terça-feira, 27 de novembro de 2018

Rio São Francisco. Chuvas registradas em Minas Gerais garantem um ano bom para o reservatório de Três Marias e Sobradinho



As chuvas que caíram este final de semana em Minas Gerais vai proporcionar aos operadores da Agencia Nacional das Águas um ano de expectativas bastante positivas.
Os níveis dos principais reservatórios instalados na bacia do Rio São Francisco apresentam patamares bastante satisfatórios, a ponto de garantirem tranquilidade para o ano de 2019. Devido às chuvas registradas na região de Minas Gerais, o reservatório de Três Marias, localizado naquele estado, apresenta 39,46% de armazenamento de seu volume útil, conforme informações passadas pela equipe do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Além disso, o reservatório de Sobradinho, na Bahia, apresenta mais de 22% de seu armazenamento.
Com os números bastante animadores, o superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, afirmou que a resolução que fixa a defluência de Sobradinho em 550 metros cúbicos por segundo [m³/s] está em vigor até 30 de novembro. Apenas por garantia, iremos prorrogar até março, mas antes desse prazo entraremos com a nova resolução que fixa os limites mínimos de vazão”, adiantou Gondim.
Com isso, a vazão mínima em Sobradinho e Xingó passará a 800 m³/s. O prazo ainda será definido mas, provavelmente, no início de 2019 esse limite passará a ser praticado. As chuvas registradas no atual período chuvoso apontam que esse é o melhor ano desde 2013, quando a bacia do chamado rio da integração nacional começou a sofrer com uma forte estiagem, o que provocou diversos problemas ao longo de toda a bacia.
A reunião promovida pela ANA conta com a participação de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), dos governos estaduais inseridos na bacia, Marinha, Ministério Público Federal, poder público e usuários em geral. Os próximos encontros estão marcados para os dias 3 e 17 de dezembro e serão retomados em janeiro do próximo ano. (CBHSF)

Blog do BILL NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário