sábado, 12 de outubro de 2013

Eduardo Campos diz que estará na disputa, mesmo com Lula


eduardo-campos-e-lula (1)
Em conversas com interlocutores políticos, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) foi enfático ao afirmar que agora sua candidatura presidencial não tem mais volta. E que estará na disputa mesmo que o ex-presidente Lula decida ser candidato no lugar da presidente Dilma Rousseff. Essa garantia foi feita, inclusive, para a ex-senadora Marina Silva.
Campos foi questionado por vários políticos nos últimos dias que temiam que ele retirasse a sua candidatura se Lula entrasse no jogo. Nessas conversas, o governador de Pernambuco disse que já assumiu muitos compromissos e que a aliança com Marina Silva impede qualquer mudança de estratégia.
O posicionamento interno de Campos foi fundamental para sufocar o clima de insegurança entre interlocutores do socialista. Isso porque muitos parlamentares do PT retomaram o movimento “Volta, Lula” nos últimos dias. E como principal argumento, passaram a dizer que a candidatura de Lula retirava Campos do jogo eleitoral.(Blog do Camarotti)

Blog do Bill Art´s

Prefeitura de Petrolina realiza reintegração de posse no Antônio Cassimiro, Ouro Preto e Jardim Petrópolis


reitegraçao de posse - 1
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã, realizou na manhã desta sexta-feira (11) uma operação de reintegração de posse de áreas públicas situadas nos bairros Antônio Cassimiro, Ouro Preto e Jardim Petrópolis. O objetivo da ação foi impedir que particulares utilizem bens públicos para o seu próprio benefício.
“As áreas públicas devem ser utilizadas por todos e não por particulares. Sendo assim, ações como estas tendem a favorecer toda a população, já que são nesses espaços que podemos construir equipamentos como praças, áreas verdes, unidades de saúdes e educacionais”, frisou o secretário Jenivaldo dos Santos.
reitegraçao de posse - 2
A operação de reintegração de posse de áreas públicas está amparada no poder de polícia administrativo e de auto executoriedade dos atos administrativos do poder municipal. “O município de Petrolina corre o risco de deixar de receber recursos, que podem ser investidos em obras, caso as áreas públicas continuem sendo ocupadas irregularmente. Por isso, nós estamos atentos e orientamos que a população não pratique este tipo de ação”, orientou Santos.

Blog do Bill Art´s

Mais de 2 mil candidatos eleitos recebiam Bolsa Família


bolsa-familia-recife-20061018-original
Responsável pela gestão do programa Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social identificou durante levantamento realizado em fevereiro deste ano 2.168 políticos eleitos em 2012 que integravam o cadastro de beneficiários da iniciativa federal. Segundo a assessoria do ministério, todos os políticos flagrados – a maioria deles vereadores – tiveram os benefícios bloqueados no mesmo mês.
A identificação dos detentores de cargos eletivos que integravam o programa, informou a assessoria da pasta, foi realizada com o cruzamento de dados da folha de pagamentos do Bolsa Família com a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministério assinou, em 2009, um convênio para acessar os dados da corte eleitoral.
Ainda de acordo com o ministério, a verificação ocorreu em fevereiro para tentar identificar se havia prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no ano passado integrando o cadastro da iniciativa de transferência de renda.
O decreto federal que regulamentou o programa, de 2004, determina o desligamento imediato do Bolsa Família de políticos eleitos para cargos remunerados, de todas as esferas da administração pública. Apesar de admitir ter depositado os benefícios do mês de janeiro, o ministério não informou se algum dos prefeitos e vereadores chegou a sacar a bolsa depois de já ter assumido o cargo.
A pasta, entretanto, afirmou que os bloqueios das contas suspeitas ocorreram antes de 15 de fevereiro, data em que começaram a ser liberados os benefícios daquele mês. Com isso, é possível que políticos eleitos tenham sacado o dinheiro depositado na Caixa Econômica Federal mesmo após a posse no Executivo e no Legislativo – a posse dos prefeitos se deu em 1º de janeiro e a dos vereadores, em 1º de fevereiro.
Segundo as regras do programa, têm direito a solicitar o benefício as famílias sem filhos menores de idade com renda per capita de até R$ 70. No caso das famílias que possuam crianças e adolescentes, o teto de renda per capita sobe para R$ 140.
Conforme a assessoria do Desenvolvimento Social, o primeiro cruzamento de dados da área técnica do ministério havia identificado 2.272 pessoas suspeitas de estarem em situação irregular. Por uma medida preventiva, todos eles tiveram seus benefícios bloqueados em fevereiro.
Na sequência, o governo federal enviou um questionário aos municípios nos quais os beneficiários estavam cadastrados para aprofundar a investigação. Cada prefeitura teve de enviar ao ministério detalhes sobre a situação dos políticos sob suspeita.
Após obter as respostas, a pasta do Desenvolvimento Social concluiu que 2.168 beneficiários realmente haviam sido eleitos na eleição municipal. Outras 104 pessoas tiveram suas contas desbloqueadas e voltaram a receber a bolsa do governo.

Blog do Bill Art´s

Carlinhos, ex-vice-prefeito de Bezerros, fortalece PTB




Filiação Dr. Carlinhos (2)
Dentre as importantes filiações que o PTB de Pernambuco contabiliza para fortalecer a sua chapa proporcional em 2014 está a do ex-vice-prefeito de Bezerros, Carlos Francisco da Silva, o Dr. Carlinhos. Fisioterapeuta com especialização em Saúde Pública, Carlinhos foi vice-prefeito do município entre 2009 e 2012, na gestão de Bete de Dael, e candidato a deputado estadual em 2010, quando obteve 9.547 votos. Carlinhos estava no PCdoB e ingressa no partido dirigido pelo senador Armando Monteiro para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Blog do Bill Art´s

Mosquitos transgênicos invadem o céu de Juazeiro


No começo da noite de uma quinta-feira de setembro, a rodoviária de Juazeiro era o retrato da desolação. No saguão mal iluminado, funcionavam um box cuja especialidade é caldo de carne, uma lanchonete de balcão comprido, ornado por salgados, biscoitos e batata chips, e um único guichê – com perturbadoras nuvens de mosquitos sobre as cabeças de quem aguardava para comprar passagens para pequenas cidades ou capitais nordestinas.
Assentada à beira do rio São Francisco, na divisa entre Pernambuco e Bahia, Juazeiro já foi uma cidade cortada por córregos, afluentes de um dos maiores rios do País. Hoje, tem mais de 200 mil habitantes, compõe o maior aglomerado urbano do semiárido nordestino ao lado de Petrolina – com a qual soma meio milhão de pessoas – e é infestada por muriçocas. Os cursos de água que drenavam pequenas nascentes viraram esgotos a céu aberto, extensos criadouros do inseto, tradicionalmente combatidos com inseticida e raquete elétrica, ou janelas fechadas com ar condicionado para os mais endinheirados.
Mas os moradores de Juazeiro não espantam só muriçocas nesse início de primavera. A cidade é o centro de testes de uma nova técnica científica que utiliza Aedes aegypti transgênicos para combater a dengue, doença transmitida pela espécie. Desenvolvido pela empresa britânica de biotecnologia Oxitec, o método consiste basicamente na inserção de um gene letal nos mosquitos machos que, liberados em grande quantidade no meio ambiente, copulam com as fêmeas selvagens e geram uma cria programada para morrer. Assim, se o experimento funcionar, a morte prematura das larvas reduz progressivamente a população de mosquitos dessa espécie.
A técnica é a mais nova arma para combater uma doença que não só resiste como avança sobre os métodos até então empregados em seu controle. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que possam haver de 50 a 100 milhões de casos de dengue por ano no mundo. No Brasil, a doença é endêmica, com epidemias anuais em várias cidades, principalmente nas grandes capitais. Em 2012, somente entre os dias 1º de janeiro e 16 de fevereiro, foram registrados mais de 70 mil casos no País. Em 2013, no mesmo período, o número praticamente triplicou, passou para 204 mil casos. Este ano, até agora, 400 pessoas já morreram de dengue no Brasil.
Em Juazeiro, o método de patente britânica é testado pela organização social Moscamed, que reproduz e libera ao ar livre os mosquitos transgênicos desde 2011. Na biofábrica montada no município e que tem capacidade para produzir até 4 milhões de mosquitos por semana, toda cadeia produtiva do inseto transgênico é realizada – exceção feita à modificação genética propriamente dita, executada nos laboratórios da Oxitec, em Oxford. Larvas transgênicas foram importadas pela Moscamed e passaram a ser reproduzidas nos laboratórios da instituição.
Os testes desde o início são financiados pela Secretaria da Saúde da Bahia – com o apoio institucional da secretaria de Juazeiro – e no último mês de julho se estenderam ao município de Jacobina, na extremidade norte da Chapada Diamantina. Na cidade serrana de aproximadamente 80 mil habitantes, a Moscamed põe à prova a capacidade da técnica de “suprimir” (a palavra usada pelos cientistas para exterminar toda a população de mosquitos) o Aedes aegypti em toda uma cidade, já que em Juazeiro a estratégia se mostrou eficaz, mas limitada por enquanto a dois bairros.
“Os resultados de 2011 e 2012 mostraram que [a técnica] realmente funcionava bem. E a convite e financiados pelo Governo do Estado da Bahia resolvemos avançar e irmos pra Jacobina. Agora não mais como piloto, mas fazendo um teste pra realmente eliminar a população [de mosquitos]”, fala Aldo Malavasi, professor aposentado do Departamento de Genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e atual presidente da Moscamed. A USP também integra o projeto.
Malavasi trabalha na região desde 2006, quando a Moscamed foi criada para combater uma praga agrícola, a mosca-das-frutas, com técnica parecida – a Técnica do Inseto Estéril. A lógica é a mesma: produzir insetos estéreis para copular com as fêmeas selvagens e assim reduzir gradativamente essa população. A diferença está na forma como estes insetos são esterilizados. Ao invés de modificação genética, radiação.
A TIE é usada largamente desde a década de 1970, principalmente em espécies consideradas ameaças à agricultura. O problema é que até agora a tecnologia não se adequava a mosquitos como o Aedes aegypti, que não resistiam de forma satisfatória à radiação. A reportagem é da Agência Pública.

Blog do Bill Art´s

Bebês são trocados em maternidade e mães descobrem quase dois meses depois


Onze mulheres deram à luz na Maternidade São José, em Goiânia-GO, no dia 16 de agosto. Devido à negligência do hospital, duas dessas mães deixaram o local com as crianças erradas. Os bebês, trocados na sala de parto, foram entregues aos pais biológicos somente nesta semana, quase dois meses depois do parto.
As filhas de Eucivânia Angélica e Alessandra Fernandez nasceram praticamente no mesmo horário e dividiram o mesmo quarto. Uma das enfermeiras que acompanhava as mulheres viu na hora de colocar a pulseira no braço das crianças, que ambas possuíam o nome de apenas uma mãe. Sem imaginar a confusão que poderia causar, nomeou, aletoriamente, uma delas com o nome da outra mãe que estava no quarto e trocou os bebês.
Segundo a delegada Renata Vieira, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, o caso só foi descoberto porque o avô de uma das crianças solicitou exame de DNA. Com medo do seu filho não ser pai do bebê, ele obrigou Eucivânia a realizar o teste. Quando o resultado saiu, veio a surpresa. Nem o pai, nem a mãe, foram considerados pais biológicos. O teste foi repetido por três vezes e em todas deu negativo. Desesperada, a mãe procurou o hospital, mas não recebeu nenhuma informação do que poderia ter acontecido. Eucivânia, então, decidiu acionar a polícia.
“Quando nos procurou, na última semana, Eucivânia disse lembrar-se de ter sido chamada por outro nome no hospital”, explica a delegada. Com base no horário do parto, eles chegaram ao nome de Alessandra Fernandez, que realizou exame de DNA – pago pelo hospital -, e só então descobriu não ser mãe do bebê que estava com ela havia dois meses. O encontro entre as duas mulheres aconteceu nesta quando puderam, finalmente, segurar as próprias filhas: Ana Clara e Ana Vitória.
Questionada pela reportagem se este não seria um caso de negligência, a delegada explicou que o hospital pode responder apenas por danos morais e que as famílias de Eucivânia e Alessandra devem abrir um processo. “O crime de substituição de recém-nascidos é doloso, ou seja, não houve intenção de prejudicar as mães, apesar de tudo”, afirma. A enfermeira envolvida na troca também poderá ser processada, mas somente na esfera civil. As informações são do Estado de Minas.

Blog do Bill Art´s

Concurso da Univasf em Petrolina seleciona professores efetivos


Concurso-Nacional-para-professores-em-2013
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, está com 17 vagas abertas para o cargo de professor efetivo. Os interessados nas oportunidades podem se inscrever até o dia 21 de outubro, preenchendo um formulário através do site da instituição e pagando uma taxa que varia de R$ 112 a R$ 180, de acordo com a vaga escolhida.
As vagas abertas são para as classes assistente A e adjunto A, com salários de R$ 5.466,55 e R$ 8.049,77, respectivamente. Os candidatos podem se inscrever para os colegiados de administração, arqueologia e preservação patrimonial, ciências sociais, ciências da natureza, educação física, enfermagem, engenharia agronômica, engenharia civil, engenharia de computação, engenharia elétrica, engenharia de produção e para a Pró-Reitoria de Ensino (Proen).
O regime de trabalho é de 40 horas semanais e exige dedicação exclusiva. O concurso será composto por prova escrita, prova de aptidão didática, prova de defesa de memorial e prova de títulos. A prova escrita está prevista para o dia 5 de novembro de 2013, das 9h às 13h, nos campi Petrolina ou Juazeiro.

Blog do Bill Art´s

Homem põe cadeado no jeans da namorada para evitar traição


por

cadeado (2)
Um homem de 40 anos obrigou a namorada, de 25 anos, a usar um cadeado na calça jeans a fim de que ela não pudesse traí-lo, de acordo com reportagem da CNN. A mulher procurou autoridades de Veracruz (México) depois de sentir dores por não poder ir ao banheiro. O mexicano desconfiado foi preso, mas logo depois liberado, pois a namorada não quis prestar queixa.
No dia seguinte, entretanto, ele voltou à delegacia e assinou um documento se comprometendo a não usar novamente o cadeado para garantir a castidade da amada. Segundo Araceli Gonzalez, ativista dos direitos das mulheres em Veracruz, a mulher é vítima do ciúme doentio do namorado há 12 anos. As informações são de O Globo.

Blog do Bill Art´s

Guilherme Coelho se movimenta na justiça para assegurar seus direitos políticos



guilherme  coelho
O vice-prefeito Guilherme Coelho (PSDB) entrou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo desvinculação da ação de cassação e multa contra o prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB). A defesa do tucano alega que ele não pode ser responsabilizado pelos “supostos” delitos eleitorais que estão sendo ajuizados contra o prefeito à época, já que seu nome não estava posto como candidato e o vice-prefeito era Domingos Sávio (PSDB).
Em entrevista concedida ao programa Nossa Voz, nesta quinta-feira (10), o vice-prefeito destacou que o pedido é legítimo e visa garantir a sua elegibilidade. Apesar da ação “preventiva”, Guilherme destacou que confia na justiça e que o prefeito Julio Lossio deve sair vitorioso do processo de cassação.

Blog do Bill Art´s

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...