sexta-feira, 13 de abril de 2018

CÂNCER DE MAMA. UM GOLPE NA AUTOESTIMA DA MULHER

Saúde 247 em parceria com Lé Fígaro
 (photo: )

Para aquelas que enfrentam esta provação, trata-se também de rever sua vida afetiva e sexual assim como o erotismo de seus corpos. O câncer, sobretudo o de mama, é uma doença que afeta a feminilidade



Por Pascale Senk - Le Figaro Santé

«Depois do terror do diagnóstico – quando gritei interiormente: “quero ficar no mundo dos vivos!” - senti muitas vezes que eu queria também permanecer uma mulher por completo e que teria que lutar para isso », diz Véronique, 53 anos de idade, operada há quatro anos. Esta batalha que começa com o anúncio da doença parece chegar ao seu auge no momento da mastectomia.
«Uma amputação», de acordo com Suzanne, 48 anos de idade, a qual ela foi submetida há dois anos. «No entanto, minha mãe e minha tia, elas próprias vítimas do câncer, me mostraram o que era », diz ela. «Depois de 4h30 de cirurgia reconstrutiva – eles cortaram dentro do meu músculo dorsal para isso – quando acordei foi um grande colapso”. Hoje, minha reconstrução não está concluída. Minha mama ainda não me agrada, eu ainda não a assumi. Vejo a assimetria. Mas francamente, com a retrospectiva, acho que isso não foi  o pior!»


Stéphanie Honoré, uma ex-paciente que liderou por dois anos uma oficina de escrita no Hospital Saint-Louis – rede de mama - confirma: «Perdi minha mama aos 33 anos de idade e pensei que era o máximo dos danos. Mas a perda dos meus cabelos que eu tinha tão compridos e espessos representou uma devastação maior», diz ela. «E no nosso grupo de mulheres, percebi que durante o percurso de cada uma delas - cirurgia, ablação ou não, radioterapia, quimioterapia, etc. – e qualquer que seja a fase em que se está, o câncer de mama toca nossa feminilidade em cheio».
Uma experiência que a levou a coordenar um caderno de exercícios original, ao mesmo tempo lúdico e profundo, Mieux vivre avec le cancer du sein (Viver melhor com o câncer de mama) (Editora ESF), projetado com uma dezena de pacientes, para ajudar aquelas que deverão seguir este percurso. Ela também criou o site http://www.lavieaprescancer.com
Um roubo
Andrée Lehmann, uma psicanalista que trabalhou durante vinte anos em oncologia, especialmente no Instituto Gustave-Roussy de Villejuif, acaba de publicar suas observações. Na obra L'Atteinte du corps(O alcance do corpo) (Editora Erès), ela observou que, apesar dos imensos avanços terapêuticos, o câncer de mama continua sendo um assalto. «As doenças graves não afetam somente o corpo », ela disse. «Os equilíbrios psíquicos também são afetados. De acordo com a história pessoal de cada uma, as repercussões do câncer de mama na feminilidade serão diferentes. Muitas vezes, elas irão resultar em mudanças psíquicas impactantes.»


Pois as perturbações não estão relacionadas apenas à mama. Calvas, magras, com náuseas, exaustas durante e depois da quimioterapia, algumas não se reconhecem mais. Em seguida, os tratamentos hormonais não são sempre bem suportados: ganho de peso, dores articulares, fadiga e mal-estar. Mas eles são prescritos por cinco anos. «Jovens senhoras se encontram na menopausa antes que suas mães estejam », acrescenta Andrée Lehmann. «Psicologicamente, não é fácil conviver com isso.»
Espelho, meu belo espelho
Essas passagens pelo «ferro, fogo e química» como disse a senologista Dominique Gros corroem significativamente o desejo sexual, a vida erótica … «Francamente, eu estava há vários meses em outras frentes », confessa Suzanne. «E por pudor misturado com vergonha não tive coragem de ficar nua na frente do meu parceiro. Uma crise profunda com ele me “acordou”. Assim que fomos capazes de falar sobre isso, percebi que ele estava sofrendo e ao me recuperar, comprei lingerie fina, me atrevi a ficar relaxada… E a sensualidade voltou para minha vida. Percebi que ela não se limitava à simetria dos meus seios.»
«Quando a mulher não aceita mais seu corpo, ela tende a projetar seus sentimentos negativos sobre seu parceiro, explica Andrée Lehmann. O casal não pode mais viver como antes. Muitas vezes, basta apenas falar sobre isso, juntos ou que cada um tenha liberdade para falar sobre o assunto para que o erotismo encontre um lugar novo.»
O câncer obriga muitas mulheres a explorar seus recursos mais profundos. «Criamos um exercício no nosso caderno “Espelho, oh, meu belo espelho” onde cada uma é convidada a escrever o que lhe agrada no seu corpo », conta Stéphanie Honoré. «E quando o “blues” (depressão) chega, nós a convidamos a relê-lo.»
Veronique, Suzanne, Stephanie e suas coautoras admitem ter entendido que sua feminilidade não se limitava ao que acreditavam até agora – cabelos compridos, belos seios, magreza… «Com uma mama a menos, não me sinto menos mulher, conclui Suzanne. No entanto, ter passado por isso me deu muita confiança em mim. Neste sentido, o câncer me consolidou.»(Saúde247).


Blog do BILL NOTICIAS

CÓLICAS, NÁUSEA, DIARREIA. O QUE ACONTECE NO CORPO FEMININO DURANTE A MENSTRUAÇÃO

Saúde 247 em parceria com Lé Figaro
 (photo: )

As prostaglandinas, que ajudam o útero a expulsar o sangue menstrual, são responsáveis por dores e distúrbios digestivos durante as menstruações. Tais distúrbios têm o nome técnico de “dismenorreias primárias”. Como enfrentá-las?

Por: Aurélie Franc - Le Figaro Santé 
Poucas mulheres desconhecem os espasmos, ou cólicas, sentidos nos primeiros dias das suas regras mensais. Mais da metade das mulheres os experimentaram, segundo um estudo canadense. E, muitas vezes, a essas dores é preciso acrescentar os distúrbios digestivos: vômitos (3%), náuseas (14%), diarreias (28%) e, nos casos mais severos, febre que pode ser alta.
“Tais distúrbios estão ligados às prostaglandinas, hormônios produzidos em grande quantidade no momento da menstruação”, explica o médico Teddy Linet, chefe do serviço de ginecologia obstétrica do Centro Hospitalar Loire Vendée Océan, na França. “As dismenorreias acontecem durante as regras e nada têm a ver com a síndrome pré-menstrual. Esta última surge antes das regras e acarreta um inchaço dos seios  e às vezes do baixo ventre, etc”.


Dores e distúrbios digestivos
Secretados pelo endométrio (a camada superior da mucosa uterina), as prostaglandinas facilitam as contrações – elas são, por sinal, utilizadas para desencadear certos processos de parto. Graças a elas, o corpo expulsa o sangue. Às vezes o útero se contrai demasiadamente rápido, como se fosse um músculo. Tais contrações repetidas e com intervalos muito curtos bloqueiam o fornecimento de oxigênio a essas áreas, e é esta a origem dessas dores. Em algumas mulheres as dores se irradiam até as costas ou as coxas.
Mas as prostaglandinas não se limitam à região do útero. Levadas pelo sangue, elas podem se localizar na área digestiva, acelerando o trabalho do intestino. A consequência disso são os problemas de trânsito intestinal, tais como as diarreias.
Suspeita de endometriose
Tais desarranjos, quando se apresentam com fraca intensidade, são quase sempre benignos. Surgem geralmente desde as primeiras menstruações, e desaparecem passada a adolescência. Mas certas situações devem servir de sinal de alerta: as dores que se intensificam, as que aparecem na idade adulta (dismenorreias secundárias), as que duram muitos dias, as que não são aliviados por medicamentos, ou são acompanhados por outros sintomas (febre não-habitual, corrimentos vaginais, etc). Elas podem nesses casos ter uma causa subjacente, tal como a endometriose ou uma infecção uterina.


“Para tratar as dismenorreias, podemos começar colocando uma bolsa de água quente sobre o ventre. A sensação de calor ajudar a relaxar os músculos, diz Teddy Linet. Esse médico não aconselha o uso de Spasfon, “pouco eficaz”. Em revanche, os anti-inflamatórios não esteroides (desde que não haja contraindicação), tais como o ibuprofeno, vendidos sem necessidade de receita nas farmácias, são mais úteis. A pílula anticoncepcional pode igualmente ser utilizada, na medida em que ela provoca a diminuição do sangue expulso, e atenua as dores. Teddy Linet resume a questão: Finalmente, com a pílula, pedimos ao útero para que trabalhe menos”.
Nota da Redação:
Endometriose, o que é?:
Endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. Essa formação de tecido ectópico normalmente ocorre na região pélvica, fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga e no peritônio, delicada membrana que reveste a pélvis. Entretanto, esse tecido também pode crescer em outras partes do corpo.
A endometriose é um problema comum. Às vezes, ela pode ocorrer em gerações seguidas de uma mesma família. Embora, normalmente, a endometriose seja diagnosticada entre 25 e 35 anos, a doença provavelmente começa já alguns meses após o início da primeira menstruação.
Endometriose x Infertilidade
A endometriose e a infertilidade estão associadas em 50% dos casos, ou seja, 50% das mulheres com endometriose têm infertilidade e 50% do casos de infertilidade feminina podem ter a endometriose como uma das principais causas.
O principal fator de infertilidade causado pela endometriose é o tubário, ou seja, as tubas uterinas ficam danificadas. Isso porque o processo inflamatório crônico da doença leva à formação de aderências do peritônio com outros órgãos pélvicos, o que pode resultar na obstrução das tubas uterinas e na redução da sua mobilidade. Isso dificulta ou até mesmo impede o transporte do óvulo e espermatozoides, e consequentemente a fecundação.
A presença de endometriomas (cistos de endometriose) nos ovários também pode comprometer a fertilidade. Outra hipótese em estudo é que a endometriose cause alterações inflamatórias e imunológicas no útero e endométrio que atrapalham a implantação do embrião.(Saúde247).


Blog do BILL NOTICIAS

TRF-4 JULGA NOVOS EMBARGOS DE LULA NA PRÓXIMA 4ª

Francisco Proner/ Farpa Fotocoletivo: <p>lula</p>

Por Ricardo Brito, da Reuters - O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) marcou para a próxima quarta-feira o julgamento dos novos embargos de declaração apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação do petista pela corte no processo do tríplex do Guarujá, informou nesta sexta-feira a assessoria de imprensa da corte.
Lula está preso desde sábado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, local em que cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão, em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex.
A decisão de deter o ex-presidente, tomada pelo juiz federal Sérgio Moro após aval do TRF-4, pegou de surpresa os advogados e aliados do petista por avaliarem que a Justiça iria esperar ao menos o julgamento dos segundos embargos de declaração para decidir sobre a execução da pena dele.
Os segundos embargos de declaração da defesa do petista foram apresentados na terça-feira e pedem, entre outras demandas, a nulidade do processo baseado na suspeição de Moro, que condenou o ex-presidente em primeira instância a 9 anos e 6 meses de prisão. A condenação foi confirmada pela 8ª Turma do TRF-4 e a pena foi aumentada.
Esse será o último recurso de Lula no TRF-4, segundo a assessoria do órgão. Após isso, se for novamente rejeitado, o ex-presidente deverá entrar com recursos no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a sua condenação.
Em outra frente, o petista aposta na revisão do entendimento do STF, que permite a execução da pena após esgotados os recursos em segunda instância, para voltar a ficar em liberdade.
Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência na eleição de outubro, foi condenado por, no entendimento de Moro e dos três desembargadores da 8ª Turma, receber o tríplex como propina paga pela empreiteira OAS em troca de contratos na Petrobras.
O petista deve ficar impedido de entrar na corrida presidencial por causa da Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis condenados por órgãos colegiados da Justiça, caso da 8ª Turma do TRF-4.
Lula nega ser dono do imóvel, assim como quaisquer irregularidades, e afirma ser alvo de uma perseguição política promovida por setores da imprensa, do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal com o objetivo de impedi-lo de ser candidato.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

COM PRISÃO DE LULA, LAVA JATO FUNDA ESTADO POLICIAL

Ricardo Stuckert/Agência Brasil

                                   (247)


Não há como contestar que, com a prisão do ex-presidente Lula, infame e injusta, a Lava Jato chegou ao ápice de suas operações e se instalou no topo do poder, fundando um estado policial que escolhe seus alvos, acusa sem provas, prende sem motivo, humilha e esvazia os bolsos do preso até deixá-lo à míngua.
Sob aplausos vergonhosos de uma plateia patética e anestesiada que remete aos tempos do circo romano e da Inquisição.
Entendo por Lava Jato não apenas as forças tarefas comandadas por Sérgio Moro e Marcelo Bretas e outros juízes de primeira instância e a Polícia Federal. A Lava Jato ultrapassou fronteiras. Tem representantes no Congresso, por mais absurdo que possa parecer, pois políticos são seu alvo principal. Na mídia também. No STF a Lava Jato tem maioria.
A Lava Jato virou um monstro incontrolável e sedento de sangue e de poder.
Desde o começo, foi uma operação de cunho político e assim continua sendo.
No processo contra Lula encontramos todas as evidências de que ele precisava ser preso e, em função disso, foram criadas acusações despidas de lógica e de fatos, que encontraram eco na sociedade brasileira graças à lavagem cerebral encetada pelos grandes meios de comunicação, parceiros da Lava Jato na jornada rumo ao desconhecido.
O poder que a Lava Jato acumulou em quatro anos de transgressões à constituição é tanto que ela foi capaz de colocar na cadeia um ex-presidente da República sem provar o que ele fez para merecer o castigo, pela primeira vez na história brasileira.
Ninguém tinha tido tamanha desfaçatez.
Prender o maior líder político do Brasil sem que ele tivesse matado alguém, conspirado, ameaçado e sem mostrar os milhões de dólares que ele deveria ter em suas contas bancárias para justificar sentença de 12 anos em regime fechado quer dizer que daqui pra frente, a continuar assim, a Lava Jato poderá fazer tudo, mas tudo mesmo e com quem quiser.
Quem pode o mais, pode o menos.
A Lava Jato dita as leis, muda a constituição e é quem escolhe em quem os brasileiros podem votar.
Seja quem for o próximo presidente, a Lava Jato vai continuar mandando no país.
Seu lema é: alie-se a mim ou te devoro.


Blog do BILL NOTICIAS

PGR DENUNCIA BOLSONARO POR RACISMO

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria Geral da República apresentou nesta sexta-feira (13) denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, pelo crime de racismo.
A denúncia é referente a ofensas proferidas por Bolsonaro contra a população negra e indivíduos pertencentes às comunidades quilombolas, durante palestra no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, em abril do ano passado.
"Se depender de mim, todo cidadão vai ter uma arma de fogo dentro de casa. Não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola", afirmou à época.
"Onde tem uma terra indígena, tem uma riqueza embaixo dela. Temos que mudar isso daí. [...] Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gastado com eles", acrescentou.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Chuva enche açudes e riachos em Pernambuco. Água invade casas e deixa desabrigados em Bodocó-PE


(G1 Pernambuco)
Em Cedro, conhecida como a terra do milho, a chuva deixou os moradores contentes com a cheia de açudes. Segundo Manoel Costa do Instituto Agronômico de Pernambuco, há 14 anos isso não acontecia. Neste ano já choveu mais de 440 milímetros na cidade, mais que o dobro de toda a chuva que caiu no ano passado.
Barragem, em Cedro-PE
Mas o grande volume de água das chuvas também gerou alguns transtornos. Em Bodocó-PE, rios e riachos da região transbordaram a água invadindo as ruas da cidade e até algumas casas. Moradores tiveram que retirar eletrodomésticos de dentro das residências. Segundo a Apac, choveu 67 milímetros na cidade nas últimas 24 horas.
O Corpo de Bombeiros está trabalhando no momento para o resgate de famílias que estão ilhadas. Ainda não há um número oficial. A Prefeitura de Bodocó estima que 200 famílias estão desabrigadas . Elas devem ser encaminhadas para creches, escolas e prédios públicos da cidade.
A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou que enviou uma equipe para o município de Bodocó para avaliar a situação, mas está com dificuldade de chegar até a cidade porque a ponte que liga a cidade de Ouricuri a Bodocó está parcialmente destruída.
Segundo a Apac, outras cidades tiveram grande volume de chuva no Sertão pernambucano como Cabrobó, que entre as 6h de quinta-feira (12) e as 6h desta sexta-feira (13) choveu 43,3 milímetros. Lagoa Grande, foram 31,5 mm e em Orocó 31,3 mm.
Abaixo o cantor Flávio Leandro gravou um vídeo mostrando a situação dos moradores da cidade após as fortes chuvas na região.




Blog do BILL NOTICIAS

Inaugurada há menos de um ano, Praça da Juventude do João de Deus sofre com vandalismo e descaso

Praça da Juventude do João de Deus/foto divugação

Menos de um ano após ser inaugurada, a Praça da Juventude do Bairro João de Deus, zona oeste de Petrolina, vai se deteriorando por causa de vândalos e do próprio comércio local. É o que afirma ao Blog a moradora Alzenir Coelho Ribeiro. Indignada com tal situação, ela faz um desabafo.

Praça da Juventude do João de Deus


Confiram:
Carlos Britto, venho até você denunciar o descaso por parte dos vândalos e comerciantes da praça da juventude do Bairro João de Deus. Pouco tempo de inaugurada e já está sendo toda destruída.
Os comerciantes dos restaurantes ao redor estão colocando lixo na praça e os vândalos acabando com ela. Venho através do seu blog pedir socorro às autoridades competentes.
Peço também ao conselho tutelar uma visita, porque são muitas crianças vandalizando ao redor da praça e destruindo.(C.Britto).
Alzenir Coelho Ribeiro/Moradora

Blog do BILL NOTICIAS

DEFESA ENTRA COM NOVO RECURSO NO STF PARA QUE LULA DEIXE PRISÃO


Agência Brasil - A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou há pouco com novo recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o mandado de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro. No recurso, os advogados pedem que Lula aguarde em liberdade o fim dos recursos da condenação na ação penal do tríplex do Guarujá (SP).
Lula está preso desde o último sábado (7), na sede da Polícia Federal em Curitiba. Ele cumpre penade 12 anos e um mês de prisão, a que foi condenado pelo Tribunal Federal de Recursos da 4ª Regão (TRF4), por corrupção e lavagem de dinheiro. Este é o segundo recurso que a defesa do ex-presidente apresenta à Corte desde que Lula teve a prisão decretada, no dia 5 de abril.
No recurso, o advogado Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do STF, sustenta que a decisão do TRF4 que autorizou o juiz Sérgio Moro a decretar a prisão de Lula é ilegal. Para Pertence, o tribunal extrapolou o que foi decidido na Corte quando do julgamento das ações que permitiram a prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

AÉCIO USOU ROBÔS RUSSOS NA CAMPANHA DE 2014


Pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) concluiu que robôs criados possivelmente na Rússia atuaram na campanha presidencial de Aécio Neves (PSDB) 2014.
Para atuar nas redes sociais, os bots, programas de computador formatados para automatizar determinados procedimentos, apresentavam-se com perfis falsos — pesquisadores detectaram pelo menos 699 na campanha de Aécio.
Destes, 24 tinham um padrão curioso: usavam nomes brasileiros, como Wesley Rodrigues e Alberto Muniz, mas vinham acompanhados de imagens coletadas de websites russos, memes e banners em língua russa.
A partir do segundo semestre de 2014, tuítes pró-Aécio, num característico comportamento de robô, passaram a ser disparados de maneira repetitiva e simultânea em horários programados. Mostravam, por exemplo, o então candidato envolto na bandeira do Brasil ou dizendo estar 12 pontos à frente de Dilma Rousseff em Minas Gerais.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Governo de Pernambuco limita uso de ar-condicionado nas viaturas e faz outras restrições à PM


  (C.Britto)


Uma orientação repassada à Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) está causando polêmica nos batalhões. É que o Governo do Estado, preocupado com o aumento dos gastos com combustíveis, decidiu que é preciso economizar. Uma lista com mais de dez regras que devem ser cumpridas pelos policiais que dirigem as viaturas foi anexada ao boletim geral da PMPE.
Uma das orientações diz respeito ao uso de ar-condicionado. A recomendação é de que o equipamento só permaneça ligado no horário das 7h às 17h. Fora desse horário, o uso está proibido.
Outra orientação aos policiais é que as viaturas sejam desligadas nas ocorrências que durem mais de dois minutos, exceto se houver risco à segurança do efetivo. Além disso, outras dicas básicas também foram informadas no documento, como manter sempre os pneus calibrados, não circular com o combustível na reserva e não pisar demais no freio.

Blog do BILL NOTICIAS

Matadouro de Petrolina já tem mais de 50% das obras concluídas



Com mais de 50% dos serviços já executados, a obra de reforma do Matadouro Público de Petrolina segue dentro do cronograma planejado pela Prefeitura.
Na manhã desta quinta-feira (12), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário José Batista da Gama, acompanhou os trabalhos no local. Os serviços iniciaram no dia 02 de janeiro e deverão estar concluídos no segundo semestre deste ano.
1.600 metros de muro foram construídos e chapiscados, o piso e a pintura externa estão concluídas e os currais já estão na fase de madeiramento. Os serviços seguem dentro do cronograma pré-estabelecido pela nossa gestão municipal”, disse o secretário.
O secretário anunciou ainda a publicação em edital da licitação para a compra de novos equipamentos no valor de R$ 369 mil. No total serão investidos cerca de R$ 1,9 milhão da Prefeitura e do Governo Federal para recuperação estrutural do imóvel. (Ascom), (C.Geral).


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...