domingo, 22 de janeiro de 2017

Incrições para o Sisu começam na terça-feira; consulta já pode ser feita no site

sala de aula
O Sisu seleciona os estudantes com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)Arquivo/Agência Brasil

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam esta semana, do dia 24 ao dia 27 de janeiro. As vagas já estão disponíveis e os estudantes podem aproveitar o final de semana para pesquisar as melhores opções.
A consulta pode ser feita no site do Sisu por curso, instituição e município. Ao todo, são 238.397 vagas 131 instituições públicas.
vagas 131 instituições públicas.
O Sisu seleciona os estudantes com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.
Nota de corte 
Após a abertura das inscrições, uma vez por dia, são divulgadas ao notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.
O candidato também pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções de curso.
O Ministério da Educação (MEC) ressalta que o tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.
O resultado será divulgado no dia 30. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular para as vagas poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes. (Agencia Brasil).

Blog do BILL NOTICIAS

Absurdo! Neto espanca avó na Vila Eduardo, em Petrolina; Idosa está em estado grave no HU

policia-cirene

Na noite deste sábado (21), a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma ocorrência de violência doméstica contra mulher no bairro Vila Eduardo, em Petrolina (PE). Ao chegar no local, os policiais encontraram uma senhora de 60 anos gravemente ferida. A idosa havia sido vítima de agressões de seu neto, que, segundo relatos, é usuário de drogas.
O acusado teria espancado a avó com socos na cabeça e nas costas. A idosa chegou a cair no chão desmaiada, devido a gravidade dos golpes. Porém, o suspeito não cessou as agressões e continuou a espancar a senhora com chutes e socos, principalmente na cabeça da vítima.
Após a ação, o acusado fugiu do local. Contudo, a equipe policial conseguiu localizá-lo, no bairro Areia Branca, e realizar a prisão em flagrante. O jovem confessou o crime e foi conduzido à 1ª DPC.
Devido a demora do SAMU e a gravidade das lesões sofridas pela idosa, os policiais socorreram a vítima até o Hospital Universitário (HU) de Petrolina. A senhora está internada em estado grave.(Blog Waldiney Passos).
Blog do BILL NOTICIAS

Cadastramento do Chapéu de Palha da fruticultura começa nesta segunda-feira (23/01) com a Presença do Governador Paulo Câmara em Petrolina

chapeudepalaha
(Por vinicius de santana)
São 14 polos de inscrição localizados nos municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó, Lagoa Grande, Orocó, Petrolândia, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista
O Governo de Pernambuco começa a cadastrar nesta segunda-feira (23/01) trabalhadores e trabalhadoras da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco para serem beneficiários do Chapéu de Palha em 2017. Para marcar o início das atividades do programa este ano, haverá uma solenidade no Centro de Convenções em Petrolina, a partir das 8h, com as presenças do governador Paulo Câmara e do secretário de Planejamento e Gestão Márcio Stefanni, entre outras autoridades.
As inscrições para a edição 2017 do Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada seguem até o dia 27/01 e poderão ser realizadas em 14 polos distribuídos nos municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó, Lagoa Grande, Orocó, Petrolândia, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Podem se inscrever trabalhadores rurais, auxiliares de câmara fria e de casa de embalagem, embaladores ou tratoristas, maiores de 18 anos, que tenham trabalhado com registro em carteira pelo período mínimo de 30 dias corridos entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2016. Também é preciso ser morador de um dos sete municípios contemplados no programa, citados acima, não sendo aceitos trabalhadores residentes em outras cidades.
Este é o 11º ano consecutivo do Programa Chapéu de Palha desde que foi reeditado, em 2007, pelo então governador Eduardo Campos. Originalmente criado em 1988 por Miguel Arraes, o programa era exclusivo para os trabalhadores rurais da cana-de-açúcar. Em 2009, a ação chegou até os trabalhadores rurais da fruticultura irrigada. Em 2012, os pescadores artesanais foram inseridos no programa.
Em 2015 e 2016, o Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada beneficiou mais de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras. Somando as três modalidades (cana, fruta e pesca), o programa beneficiou cerca de 100 mil pessoas nos dois últimos anos. “O governador Paulo Câmara tem se esforçado para manter o programa por entender sua importância para a subsistência do trabalhador no período da entressafra, mesmo em um período de grandes dificuldades na economia”, ressalta o secretário Márcio Stefanni.
Durante a entressafra, os trabalhadores inscritos no Chapéu de Palha recebem uma bolsa complementar ao programa federal Bolsa Família. “Apenas um membro por família poderá ser aprovado para recebimento do benefício, pois seguimos o critério do núcleo familiar registrado no Cadastro Único do governo federal, atualizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social”, explica o gerente geral de Articulação Institucional da Secretaria de Planejamento e Gestão e coordenador do programa, Humberto Vianna.
Documentos – Nos dias de cadastramento, os trabalhadores precisam levar os originais e cópias dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, número do PIS ou NIS (cartão cidadão ou Bolsa Família), Carteira de Trabalho e contrato de trabalho rescindido. No ato do cadastro, os participantes recebem o cartão de frequência. Quem já possuir este documento, por ter participado do programa em anos anteriores, deve apresentá-lo no momento do cadastramento.
Para saber mais detalhes sobre os locais de cadastro, os trabalhadores podem ligar para o número 0800.282.5158.
POLO DE CADASTRAMENTOENDEREÇO
Polo 01 – Centro de Convenções (Petrolina)Av. 31 de Março, S/N, Centro
Polo 02 – Bebedouro – Escola Estadual Antonio Nunes dos Santos (Petrolina)Av. Principal, s/n, N S 01
Polo 03 – Maria Tereza – Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro (Petrolina)Av. Principal, S/N, Vila – Km 25
Polo 04 – Agrovila Massangano – Escola Estadual Manoel Messias Barbosa (Petrolina)Av. Principal, S/N
Polo 05 – N-04 – Escola Estadual Manoel Alves Nogueira (Petrolina)Rua B, S/N, Projeto Senador Nilo Coelho
Polo 06  N-1O – Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade (Petrolina)Av. Principal, S/N, Projeto Senador Nilo Coelho
Polo 07 – Tapera – Escola Félix Manoel dos Santos (Petrolina)Av. Principal, S/N, Estrada da Tapera
Polo 08 – Escola Estadual Santa Maria – Lagoa GrandeRua dos Estudantes, 188 – Centro
Polo 09 – Escola de Referência em Ensino Médio Dom Helder Câmara – Lagoa Grande / VermelhosAv. Principal, S/N – Vermelhos
Polo 10 – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belém do São FranciscoAv. Cel. Jerônimo Pires, 1124 – Centro
Polo 11 – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria da Boa VistaRua Joaquim Nabuco, 229 – Centro
Polo 12 – STR PetrolândiaRua Dantas Barreto, 109 – Centro
Polo 13 – STR CabrobóAv. Presidente Castelo Branco, 558 – Centro
Polo 14 –  STR OrocóAv. Prof. Ulisses Novaes Dione, 56 – Centro
Blog do BILL NOTICIAS

Blog do Didi Galvão é premiado em Recife na categoria “Expressão Digital”

IMG-20170121-WA0010
O blogueiro Didi Galvão, sertanejo recebeu o Prêmio Blogueiros do Ano, da ABLOGPE

IMG-20170121-WA0018
Blogueiros de Pernambuco homenageados pela ABLOGPE

O Blogueiro Didi Galvão acaba de receber da AblogPE (Associação dos Blogueiros de Pernambuco), no Recife Plaza Hotel, capital do estado, o prêmio Expressão Digital, um reconhecimento dá importância do Blog em todo estado de Pernambuco.
O Prêmio busca reconhecer o destacado trabalho desenvolvido por este blogueiro que mantém seu veículo de comunicação de forma livre e independente.
Na edição de lançamento deste Prêmio, três categorias foram selecionadas pela associação:
LONGEVIDADE: Aqueles blogs que detém maior tempo de atuação até hoje cadastrados na ABlogPE;
EXPRESSÃO DIGITAL: Aqueles blogs que se destacam por boa audiência e inserção nas redes sociais, detendo dinâmica própria de repercussão;
PAUTA CIDADÃ: Aqueles blogs que se dedicam tenazmente as questões voltadas aos problemas urbanos e ligadas as reclamações das comunidades em que atuam, bem como estimula a defesa da qualidade de vida em suas cidades. (Por V.de santana).

Blog do BILL NOTICIAS

Confirmado:Banco do Nordeste fechará 19 agências. Funcionários serão realocados

Banco do Nordeste inaugurou a sua nova Agência em Petrolina. Esta é fachada da Agência que fica na Avenida Fernando Gois, 161. Agência Tobias Barreto
Banco do Nordeste,  Agência Tobias Barreto em Petrolina será fechada, mas os funcionários serão realocados

Seguindo o exemplo do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, o Banco do Nordeste (BNB) decidiu reduzir sua rede de atendimento. A instituição vai fechar 19 agências dentro de um “conjunto de medidas de realinhamento estratégico e de melhoria da eficiência operacional”.
Em Pernambuco, serão duas unidades: uma em Caruaru e outra em Petrolina. Mas o banco garante que os funcionários dessas agências serão realocados. Ao comunicar a decisão, o BNB informou que a redução da rede de atendimento “ocorre como resposta a um cenário cada vez mais desafiador, no qual se exige a melhoria contínua da produtividade e da eficiência das instituições”.
A instituição não informou quanto pretende economizar com a iniciativa. Porém, vai implantar a medida em dez dos onze estados em que atua. A Bahia foi a mais atingida, com cinco agências fechadas. Apenas o Espírito Santo escapou.
Mesmo assim, o banco garante manter a qualidade do atendimento, sobretudo o que contribuiu com o desenvolvimento das famílias e das empresas do Nordeste e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. “Outras unidades em funcionamento nesses municípios darão continuidade ao atendimento das demandas da região”, explicou o BNB, que também prometeu fortalecer a estrutura e a qualidade dos serviços prestados.
A instituição ainda disse que vai manter em seu quadro de pessoal os funcionários das agências que serão fechadas, realocando-os em outras unidades. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, entre 150 e 190 funcionários serão atingidos pela reestruturação.
E, pelo menos em Caruaru e em Petrolina, esses bancários ainda não foram informados do seu destino profissional. “O banco disse que as agências vão fechar em fevereiro, mas não informou mais nada”, contou o diretor sindical Fernando Barata, que diz não entender o motivo da decisão. “As agências que fecharão em Pernambuco foram inauguradas há apenas um ano e vinham apresentando resultados positivos”, explicou.
Em protesto contra a reestruturação do banco, o sindicato vai protestar na frente do BNB da Avenida Conde da Boa Vista, no Recife, na manhã de hoje. “Vamos retardar a abertura da agência para as 12h”, conta Barata, que promete ficar de olho para que os funcionários atingidos pela medida não tenham salários ou funções rebaixadas.(por v. santana).

Blog do BILL NOTICIAS

Não é teoria da conspiração, é duvida

FotorCreated
Por Elio Gaspari – Folha de S.Paulo
O advogado Francisco Zavascki, filho de Teori, tem toda a razão: “Seria muito ruim para o país ter um ministro do Supremo assassinado”. Ele pede que se investigue o caso “a fundo” para saber “se foi acidente, ou não”. Não é só Zavascki quem levanta essa questão, ela está na cabeça de milhões de brasileiros. Nada a ver com teoria da conspiração, trata-se de dúvida mesmo. A linha que separa esses dois sentimentos é tênue, e a melhor maneira de lidar com o problema é a investigação radical.
Um dos mais famosos assassinatos de todos os tempos, o do presidente John Kennedy, em 1963, foi investigado por uma comissão presidencial de sete notáveis que produziu um relatório de 888 páginas. Até hoje metade dos americanos não acredita na sua conclusão de que Lee Oswald, sozinho, deu os tiros que mataram o presidente. Mesmo assim, rebatê-la exige esforço e conhecimento.
O presidente Michel Temer poderia criar uma comissão presidencial para investigar a morte do ministro Teori. Desde o momento em que o avião caiu na água, ocorreu pelo menos o desnecessário episódio da demora na identificação dos passageiros.
Pelos seus antecedentes e pelas circunstâncias, a tragédia de Paraty ficará como um dos grandes mistérios na galeria de mortes suspeitas da política brasileira.
Aqui vão os principais nomes dessa galeria, divididos em três grupos: os de alto, médio e baixo ceticismo.
PróxAlto ceticismo:
O desastre automobilístico que matou Juscelino Kubitschek em 1976 não teve influência de estranhos à cena.
Médio ceticismo:
Em 2014, o jatinho de Eduardo Campos caiu porque houve um erro do piloto. Só isso. Tancredo Neves morreu em 1985 porque não se cuidou e foi tratado de forma incompetente e mentirosa, mas não houve ação criminosa.
Em 1967, o aviãozinho em que viajava o marechal Castello Branco entrou inadvertidamente numa área em que voavam jatos da FAB, foi atingido por um deles e espatifou-se na catinga. Nada além disso.
Baixo ceticismo:
Ulysses Guimarães voava nas cercanias de Angra dos Reis durante uma tempestade e o helicóptero caiu na água.
Jango sofreu seu último infarto enquanto dormia em sua fazenda, na Argentina. Morreu porque era um cardiopata.
A classificação, subjetiva, é do signatário, que não crê em quaisquer versões revisionistas. Quem quiser pode mudá-la, ao próprio gosto. (Por Elio Gaspari – Folha de S.Paulo).
Blog do BILL NOTICIAS

Malafaia diz que manifestação era para intimidar o STF e ameaça em caso de prisão de Bolsonaro: "o negócio vai ficar feio"

Pastor-empresário admitiu que o objetivo do ato era emparedar o Judiciário para impedir a prisão de Jair Bolsonaro por sua participação em u...