terça-feira, 7 de agosto de 2018

Campanha em Juazeiro busca ajuda para filhos de dona de casa que morreu após esperar sete anos por cirurgia

   (Por: Carlos Britto)
Josilene dos Santos foi diagnosticada com uma doença cardíaca. (Foto: Reprodução TV São Francisco)


Uma campanha em Juazeiro (BA) busca ajudar sete pessoas da mesma família que perderam a mãe recentemente. Josilene dos Santos, que aguardava por uma cirurgia cardíaca há sete anos, morreu no último dia 2 de agosto.
Os filhos da dona de casa – três homens e quatro mulheres – têm entre 8 e 18 anos. Todos moravam com ela, em uma casa bem simples, no Bairro Codevasf. Eles também são órfãos de pai.
Os filhos de Josilene estão precisando de alimentos, roupas, sapatos, sandálias, materiais de higiene e uso pessoal e materiais de limpeza. Pra quem for fazer doação de calçados, os números dos meninos são 41/42, 33/34 e 37/38; os das meninas, 37/38 e 39/40. Organizadores da campanha também buscam doações para ampliar o imóvel.
Quem quiser ajudá-los, basta entrar em contato através dos telefones (74) 9 9969-6854/9 9984-4008/98844-7130 ou ir na Igreja Santa Luzia, na entrada do Bairro Lomanto Júnior. A igreja fica aberta de segunda a quinta-feira (das 19h30 às 20h30) e aos sábados e domingos (das 14h às 20h). Caso a igreja esteja fechada, as doações podem ser entregues na Rua 2, número 58.

Blog do BILL NOTICIAS

MILITANTES EM GREVE DE FOME PEDEM AUDIÊNCIA COM OS MINISTROS DO STF

GUSTAVO BEZERA

Os sete militantes em greve de fome pela liberdade do ex-presidente Lula protocolaram no Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira 7 um pedido de audiência com cada ministro da Corte. Eles cobram a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, para que sejam pautadas as ADCs sobre a questão da prisão após condenação em segunda instância. 
"A greve de fome é um ato extremo, mas que historicamente tem sido uma ferramenta de luta, usada em momentos muito críticos", lembrou o deputado Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara. Parlamentares do PT também estiveram no ato, onde os grevistas foram impedidos de entrar no prédio do Supremo.
O deputado federal Enio Verri (PT-PR) criticou a atitude dos agentes de segurança do STF, lembrando que ao mesmo tempo foi liberada a entrada "de pessoas usando terno e gravata". "Isso é uma contradição, quer dizer que quem é pobre e está lutando pelos direitos do país não pode ter acesso ao STF. Isso mostra que o Estado brasileiro funciona só para os grandes", criticou. "O Supremo é um aparelho da classe dominante", afirmou ainda.
A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffamnn, destacou a "situação esdrúxula", em que até "os parlamentares são proibidos de entrar no Supremo". "A situação é o retrato da crise institucional. Quem é o poder institucional que pode mediar uma crise como essa? Infelizmente nós não temos", declarou.
"Lula está preso e liderando as pesquisas. Isso é um sintoma. As autoridades do país têm que ler o que está acontecendo. Como é que o povo está há tanto tempo resistindo e apoiando o Lula? Isso é um sinal", declarou Gleisi.
Assista à transmissão que trouxe várias declarações de parlamentares do PT e integrantes de movimentos sociais:(247)



Blog do BILL NOTICIAS

‘Boa noite cinderela’

Mecânico é roubado e jogado em rio após ser dopado por garota de programa que                                                                conheceu na web


Carro da vítima foi encontrado queimado em Tatuí (SP). Casal foi preso e vai responder por tentativa de latrocínio, incêndio e fraude de provas.
Carro da vítima foi encontrado queimado em Tatuí (SP). Casal foi preso e vai responder por tentativa de latrocínio, incêndio e fraude de provas.
(G1 Globo)
Um casal foi preso em Tatuí (SP) suspeito de aplicar o golpe “boa noite, Cinderela” em um homem, de 44 anos, na madrugada de domingo (5). A vítima, um mecânico, contou à policia que foi jogada no Rio Sorocaba, em Iperó, de uma altura de aproximadamente cinco metros, e conseguiu sair sem ferimentos.
Conforme o relato feito à polícia, o mecânico saiu de Cesário Lange (SP) para se encontrar com a garota de programa, que conheceu pelo Facebook. A cidade fica a cerca de 20 quilômetros de distância de Tatuí.
O homem relatou aos policiais militares que no fim da noite, enquanto dirigia para deixar a garota em casa, passou mal e desmaiou. Depois disso, só lembra que acordou no porta-malas do próprio carro.
“Pelas informações dele, a mulher induziu a tomar um suco e ele comentou que começou a passar mal, sonolência e perdeu a consciência quando foi abordado pelo rapaz que estaria junto com a mulher”, informou o sargento Ivan Leandro Moraes.
A vítima também relatou à polícia que foi jogada de uma ponte no Rio Sorocaba, caiu direto na água e conseguiu nadar até a margem. Em seguida, pediu socorro em um hotel próximo ao local.
Com as informações passadas por ele, a Polícia Militar foi até a casa da mulher, na Vila Angélica, em Tatuí, e encontrou os documentos pessoais da vítima na bolsa dela.

De acordo com a polícia, também foi apreendida uma garrafa de suco com remédios que teria sido usada para dopar a vítima, além de acessórios do carro dele. O veículo da vítima foi queimado na Vila Astória, em Tatuí, e o marido da suspeita estava por perto. O casal foi preso em flagrante e levado à delegacia da cidade.
O casal foi preso em flagrante e levado à delegacia da cidade. Os dois vão responder pelos crimes de tentativa de latrocínio, incêndio e fraude de provas.
Os suspeitos passaram por audiência de custódia nesta segunda-feira (6) e ficaram presos por tentativa de latrocínio. Eles foram encaminhados para cadeias da região de Itapetininga, onde ficarão à disposição da Justiça.

Blog do BILL NOTICIAS

PT VAI À JUSTIÇA PARA LULA ESTAR NO DEBATE DA BAND


O PT anuncia que "vai usar todos os meios legais para garantir a presença de Lula no debate da TV Bandeirantes", que será realizado na próxima quinta-feira 9. "Caso a justiça não assegure este direito ao candidato, o partido requer que a transmissora mantenha uma cadeira vazia representando sua ausência forçada ao debate", diz comunicado publicado no site do ex-presidente Lula.
"O princípio da igualdade de condições na disputa eleitoral garante que o ex-presidente Lula, como candidato, tenha os mesmos direitos que os seus adversários", reforça a legenda. O texto lembra que "não seria a primeira vez que um espaço destinado a Lula em debates seria deixado vago", citando episódios em que outros candidatos até faziam perguntas a Lula, mesmo com sua ausência. Leia a íntegra:
PT QUER LULA NO DEBATE DA BAND

O princípio da igualdade de condições na disputa eleitoral garante que o ex-presidente Lula, como candidato, tenha os mesmos direitos que os seus adversários, inclusive na participação em debates e entrevistas. Assim, o Partido dos Trabalhadores (PT) vai usar todos os meios legais para garantir a presença de Lula no debate da TV Bandeirantes, a ser realizado no próximo dia 09/08. Caso a justiça não assegure este direito ao candidato, o partido requer que a transmissora mantenha uma cadeira vazia representando sua ausência forçada ao debate.

Não seria a primeira vez que um espaço destinado a Lula em debates seria deixado vago. Em 2006, a Rede Globo não apenas manteve o púlpito destinado ao então candidato à reeleição, mesmo com sua ausência, mas também permitiu que os outros candidatos fizessem perguntas a ele em todos os blocos do programa. A Band também várias vezes usou lugares vazios para indicar quando um candidato não comparece ao debate.
Ao contrário do que noticiou a grande imprensa, o agravo judicial para que Lula participe do debate da Band não foi rejeitado pela justiça. A juíza Bianca Arenhart, que despachou nesta segunda-feira (6/8) sobre o assunto, não julgou o mérito da matéria: por considerar se tratar de novo pedido em nova condição (a de Lula como candidato oficial), a juíza não emitiu parecer sobre o mérito da matéria e remeteu o pedido de volta à primeira instância. O PT vai recorrer dessa decisão.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

MANUELA: “QUEM VAI TIRAR TEMER DO JABURU SOU EU”

Ricardo Stuckert

"Quem vai tirar Temer do Jaburu sou eu", afirmou nesta terça-feira (7) a deputada estadual pelo Rio Grande do Sul Manuela D'Ávila (PCdoB). "A unidade é a única forma de vencermos a eleição, juntos somos mais fortes", acrescentou, durante coletiva de imprensa em São Paulo, concedida junto com Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, com Lula na cabeça de chapa.
Haddad será registrado como candidato a vice-presidente de Lula no dia 15 de agosto pelo PT. Em caso de impugnação da candidatura Lula pela Justiça Eleitoral, Manuela será a vice de Haddad.
Após destacar o papel do vice, Manuela pediu para as pessoas verem o exemplo de José Alencar, que foi vice nos dois mandatos do ex-presidente Lula. "Eu serei alguém como sou hoje, do povo, vou auxiliar o presidente, eu jamais faria qualquer traição ao presidente", assegurou. "O exemplo do último vice é que é péssimo: traiu a presidente para depois trair o Brasil", disparou, em referência a Michel Temer.
A deputada ressaltou que a sua coligação não quer desavenças com o presidenciável Ciro Gomes (PDT). "O nosso compromisso é com o diálogo. Não quero pegar votos de Ciro, mas dos indecisos", disse. "Da minha parte e de Haddad, não existirá agressão ao Ciro", acrescentou.
Manuela voltou a criticar o machismo na política. "Quando a vice de Alckmin é indicada, isso é motivo de festa, quando eu sou indicada a vice, sou vítima de machismo. Isso é medo de mulher na vice- presidência", disse, citando o caso da senadora Ana Amélia.
A parlamentar disse ainda que "o desenvolvimento do Brasil será nossa prioridade".
Na coletiva, o ex-prefeito afirmou que "não existe projeto pessoal". "Precisamos resgatar o Brasil. O Brasil quer voltar a sorrir", disse. "Estou seguindo o exemplo da Manu, eu sou candidato em defesa da unidade", acrescentou.
Questionado sobre a falta de apelo em sua candidatura, Haddad respondeu: "Tem um montão de candidato sem sal por aí, vá perguntar para eles".
Haddad, que também é coordenador do programa de governo de Lula, aproveitou para defender a democratização da comunicação. "Queremos mais vozes se manifestando e mais liberdade de expressão. Sempre tem uma família dona de um meio de comunicação importante, só existe uma opinião no Brasil", avaliou. "Queremos radicalizar a democracia".
Convergindo sua posição com a de Haddad, Manuela disse que "pensar comunicação é pensar em diversas reformas".(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Escolas Técnicas abrem inscrição para processo seletivo

Estão sendo oferecidas mais de 4 mil vagas. As provas acontecem nos dias 23 e 24 deste mês

     (Por: diariodepernambuco)
Imagem: Paulo Paiva/DP
Imagem: Paulo Paiva/DP


O processo de seleção para ingresso nas 28 escolas técnicas de Pernambuco podem ser feitos até o dia 21 deste mês. As inscrições para preencher as 4.185 vagas foram abertas pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) de Pernambuco. O candidato pode preencher documentação pelo site. Mas é preciso, comprovar a conclusão do ensino médio. As provas acontecerão nos dias 23 e 24 de agosto, dependendo da escolha do candidato na hora da inscrição.  

Os candidatos aprovados terão que fazer matrícula entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro na secretaria da escola escolhida no momento da inscrição. A documentação exigida será o histórico escolar original (Ficha 18), carteira de identidade, certidão de nascimento, CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência com CEP e ficha de matrícula fornecida pela secretaria da escola técnica preenchida.

Entre os cursos oferecidos estão administração, agroecologia, agropecuária, análises clínicas, comércio, comércio exterior, comunicação visual, desenvolvimento de sistemas, edificações, eletrotécnica, enfermagem, eventos, logística, meio ambiente, química, redes de computadores e segurança do trabalho. Os cursos duram três anos, em horário integral, das 7h30 às 17h.

As Escolas Técnicas Estaduais onde são ofertados os cursos são as de Araripina, Bezerros, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carnaíba, Carpina, Escada, Gravatá, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Lajedo; Limoeiro,  Palmares, Paulista (Janga), Recife (Etepam, na Encruzilhada, Eteasd, em Santo Amaro, ETE Caxangá, ETE Cícero Dias e ETE Macaxeira), São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia,  São Bento do Una, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim e Timbaúba. Outras informações podem ser obtidas por meio dos contatos: (81) 3183.9825 ou 3183.9832.


Blog do BILL NOTICIAS

Tiririca se lança à reeleição e diz que vai disputar Presidência em 2022


(Uol Notícias)
O deputado federal Tiririca (PR-SP) voltou atrás da aposentadoria política, anunciou que será candidato à reeleição à Câmara dos Deputados e que, daqui a quatro anos, quer disputar a Presidência da República. A declaração foi dada em convenção nacional do PR neste sábado (4) em Brasília.
Segundo ele, além de se tentar reeleger, terá como objetivo ser o deputado federal com a maior quantidade de votos na história do país. Assim, disse, conseguirá mais força para chegar ao Planalto.
“Tenho recebido muito apoio. Eu tinha falado que tinha desistido da política e o povo fala comigo: ‘cara, não desiste não. Você está fazendo um trabalho tão bacana, tão legal’. Aí, volto atrás. Estou declarando para todos vocês que vou me candidatar”, afirmou.

Alckmin abraça o deputado Tiririca na convenção do PR

“E não quero só isso. Quero ser o número um no país. Na história do país sou o terceiro mais bem votado. Quero ser o primeiro. Quero passar o Enéas”, complementou.
“Se Deus quiser, daqui a quatro anos eu vou meter as caras [para ser presidente]. Você vai ver! Se eleito for, vou fazer um mandato fantástico, eu já tenho esses dois mandatos aí. To empolgado pra caramba”, falou sobre os planos de ser presidente.
Questionado se acredita ser uma contradição ter anunciado a aposentadoria e agora almejar até o Planalto, Tiririca disse que não, pois, ao se separar da primeira mulher, disse que nunca mais se casaria novamente, mas está casado pela segunda vez há 21 anos.
“A gente fala coisas na hora do impulso. Eu não tiro nada do que falei. Realmente precisa melhorar muito. Apresentar projetos, essas coisas, para aprovar”, declarou.
Indagado se Alckmin pode fazê-lo ganhar ou perder votos, o comediante respondeu que espera receber votos pelo apoio, “por [Alckmin] ter um trabalho maravilhoso”.
Antes de virar político, Francisco Everardo Oliveira Silva – seu nome de batismo – era conhecido por suas roupas coloridas e piadas em programas de televisão. Na campanha à Câmara em 2010, usou como slogan “Tiririca, pior que tá, não fica!”
Na época, ele chegou a ser acusado de ser analfabeto. A legislação brasileira determina que pessoas nessa condição não podem concorrer a cargos públicos. O caso foi parar no STF (Supremo Tribunal Federal), que conclui que ele é alfabetizado.
Em 6 de dezembro de 2017, Tiririca fez o primeiro e então último discurso na tribuna da Câmara anunciando que deixaria a vida política após 2018 por estar “decepcionado” com as condutas dos colegas.


Blog do BILL NOTICIAS

O discurso e os votos



Da coluna de Marisa Gibson, hoje no DIARIO:
Cinco candidatos ao governo do estado vão tentar convencer o eleitor que Pernambuco necessita de um novo governador e também de uma gestão diferente. Com a retirada do páreo da vereadora Marília Arraes (PT), que simbolizava a renovação, o novo da sucessão passou a ser a candidatura do ex-deputado federal petista Maurício Rands (Pros), cuja chapa foi fechada nos minutos finais do prazo das convenções, após o PDT romper com Paulo Câmara (PSB).
Junto com o Avante, foi formada a frente Pernambuco que Você Quer, que se insurge contra as duas grandes estruturas existentes no estado – a Frente Popular, que trabalha para reeleger Paulo Câmara (PSB) e a que pretende levar o senador Armando Monteiro (PTB) ao Palácio das Princesas, Pernambuco Vai Mudar.
Os demais candidatos, Danielle Portela (PSol), Julio Lossio (Rede) e Simone Fontana (PSTU) têm também suas próprias cartilhas e investem igualmente na mudança só que de uma forma mais radical. Bem, o slogan Pernambuco que Você Quer do grupo Pros/PDT/Avante, está subindo os degraus da neutralidade diante da frente de Armando que prega a mudança radical e a de Paulo, que defende a continuidade. Pois é, qual é o Pernambuco que voce quer?
Isso significa segundo turno à vista: ou o novo grupo está confiante de que irá para a disputa final e já trabalha o apoio de Paulo ou de Armando ou não passará para o segundo turno e já sabe de qual lado ficará.Encabeçando a chapa, Maurício Rands assegura que passará para o segundo turno. A conferir.

Blog do BILL NOTICIAS

PF conclui inquérito sobre queda de avião de Eduardo Campos. Delegado descarta sabotagem


G1/PE
A Polícia Federal (PF) apresentou, hoje, a conclusão do inquérito do acidente aéreo que matou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, em agosto de 2014, para as famílias de cinco das sete vítimas da queda do jato.
O encontro realizado no Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes/Gilberto Freyre, na Zona Sul da cidade, foi fechado à imprensa. Procurada, a corporação afirmou que não vai se pronunciar até que todas as famílias das vítimas tenham acesso ao resultado da investigação.
O delegado Rubens Maleiner – responsável pela investigação de acidentes aéreos como o que ocorreu com o ministro Teori Zavascki – esteve à frente das investigações. Em nome das famílias de Eduardo Campos, dos assessores Carlos Augusto Leal Filho e Pedro Valadares, do fotógrafo Alexandre Severo e do cinegrafista Marcelo Lyra, o engenheiro João Campos, filho do ex-governador de Pernambuco, mencionou algumas das informações passadas pelo delegado na apresentação do inquérito.
Segundo João, foram apresentadas quatro hipóteses para explicar o que pode ter ocorrido no momento do acidente. “O delegado fala em possível colisão ou desvio de um objeto, desorientação espacial dos pilotos e de falha mecânica no compensador ou no profundor, peças que ficam na cauda do avião. Dessas hipóteses, não há nenhuma prevalecente, ou seja, pode ter sido somente uma ou uma combinação de várias”, afirma.
Ainda de acordo com o filho do ex-governador, o delegado descarta a hipótese de sabotagem na aeronave. “Cabe agora a cada família olhar os autos do inquérito e, com muita serenidade, entender o que pode ser feito para evitar que outros acidentes como esse aconteçam”, diz.
Irmão de Eduardo, o advogado Antônio Campos também participou da reunião e conta que a hipótese principal é a de falha mecânica. “A mais provável é a falha no compensador do profundor, mas, como familiar de Eduardo, pretendo aprofundar esses detalhes e saber se essa falha técnica pode ter sido previamente preparada, o que não foi apontado aqui”, afirma.
A previsão da PF é de que, amanhã, o inquérito seja apresentado às famílias do piloto da aeronave, Marcos Martins, e do copiloto do jato, Geraldo Magela Barbosa da Cunha, em São Paulo. Apenas após esse encontro, a Polícia Federal deve se pronunciar oficialmente. O inquérito também deve ser remetido ao Ministério Público.


Blog do BILL NOTICIAS

Juíza nega pedido para Lula participar de debate na TV

Resultado de imagem para Juíza nega pedido para Lula participar de debate na TV

A juíza Bianca Arenhart, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, negou hoje (6) pedido feito pelo PT para autorizar a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no debate que será realizado quinta-feira (9), na TV Bandeirantes, com candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro.
Lula está preso desde 7 de abril, na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, em função de sua condenação a 12 anos de prisão na ação penal do caso do tríplex do Guarujá (SP). Para o PT, como pré-candidato, Lula tem direito de participar do debate.
Ao analisar o caso, a juíza decidiu rejeitar o pedido por razões processuais e entendeu que o PT não tem legitimidade para fazer o pedido em nome do ex-presidente.
“De fato, nos termos da Lei de Execução Penal, cabe ao próprio executado, por meio de sua defesa constituída ou, na sua falta, à Defensoria Pública da União, pleitear benefícios ao preso”, decidiu a magistrada.
De acordo com o partido, o pedido de registro de candidatura do ex-presidente deve ser protocolado no dia 15 de agosto, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).(Agência Brasil)

Blog do BILL NOTICIAS

No fascismo de Mourão, desprezo absoluto pelo Brasil e pelos brasileiros

ANPr | Reuters

Convém prestar atenção à ideologia colonizada que estrutura o pensamento do general Hamilton Mourão, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro após diversas recusas.
Trata-se de um pensamento particularmente nocivo por parte de um cidadão que, em companhia do concorrente que hoje figura em segundo lugar nas pesquisas,  pretende assumir o posto número 2 da República nas eleições, adquirindo uma influencia equivalente na condução dos assuntos do Estado brasileiro.  
Na primeira aparição pública após ter sido anunciado como candidato a vice, Mourão tentou explicar a origem das mazelas brasileiras a partir da cultura do país.
Disse: “há uma dificuldade em transformar o potencial estratégico do Brasil em poder. Ainda existe o famoso ‘complexo de vira-lata’ aqui no nosso país. Temos que superar isso. Há uma herança cultural, muita  gente gosta de privilégio. Essa herança do privilégio é uma herança ibérica. Temos uma certa indolência, vinda da cultura indígena. Eu sou indígena, meu pai é amazonense. E a malandragem (...) é oriunda do africano".
As ideias de Mourão, que confirmam afirmações expostas em pronunciamentos anteriores, alimentam uma postura postura geral de submissão voluntária às grandes potências e entrega passiva de nossas riquezas, decisão especialmente estranha para um cidadão que fez carreira nas Forças Armadas -- que justificam a própria existência a partir da  defesa da soberania nacional. (Na mesma palestra, ele deixou claro que poderia aceitar uma possível privatização da Petrobras, já admitida por Bolsonaro em entrevistas anteriores).
Não há dúvida que a visão de mundo e a história das ideias de determinado país fazem parte do presente de cada povo. A noção "vira-lata" é uma criação de Nelson Rodrigues e tem sua utilidade como crítica à estreiteza de horizontes de boa parte de nossos homens públicos e mesmo de parte da população. O esforço para explicar a miséria social e o atraso econômicos dos países que se encontram na periferia do sistema capitalista a partir de categorias culturais é muito mais do que isso, porém.
Sabemos que a cultura é parte das estratégias de dominação construídas pelos países imperialistas no final do século XIX e se  reproduz até hoje a partir de formulações mais ou menos sofisticadas, conforme o ambiente.  
O exercício é conhecido. Para esconder o papel da expansão imperialista na submissão de povos e países a seus interesses e vontades, o que se  procura é responsabilizar os próprios povos dominados por suas dores e misérias.
Numa visão indispensável sobre a importância das ideias e valores em circulação no sistema de dominação mundial, o pensador Edward Said (1935-2003) demonstra que nas sociedades coloniais o controle social se faz cotidianamente através da cultura -- reservando-se a violência das ditaduras, golpes de Estado e guerras de conquista e preservação para situações extremas e de risco imediato. Said recorda um ponto essencial.
Ao contrário do que ocorria em outros momentos da evolução humana, os impérios de nossa época não são operações de "pilhagem", de roubo de um país pelo outro, mas investimentos de longo curso,  "iniciativas sistemáticas, com um reinvestimento constante". Essa situação  exigem "uma ideia de colaboração, de sacrifício, de redenção" por parte dos dominados. A base dessa visão de mundo consiste em  convencer os povos submetidos de que a dominação imperial  "não está lá" para beneficiar os colonizadores, mas "em prol dos nativos". Para Said, "muito mais importante do que a força, que era administrada de forma seleta, foi a ideia inculcada na cabeça dos colonizados que seu destino era ser dominado" pelas potências ocidentais. Falando sobre a Índia, na qual uma força tarefa de 100 000 britânicos manteve uma população de milhões de pessoas sob controle durante 300 anos, Said recorda uma reforma educacional imposta pela Inglaterra "com o objetivo de ensinar a superioridade da cultura  inglesa sobre a indiana".
Neste início do século XXI, não há dúvida de que a  suposta "indolência" do indígena e a "malandragem" do africano são criações ideológicas tão evidentes que Mourão poderia ser acionado por racismo, tamanha carga de preconceito envolvidos nessas formulações, servindo tanto para justificar um passado de escravidão como para rejeitar qualquer política necessária de reparação.
Ao identificar-se com o povo que classifica como "indolente" o companheiro de chapa de Bolsonaro apenas demonstra que fez um dos exercícios típicos de indivíduos e povos dominados: interiorizou um preconceito alheio, fruto de séculos de dominando e extermínio, preferindo a enxergar o mundo com os olhos de quem massacrou seu próprio povo.
Ao dizer que "a herança do privilégio é uma herança ibérica", Mourão retoma o costume de maldizer a herança colonial portuguesa, hábito favorito dos impérios de primeira linha quando puderam se dedicar a pilhagem de Lisboa e suas antigas possessões.
Difícil deixar de reconhecer que essa visão depreciativa do Brasil e do brasileiro está na origem do aspecto mais escandaloso de uma preferência partilhado entre o general, vice, e o capitão, titular da chapa. Apenas um desprezo sem limites pelo país e seu povo explicam o que não tem faz sentido numa visão ética das sociedades e do lugar dos homens e mulheres no mundo: dar estatura de "herói" ao general Carlos Alberto Ustra, o mais notório comandante da tortura no país. 
Aqui se encontra a síntese das ideias e valores de Hamilton Mourão, candidato a vice numa chapa em segundo lugar nas pesquisas de opinião. Sem respeito pelo povo, glorifica-se aquele que massacra, tortura e mata.(247)
Alguma dúvida?


Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Araripina inicia campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

  Por: Vinicius de Santana


Iniciou nessa segunda-feira (06), em Araripina, a campanha de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil. Até o dia 31 de agosto, crianças de 1 a menores de 5 anos de idade devem ser levadas ao Centro de Saúde e às UBS’s para tomar a vacina. O dia D da campanha é no dia 18 deste mês.
O Ministério da Saúde esclarece que quem já foi vacinado não precisa se preocupar, pois a imunização não possui prazo de validade.  Quem não sabe se tomou a vacina deve aplicá-la, visto que não há prejuízo para a saúde do indivíduo caso ele receba uma nova dose. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

GLOBO DIVULGA FAKE NEWS SOBRE REVISÃO DE INELEGIBILIDADE DE LULA


Diário do Centro do Mundo - As reportagens e os comentaristas da Globo e Globonews têm divulgado a informação falsa de que, ao entrarem com medida cautelar no Supremo Tribunal Federal pela liberdade de Lula, os advogados do ex-presidente pretendiam também suspender a inelegibilidade decorrente da condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4a. Região.
Este pedido não aparece na petição inicial e, por diversas vezes, a defesa divulgou nota para negar que tenha feito este pleito. Quem divulgou a patranha foi o ministro Edson Fachin, no despacho em que remeteu a decisão para o plenário do Supremo Tribunal Federal. Ao que parece, está em curso mais uma manobra para antecipar a decisão sobre inelegibilidade de Lula.


Blog do BILL NOTICIAS

Casal morre na mesma UTI em SP após 50 anos juntos

Em menos de um hora o casal morreu na mesma UTI do hospital
   Por: Folhapress 
Casal de idosos estava juntos há cinco décadas
Casal de idosos estava juntos há cinco décadasFoto: Divulgação

Não se sabe exatamente como Wilson e Inês se conheceram. Ambos trabalhavam na região paulistana da Rua Augusta, nos Jardins. Alguns relatos dão conta de que utilizavam o mesmo ponto de ônibus. Para outros, o jovem ourives fazia parte do grupo de rapazes que estava sempre às portas do salão de cabeleireiro para paquerar as moças que trabalhavam ali, como ela. Fato é que conviviam naquele pedaço. Wilson era um rapaz vaidoso e andava bem arrumado, na moda da época. Calças boca de sino, camisa aberta, mocassim, bigode e costeletas. Fazia questão de andar perfumado e bem penteado. Levou para a vida o hábito de ter pentes à mão, como aquele redondo de encaixe nos dedos e outro de dois lados -um fino e um grosso.

Inês, uma "baixinha bonita", diz o irmão Eduardo, interrompeu os estudos na pré-adolescência para ajudar a família, indo trabalhar na olaria de tijolos do pai. Aos 18, foi trabalhar na matriz do Jacques Janine na Augusta, onde desenvolveu o gosto pela cultura francesa - era apaixonada pela música de Charles Aznavour. Emocionou-se recentemente, ao enfim assistir um show do ídolo. 
Casaram-se no início dos anos 1970. Inês gostava de cuidar dos outros. Às vezes até demais: um de seus bordões ao ligar para um dos três filhos que tiveram era "aonde você está e o que está fazendo?", assim, sem nem dar oi. Wilson era um passarinheiro. A casa da família era uma profusão de gaiolas e assobios, que se mesclavam aos sinos de vento que ela tinha. Ele desenhava e produzia joias. Trabalhou na H.Stern e sempre presenteou as mulheres da família com suas obras. No último dia 24, após meio século juntos, ambos estavam internados na mesma UTI. Ela, por problemas respiratórios decorrentes das décadas de cigarro. Ele, em função de uma série de complicações ocasionadas por causa da encefalopatia hepática pelo abuso da bebida. Cada um tinha o seu vício, afinal.

Os médicos avisaram que os órgãos de Inês estavam parando de funcionar. Cercada pela família, ela se foi, aos 69. Enquanto os parentes rezavam por ela, novo aviso médico. Ao lado, o coração de Wilson, 72, passarinhava. Morreram em um intervalo menor do que uma hora. "Você não vai ficar aqui sozinho", ela provavelmente teria dito. O casal deixou os três filhos, Wilson Júnior, Andreia e Gabriela, seis netos e um bisneto. Inês deixou ainda a mãe e dois irmãos. Wilson, uma irmã.



Blog do BILL NOTICIAS

Comunidade do R-4, no perímetro Maria Tereza, ganha sua primeira creche

  (Por:C.Britto)
Creche do R-4 receberá crianças dos seis meses aos três anos de idade. (Foto: Jonas Santos/Divulgação)


A comunidade do R-4, no perímetro Maria Tereza, zona rural de Petrolina, ganhou sua primeira creche. A inauguração aconteceu na noite de ontem (6) e foi feita pelo prefeito Miguel Coelho. A solenidade contou com a presença de moradores da comunidade.
Com capacidade para receber cerca de 60 crianças dos seis meses aos três anos de idade, a creche vai funcionar já nesta semana em tempo integral. A estrutura contará com professores nas quatro salas das turmas do maternal I e II; e berçário I e II. Além desses cômodos, o centro de ensino conta com brinquedoteca, sala administrativa, cozinha e refeitório.
Essa creche tem grande valor para as famílias que moram aqui. Antes, os moradores tinham que pagar a alguém para tomar conta das crianças no horário do trabalho, agora além de ter um lugar seguro para deixar os filhos, esse espaço permitirá já os primeiros contatos pedagógicos, antecipando a formação dessas crianças”, destacou o prefeito Miguel Coelho.

Blog do BILL NOTICIAS

HADDAD: O GOLPE DEU ERRADO, NOSSO PROJETO VOLTARÁ E PDT ESTARÁ CONOSCO NO 2º TURNO


Fernando Haddad (PT) concedeu na manhã desta terça a primeira entrevista coletiva na condição candidato a vice-presidente provisório na chapa de Lula (PT) e foi taxativo: "o golpe deu errado". Ele disse aos jornalistas representantes da mídia indepentente que uma das prioridades do novo governo do PT é reverter as ações contra o povo promovidas por Temer. O colunista Paulo Moreira Leite participou, representando o Brasil 247.
“Estão vendendo o país e cortando direitos sociais, políticos e civis do cidadão. A Constituição de 1988 está em jogo. Estamos vendo a criminalização dos movimentos sociais e o fim dos direitos trabalhistas”, disse o ex-prefeito de São Paulo. Para Haddad, não haverá tempo esperar por uma nova Constituinte para reverter os danos causados ao país, por conta da morosidade do processo de convocação.
Haddad também falou sobre o apoio de Lula no Nordeste. "O Nordeste tá fechado com Lula", conforme indicam as pequisas, o que explica o apoio Lula tem recebido por parte dos governadores do Nordeste, incluindo nomes que apoiaram o golpe contra Dilma Rousseff, como o pernambucano Paulo Câmara (PSB) e o alagoano Renan Filho (MDB). “Até quem cometeu o equívoco de tomar esta trilha (do Golpe), que alguns imaginaram que seria bom para o país, não vê outro caminho além de apoiar Lula. Acho que já há um mea culpa envergonhado sobre o que fizeram e eu não vejo condições de um político do Nordeste não apoiar Lula”, disse Haddad. “É natural que quem estivesse em outro campo reconheça o erro e apoie Lula, é inevitável que façam isso”.
Ele também falou sobre a Globo. Comentou a cena constrangedora de Miriam Leitão rebatendo, gaguejante, na medida em que frases eram "sopradas" do ponto eletrônico, as afirmações de Jair Bolsonaro em entrevista à GloboNews sobre o apoio da emissora ao golpe de 1964 (aqui). Ela registrou o pedido de desculpas do grupo em 2013, num editorial no jornal O Globo: "Nós vamos esperar mais 49 anos para que eles se desculpem pelo golpe? Nós não temos 49 anos para esperar outro pedido de desculpas da Globo".
Haddad minimizou as críticas agressivas de Ciro Gomes ao PT e a Lula e assegurou: "no segundo turno, o PDT vai estar conosco". E acrescentou: "Sempre dissemos que vamos construir a unidade possível no primeiro turno e a unidade para a vitória no segundo turno, unidas contra o projeto do sistema."(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Sem homologação, Lula insiste para ter recurso julgado na 2ª Turma do STF

A defesa explica que, como Fachin ainda não homologou a desistência do outro pedido, 'por cautela', os advogados resolveram recorrer da decisão de Moraes

   Por: Agência Estado
A Segunda Turma é composta por Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello, além de Fachin. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A Segunda Turma é composta por Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello, além de Fachin. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil


A defesa do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recorreu, nessa segunda-feira (6/8), da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou em junho um pedido de liberdade do petista, que também requeria que seu recurso, do qual desistiu nesta segunda, fosse analisado pela Segunda Turma da Corte, e não pelo plenário, como decidiu o ministro Edson Fachin. A defesa explica que, como Fachin ainda não homologou a desistência do outro pedido, "por cautela", os advogados resolveram recorrer da decisão de Moraes.

Assim, se Fachin decidir não aceitar a solicitação de desistência, a defesa de Lula insiste para que seu pedido de suspensão da condenação seja julgado pela Segunda Turma, composta por Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello, além de Fachin.

Em junho, nesse mesmo processo, Moraes também negou o pedido da defesa para que o processo que caiu para sua relatoria fosse dirigido a algum membro da Segunda Turma, exceto a Fachin. Os defensores do petista pedem que, caso Fachin não homologue a desistência do outro processo, Moraes reconsidere sua decisão para que o pedido seja redistribuído. 

Os advogados solicitam que, se Moraes não reconsiderar a decisão e seu pedido de desistência não for homologado, que o recurso seja levado ao colegiado competente para que, preliminarmente a ação seja distribuída à Segunda Turma (com exceção de Fachin), e que o mérito seja provido, ou seja, que seja "reconhecida" a competência da turma para julgar a petição em que Lula pede a suspensão da condenação e sua liberdade. A defesa também pede que seja suspensa a execução da pena do ex-presidente.

Desistência
Na segunda, a defesa de Lula desistiu do processo que discutiria seu pedido de liberdade e possivelmente sua condição para disputar a presidência da República. Lula foi lançado como candidato do PT. Fachin ainda não decidiu sobre a homologação da desistência.

O movimento da defesa de Lula foi feito após sinalizações de ministros da Corte, e do próprio relator, de que era importante dar celeridade ao caso. Com a desistência, os advogados colocam em prática a estratégia de evitar que a Suprema Corte discuta sobre a questão de inelegibilidade antes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o registro de candidatura é feito.

Na petição, a defesa de Lula afirma que nunca procurou, neste processo, debater sobre o aspecto eleitoral, apenas sobre a execução da pena do petista, condenado em segunda instância. 

Lula teve a pena confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), situação que enquadra o ex-presidente na Lei da Ficha Limpa.



Blog do BILL NOTICIAS

Pastora evangélica é assassinada pelo ex da namorada no Recife

O autor do crime é apontado pela polícia como José Luiz da Silva, de 37 anos, ex-namorado da companheira da pastora

  Por: Fabio Nóbrega, do Portal FolhaPE, com informações de Geraldo Moreira e Gabriella Castello       Buarque
Pastora Josefa Maria foi morta com três tiros na cabeça
Pastora Josefa Maria foi morta com três tiros na cabeçaFoto: Reprodução


A pastora evangélica Josefa Maria da Silva, de 43 anos, foi morta com três tiros na cabeça na noite da segunda-feira (6), no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, o principal suspeito do homicídio é o microempresário José Luiz da Silva, de 37 anos, ex-companheiro da namorada da religiosa, que está grávida. 

Josefa, que era pastora na Igreja Missionária Rompendo em Fé, tinha saído de um culto com a namorada e, após dar carona a um amigo até um bairro próximo, foi surpreendida por José Luiz, que saiu de outro veículo e disparou várias vezes contra a mulher, de acordo com a Polícia Civil. O crime aconteceu por volta das 21h na rua Presidente Kennedy. A pastora morreu no local e o corpo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML).
Ainda segundo a Polícia Civil, José Luiz ameaçava o casal por não aceitar o fim do relacionamento com a ex. O suspeito foi encontrado por agentes do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) em sua residência na madrugada da terça-feira (7). Ele foi levado para prestar depoimentos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, onde foi preso em flagrante delito. 

A delegada do DHPP Ana Luiza Mendonça explica que o microempresário foi autuado em flagrante por homicídio duplamente qualificado. "Ele foi autuado por homicídio com motivação fútil e impossibilidade de defesa da vítima. Em nenhum momento ele confessou a autoria do crime, alegando que não teria motivação", disse a delegada. "A ex-companheira é testemunha ocular do crime e inclusive reconheceu José Luiz como aquele que atirou na pastora e chegou a reconhecer as roupas da vítima", completou Ana Luiza. José Luiz foi encaminhado à audiência de custódia no fórum da Joana Bezerra, na área central do Recife. Ele saiu do DHPP sem falar com a imprensa.

De acordo com familiares da pastora, ela não mantinha relacionamento amoroso com a jovem, mas sim eram amigas. Uma parente de Josefa, que não quis se identificar, informou que José Luiz seria casado e amante da grávida. "Ela a ajudava em termos religiosos devido à situação que a mesma passava com o companheiro", afirmou a familiar. "Ela agiu de boa vontade em defesa da mesma e pagou com a vida", completou.

A lojista Érica Guedes, de 30 anos, frequentava a igreja e relata que Josefa se separou há cerca de um mês do marido e se mudou para João Pessoa, capital da Paraíba. "Ela se mudou, mas não deixou de frequentar a igreja. Todo fim de semana ela voltava [ao Recife] para cumprir os compromissos com a igreja", disse. "Ela tinha uma filha e duas netinhas. Fica o legado de uma mulher guerreira, uma mulher que se doou para a obra de Deus e não media esforços para quem pedia ajuda", lamentou.

O ex-marido de Josefa ajuda os familiares nos trâmites do velório e do enterro, segundo o genro da pastora, Marcos Paulo, de 32 anos. De acordo com ele, a religiosa foi buscar o dinheiro da pensão da filha na casa do ex-marido. "Ela foi buscar o dinheiro da pensão à tarde e eles ficaram conversando. Depois ela foi para a igreja". O corpo de Josefa foi liberado do IML por volta das 11h30.

O microempresário José Luiz da Silva, de 37 anos, é o principal suspeito do crimeO microempresário José Luiz da Silva, de 37 anos, é o principal suspeito do crime - Crédito: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...