terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Estado alerta para doença misteriosa

Após mortes na Bahia e no Ceará, hipótese gira em torno de patógeno causador de surto na Austrália
O pesquisador Gúbio Soares já começou o sequenciamento genético do parechovírus
O pesquisador Gúbio Soares já começou o sequenciamento genético do parechovírusFoto: Leo Motta/Arquivo Folha

Parechovírus. Essa é a nova hipótese para o surto de uma doença misteriosa, apontada até então como mialgia aguda a esclarecer, verificada em dezembro na Bahia, mas que já teve casos suspeitos notificados no Ceará. Já são 55 pacientes com o quadro nos dois estados e duas mortes na capital baiana. Ainda não há casos suspeitos em Pernambuco.

Por segurança, o Estado disparou um alerta ainda em dezembro para que haja em até 24 horas notificação imediata de pessoas que buscarem unidades de saúde com dor muscular intensa, de início súbito, acometendo principalmente a região cervical e de trapézio, sem causa aparente e com alterações de enzimas musculares (CPK). Deverá ser feita coleta de sangue e fezes do paciente para análises. Não é indicado o uso de anti-inflamtórios ou ácido acetilsalicílico.
A enfermidade tem como caraterísticas importantes, além de dor intensa por todo corpo, a presença de urina escurecida, aumento dos níveis da enzima cretinofosfoquinase (CPK) e alterações hepáticas. Depois da suspeita de uma contaminação por peixes, pesquisadores acreditam que o surto se trate de parechovírus, um patógeno descoberto há quase dez anos que se revelou perigoso para o sistema nervoso central de crianças na Austrália.
O pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Gúbio Soares - responsável pela descoberta do zika no Brasil - está à frente das investigações em Salvador, com apoio de cientistas da Fiocruz/BA. Com cerca de dez amostras de pacientes sendo avaliadas, inclusive em laboratórios dos Estados Unidos, Soares acredita que está perto de saber o que provocou os quadros de mialgia.

“Pessoalmente descarto que seja (uma contaminação por) peixe. Agora estamos investigando um vírus que pertence à família do picornavírus. Em amostras, cedidas pelo médico Antônio Carlos Bandeira, tenho encontrado o material genético dessa família de vírus. A suspeita é que seja o parechovírus”, disse. Ele adiantou que começou o sequenciamento genético do patógeno para conseguir um resultado conclusivo. 

Sobre as formas de contágio, o pesquisador comentou que se dá por meio de contato com fezes contaminadas depositadas em alimentos ou água, por meio de saliva, ou do contato sexual. Mesmo diante do cenário incerto, Soares comemorou o fato de que a explosão de casos parece haver estacionado em Salvador.
Segundo a Secretaria de Saúde, de 14 de dezembro de 2016 a 5 de janeiro de 2017 foram notificados 52 casos. Nos dois registros de óbito, os pacientes apresentavam outras comorbidades, que possivelmente contribuíram para o agravamento do quadro e a morte. Já no Ceará, os três casos foram notificados até o último dia 10. Destes, apenas um idoso permanece internado, mas o quadro é estável, segundo o governo estadual.
Em Pernambuco, os infectologistas acompanham com cautela a descoberta do que está provocando o quadro. “Urina escura pode ser várias causas. Sangramento, alteração hepática. Mas não sabemos se foi feito algum exame de urina para saber porque ela está assim. Nem o próprio quadro clinico está claro”, comentou o infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Demetrius Montenegro.
ParechovírusDesconhecido, mas potencialmente danoso. Foi assim que cientistas australianos descreveram o vírus responsável por um surto entre bebês naquele país, de 2013 a 2014. Um levantamento da Australasian Society for Infectious Diseases (Asid), divulgado em 2016, verificou que, de quase cem bebês infectados, 20% apresentaram dano ao desenvolvimento.(Por: Renata Coutinho Folha PE).

Blog do BILL NOTICIAS



Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 devem se alistar

Alerta foi feito pelo Ministério da Defesa, Raul Jungmann, durante ação de conscientização em Olinda

Serviço militar garante oportunidades aos jovens
Serviço militar garante oportunidades aos jovensFoto: Jedson Nobre/Folha de Pernambuco
Assim como ocorre anualmente, os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos agora em 2017 devem realizar o alistamento militar até o final de junho. O alerta foi feito pelo Ministério da Defesa durante ação de conscientização em Olinda. As inscrições podem ser feitas através de uma plataforma online ou na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência do candidato. 

Em média, 1,8 milhão de rapazes se alistam todos os anos, mas apenas 100 mil são convocados à servir devido ao excesso de contingente. Em Pernambuco 55 mil jovens devem realizar o processo.

De acordo com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o serviço militar garante oportunidades aos jovens. “Ao longo de 12 meses, o jovem vai ter uma rica experiência em capacitações, noções básicas de tiro, da atividade militar e profissionalização. Ele ganha também valores de disciplina, moral, ética e brasilidade”, analisou o ministro, acrescentando que o jovem recebe R$ 769,00 mensalmente ao longo do período.

Graças ao sistema online que funciona desde 2015, os jovens não precisam mais enfrentar longas filas para realizar o alistamento, como era visto antigamente. Através do site www.alistamento.eb.mil.br os rapazes realizam o cadastro e recebem a informação online de se serão convocados ou não. 

Apenas em caso de dúvidas ou de congestionamento no site, os interessados devem procurar à junta. “Observamos uma diminuição de 70% nas filas”, afirmou a secretária da Junta de Serviço Militar de Olinda, Lilian Barbosa.

Para os jovens que não conseguiram realizar o cadastro online e estiveram nesta segunda-feira (16) na JSM de Olinda, o serviço será uma oportunidade de servir à nação. “Vou completar 18 anos e é obrigatório se alistar. Eu quero muito servir à minha pátria. O site estava congestionando, então me acordei às 5h30 da manhã para vir. Ainda bem que não tem muita fila”, disse o jovem Eduardo Nascimento de 17 anos. 

Anderson Vinícius, 18, lembrou da necessidade do serviço. “Tem documentos para tirar, faculdade para fazer, além das eleições. É necessário, mas também é bom ajudar o país”, finalizou. As inscrições vão até o dia 30 de Junho. Mulheres não são obrigadas a se alistar. (Por: Gabriel Dias Folha de PE).


Blog do BILL NOTICIAS

Inep antecipa para esta quarta o resultado do Enem

(por Carlos Britto)
Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 terão acesso ao resultado final das provas nesta quarta-feira (18). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu antecipar a divulgação, prevista para o dia 19. No resultado, os candidatos poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas do exame: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação, cujo tema foi ‘intolerância religiosa no Brasil’.
No final do ano passado, quase 6 milhões de candidatos fizeram o Enem em todo o país. As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sisu, bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.
Está agendada para esta quarta-feira (18) uma coletiva de imprensa, na qual o Ministério da Educação deverá divulgar o calendário e regras do Sisu. (fonte: Agência Brasil).

Blog do BILL NOTICIAS

Temer assinará com governadores acordos de cooperação para plano de segurança

Resultado de imagem para TEMER


O presidente Michel Temer convidou os governadores das 27 unidades da federação para um evento na próxima quarta-feira (18), quando pretende que eles assinem acordos de cooperação se comprometendo com o cumprimento do Plano Nacional de Segurança Pública. A intenção do presidente é receber uma espécie de compromisso político dos governos estaduais para que se empenhem em uma solução para os problemas do sistema prisional brasileiro.
Nesta terça-feira (17), o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, vai se reunir com os secretários de segurança pública estaduais para receber sugestões e finalizar os detalhes dos acordos que serão anunciados. A solenidade de quarta-feira deve reunir também representantes dos órgãos de segurança pública estaduais que auxiliaram na elaboração do plano, além de representantes de organizações da sociedade civil ligadas à área.
Lançado no início do ano após a deflagração de uma crise no sistema prisional que já deixou mais de 100 mortos, o Plano Nacional de Segurança Pública tem como objetivo a reduzir o número de homicídios, combater o tráfico transnacional de drogas e melhorar a gestão do sistema penitenciário.
Dentre as ações previstas no plano que precisam de adesão dos estados e do Distrito Federal para serem implementadas está o chamado núcleo de inteligência integrada. O governo federal necessita que os entes federados concordem com o compartilhamento de informações com os órgãos de inteligência da União sobre questões referentes, por exemplo, ao tráfico nas fronteiras.
O mapeamento dos locais de homicídios dolosos e violência contra a mulher, inicialmente a ser aplicado nas capitais e depois expandido para demais municípios das regiões metropolitanas, deve ser objeto de outro acordo a ser assinado. Outro ponto que deve ser ratificado posteriormente é a interligação dos diversos sistemas de videomonitoramento em centros integrados de controle regionais e nacional.
Meta para construção de presídios
Nas conversas que tem feito sobre o sistema prisional, Michel Temer sinalizou que estabelecerá uma meta para a construção dos cinco presídios federais anunciados por ele em sua primeira fala pública após o massacre no Complexo Prisional Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, onde 56 presos morreram. O objetivo é determinar que as penitenciárias sejam construídas no prazo máximo de um ano.
O investimento para a construção dos presídios vai contar, ao todo, com R$ 200 milhões. O plano é construir uma unidade em cada região brasileira. Na semana passada, o presidente anunciou que uma das penitenciárias será construída no Rio Grande do Sul.
Além de Moraes, Temer esteve reunido nesta segunda-feira com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, para discutir o assunto. Neste domingo (15), ele recebeu, no Palácio do Jaburu, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, durante um longo almoço.
(Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil), (Edição: Amanda Cieglinski).

Blog do BILL NOTICIAS

Quatorze escolas da Rede Estadual de ensino receberão quadras novas

A ordem de serviço foi assinada na quarta-feira (11), na ETE Cícero Dias/NAVE

Créditos: Ademar Filho

Nesta quarta-feira (11), a Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias/NAVE, localizada no bairro de Boa Viagem, recebeu a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção de 14 quadras cobertas em escolas estaduais. O documento foi assinado pelo governador do Estado, Paulo Câmara, e pelo secretário de Educação, Fred Amancio. As construções fazem parte do Programa Quadra Viva, lançado pelo Governo de Pernambuco em 2015, que em sua primeira etapa envolveu a construção de 46equipamentos. Nesta segunda etapa, o investimento desta ordem é de R$ 5,1 milhões, entre recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).
As construções das quadras devem ser concluídas em um prazo médio de seis meses, e todas as unidades de ensino desta ordem estão localizadas no Recife. Até o final deste ano, 70 equipamentos de escolas de todo o Estado devem ser entregues pelo Governo. Para o estudante Henrique Sabino, da ETE Cícero Dias, uma das contempladas pela assinatura do documento, as quadras darão mais oportunidades aos jovens que praticam esportes. “Eu jogo basquete desde pequeno e senti falta fazer de treinos quando entrei na Cícero Dias. Fiquei feliz com a novidade. Uma notícia dessa anima até os colegas que não são atletas, pois nos possibilita mais uma opção de lazer. Agora, pode sair até grandes atletas daqui”, acrescentou o adolescente de 15 anos.
Aldineide Queiroz, gestora da ETE, comemorou a novidade e detalhou os benefícios que o espaço trará para a vida escolar dos estudantes. “A quadra servirá para realizarmos diversas atividades e projetos, mas, principalmente, para os alunos praticarem e valorizarem a Educação Física, uma disciplina de grande relevância para a nossa formação cidadã, do corpo e da saúde”, declarou. 
Durante a assinatura da ordem, Fred Amancio falou da importância das construções para a Rede Estadual de Educação e para as comunidades do entorno das unidades de ensino contempladas. “Nunca, no Estado de Pernambuco, foram inauguradas tantas quadras em um intervalo tão curto de tempo. Elas representam não só um espaço para a prática esportiva, mas um local que receberá atividades culturais das escolas, de lazer e integração entre a população e estudantes”, comentou.
O governador Paulo Câmara declarou que as quadras beneficiam até no desempenho escolar dos adolescentes. “Nosso objetivo é dar cada vez mais condições e estrutura adequada à escola porque isso a torna mais atrativa, motivando o aluno a vir para praticar esportes. Sabemos que cuidar da saúde é extremamente importante para a formação do jovem e não podemos deixar de dar atenção a esses espaços”, declarou Paulo Câmara, após a solenidade de assinatura do documento.
As 14 unidades de ensino que receberão as quadras cobertas são: Escola Técnica Estadual Cícero Dias; Escola de Referência em Ensino Médio Santos Dumont; Escola Professor Marcos de Barros Freire; CEJA Poeta Joaquim Cardoso; Escola Monsenhor Manoel Leonardo de Barros Barreto; Escola de Referência em Ensino Médio Aníbal Falcão; Escola Presidente Humberto Castello Branco; Escola Alberto Torres; Escola Jornalista Trajano Chacon; Escola Professora Helena Pugo; Escola Pedro Celso; Escola Padre Machado; Escola João Barbalho; Escola Aníbal Fernandes.
Confira a galeria de fotos completa no Flickr da Secretaria. (Assessoria de Comunicação).



Blog do BILL NOTICIAS





VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...