ao projeto da Frente Popular. Acompanhada de membros da Executiva estadual do PPL, a presidente Edna Costa (PPL) anunciou o apoio do Partido da Pátria Livre à reeleição de Paulo. A dirigente destacou que Pernambuco precisa continuar avançando.
“Nós apoiamos Paulo Câmara porque ele é melhor candidato, o mais preparado. Um bom administrador a gente conhece quando tem crise. O País está mergulhado numa crise e ele conseguiu pagar em dias os funcionários e conseguiu tocar o Estado. Então mostra que ele é a melhor pessoa. O estado de Pernambuco sempre foi o Leão do Norte e ele conseguiu manter esse espírito vivo. É o mais competente e o melhor candidato”, disse Edna Costa, acompanhada dos correligionários Ana Nazareth, Jessé dos Santos, Ivonete de Melo, Mário Rodrigues, Assis Gonzaga e Victor Santana.
Paulo Câmara disse que o PPL é um importante aliado para Frente Popular e destacou a importância da unidade do time para fazer Pernambuco continuar no caminho certo. “Nós já contamos com o PPL em 2014 e esse apoio, mais uma vez, demonstra o reconhecimento por tudo que fizemos em Pernambuco nesses três anos e meio e nos dá mais ânimo para continuar fazendo mais por nosso povo. Pernambuco quer seguir o rumo do desenvolvimento, da verdade. Nosso estado não quer a volta do atraso”, declarou o líder socialista.
Também presente no encontro, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, agradeceu a permanência do PPL no projeto da Frente Popular e convidou os membros do partido aliado para comparecerem à convenção estadual, no próximo domingo, dia 05, no Clube Internacional.

Blog do BILL NOTICIAS

André Ferreira pede a suspensão do cachê de cantor que chamou Jesus de “bicha”

   (Por: Vinicius de Santrana)


O deputado estadual e presidente estadual do PSC, André Ferreira, usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (1º), para anunciar que deu entrada no Ministério Público de Pernambuco em uma ação contra o Governo do Estado para que ele suspenda o pagamento do cachê do artista Johnny Hooker. O parlamentar também solicitou da Fundarpe, além da suspensão do pagamento, “a cópia integral do processo administrativo de contratação do artista”.
Durante a sua apresentação no Festival de Inverno de Garanhuns, citando a polêmica envolvendo a peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, o documento apresentado pelo deputado argumenta que “o cantor agrediu as pessoas e grupos religiosos que se colocaram contra a encenação da peça, com palavras chulas e incitação ao ódio”.
Durante o seu discurso, André condenou o fato de a Secretaria de Cultura ter tentado politizar o tema, ao desferir críticas ao prefeito de Garanhuns. “Fico muito triste quando um secretário tenta levar isso para o lado político. Não é o lado político, senhor Marcelino Granja. O senhor tem que nos respeitar, nós que somos cristãos”, afirmou o parlamentar, acrescentando que se o governador não concorda como que foi apresentando no festival, ele “pecou por omissão”.
Em seu discurso, o deputado considerou uma afronta ao cristão a manifestação do cantor.  “Quando defendemos a nossa fé somos tachados de fundamentalistas, mas quando um artista chama Jesus de “bicha” é arte. Isso é um absurdo.”
Na Representação por Ato de Improbidade Administrativa entregue ao Ministério Público, o deputado lembra que o Governo do Estado “organizou, produziu, coordenou e custeou com recursos públicos, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, a 28ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns”, que teve como tema “Um Viva à Liberdade”.
Entre as atrações contratadas estava a peça teatral O Evangelho Jesus, a Rainha dos Céus, cujo personagem principal é um transexual. Em meio a uma série de liminares ora proibindo, ora autorizando a encenação, o cantor aproveitou o show no palco principal do evento para atacar grupos religiosos, chegando a classificá-los de “fundamentalistas”.
O cantor Johnny Hooker puxou o coro “Hiii, Hiii, Hiii, Jesus é travesti”, para em seguida, afirmar: “Eu estou aqui hoje para dizer que Jesus é travesti, sim! Jesus é transexual, sim! Jesus é bicha, SIM!”.
“A repercussão promovida pelo artista Johnny Hooker, com atos de protesto, custeados com recursos públicos, merecem repreensão, representação, como ainda medidas administrativas e judiciais, para preservar o erário público. Não é tolerável que o povo de Pernambuco pague para ser agredido!!!”, colocou André Ferreira, acrescentando que o artista deveria colocar as suas posições em modo privado, e não em um evento custeado com dinheiro público.
O deputado também cobra do Governo do Estado a apuração a conduta do contratado.
“A instauração de processo administrativo se destina a apurar as condutas do contratado e, ao final, rescindir a respectiva contratação por culpa do contratado pela prática de falta de decoro, incitação ao ódio, perturbação da paz social e agressão à honra e à dignidade de grupos religioso”, afirma André, em sua representação.
O pedido tem base na Lei da Ação Civil Pública, que disciplina, no seu artigo primeiro, que “regem-se pelas disposições desta Lei, sem prejuízo da ação popular, as ações de responsabilidade por danos morais e patrimoniais causados:  (…)  à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos”. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Dia da Sobrecarga da Terra: PE deve perder até 64,9% de terras agricultáveis

A humanidade usou todo o recurso natural disponível para 2018. No Estado, o esgotamento desses elementos da natureza já cobra a conta com a crise hídrica

  Por: Fabio Nóbrega, do Portal FolhaPE
Habitantes da Terra esgotaram em 212 dias os recursos disponíveis para os 365 dias de 2018
Habitantes da Terra esgotaram em 212 dias os recursos disponíveis para os 365 dias de 2018Foto: Divulgação/Global Footprint Network

 Em apenas 212 dias de 2018, os 7,4 bilhões de habitantes do Planeta Terra esgotaram os recursos naturais de comida, água, fibra, solo e madeira disponíveis para os 365 dias do ano. Por esta razão, 1º de agosto é considerado pela ONG Global Footprint Network o Dia da Sobrecarga da Terra, ou seja, a partir desta quarta-feira (1º), a humanidade estará em dívida com a natureza. Em Pernambuco, o esgotamento desses recursos cobra essa conta há vários anos com a crise hídrica.

As mudanças climáticas deverão afetar vários setores nas próximas décadas. Entre os impactos previstos em Pernambuco está a perda de até 64,9% de suas terras agricultáveis - aquelas que são aradas ou cultivadas regularmente - até 2050. O dado é apontado por uma pesquisa de 2009 - última válida - da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O biólogo e diretor-presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), Severino Ribeiro, alertou que são necessárias mudanças imediatas. “Não é mais apenas aquele negócio de ‘a árvore é bonita’ não. Estamos registrando perdas econômicas, desafios de saúde pública atrelados às mudanças climáticas e perdas na agricultura. Ou seja, o momento chegou”, destacou.



Para o biólogo, a sociedade precisa ser conscientizada e formada desde os primeiros anos de vida para que seja esboçado um cenário de melhorias. “Ou começamos a entender que é necessário ter um bom comportamento perante ao meio ambiente ou a persistência da vida humana estará cada vez mais comprometida. Não é ficção científica, é ciência. As pessoas sabem que têm de economizar água, pois estão passando meses em racionamento. A dinâmica de vida começou a ser afetada e a tendência é piorar”, pontua. 



Neste ano, segundo a Global Footprint Network, seriam necessárias 1,7 Terra para garantir todos os recursos usados pelos habitantes do planeta anualmente, de acordo com a média global. O Brasil, que se posiciona como um dos maiores credores ecológicos do planeta - com biocapacidade excedendo a pegada ecológica -, chegou à sobrecarga em 19 de julho


“O que falta é as pessoas se conscientizarem do básico: é preciso consumir menos água e menos plástico, por exemplo. É clichê, mas nem isso é cumprido”, acrescenta o biólogo. “Talvez a conscientização seja o maior desafio para reduzir os impactos do consumo humano no planeta. Precisamos criar grandes processos educacionais e de conscientização em escala e quando falamos disso, estamos falando de uma mudança de paradigmas sociais”. 



O débito com a natureza resulta ainda de medidas como sobrepesca, exploração excessiva de florestas e da emissão de mais dióxido de carbono na atmosfera do que os ecossistemas podem absorver. Este desperdício de recursos naturais varia de acordo com os países. O recorde mundial é do Catar, onde recursos do ano foram esgotados no dia 9 de fevereiro, enquanto o Vietnãalcançará a data apenas em 21 de dezembro.



Em 2017 o overshoot day global aconteceu em 4 de agosto e em 1970 a data era 29 de dezembro. Como não há um planeta B para habitar por enquanto, se fazem necessárias medidas que retardem cada vez mais esta data, como proposto pela campanha#MoveTheDate, promovida pela ONG.

Pernambuco enfrenta crise hídrica há vários anos, o que aponta para o esgotamento dos recursos naturais cada vez mais cedo
Pernambuco enfrenta crise hídrica há vários anos, o que aponta para o esgotamento dos recursos naturais cada vez mais cedo - Crédito: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco 



Blog do BILL NOTICIAS


Bahia prorroga até esta sexta-feira prazo da matrícula em cursos técnicos na rede estadual

  
  (Por:Carlos Britto)
  (Foto: Secom-BA/Divulgação)

Foi prorrogado até esta sexta-feira (3) o período de matrículas para 50 cursos técnicos de nível médio na rede estadual de ensino da Bahia. São ofertadas 17.310 vagas para o segundo semestre letivo, nos Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas da rede, em 115 municípios, incluindo Juazeiro. As aulas irão começar na próxima segunda-feira (6). A lista com a oferta de vagas por unidade de ensino e por município está disponível acessando aqui.
Do total de vagas, 9.335 são para a modalidade subsequente, destinadas a estudantes que concluíram o Ensino Médio e se inscreveram no Processo Seletivo que foi encerrado no último dia 18. As demais vagas são para as seguintes modalidades: Proeja Médio, voltadas para quem concluiu o Ensino Fundamental ou tenha o Ensino Médio Incompleto, com 18 anos completos e simultaneamente ao Ensino Médio, direcionada para o aluno que está matriculado no 2º ano em qualquer escola da rede estadual.
No caso daqueles que se inscreveram no sorteio eletrônico, os classificados conforme o número de vagas devem se dirigir às unidades para as quais foram inscritos e realizar a matrícula (clique aquipara ver lista dos classificados). Nos demais casos, os interessados devem se dirigir às unidades com matrículas abertas, cuja lista está disponível clicando aqui. No ato da matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar; originais e cópias da Carteira de Identidade (RG), do CPF, do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, internet, contrato de aluguel, IPTU ou cartão de crédito) com data recente.
Cursos
Entre os cursos ofertados estão os de técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Gerência em Saúde, Cozinha, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Eletromecânica, Áudio e Vídeo, Dança, Instrumento Musical e Manutenção Automotiva. A oferta dos cursos é contextualizada com os Territórios de Identidade da Bahia.

Blog do BILL NOTICIAS

Marília diz não desistir e aliados já buscam um plano B

Executiva nacional do PT fecha acordo com PSB e retira a pré-candidatura da petista, que promete ir "até às últimas instâncias" para manter seu nome

   Por: Aline Moura - Diario de Pernambuco
Marília diz não desistir e aliados já buscam um plano B
Marlon Diego/Esp.DP

Pré-candidata ao governo do estado, a vereadora Marília Arraes (PT) tomou a decisão de bater de frente com as executivas estadual e nacional do PT até domingo, quando termina o prazo das convenções partidárias. Ontem, a cúpula nacional da legenda aprovou a resolução para retirar sua pré-candidatura em Pernambuco por 17 votos a oito, a executiva estadual acatou essa decisão, porém Marília resistiu às pressões de ambos os lados e rejeitou apoiar o palanque do governador Paulo Câmara (PSB). A petista repetiu um discurso que vem sendo usado pelo próprio ex-presidente Lula, que se nega a abrir mão de concorrer à Presidência da República, mesmo estando preso há mais de 100 dias. Ela prometeu apoiar o recurso movido por aliados contra a tática anunciada pela executiva nacional e ir “até às últimas instâncias”. 

“Marília Arraes não tem o direito de recuar a candidatura e colocar a esperança das pessoas numa mesa como moeda de troca, a preço de banana”, afirmou a pré-candidata, recebendo aplausos da militância presente na coletiva convocada na sede da Central Única dos Trabalhadores. Marília falou à imprensa depois de divulgar um vídeo nas redes sociais e convocar os delegados do PT para marcar presença no encontro estadual previsto para hoje à tarde, às 17h, no Praia Hotel em Boa Viagem. O encontro estadual tem autonomia em relação à executiva nacional. Trezentos delegados vão votar para apoiar a tese de candidatura própria ou aliança estadual com o PSB, defendida pelo senador Humberto Costa. 

A petista negou a hipótese de o ex-presidente Lula ter feito jogo duplo nos últimos meses, apoiando sua candidatura ao governo, para, em seguida, rifá-la em troca de apoio do PSB nacional. Lula sempre adota esse tipo de estratégia, segundo informações de bastidores. O cacique petista incentivou uma disputa velada entre Humberto Costa e João Paulo, no passado, depois estimulou a candidatura de Humberto Costa e Eduardo Campos, em 2006, e, em 2012, deu a bênção para a retirada da candidatura de João da Costa à Prefeitura do Recife. Na época, Humberto Costa concorreu ao governo municipal, no lugar de João da Costa. Para Marília, Lula apoia sua pré-candidatura e não interfere nas decisões partidárias.

“Da parte do presidente Lula, todos os sinais que Lula mandou, os recados antes de ser preso e depois da prisão política que ele está sofrendo (foram positivos à minha candidatura). Ele mandou recado por Rui Falcão (ex-presidente nacional do PT), por João Pedro Stédile (coordenador do MST) e pelo Frei Sérgio Görgen (que acompanha movimentos populares do campo). Então, eu e a sociedade achamos que essas pessoas têm idoneidade suficiente para não saírem de uma visita com Lula e colocando palavras na boca de Lula”.

A petista afirmou, ainda, que o posicionamento da executiva nacional foi contrário à estratégia que havia sido traçada e anunciada pela própria Gleisi Hoffmann em visita a Pernambuco. Na ocasião, a presidente do PT disse que a candidatura de Marília só seria retirada do páreo se o PSB nacional decidisse apoiar oficialmente a campanha de Lula, o que não se concretizou. “Não há condições de subir no palanque com o PSB”, pontuou. Segundo uma liderança presente na coletiva, que pediu reserva, Marília informou sua posição a Gleisi durante a manhã de ontem. Ela recebeu uma ligação de Gleisi, que lhe antecipou a decisão, protestou e disse que não podia aceitar. 

Marília não falou sobre a possibilidade de aliança com outro partido. Mas tem conversado com frequência com o exprefeito de Petrolina Julio Lóssio (Rede) e pré-candidato ao governo também, que era cotado como seu candidato a vice.
 
Base e liderança se rebelam diante da imposição

A base sindical e lideranças políticas que apoiam a pré-candidatura Marília Arraes se rebelaram, ontem, contra a decisão da executiva nacional do PT. Segundo a deputada estadual Teresa Leitão, se o encontro estadual do PT for “desconvocado”, “pode ser caracterizado como um golpe, porque os delegados estão eleitos para definir os rumos da tática eleitoral do estado. Se formos boicotados, vamos denunciar”.

A deputada falou sobre os passos políticos para recorrer da decisão da executiva nacional. “Tem muita gente achando, comemorando que essa decisão é terminativa, mas não é. Depois de recorrer à executiva nacional, ainda tem o diretório nacional. Depois, ainda tem o encontro nacional do PT. E nesta quinta (hoje), temos o encontro do PT de Pernambuco e não pode ser desconvocado”. 

Teresa reforçou que lideranças nacionais e locais do partido recorreram da decisão e Marília recebeu gestos de solidariedade de artistas e líderes de movimentos sociais de todo o país. Um dos trechos do recurso diz que “o resultado concreto das negociações com o PSB resultaram no ‘não apoio’ formal e nacional, e portanto não está dentro do que pode ser considerado dentro dos interesses partidários para vencer as eleições 2018”. 

A executiva estadual do PT negou a possibilidade de o encontro estadual ser desmarcado, mas pediu ponderação aos delegados e à militância. “Registramos, assim, que por razões políticas e estatutárias estamos convocando todos, dirigentes e militantes, a observar e a fazer cumprir a decisão da executiva nacional, mantendo a nossa identidade e a nossa convergência em torno do projeto nacional do PT, da nossa direção e da ampliação do apoio partidário à candidatura vitoriosa de Lula presidente, à sua libertação e à derrota da agenda antinacional, antipovo e fracassada do golpe de 2016”, registrou um dos parágrafos.

Ainda segundo a nota divulgada pela executiva estadual, comandada por Bruno Ribeiro, o encontro está confirmado. 

Já Marília Arraes manteve o convite aos delegados do PT, disse estar confiante na vitória. Indagada se poderia ser candidata a deputada federal, ela respondeu: “Eu não tenho direito de trabalhar com o plano B. Nossa candidatura foi construída com a base”, lembrou. Humberto Costa foi procurado, mas não deu retorno até o fechamento da edição.  (Aline Moura)

Aliados já começam a costurar um possível plano B

Com a decisão do PT de retirar a pré-candidatura ao governo do estado, partidos aliados a Marília Arraes começam a pensar em alternativas. O PROS, por exemplo, pode trilhar até quatro caminhos nas eleições de outubro. 

“Ter uma candidatura própria, aliança com Armando Monteiro (PTB), com Julio Lóssio (Rede) ou, até mesmo, um novo diálogo com a Frente Popular (do governador Paulo Câmara)”, disse o presidente do partido em Pernambuco, deputado federal João Fernando Coutinho. 

“É preciso analisar a situação com muita tranquilidade, paciência e pelo conjunto das propostas que melhor atendam aos pernambucanos”, acrescentou o parlamentar que, até pouco tempo, era do PSB.

Nos bastidores, o PROS também pleiteia a indicação de vice para a chapa de Julio Lóssio, pré-candidato da Rede a governador. 

Integrante da Rede ouvido pelo Diario de Pernambuco afirma que há afinidade ideológica entre as duas legendas e o PROS tem desejo na postulação. A fonte também enfatizou que existe a possibilidade de, dependendo apenas da Rede, o candidato a vice na chapa de Marina Silva à Presidência ser indicado pelo PROS. 

Também questionado sobre o quadro nacional, Coutinho disse que existe uma possibilidade de entendimento com o PT nacional. “As negociações nacionais estão avançadas”, disse João Fernando Coutinho. (Matheus Santos/Esp DP)



Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...